Plantas que se dão bem sem substrato


JMMS

Recommended Posts

Bom dia,

 

Actualmente tenho no meu aqua musgo de java e Cabomba, mas queria colocar mais especias de plantas.

 

Não tenho qualquer tipo de substrato ou Co2.

 

Quais são as plantas que posso adquirir?

 

Abraço,

Jorge

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Jorge.

 

Anunbias são sempre faceis de manter ou fetos de java.

Quando dizes sem substrato é só areão ou areia?

Convem dar sempre alguma fonte de nutrientes por menos manutenção que as plantas tenham.

 

Abraço

 

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Jorge.

 

Anunbias são sempre faceis de manter ou fetos de java.

Quando dizes sem substrato é só areão ou areia?

Convem dar sempre alguma fonte de nutrientes por menos manutenção que as plantas tenham.

 

Abraço

 

João

 

 

Olá João,

 

Bom Dia,

 

Apenas tenho areão.

 

Quando falas em nutrientes, existe gotas para esse efeito? Não é prejudicial para a fauna existente (incluindo os alvins).

 

Existe outro tipo de nutrientes?

 

É que agora não posso colocar substrato, correcto?

 

Abraço,

Jorge

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá João,

 

Bom Dia,

 

Apenas tenho areão.

 

Quando falas em nutrientes, existe gotas para esse efeito? Não é prejudicial para a fauna existente (incluindo os alvins).

 

Existe outro tipo de nutrientes?

 

É que agora não posso colocar substrato, correcto?

 

Abraço,

Jorge

 

Sim mudar as coisas só sem peixes mesmo !!!

 

Ao nivel dos nutrientes (macro e micro) não só dependem disso.

Tens também ferro, fertilizantes .... luz para a fotossintese etc etc etc

 

N sou o mais indicado para ajudar, ao nivel dos plantados sempre tive substratos que sozinhos faziam isso e dp meti plantas que por elas lá encontram a sua adaptação porque têm pouca manutenção. Por isso já terás ai os experts das verduras ajudar-te.

 

Mas pk n fazes um teste com uma anubia e logo tiras as tuas conclusões.

 

Abraço

 

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim mudar as coisas só sem peixes mesmo !!!

 

Ao nivel dos nutrientes (macro e micro) não só dependem disso.

Tens também ferro, fertilizantes .... luz para a fotossintese etc etc etc

 

N sou o mais indicado para ajudar, ao nivel dos plantados sempre tive substratos que sozinhos faziam isso e dp meti plantas que por elas lá encontram a sua adaptação porque têm pouca manutenção. Por isso já terás ai os experts das verduras ajudar-te.

 

Mas pk n fazes um teste com uma anubia e logo tiras as tuas conclusões.

 

Abraço

 

João

 

 

Obrigado João pelo esclarecimento.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com uma iluminação minima, mantens anubias, fetos de java, umas higrophilas ployspermas também dá, egeria densa também .

 

atenção, se o areão for muito fino asfixias as raízes. (anubias e fetos não se enterram)

 

E claro , não plantes em demasia, ou então, nem essas se safam, pois fica poucos nutrientes para cada uma.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deixo aqui uma lista de plantas que tinha indicado há tempos para outro user.

Estas plantas são pouco exigentes a nivel de substrato fertil:

 

-anubia

-vesicularia dubyana ou musgo de java

-Cryptocoryne x willisiisagitaria

-Bolbitis heudelotii

-Microsorium pteropus (feto de Java)

-Cabomba caroliniana

-Ceratophyllum demersum

-Chara sp.

-Cryptocoryne

-Egeria

-Hydrila verticillata

-Isopterygium tennerum

-Nitella

-Potamogeton perfoliatus

-Riccia fluitans

-Utricularia foliosa

-Vallisneria americana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deixo aqui uma lista de plantas que tinha indicado há tempos para outro user.

Estas plantas são pouco exigentes a nivel de substrato fertil:

 

-anubia

-vesicularia dubyana ou musgo de java

-Cryptocoryne x willisiisagitaria

-Bolbitis heudelotii

-Microsorium pteropus (feto de Java)

-Cabomba caroliniana

-Ceratophyllum demersum

-Chara sp.

-Cryptocoryne

-Egeria

-Hydrila verticillata

-Isopterygium tennerum

-Nitella

-Potamogeton perfoliatus

-Riccia fluitans

-Utricularia foliosa

-Vallisneria americana

 

Quais dessas podem colocar com uma fauna dessas?

2 Acará bandeira Comum

5 Carpa

1 Paulistinha

1 Barbo Sumatra

 

Aquario de 100 litros

 

Obrigado,

Keen

Editado por keencruz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deixo aqui uma lista de plantas que tinha indicado há tempos para outro user.

Estas plantas são pouco exigentes a nivel de substrato fertil:

 

-anubia

-vesicularia dubyana ou musgo de java

-Cryptocoryne x willisiisagitaria

-Bolbitis heudelotii

-Microsorium pteropus (feto de Java)

-Cabomba caroliniana

-Ceratophyllum demersum

-Chara sp.

-Cryptocoryne

-Egeria

-Hydrila verticillata

-Isopterygium tennerum

-Nitella

-Potamogeton perfoliatus

-Riccia fluitans

-Utricularia foliosa

-Vallisneria americana

e que tal mil m ortes de chincilas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quais dessas podem colocar com uma fauna dessas?

2 Acará bandeira Comum

5 Carpa

1 Paulistinha

1 Barbo Sumatra

 

Aquario de 100 litros

 

Obrigado,

Keen

oi atençao aos SILVER DOLLAR's que andam parece de moto-serra!

Em cada pequena acção existe uma reacção...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As carpas vão dar cabo do layout. Eu cheguei a ter só uma, e foi o cabo dos diabos.... algumas comem (dessas as egerias comem de certeza), muitas não, mas vão desfazer tudo...

 

de resto está bem... nao vejo qualquer problema.

 

5 carpas nem sequer dá para esse aquario, é demasiado pequeno para elas. Eu cheguei a ter uma num aquário e foi o que foi...

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva, acho que me vão cair em cima mas, as plantas que necessitam mais de substratos são as chamadas de roseta, que não têm caule. As plantas de caule crescem com areão (cascalho) normal desde que lhes providencies todas as suas necessidades, luz e nutrientes.

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Boa tarde a todos,

 

Cheguei tarde a este topico mas se ainda alguem o ler gostava de ouvir opinioes e experiencias.

 

Reparei que um user colocou uma listagem de plantas pouco exigentes ao nivel de substrato fertil. No entanto, existem diversos relatos neste forum de aquarios sem substrato fertil e com plantas muito exigentes. O que até parece lógico se 99% (não sei precisar ao certo a %) das plantas aquaticas retiram os seus nutrientes principalmente da coluna de água e não através das raizes (li isso algures em sites de aquariofilia).

 

Agora pergunto....

Se isso é uma verdade, então porque tanta gente defende os substratos ferteis?

 

Até acredito que possa ser uma ajuda pois no substrato fertil as plantas não competem com as algas principalmente nas primeiras semanas de vida de um aquario, mas será realmente fundamental? Ou virou moda de aquariofilista?

 

Neste momento estou a montar dois aquas e ainda não avancei a 100% pois estou com duvidas sobre este assunto....

 

Deem-me as vossas sugestões pff.

 

Abraço a todos,

BM

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Eu duvido sinceramente que alguém consiga ter plantas muito exigentes sem ter um substrato fertil. Até podem dizer isso, mas só acredito vendo e sabendo quais são as plantas em questão (o que pode ser exigente para eles pode não ser realmente o que é exigente).

Eu falo por experiencia porque no principio aventurei-me a fazer exactamente o mesmo com uma serie de plantas de exigencia média; nos primeiros tempos as plantas até cresceram bastante, duraram ainda uns 4 meses mas dum momento para o outro morreram todas; ainda tentei salva-las com fertilizações mas não deu resultado. Só fiquei com anubias e fetos de java.

