Compatibilidade Auratus


gambit

Recommended Posts

Saudações,

Gostaria de saber se os seguintes peixes são compativeis com o Pseudotropheus auratus:

 

Pseudotropheus crabro

Labidochromis caeruleus

 

Que Mbunas são compativeis com o auratus?

Cumprimentos

 

Nelson Raposo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Todos os mbunas são compativeis entre si, desde que o aquário tenha tamanho suficiente para cada peixe ter o seu território e haja compatibilidade em termos de cores, tamanho e "feitios".

 

Os peixes que indicas são compativeis com auratus, mas num aquário superior a +/- 200 litros.

 

Mbunas imcompativeis com auratus são:

- Peixes do género Melanochromis

- Mbunas anões

- Mbunas de tamanho médio, mas muito agressivos (cynotilapias por exemplo).

 

Espécies compativeis:

- Todos os Labidochromis, Labeotropheus e Tropheops

- Pseudotropheus/Metriaclimas grandes

 

Os nomes que dei como imcompativeis são apenas exemplos, concerteza há casos de sucesso de quem junte estes peixes...mas eu por mim não arriscaria.

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela informação.

 

Acho que troquei os nomes, referia-me ao Melanochromis auratus.

 

Só mais uma pequena dúvida:

Qual a diferença entre Pseudotropheus auratus e Melanochromis auratus?

Cumprimentos

 

Nelson Raposo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Espero não estar a dizer nenhuma burrice mas parece-me que pseudotropheus auratus e melanochromis auratus é o mesmo peixe, sendo que melanochromis auratus é a designação cientifíca correcta.

 

O melanochromis auratus é um peixe bastante agressivo e é normalmente desaconselhado para aquários comunitários, mesmo de malawi.

Claro que como o Diesel disse pode acontecer que os mistures e não tenhas problemas.

Se colocares auratus com outros mbunas deves providenciar um aquário grande, com muitos esconderijos e com decoração disposta de forma a quebrar as linhas de visão dos peixes isto para evitar agressões de maior.

 

Deves também evitar ter 2 machos de auratus e deves ter um rácio de 1 macho para pelo menos 2 fêmeas.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Yup...Melanochromis auratus é a designação mais recente e aceite, embora antigamente o nome aceite fosse "Pseudotropheus auratus".

 

Já agora aproveito para dizer que algumas lojas (felizmente é raro...)utilizam o nome "Melanochromis brevis" para designar os Iodotropheus sprengerae.

Quando digo que não convém juntar no mesmo aquário peixes do género Melanochromis não me estou a referir aos Iodotropheus, que são "compativeis" com auratus.

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Saudações,

 

Obrigado pelas dicas

vou pensar se compro essas feras. Vi uns muito pequenos com cerca de 4/5 cm e pareciam muito activos e pouco agressivos.

Já tive Labeotropheus trewavasae e esses eram terriveis.

Cumprimentos

 

Nelson Raposo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas gambit... os auratus era os ultimos mbunas que eu compraria.. o ultimo que tive matou-me tudo inclusivé femeas da sua especie. Sao peixes extremamente agressivos, do pior mesmo.

Com tantos mbunas espectaculares...desaconselho-te totalmente esse peixe.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais