Será que é possível com balastro convencional??


breackfloor

Recommended Posts

Boas pessoal !!

 

À uns tempos aqui no fórum vi um tópico onde dizia que não era possível ligar lâmpadas PLL com balastro convencionais tinha de ser com balastros electrónicos mas rapidamente me apercebi que isso nao era verdade pois tenho uma calha com uma lâmpada PLL de 18W com um balastro normal, agora a minha dúvida é esta será que com uma lâmpada PLL de 36W é possível na mesma?

 

 

Abraço

 

 

ps: Edição devido a erros de ortografia...

Editado por breackfloor

Green Island

 

10za4ae.jpg

Visite meu site

João Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não compreendo a tua pergunta. Para mim quando se fala de balastro convencional. estamos a falar para as vulgares lâmpadas fluorescentes lineares tipo cozinha, etc. Para as PLL existem balastros convencionais e electrónicos mas especificos para PLL. Cumps

Cumprimentos

 

Alexandre Montenegro

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite, eu já sabia que veria uma resposta destas neste tópico. Possível é, assim como também é possível colocares os teus peixes num balde e eles viverem mas não é o ideal. As lâmpadas PLL possuem um sistema de funcionamento ligeiramente diferente das convencionais devido aos circuitos electrónicos existentes nas lâmpadas mais especificamente no casquilho de funcionamento, se funciona com um balastro para lâmpadas fluorescentes lineares, sim mas a vida útil será afectada, o rendimento também e dependendo, o balastro irá sobreaquecer, por isso não aconselho. mas tu é que sabes. Ah, já agora, as lâmpadas PLL não funcionam com arrancador.

 

Cumps.

Editado por AlexMontenegro

Cumprimentos

 

Alexandre Montenegro

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sei que funciona com arrancador mas nesse caso o balastro é convencional e logo precisa de arrancador. Não quer isso dizer que seja o mais correcto. Para poupar custos no fabrico....

Cumprimentos

 

Alexandre Montenegro

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Respondendo rapidamente à pergunta inicial: podes... mas não deves! As lâmpadas PLL "devem" ter balastros electrónicos para o seu perfeito funcionamento e desempenho. Com os vulgares balastros ferromagnéticos, também funcionam, mas duram muito menos tempo, além de teres de colocar mais um arrancador, e de gastarem mais energia, que se pode verificar no aquecimento do balastro. Aquece, logo gasta mais energia do que aquela que fornece à lâmpada. A vida útil da lâmpada irá ser muito menos, quer pelos "arranques" que irá sofrer, como também pela tensão que lhe é aplicada por um balastro ferromagnético. Os electrónicos, regra geral trabalham com tensões que variam desde os 190Volts até aos 260! A tensão para a lâmpada é sempre a mesma. Já nos electromagnéticos o caso é bem diferente! Quanto maior a tensão mais aquecimento e mais tensão para a lâmpada. Além disso ainda temos o peso que todo o conjunto! Os balastros ferromagnéticos são mais pesados que os electrónicos.

Aconselho para qualquer tipo de lâmpada do tipo fluorescente a utilização de balastro electrónico, sempre! Podem ser um pouco mais caros, aquando do investimento inicial, mas a médio prazo, ficam mais rentáveis.

Esta é a minha opinião, como é óbvio!

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só estava á espera que o mestre David desse a sua opinião, que corroboram as deixadas por mim, mas com dados técnicos como voltagens e etc.. que eu não sei. Cumps.

Cumprimentos

 

Alexandre Montenegro

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

so mais umas dicas

e o seguinte

podes colocar lampadas PLL com balastros convencionais sem problema nenhum nao e por ai que te vai gastar mais ou menos

o consumo e sempre o mesmo seja ferromagnetico seja eletrocico

quando tens uma lampada 36watt ligada com ferromagnetico teras um consumo de 36watt tendo a mesma lampada ligada com eletronico teras 36watt de consumo nao e por teres um balastro eletronico que gasta menos simlesmente nao nessecita de arrancador e a intencidade de luz inicial e maior em relação ao ferromagnetico

o tempo de vida das lampadas em parte sera afectada com os ferromagneticos pois a intencidade de corrente gerada para a luz acender nao e 100% estavel

em relação a eletronica das lampadas PLL dentro do casquilho nem todas teem e as que teem nao afecta em nada o tipo de balastro usado

agora teras varias vantagens em balastros eletronicos

1 aquecimento quase nenhum

2 arranque imediato pois nao percisa de arrancador

 

abraço

espero ter ajudado

relatos de um aprendiz de eletricista

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas discosond

 

o balastro ferromagnetico aquece nao aquece?

de onde vem esse aquecimento?

pra haver aquecimento tem q haver perda de energia neste caso em forma de calor.essa energia é proveniente de onde?da energia electrica claro.

a lampada tbm tem perdas de energia em forma de calor pq ela tbm aquece e os 36w q ela consome nao sao todos transformados em luz uma parte é luz outra é calor.

por isso nao venhas dizer q um balastro eletronico gasta o mesmo q um ferromagnetico.

ambos gastam energia mas o ferromagnetico gasta mt mais.

 

 

ainda bem q dizes q és um aprendiz a electricista pq ainda tens mt q aprender.

 

 

cumps joni

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas.

Respondo como electricista e não como expert em calhas de iluminação.

Há lâmpadas pl(ou pll) de 2 tipos. Umas preparadas para balastros ferromagnéticos que costumam ter apenas 2 pinos;

E outras que funcionam da mesma forma que as fluorescentes lineares, com 4 pinos. Estas ultimas, podem ser ligadas aos 2 tipos de balastros, mas se ligadas a balastro ferromagnético, precisam de arrancador, tal como nas fluorescentes lineares. Das lâmpadas Pl que tenho usado, as que têm electrónica no casquilho são unicamente as preparadas para funcionar SEM balastro(Exemplo são as lâmpadas fluorescentes de casquilho E27, aquele grosso redondo de por no candeeiro la de casa)

Nas lâmpadas Pl de 2 pinos, a única diferença está em que dentro do casquilho da lâmpada, tem um circuito idêntico ao de um arrancador.

Sobre tensões, tenho de fazer uma correcção ao post do David Cabete. Nos balastros electrónicos, as tensões rondam os 360 Volt no arranque e cerca de 315 Volt em funcionamento. A diferença está na redução da corrente, e quanto menos corrente circula, menos desgaste na lâmpada.

Sobre consumos, nos circuitos com balastro electrónico podem contar-se + 30% de consumo para o balastro(em relação à lâmpada); nos ferromagnéticos podem contar-se entre + 80% a + 110% em relação à lâmpada. Para os cépticos, usem um amperímetro e confirmam.)

Uma armadura de cozinha, com 2 lâmpadas de 36W, consome cerca de 0.6Amp. 230V * 0.6A = 138 W/ 2lamp = 69W(para cada conjunto de lâmpada/balastro/arrancador. Há locais em que a tensão de rede é superior, inflacionando assim os cálculos e consumos, e consequente aquecimento no balastro ferromagnético.

Abraço

 

PS: Os balastros electrónicos têm sempre vantagens, apesar da desvantagem preço de aquisição. Não fosse isso e não estariam a acabar com os balastros ferromagnéticos. Já só a custo se encontram aparelhos de iluminação recentes com esse tipo de balastro(ferromagnético)

Editado por patinhofeio1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

desculpem a intrusão neste tópico, mas estou a montar uma calha diy e já liguei um balastro eletronico 2x18w com duas lampadas t8 tudo conforme esquema do balastro e noto que o balastro aquece imenso, será normal?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas

 

Aquece muito como? Ao ponto de não conseguires encostar a mão? É normal que equipamento electrónico aquece um pouco, uns mais que outros. Tudo tem a ver com a qualidade dos materiais utilizado na sua construção e o que utilização para dissipar o calor. Maior parte deles nem sequer têm um dissipador nos integrados.

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

Boas,

 

Diz-se algumas verdades e outras mentiras :)

 

Balastro electrónico vs ferromagnético ou convencional

 

Consumo desprezável no electrónico tipo 0,1W enquanto que o ferromagnético pode ter um valor de 9W para uma lâmpada de 18W. Ao aprendiz de electricista a lâmpada consome sempre o mesmo, o balastro é que não, logo o consumo do sistema vai ser maior.

 

Com o balastro ferromagnético a vida útil pode ser 50% do normal.

 

Balastro electrónico funciona a cerca de 10 ou 20 kHz, daí ter uma luz mais constante, e o rendimento luminoso ser maior para essa lâmpada ao contrário dos 50Hz do balastro convencional.

 

Para saber qual o balastro numa lâmpada tubular basta olhar para a luz e logo aí vê-se a diferença...

 

Portanto, balastros electrónicos poupam no sistema cerca de 30% de energia, prolonga o tempo de vida útil da lâmpada, dispensa arrancadores, não provoca aquecimento e zumbidos na instalação...

 

Mas agora o que está a dar é iluminação LED, em relação à convencional dimimnui uns 70% nas tubulares T8, liga directamente a 230V, a cor da luz pode ser branco quente ou frio, se for frio é uma cor espectacular...

 

Pesquisem a Specialplanet e darei mais informações.

 

Espero que a informação seja útil.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 meses depois...