Limpeza do aquario com alevinos betta recem-nascidos


Bug

Recommended Posts

Boa tarde.

Após algumas tentativas, finalmente consegui ter alevinos betta num aquario sem os pais.

Acontece que agora ao fim de 3 dias após o nascimento, a água continua cristalina mas no fundo e na superficie tem restos de alimento num estado avançado de decomposição, parece bolor.

Queria limpar a sujidade mas os alevins são tao minusculos e como estao por todo o lado não sei como o fazer.

 

Alguma sugestão?

 

Cumps.

Editado por Bug
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde.

Após algumas tentativas, finalmente consegui ter alevinos betta num aquario sem os pais.

Acontece que agora ao fim de 3 dias após o nascimento, a água continua cristalina mas no fundo e na superficie tem restos de alimento num estado avançado de decomposição, parece bolor.

Queria limpar a sujidade mas os alevins são tao minusculos e como estao por todo o lado não sei como o fazer.

 

Alguma sugestão?

 

Cumps.

 

 

Olá

Em primeiro lugar tens que evitar esses restos de comida. Porque com 3 dias, só à poucas horas é que começaram a alimentar-se por eles. Este, normalmente, é o 2º momento de maior mortalidade que eles enfrentam.

Não dás muita informação como tens o aquario montado.Por isso com esta informação e supondo que tens as outras condições implantadas. E que neste momento qto menos mexeres no aquario melhor. Se fosse eu pegava nuns poucos caracois que tivesse noutro aquario e colocava lá. Isto é, chamava uma equipa de limpeza rapidamente e em força e esperava que em poucas horas limpasem tudo :sunbathing:.

Cumpr.

antónio

Editado por António Lourenço
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

Em primeiro lugar tens que evitar esses restos de comida. Porque com 3 dias, só à poucas horas é que começaram a alimentar-se por eles. Este, normalmente, é o 2º momento de maior mortalidade que eles enfrentam.

Não dás muita informação como tens o aquario montado.Por isso com esta informação e supondo que tens as outras condições implantadas. E que neste momento qto menos mexeres no aquario melhor. Se fosse eu pegava nuns poucos caracois que tivesse noutro aquario e colocava lá. Isto é, chamava uma equipa de limpeza rapidamente e em força e esperava que em poucas horas limpasem tudo :arrow:.

Cumpr.

antónio

 

Obrigado pela rapida resposta.

Tentei comprar os tais caracois mas o vendedor da loja fez-me desistir da ideia porque disse que a limpeza iria ser muito lenta e como o aquario estava muito sujo o melhor era tirar de lá os alevinos e limpar o aquario ou fazer isso com cuidado sem tirar os alevinos.

Tentei com cuidado sem os tirar pois sao muito pequenos para os conseguir apanhar a todos sem os magoar.

Apenas atenuei um pouco a sujidade, o fundo continua cheio de pequenos pontos brancos bolorentos resultantes do alimento em pó que cai para o fundo. Tentei aspirar o fundo mas desisti logo pois os pequenotes estavam a ser sugados tambem.

 

Continuo a necessitar de conselhos.

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

Nem precisas de comprar...se conheceres alguem com aquarios, pede-lhe que com bom agrado vai oferecer-te.

A informação que o vendedor te deu foi errada, falo por experiencia própria. Em poucas horas tens isso tudo limpo. Em todos os meus aquarios tenho invertebrados ou tento os ter. E nos aquarios de desenvolvimento este pormenor é importante até por outras razões.

Coloca um filtro de esponja, se já não o tiveres. E tapa bem o aquario.

Completa o teu perfil. Se fores de perto arranjo-te uma equipa de limpeza. :scarerun:

Cumpr.

antónio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

Nem precisas de comprar...se conheceres alguem com aquarios, pede-lhe que com bom agrado vai oferecer-te.