Hoje tenho fertil e a qualidade das mesmas plantas não tem nada a haver, sempre verdinhas.

Algumas plantas com alguma exigencia até podem viver sem o fertil, mas estão sempre em dificuldades a nivel de nutrientes (com folhas amareladas, etc...).

Se não tiver sub fertil estão muito dependentes das fertilizações, o que pode sair muito mais caro que comprar um substrato de topo.

 

Depois existe outra questão que pode baralhar os discursos e argumentos:

Uma coisa é ter um aquario com 7 ou 8 plantas, outra coisa é ter um aquario plantado(repleto de plantas).

Falar destes 2 cenários como se fossem a mesma coisa é errado, e acho que nem vale a pena explicar o porque.

Ainda assim há quem ache que isso é irrelevante...

 

Na net diz-se muita coisa, há muita informação disponivel mas isso não quer dizer que seja correcta. Nada melhor que seres tu a confirmar isso e ves as fichas das plantas e retiras as tuas conclusões. As plantas não retiram exclusivamente os nutrientes pela raiz ou pela coluna de agua, retiram dos 2 lados. No entanto há uma preferencia por um dos modos de extração de nutrientes.

Mas a maioria retira preferencialmente pelas raizes (mas se não obter pelas raizes vai tentar obter pela coluna de agua, a planta irá fazer de tudo para sobreviver).

 

Outra questão é saber como vão parar os nutrientes á coluna de agua.

Não nascem lá como por milagre, têm que vir de algum lado. Se não procederes a fertilizações constantes a coluna de agua irá acabar por ficar sem os nutrientes necesssários...

Um substrato fertil irá colocar nutrientes na agua mesmo que as plantas não absorvam pelas raizes. Um sub fertil de topo irá garantir isto por muito tempo.

 

As plantas que mencionei anteriormente é uma boa alternativa para quem não queira investir no fertil, mas necessitam dumas fertilizações.

Agora és livre de arriscar, a opcção é tua!

Editado por Ruy M.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva, para quem não acredita em plantas apenas com areão, estética à parte podem verificar que estão bem saudáveis. Por acaso não se vê mas era de um tom rosado mesmo foleiro.

 

http://showcase.aquatic-gardeners.org/2004...vol=0&id=78

Editado por sergioveterano

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva, para quem não acredita em plantas apenas com areão, estética à parte podem verificar que estão bem saudáveis. Por acaso não se vê mas era de um tom rosado mesmo foleiro.

 

http://showcase.aquatic-gardeners.org/2004...vol=0&id=78

 

Se queres desconversar tudo bem, por mim ficas a falar sozinho! Mas dizeres que não utilizas fertil mas depois adicionas fertilizantes todos os dias e co2 sempre a bombar (para não falar da iluminação)... quer dizer! Com essa adição não há nenhum fertil que lhe possa fazer frente; aliás, com fertil ou sem fertil o resultado seria o mesmo. Eu acho que isso não é nenhum pormenor, é simplesmente o factor mais importante e aquilo que permite ter um aquario com essa qualidade. Os nutrientes não iriam lá surgir por milagre, sem isso é impossivel!

Additional Information: Yeast CO2, liquid fertilizer daily (12 drops).

Lighting: 2x36 Power compact 10 000°k

Não fui eu que inventei, foste tu proprio que colocaste...

 

Mas parabens, o teu aquario está muito bom e sei que para isso é necessário uma dedicação e atenção diária, e também uma boa dose de euros. Está muito bonito!

 

Mas quando alguém pergunta sobre se é necessário o fertil, não está a pensar fazer o que tu fazes todos os dias, quer apenas colocar lá umas plantas e saber se vão sobreviver com ou sem fertil. Nem está a pensar á partida fertilizar ou colocar co2. E digo mais, a maioria dos "aquariofilistas" não se encontram com disposição de fazer a fertilização diária, como sabemos não é algo que seja barato...

Ao afirmares que é possivel manter plantas exigentes sem fertil tens também que mencionar o "pormenor" do tratamento fertilizante necessário e do co2.

A meu ver há uma diferença abismal entre a qualidade do teu aquario e um aquario duma pessoa "normal", é a mesma diferença entre um profissional e um amador.

Apenas afirmar que é possivel ter um plantado sem fertil é errado e é apenas andar a desconversar desnecessáriamente. Quem pergunta não sabe destes pormenores e essas afirmações/informações ditas dessa forma mantém as pessoas em erro!

Esta é apenas a minha opinião, se acharem que está certo informar dessa forma quem sou eu para contradizer.

Editado por Ruy M.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Mas quando alguém pergunta sobre se é necessário o fertil, não está a pensar fazer o que tu fazes todos os dias

Porque não? Eu acho muito mais fácil fertilizar com líquidos do que com substractos férteis.

 

É muito pior errar com substracto fértil do que com líquidos. Com fertilização líquida, fazes uma TPA e resolves o problema. Com uma bomba de nutrientes por baixo do areão, por mais água que troques não vais a lado nenhum...

 

E digo mais, a maioria dos "aquariofilistas" não se encontram com disposição de fazer a fertilização diária, como sabemos não é algo que seja barato...

Pois... mas então pensam/pensas de maneira errada. Fertilização líquida não significa que seja mais caro. Mais trabalho? Nem por isso...

Mais dedicação? Sim...

 

A meu ver estás a fazer uma distinção de duas coisas, de uma forma não muito clara. Passo a explicar o meu ponto de vista:

 

Aquários de alta e baixa manutenção, não são o mesmo que aquários sem e com substracto fértil. Qualquer combinação entre estes 4 grupos é possível.

 

Muita gente acha que para começar no mundo dos plantados é necessário substracto fértil porque é mais controlado e é mais fácil de introduzir variações, porque a libertação dos nutrientes dá-se de uma forma mais lenta. Pois... mas isso não é assim. Das duas, uma... ou fazes a coisa mal, e logo no início tens uma libertação brutal de nutrientes para a coluna de água, e como já disse, não há nada a fazer (somente desmontar e fazer tudo de novo); ou metes muito substracto e depois primeiro que as plantas lá cheguem bem que podes esperar; ou finalmente, tens sorte ou muita experiência, e as coisas correm-te de feição... Infelizmente, o caso mais comum é o primeiro.

 

Aconselho sempre a começarem sem substractos férteis. É que é muito fácil falhar, não conseguem resolver os problemas e depois ficam permanentemente desmotivados e ficam a achar que aquários plantados é só para alguns...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Ruy, não quero desconversar, não tenho tempo para isso nem aqui estou para tal, não sou profissional nem tenho a ideia que sei tudo, e os que me conhecem (não é o teu caso) sabem que ainda tenho muito para aprender no hobby. Por isso não vou replicar a forma como me respondeste.

 

Por momentos pensei que tinha lido mal o titulo do tópico, fui lá acima ver e realmente diz "Plantas que se dão bem sem substrato". Se a questão é manter plantas apenas com areão sem substrato fértil, a resposta é que é possível. Claro que iremos ter de colocar nutrição isso não há volta a dar, mais ou menos dependendo da iluminação que se colocar.

 

Ou então não percebi mesmo qual é a questão levantada aqui, queremos um aquário com substrato fértil para manter plantas exigentes, mas não se pretende ter nem luz nem CO2, e com baixa manutenção? Isto para mim não faz sentido. Todas as plantas mesmo as menos exigentes precisam de manutenção.

 

Também em relação ao que se gasta, num aquário hi-tech o que fica mais caro é mesmo o consumo de electricidade, e a não ser que se use húmus e minhoca a fertilização líquida também me parece sair mais em conta.

 

Ter substrato fértil só por si não é algo que leve ao sucesso garantido. Se a questão é não ter que cuidar das plantas numa base regular, então colocar substrato fértil é um grande risco, porque vai haver uma acumulação de nutrientes que não irão ser absorvidos pelas plantas. Se a ideia é baixa manutenção porque motivo é que se vai colocar algo que não podemos controlar? O fertilizante liquido podemos controlar, por exemplo numa altura em que se podou bastante as plantas e que haverá uma assimilação menor de nutriente, com substrato não tens forma de contornar este problema a não ser com mudas de água.

 

É tudo uma questão de método, apenas deixo aqui a minha opinião e em vez de ser vago deixei aqui algo como prova da minha experiência. Confesso que nunca usei substratos férteis quando muito uso pastilhas de adubo, e este é o método que tenho usado, mas existem outros também válidos.

 

Cumprimentos,

Sérgio

Editado por sergioveterano

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podemos entrar na discussão do "o que é um substrato fértil", mas na utilização normal equivale a dizer " é um substrato (muito) rico em nutrientes", o que é na realidade um perfeito disparate...

 

Partilho da opinião de que na realidade são poucas ou nenhumas as plantas que necessitam de um substrato com nutrientes, claro que também são poucas ou nenhumas as plantas que crescem sem nutrientes adicionados de alguma maneira pelo aquariofilista.

 

Também tenho que concordar dizendo que das caracteristicas de um substrato, das menos importantes é se tem nutrientes ou não tem nutrientes disponiveis para as plantas.

 

E por ultimo, não há substrato nenhum que só por si dê tudo o que as plantas precisam, luz e co2 (independentemente da maneira como este entra na água)

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Ruy, não quero desconversar, não tenho tempo para isso nem aqui estou para tal, não sou profissional nem tenho a ideia que sei tudo, e os que me conhecem (não é o teu caso) sabem que ainda tenho muito para aprender no hobby. Por isso não vou replicar a forma como me respondeste.

 

Por momentos pensei que tinha lido mal o titulo do tópico, fui lá acima ver e realmente diz "Plantas que se dão bem sem substrato". Se a questão é manter plantas apenas com areão sem substrato fértil, a resposta é que é possível. Claro que iremos ter de colocar nutrição isso não há volta a dar, mais ou menos dependendo da iluminação que se colocar.

 

Ou então não percebi mesmo qual é a questão levantada aqui, queremos um aquário com substrato fértil para manter plantas exigentes, mas não se pretende ter nem luz nem CO2, e com baixa manutenção? Isto para mim não faz sentido. Todas as plantas mesmo as menos exigentes precisam de manutenção.

 

Também em relação ao que se gasta, num aquário hi-tech o que fica mais caro é mesmo o consumo de electricidade, e a não ser que se use húmus e minhoca a fertilização líquida também me parece sair mais em conta.

 

Ter substrato fértil só por si não é algo que leve ao sucesso garantido. Se a questão é não ter que cuidar das plantas numa base regular, então colocar substrato fértil é um grande risco, porque vai haver uma acumulação de nutrientes que não irão ser absorvidos pelas plantas. Se a ideia é baixa manutenção porque motivo é que se vai colocar algo que não podemos controlar? O fertilizante liquido podemos controlar, por exemplo numa altura em que se podou bastante as plantas e que haverá uma assimilação menor de nutriente, com substrato não tens forma de contornar este problema a não ser com mudas de água.

 

É tudo uma questão de método, apenas deixo aqui a minha opinião e em vez de ser vago deixei aqui algo como prova da minha experiência. Confesso que nunca usei substratos férteis quando muito uso pastilhas de adubo, e este é o método que tenho usado, mas existem outros também válidos.

 

Cumprimentos,

Sérgio

 

Sergio, não era para levares a mal! Desculpa se não me expressei da forma mais adequada!

Tens toda a razão no que dizes e sei também que é perfeitamente possivel manter um aqua sem sub fertil, mas não era bem isso que queria transmitir.

Eu proprio tenho um aquario sem substrato fertil e tem bastantes plantas; Tenho outro também plantado mas já usei neste substrato de topo (Ellos).

Pensa na optica do iniciante: è mais facil para um iniciante colocar um sub fertil, porque no inicio raramente alguém está disposto a uma manutenção diária do aquario. Eu pelo menos pensei assim quando começei; ainda hoje quando monto aquas para amigos faço isso porque sei que não no inicio com muita vontade de gastar dinheiro sem ser na comida dos peixes, muitos deles entendem que a fertilização é cara e que é algo para fazer apenas 2 ou 3 vezes por mês.

Uma vez que um fertil contém já muitos nutrientes, é bastante mais facil a manutenção para quem não prentende gastar muito em fertilização, não achas?

Para que não haja interpretações falasiosas do que expliquei (uma vez que parece ser frequente neste debate), eu não estou a dizer que é errado apostar na fertilização, muito pelo contrario (até porque irá ser sempre necessária com ou sem fertil). Também não estou a afirmar que o fertil resolve todas as necessidades, mas considero que é um grande aliado!

Concordo com quase tudo do que foi dito por ti, mas na minha opinião há apenas uma menor dependencia, maior facilidade e fiabilidade a longo prazo com o fertil.

Se me questionares se vale a pena gastar uns euros num fertil mesmo sabendo que irás á mesma ter a necessidade de fertilizar; eu respondo-te que sim , na minha opinião vale a pena.

 

Se calhar fui mais duro na tua resposta porque foram respostas como a tua que no meu primeiro aquario que tive me fizeram perder todas as plantas(e o investimento feito nelas), disseram-me apenas que era perfitamente possivel ter plantas sem fertil, era só preciso luz e co2. Foi o que fiz e morreu tudo, porque nunca ninguém me tinha falado do pequeno pormenor da fertilização, que na minha opinião é o elemento fundamental e que se esquecem sempre de referir.

Por isso é que continuo a dizer:

Genericamete e em abstracto, plantas sem fertil não é possivel. Só o será se fertilizares.

1 Abraço Sergio!

 

Acho que já deu para perceber que sou adepto dos substratos ferteis, mas não do humus!

Mas como referi anteriormente, mantenho 2 aquarios com as 2 formas...

 

Luis Fortunato

Não posso concordar com essa da fertilização não sair cara.

Eu acho que isso depende da capacidade do aquario. Manter um aquario de 300litros bem fertilizado não sai nada barato, sei isso porque sai do meu bolso.

Se falarmos de um aqua de 60-80litros já é outra história.

 

Também não concordo com o perigo que mencionaste em relação aos ferteis, eu nunca tive qualquer problema no meu e naqueles que montei. Nem tenho sequer esse feedback tao mau de que falas.

Só irá correr mal se for cometido algum disparate, como por exemplo, colocar quantidade a mais do que aquela recomendada pelo fabricante; colocar fertilização intensa, etc... O principal problema é que os iniciantes por vezes não estão para perder muito para se informarem nem para ler recomendações e depois...

Concordo sim que existe um perigo potencial nos ferteis tipo humus de minhoca e afins, já debati muito esse assunto e não recomendo esse tipo de sub. Mas pelo que tenho visto de quem os usa, não tenho reparado também em grandes problemas apesar do risco...Tenho falado com pessoas que não querem outra coisa, estão muito satisfeitas com o humus.

 

Mas numa coisa tens toda a razão, se errarmos com o substrato fertil é trabalheira garantida!

E poderá ser realmente desmotivante para o iniciante, principalmente quando nem sequer percebeu o erro que fez, nem sabe o que fazer para solucionar o problema.

Ainda assim mantenho a minha posição, acho que o fertil pode ser uma mais valia para o iniciante, desde que não se ponha a inventar e esteja minmamente informado.

Mas para isso é que serve este forum.

Editado por Ruy M.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

BOAS

Aqui está uma das plantas que procuras,a única sobrevivente que

tenho com os discus e já lá vão uns anos.

Tenho areão grosso,sem co2água acida ,30g algumas podas atadas

ao tronco.

Nota não sei o nome ,se fosses desta zona dava-te umas podas.

Vê o vídeo.

 

campus ;):P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais