Balastro T5 duplo com lâmpadas independentes?


Recommended Posts

Caros,

 

Tenho um balastro electrónico duplo T5 39W, no qual gostaria de ter a possibilidade de ligar uma ou outra lâmpada de forma independente. Isto será possível?

 

Obrigado por toda a ajuda que puderem dar!

Editado por DMACHADO

::EndorFeena::Projecto Discus 300L
aquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)
nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)
calhas LED DIY (2010)
CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiro
o meu blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exactamente, ligar a lâmpada A ou a B, ou ambas, de forma independente...

::EndorFeena::Projecto Discus 300L
aquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)
nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)
calhas LED DIY (2010)
CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiro
o meu blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

pra te dizer a verdade nunca experimentei essa opçao num balastro electronico.mas sei q se for num balastro ferromagnetico e ele trabalhar com duas lampasdas isso é impossivel.mas penso q dá mas vais-m explicar melhor uma coisa.

 

diz-m uma coisa uma das lampadas vai ficar sempre ligada e a outra keres q desligue e ligue?ou vai ficar uma ligada e depois desliga uma e liga outra?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma faz por exemplo as 8 ou 9 ou 10 horas do fotoperíodo, e a segunda apenas faz 4 horas de maior intensidade, ou nem liga, depende depois do que resultar melhor.

 

As duas juntas dão demasiada luz para o aquário, com os correspondentes problemas de algas, necessidade de CO2, etc etc.

::EndorFeena::Projecto Discus 300L
aquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)
nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)
calhas LED DIY (2010)
CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiro
o meu blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ora bem vê se percebes isto

 

Semttulo_thumb.gif

 

 

S1 é um interruoptor duplo

S2 tbm

cada interruptor desliga uma lampada.

faz assim ou entao retira um dos interruptores S1 ou S2 e depois pra desligar a lampada q ficou sem o interruptor desligas o interruptor do balastro.

eu nao sei q tipo de balastro é q usas e se ele tem protecçao de carga mas pra jogar pelo seguro optava pela segunda opçao.pois se nao tiver protecçao de carga e se desligares as duas lampadas com o primeiro esquema o balastro nao vai ficar em carga e se o oscilador nao for controlado pode queimar o balastro.

por iss nao me resposibilizo lolll.

 

 

cumps joni

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelo esquema!

 

O balastro é um Vossloh-schwabe (comprado ao ramirezi) modelo ELXc, o esquema de ligação que tenho é da fig. 9 ou 10 da pág. 12 deste pdf: http://www.vossloh-schwabe.de/images/onecm...FL%20EVG_GB.pdf

 

O esquema que enviaste seria baseado no da fig. 11, certo?

 

Vou confirmar o modelo, e se não te importares, volto ao contacto para termos certeza de que é isto.

 

Obrigado e um abraço!

::EndorFeena::Projecto Discus 300L
aquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)
nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)
calhas LED DIY (2010)
CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiro
o meu blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora aqui está um tópico interessante, tenho um balastro com 2x54W T5 ( que veio num aquatlantis) e as lâmpadas não trabalham independentemente, aliás se uma fundir a outra deixa de funcionar.

Se desse para trabalhar de forma independente, aplicava 2 temporizadores para ligar a 1ª lâmpada e passado meia hora ligar a 2ª. Para desligar a mesma coisa, isto diminuiria os choques de luz... será que tem solução???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, é eletrónico, mal possa informo o modelo para vermos se o tal "corte" numa das lâmpadas poderá funcionar... Era espetacular se desse, não queria investir em dois balastros novos...

 

O pino 4 do balastro (onde no teu esquema liga o "fio do meio") servirá para permitir que uma lâmpada acenda se a outra fundir?

 

Nas minhas ligações actuais não tenho esse pino em utilização e penso que se uma fundir, deixam de dar as duas. Acho eu...

::EndorFeena::Projecto Discus 300L
aquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)
nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)
calhas LED DIY (2010)
CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiro
o meu blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

pois com esse tipo de ligaçao se umna queimar a outra apaga-se.é o fio comum a duas lampadas e sim em principio queimando uma a outra mantem-se acesa.

experimenta com o o outro tipo de ligaçoes como eu indiquei no desenho.

se funcionar tas com sorte senao funcionar podes sempre trocar o balastro por um da mesma marca da gama elxd 242.813 , com esse da de certeza.

 

 

CMMJ

se é eletronico verifica se as ligaçoes do balastro coincidem com o dersenho acima.

 

 

 

cumps joni

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal,

 

Acho que estão todos a fazer confusão! Tudo depende do balastro!

 

Tenho aqui um balastro desses. Na parte de cima tem o esquema de ligações e uma tabela indicando que tipo / quantidade de lampadas suporta.

 

Mediante a configuração que escolham (apenas 1 lampada ou as 2 lampadas) terão de seguir o esquema de ligação correspondente. Na opção de 2 lampadas, que eu saiba, nunca dá para as pôr independentes, simplesmente porque quando uma desliga (ou se funde) corta o circuito à outra.

 

Que eu saiba, a única forma de as colocar independentes é ligá-las com 2 balastros, um para cada lampada.

 

Não sou perito nisto, por isso espera por opiniões mais entendidas.

 

Porque não perguntas ao Ramirezi ?

Abraço,

Filipe Almeida

APC #484

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

O Filipe Almeida já disse tudo. Tudo depende do balastro e o balastro é para 2 lâmpadas.

Não é possivel ligar apenas uma.

 

Cumprimentos,

Rui Alves

Lifeguard save me from life.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

o balastro do CMMJ tem dois tipos de ligaçao pra duas lampadas.

tem a ligaçao serie entre as duas lampadas e tem a ligaçao paralelo tbm de duas lampadas.

em principio dá pra fazer isso com o esquema q fiz mas se nao der tbm lhe disse qual o balastro q dava pra fazer isso, q é o elxd 242.813 .

 

mas eu vou confirmar isso e depois logo digo se dá mesmo ou nao.

 

 

 

cumps joni

Editado por joniclicks
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agradeço ao Rui Alves a resposta. Lá terão de ser dois balastros...

::EndorFeena::Projecto Discus 300L
aquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)
nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)
calhas LED DIY (2010)
CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiro
o meu blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.