A informação que o vendedor te deu foi errada, falo por experiencia própria. Em poucas horas tens isso tudo limpo. Em todos os meus aquarios tenho invertebrados ou tento os ter. E nos aquarios de desenvolvimento este pormenor é importante até por outras razões.

Coloca um filtro de esponja, se já não o tiveres. E tapa bem o aquario.

Completa o teu perfil. Se fores de perto arranjo-te uma equipa de limpeza. :puppydogeyes:

Cumpr.

antónio

 

Boa noite.

Mais uma vez agradeço.

Realmente tenho um filtro de esponja dentro do aquario mas ainda não o coloquei a funcionar, porque se o fizer os alevinos devem ser sugados, sao mesmo minusculos, o lixo acumula-se em bolas e é maior que eles.

É um dilema, ou limpo o aqua e corro o risco de os perder ou deixo-o sujo correndo o mesmo risco.

 

Já actualiezei a minha localização.

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...

Realmente tenho um filtro de esponja dentro do aquario mas ainda não o coloquei a funcionar, porque se o fizer os alevinos devem ser sugados....

 

olá

Se for um filtro de esponja ligado a uma bomba de ar, não há problema.Coloca já a "bombar" agua com a saida o mais proximo da superficie, nas acima do nivel de agua.Com um fluxo continuo mas o mais lento que consigas.

Conseguiste o que muita gente não consegue que é chegar a ter alevins, agora não estragues "tudo" e mete mas é a "equipa de limpeza". Dá uma hipótese ao "pessoal da limpeza" e não vais te arrepender.

 

Um aparte: Ainda pensam que eu tenho uma empresa de limpezas.... :puppydogeyes::confused4:

 

Boa sorte...alevins do Bug

 

cumpr.

antónio (clean-invertebrados)

 

Desculpa a brincadeira....isto é porque descobri um macho betta rubra com a "boca cheia" de ovos :sleepiness2: ...YES ! :crazyeyes:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Afinal tenho uma pequena praga de planorbis no meu aqua comunitario, aquilo aparece lá de vez em quando.

Se calhar vou ver se eles se dao na maternidade betta, isso e o filtro de esponja, se não vir resultados tento a pipeta.

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...
Boas.

Afinal tenho uma pequena praga de planorbis no meu aqua comunitario, aquilo aparece lá de vez em quando.

Se calhar vou ver se eles se dao na maternidade betta, isso e o filtro de esponja, se não vir resultados tento a pipeta.

 

Cumps.

 

 

Antes de experimentares a pipeta experimenta uma seringa de grande porte com um tubo anexado na ponta da seringa...aliás em principio tambem vais precisar de uma seringa para alimentares os teus alvinos com os ovos de artémia.

 

Abraço

 

Hugo Gonçalves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 10 meses depois...

Boas eu nos tive esse problema e a solução foi mesmo pegar numa seringa e sugar bem vegar o lixo que o macho tinha la deixado reponho a agua lentamente com a mesma seriga (com agua da bateria) e ate ver esta correr bem, so tens de ter boa luz para veres os pequenos :chores003:

Diogo J Meireles

assbettaportugal-1.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas eu nos tive esse problema e a solução foi mesmo pegar numa seringa e sugar bem vegar o lixo que o macho tinha la deixado reponho a agua lentamente com a mesma seriga (com agua da bateria) e ate ver esta correr bem, so tens de ter boa luz para veres os pequenos :chores003:

 

Boas,

Entao sempre conseguiste limpar e manter os alevins vivos?

Ainda bem que criate este topico!! eu vou ter um aquario de bettas e nao sabia deste pequeno pormenor xD

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para já estão todos de boa saúde, para já ainda não notei baixas, a água que retiro reponho com agua da bateria que esta a temperatura ligeiramente inferior 26º e a maternidade esta a 28º, retiro cerca de 30ml de cada vez e passado alguns minutos repito o processo.

 

mas se quiseres saber mais sobre bettas passa em:

http://www.bettaportugal.com/

 

tens lá muita informação

Diogo J Meireles

assbettaportugal-1.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais