Separados por um rio


FAAO

Recommended Posts

Boas Pessoal,

 

Este áqua já conta com fauna e não terá Iriatherina Werneri nem os Guppies! ;)

 

Ao contrário do que eu queria fazer, tive mesmo de adicionar alguma equipa de limpeza, meti lá uns Otos e uns cherrys pescados do 120L.

Em relação ao cardume, estou a aguardar que os peixitos acalmem um pouco e não se sintam tão assustados para que lhes possa tirar umas fotos. Fiquei surpreendido com o cardume que fazem e com a cor, mas nunca vi peixes tão medricas como estes... até se amassam contra os vidros só de me chegar a 2mt do áqua.

 

Quanto ao layout, não há grandes novidades... o musgo já começou a rebentar, a baba dos troncos já está a desaparecer (daí ter colocado os otos e cherrys) e aquela fase mais complidada com os acertos e necessidades de cada plantado está resolvida. Agora é só esperar que haja uma evolução mais visivel para postar algumas fotos.

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 120
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Só falta isso e um bocado de paciência para meter o setup... ;)

 

Ainda não sei o que dizer deste aquário, com o tempo vou formando uma opinião mais sólida. O primeiro impacto é forte, e bastante incomum para o que se tem visto ultimamente! :)

 

Abraço

Editado por Rui Granja
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não há nada a dizer!

Um aquario montado pelo Filipe Oliveira, é um aquario montado pelo Filipe Oliveira, e não há nada igual!

 

ESTÀ(como todas as outras montagens) FANTÁSTISCO

 

Espero que fique tão bom como me parece que vai ficar.

Hugo Nunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ao contrário do que eu queria fazer, tive mesmo de adicionar alguma equipa de limpeza, meti lá uns Otos e uns cherrys pescados do 120L.

Em relação ao cardume, estou a aguardar que os peixitos acalmem um pouco e não se sintam tão assustados para que lhes possa tirar umas fotos. Fiquei surpreendido com o cardume que fazem e com a cor, mas nunca vi peixes tão medricas como estes... até se amassam contra os vidros só de me chegar a 2mt do áqua.

 

viva Filipe. :music_singguitar:

por essa descrição apostaria num cardume de danios margaritatus (galaxy). esse comportamento é típico.

 

os meus, já com mais de um ano continuam assim. são precisas artes de camuflagem avançadíssimas para os conseguir apreciar.

 

abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então?!

 

E fotos?!!! AI, Ai o descuido!

 

Boas,

 

Descuido? Antes fosse... seria um óptimo motivo de desculpa!

Este áqua está a começar um pouco mal, talvez seja bom presságio. Começa mal e acaba bem :character0050:

Tenho estado em guerra aberta com as algas inexplicavelmente... ou talvez não.

Suspeito que deveria de ter colocado as "árvores" de outra forma e não como as coloquei. Como foram enterradas e não estão presas por baixo do substrato, qualquer toque que dê nos troncos a terra mexe ligeiramente, o que provoca uma pequena abertura entre a terra e o tronco. Como usei Elos Terra Zero para renovar o Elos Bottom Mineral, deve estar a passar algo para a coluna de água e se assim for, tenho aqui um rico bico-de-obra!!!!!

Desde as ditas algas de arranque, nada que me preocupe, apareceram as malditas cianos e estas sim devem ser travadas a tempo!!!!

 

Em relação á fauna, coloquei um bom cardume de Microrasbora erythromicron e têm-se aguentado muito bem com todas as condicionantes das algas e instabilidade de nutrientes. O grande problema deste pequeno peixe é que são muito assustados! Formam um cardume espectacular, mas é necessário uma camuflagem para os observar! Sempre que existe qualquer movimento a 2~3mt do áqua, parecem malucos... Espero que aconteça o mesmo que aconteceu com os Iriatherina werneri, no início tinham o mesmo comportamento e depois até pediam comida e chegavam-se á frente do áqua sempre que eu aparecia. Vamos indo e vamos vendo...

 

 

Setup:

Data da montagem: 2010.03.22

Dimensões: 55x35x35 (67L)

Aquecimento: 50w

Temperatura: 25º

Filtro: Cascata com massas filtrantes 18-76L/h

 

Substrato: Substrato Elos Terra Zero, Elos Bottom mineral e Elos Terra small.

 

Iluminação: ELOS ELite (Iluminação LED)

 

CO2: ELOS SetECO + ATO-10 com 1.5bps

 

Flora Anubias: Eleocharis parvula, Lilaeopsis mauritiana e Singapure moss.

 

Materiais inertes (hardscape): Seiryu stone e troncos apanhados na natureza.

Editado por FAAO

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

FAAO, mais uma excelente montagem,

 

Daqui

spur06.jpg

 

para aqui:

spur23032010c.jpg

 

houve alteração de pedras, alguma razão em especial?

 

Eu acho a primeira foto mais engraçada, pois a maior quantidade de pedras tornava o rio mais natural.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Hugo,

 

Alterei ligeiramente a disposição das pedras por 2 motivos. Um dos motivos foi devido á substituição de 70% da areia inicial, no qual tive de tirar as pedras; 2ª porque lembrei-me de um pequeno pormenor que só será efectuado a médio/longo prazo e que pode fazer toda a diferença na montagem.

Como em todas as minhas montagens existe um factor surpresa, nesta não podia deixar de acontecer... mais tarde revelo o que pretendo fazer, obviamente se o áqua evoluir como espero!

 

Para não dizerem que ando a evitar colocar fotos só porque apareceram umas alguitas... aqui vai uma foto bem fresquinha.

spur20100420.jpg

 

O musgo das copas e pedras já levaram com uma poda, para evitar que o musgo comece a dominar áreas que não lhe dizem respeito. :P

 

De 15 Microrasbora erythromicron que lá meti, conseguem ver algum?! Com medo da máquina até se enterram no substrato... Têm tanto de bonitos como de medricas... Nunca vi peixe assim!!!

Editado por FAAO

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora, as alterações favoreceram ainda mais o aqua.

A opção por essa areia (é diferente da inicial certo?) parece-me que deu um ar mais natural.

Vê se consegues apanhar os peixes... com uma macro das tuas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

tambem concordo com o João Paulo Viegas! acho que essa areia se "mistura" melhor com a paisagem e fica mais natural.

 

boa sorte na guerra contra as algas! :D

[b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom, por acaso tava a pensar precisamente isso, nao posta fotos porque teve um ataque de algas. eheehehe :medieval_mace:

 

Quanto ao cardume, eheh

 

Quanto ao natural joão... entre areias... a areia fina de silica, por exposição da camara aparece sempre demasiado perfeita e monocolor, no enanto, na realidade nao é esse o caso. nem me parece que a 'nossa' areia de praia pareça mais natural. a ideia do rio com silica, passou a dar ideia de um caminho com a nossa areia. isto se for a areia de praia, que me parece ser.

 

a areia de praia tem a vantagem de poder ser melhor fotografada, mas demasiada diversidade cromática, e tamanho dos graos demasiado grandes, que retira "divindade" ou efeito "landscape". Se bem que existam areias locais mais finas... uma opção seria a areia fina do rio, que é vulgarmente usada na construção, no entanto tras muitas poeiras, nutrientes e algas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fantastico.

 

Eu já ando a imaginar a profundidade deste aquário.

 

Acho que vai ser a tua melhor montagem Filipe.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos pelos comentários!

 

A opção por essa areia (é diferente da inicial certo?) parece-me que deu um ar mais natural.

Vê se consegues apanhar os peixes... com uma macro das tuas.

Sim alterei a areia, por 2 camadas de areias diferentes. Tenho areia com várias tonalidades de grão fino e outra nas margens com grão maior.

Quanto ás macros ainda vão ter de esperar. Enquanto não se adaptarem nem vale a pena tentar, os gajos quando se assustam até se querem enfiar no substrato... que raio de peixe estúpido! Ainda dizem que os discos são um peixe assustadiço!

 

bom, por acaso tava a pensar precisamente isso, nao posta fotos porque teve um ataque de algas. eheehehe :flick_tongue:

Não me conheces... Devo ser dos poucos que não tive a vergonha de postar aqui no fórum e tornar público o maior alguedo alguma vez visto numa montagem.

Deves de andar por aqui há pouco tempo! :eusathink:

Se tiveres paciência lê este tópico com 24 páginas: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=49220 talvez no fim fiques a perceber um pouco mais como combater as algas, ultrapassar diversos problemas e ser muito paciente! Já agora a quem está iniciar nos plantados, aconselho vivamente a leitura, talvez satisfaça muitas das vossas dúvidas.

 

isto se for a areia de praia, que me parece ser.

A areia que usei é quartz e de 2 qualidades como referi acima.

Quanto á areia da praia, muito cuidado com a sua utilização, depois não digam que acham estranho o Ph ter subido de forma estranha e das durezas ficarem com valores anormais!!!

Por muito que peneirem a areia da praia, existe muita concha moída lá pelo meio e esta é um dos principais factores pela subida das durezas e pH! Sei que é de borla e tem um aspecto fantástico, mas muito cuidado com o que metem no vosso aquário.

Editado por FAAO

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Sr. Filipe... Sem duvida mais uma obra de se babar a olhar...

 

Gostei bastante desta nova disposição das pedras, e tambem da areia...

 

Não me conheces... Devo ser dos poucos que não tive a vergonha de postar aqui no fórum e tornar público o maior alguedo alguma vez visto numa montagem.

Deves de andar por aqui há pouco tempo! :flick_tongue:

Se tiveres paciência lê este tópico com 24 páginas: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=49220 talvez no fim fiques a perceber um pouco mais como combater as algas, ultrapassar diversos problemas e ser muito paciente! Já agora a quem está iniciar nos plantados, aconselho vivamente a leitura, talvez satisfaça muitas das vossas dúvidas.

 

Em relação a isto, tem toda a razão ... Tanto em que nunca escondeu qq alguedo..e que é de muita utilidade para quem se está a iniciar na arte dos plantados..

 

Boa continuação

 

Angelo

O meu aquario Stranix

 

O meu outro hobby A Fotografia

 

O meu nano The Secret World of Shrimps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Filipe, depois de 3 anos, continuas a trabalhar em grande, não páras!

Quem sabe, sabe!

Ex - bErNaX

Aquascaping - "Mato d'Alter"

http://i29.photobucket.com/albums/c283/bErNaX/bfbet.jpg

Faz um Click na Foto p'ra ver o Tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
  • 3 semanas depois...

Boas,

 

Já passou imenso tempo... digamos, mesmo muito tempo sem um ligeiro update!!!!

 

Então aqui vai uma foto apenas para mostrar como está actualmente este layout.

Espero que gostem e não se acanhem, digam o que vos vai na alma.

 

spur20100528c.jpg

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Filipe.

Quanto tempo … , já andava a pensar o que é se tinha passado contigo que levaste um sumiço daqueles.

Sobre o aquário , lá fizeste a tua magia, parece que nem tem fundo , inspira saúde e beleza.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais