Filtro Interno de esponja


Recommended Posts

Boas

 

Deixo aqui um DIY de um filtro interno de esponja muito simples e de Low Cost ;)

No meu caso saiu mesmo a zero euros pois tinha todo o material cá em casa...

 

baseei-me numa placa de fundo que já tinha mas o filtro pode ser utilizado sem placa de fundo basta fazer uma adaptação para a entrada de ar.

 

Material necessário:

 

1 caixa de comida de peixe vazia

1 pedaço de tubo plástico rígido (usei um tubo que tinha aqui transparente que vinha com a placa de fundo mas pode ser qualquer outro)

1 esponja (sim usei uma esponja de esfregão mas o esfregão era novo e fervi a esponja- (se disserem isto á minha mulher eu desminto lol)

1 pedaço de mangueira de aquário

1 bomba de ar

 

Como Fazer:

 

1-retirar o autocolante da caixa de comida de peixes,retirar toda a cola e lavar bem a caixa bem como todo o material que vamos utilizar.

 

2-Abrir dois pequenos orifícios no fundo e na tampa da caixa (sensivelmente á dimensão do tubo que vamos utilizar)

 

s5003060.jpg

 

3- Cortar o tubo em dois pedaços

 

s5003063.jpg

 

4-Colocar um pedaço de tubo em cada um dos orifícios feitos na caixa

 

s5003064.jpg

 

5- Enrolar a esponja e colocá-la dentro da caixa de modo que os tubos fiquem no meio da esponja

 

s5003065.jpg

 

6-Fechar a caixa e o aspecto final será este

 

s5003066.jpg

 

 

 

 

 

No meu caso utilizei o acessório que liga a placa de fundo para ligar a bomba de ar como podem ver na foto mas pode ser feito criando uma entrada de ar na lateral do tubo de baixo de modo que a agua seja empurrada para cima.

 

s5003067.jpg

 

 

 

E Aqui está ele a funcionar as mil maravilhas...utilizei ainda a torneirinha de plástico na bomba de ar para controlar o caudal de modo a que faça pequenas bolhas a quebrar a superfície da agua e permita assim oxigenar a agua.

 

s5003069.jpg

 

 

Pode não estar muito bonito mas funciona e foi fácil,rápido e acima de tudo barato fazer .... :thumbup3:

 

Cumprimentos

Editado por mrross
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está engraçado, barato e interessante do ponto de vista do reaproveitamento de materiais.

 

Em relação à esponja de esfregão, caso seja daquelas amarela com a tira verde, eu não a utilizaria. Experimentei uma vez aplicá-la na entrada de um filtro de cascata para os camarões pequenos não serem sugados e ao fim de um ou dois meses a esponja acabou por se desfazer em mil bocados. Não sei se foi por a esponja ser das mais baratas que estava à venda no pingo doce, mas a impressão com que fiquei é a de que não se trata de um material duradouro nem resistente.

 

Continuação de bons projectos!

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelo teu DIY. É uma forma de aproveitar o material que temos bem como de economização. Dá para um aqua pequeno e até de quarentena. Parabéns.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá :pompomgirl:

 

Eu faria de outra maneira, abriria uma data de furos, com um berbequim e uma broca de 5 ou 6 mm, à volta da caixa que envolve a esponja, só assim, penso eu, este filtro teria alguma eficácia, assim como está, temos as bolhas de ar a passar do tubo de baixo para o pequeno de cima obrigando a água a fazer, somente, o mesmo percurso, não passando pela esponja.

Fazendo os ditos furos, uma data deles, o máximo que se puder, a água passaria também por esses furos, deixando as impurezas na esponja com muito mais eficácia.

É só uma pequena sugestão.

 

Cumprimentos,

Avelino Nascimento

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Pelo que me parece dentro da caixa a água passa por toda a esponja até chegar ao outro pedaço de tubo certo?

aoqmh4.jpg

Não é bem isso o que percebi aqui:

 

5- Enrolar a esponja e colocá-la dentro da caixa de modo que os tubos fiquem no meio da esponja

s5003065.jpg

 

Assim

aoqmh4.jpg

Não acha que será difícil o ar, ao atravessar a esponja, sair todo certo pelo tubo de cima?

Sim, depois de a caixa estar cheia de ar, talvez saia mas onde há ar não há água.

Assim, como o amigo desenhou, seria eficaz se, em vez de uma bomba de ar, utilizássemos uma de água.

 

Aproveitando o seu desenho, que desenho para mim nem a lápis e papel :roflroll2: deixo aqui a alteração que faria e já a escrevi num post acima:

 

filtrodeesponja.jpg

 

Penso que assim a ideia do amigo mrross, que é de louvar, teria mais eficácia.

 

Cumprimentos,

Avelino Nascimento

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse é o desenho de um filtro de esponja comercial :)

Também fiquei com a dúvida da passagem da água mas se o amigo mrrmoss diz que funciona bem não sou eu que vou duvidar.

Editado por alcaide

ALCAIDE

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nunca meti isso em causa, ele é que o fez e tem a prova viva, apenas dei uma sugestão para melhorar a eficácia...

 

 

Sugestão muito útil de facto.....segui a sugestão e abri vários orificios na caixa...usei um furador quente e fiz tantos furos quantos a caixa podia sustentar e de facto a eficácia aumentou.

 

Várias cabeças pensam melhor que uma só.... :smile2:

 

Quem quiser pode fazer assim que está testado e aprovado....para um áqua pequeno é ideal...barato,fácil de fazer e ocupa pouco espaço dentro do áqua.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sugestão muito útil de facto.....segui a sugestão e abri vários orificios na caixa...usei um furador quente e fiz tantos furos quantos a caixa podia sustentar e de facto a eficácia aumentou.

(...)

Quem quiser pode fazer assim que está testado e aprovado....para um áqua pequeno é ideal...barato,fácil de fazer e ocupa pouco espaço dentro do áqua.

 

Olá ;)

 

Vou fazer um e da mesma maneira, para ser utilizado num cubo Vodafone, irá ser para uns camarõeszitos, tenho é que pensar no tubo que possa utilizar para uma caixa de comida das pequenas (16g), a ver vamos ;)

 

Cumprimentos,

Avelino Nascimento

Link to comment
Partilhar nas redes sociais