Aqua a Ciclar


Recommended Posts

Olá a todos, espero que este seja o local indicado para colocar todas estas dúvidas!

 

ora vamos ao que interessa

 

1- sou novato

 

2- tenho o aquário a ciclar a 3 dias e a àgua de cristalina passou a amarelada... em principio terão sido os troncos a provocar isto e portanto nada de mal. A minha dúvida aqui é a seguinte isto com a continuação da ciclagem vai desaparecendo gradualmente? se não como devo proceder para ter a agua mais cristalina sem afectar o ciclo?

 

3- durante a ciclagem fazem-se ou não tpas? já li que sim já li que não já li que depende dos valores gostava de chegar a um consenso sobre isto. o que fazer afinal. estou a usar o Nutrafin Cycle para dar uma ajudinha ao ciclo e ao fim destes 3 dias os resultados que obtive a partir dos teste foram os seguinte:

NO3 - 0

NO2 - 0

Gh - 4ºd

Kh - 6ºd

Ph - ~6.4

Cl2 - 0.8

 

4- como interpreto estes valores? o que é que tem de ser ajustado ate se puder dizer que o ciclo está concluído?

 

 

 

fica aqui uma foto para verem como se encontra amarela a água e a foto nem apresenta bem a verdadeira cor da àgua, na realidade está com um amarelo um pouco mais forte mas a fraca qualidade da câmara não da essa precessão

gallery_43850_2109_404674.jpg

 

 

Obrigado a todos! ;)

Editado por Ric.Gomes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas amigo

 

Desde já bem vindo a este mundo magico que é a aquariofilia!

Vou tentar te ajudar com a tua quarta pergunta visto que a explico quase todos os dias na loja onde trabalho:

 

Ora vejamos o ciclo do azoto basicamente e a formação de bactérias num zona porosa dentro do filtro e/ou substrato. Essa formação de bactérias acontece porque tal como sabemos os peixes urinam e fazem as suas fezes na agua. Essas fezes tem como principal componente a Amónia (NH4+) e é extremamente tóxica para os nossos animais. Dai a ser extremamente necessário fazer o ciclo do azoto no aquário. Normalmente este dura entre 3 semana a um mês a fica completo e pode se definir por 3 fases: A primeira fase que é quando existo o pico da amónia (NH4+), a segunda fase que é quando é o pico dos nitritos (NO2) e 3 e ultima fase o pico de nitratos (NO3).

Ora na primeira fase pode.se dizer que o filtro se encontra "virgem" de bactérias e não está a fazer qualquer filtragem biologica. Ao pores um peixes dentro do aquário (É necessário para que se de o inicio do ciclo do azoto) estarás a dar inicio a colónia. A primeira colónia de bactérias será consumidora de Amónia, decompondo-a em Nitritos. Ou seja entramos na segunda fase, o pico de nitritos. A partir de aqui dará-se-á a formação de uma nova colónia, juntando se a antiga que ira consumir os nitritos e transformar estes em nitratos. A partir daqui começa a formação da terceira colónia e dai o pico dos nitratos. Este pico normalmente dá se na 3/4 semana e começa a baixar ate ficar por valor baixos ou mesmo quase nulos.

Resumindo e falando de valores, no final do ciclo do azoto tens que ter amónia a 0 ppm, nitritos a 0 ppm e nitratos 5 ppm (Aprox,). Tem flutuações devido ao numero de trocas de aguas que fazes ou não ao aquário e a quantidade de comida que la pões.

Ora visto que tens nitritos e nitratos a 0 significa que deves na 1 fase do ciclo.

Um concelho, calma a por peixes. eu punha só uma certa quantidade pequena agora durante um ou dois meses ate o aquário estar completamente estabilizado. Assim e pouco provável que tenhas problemas no futuro.

Em relação a tua terceira duvida epa sinceramente eu não acho extremamente necessário as tpas durante o ciclo. Mas como tens assim o aquário acho q devias fazer um tpa pai de quase meio aquário para ver se tiravas esse amarelado. Porque isso pode provocar instabilidade no aquário.

 

Eu penso que não me enganei em nada e sempre fiz as coisas pelo q escrevi e não tenho problemas nos meus 3 aquários por isso acho que não devo estar mt enganado.

 

Cumps

 

InBlack

Editado por inblack
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A água amarela é do tronco. TPA's pequenas nisso para não prejudicar a fixação das bactérias no aqua.

Editado por João Paulo Viegas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado pessoal! :discuss_gathering:

 

já agora eu estou a ciclar o aquario sem peixes só estou mesmo a usar o Nutrifin Cycle. é estritamente necessário o uso de peixes para ciclar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Segundo o que eu sei sim e necessário ter um peixe a viver no aquário para que se de o inicio do ciclo. Ao adicionar esse produto estarás a a "fazer render" ciclo, não a fazer o papel de peixe.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Segundo o que eu sei sim e necessário ter um peixe a viver no aquário para que se de o inicio do ciclo. Ao adicionar esse produto estarás a a "fazer render" ciclo, não a fazer o papel de peixe.

 

Cumps

 

 

tinha lido que se podia fazer sem peixes....:S

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não estou totalmente enganado e nem estou totalmente certo.

Segundo o meu patrão tens 3 maneiras de por o ciclo a andar: 1 com plantas, 2 adicionando comida e 3 com peixes. A ideia para se dar inicio ao ciclo e o simples facto de se ter que por alguma coisa a decompor dentro do aquário.

Pela ordem que apresentei a das plantas será o menos efectivo e o dos peixes sera o mais efectivo em termos de rapidez na criação e consolidação de bactérias no filtro.

Eu ciclei o meu aquário de 60cm com um betta e só passado um mês mais ou menos e que comecei a inserir mais peixes. Resultado: 0 baixas.

 

Cumps

 

tinha lido que se podia fazer sem peixes....:S
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado! :) creio que vou começar a adicionar alguma comida para peixes...

estas a meter um peixe aqi parace-me um bocado 'violento'

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.