Mortandade no aqua


RN1

Recommended Posts

Iniciei-me agora na aquariofilia. Tenho tido ajuda de amigos com mais experiência, mas penso que há algo que não está a correr tão bem como esperado.

O aqua tem 37 litros (é um nano, não é?)

Filtro Einterno Eheim

Termoestato Eheim 50 Watt

Iluminação Boyu STS 600

Lá fiz o ciclo do azoto. Mais testes antes de introduzir a fauna, sempre com o Ph acim dos 7.6. Ainda assim resolvi colocar alguns peixinhos, convencida que o Ph iria baixar à medida que as coisas fossem estabilizando.

Primeiro vieram 6 Tetra Cardinal, 2 dos quais eram tão pequenos que se enfiaram dentro do filtro e lá morreram.

Passado 1 semana resolvi colocar + 3 Tetra Cardinal, para ficar com um cardume de 7 e 3 Corydora Panda.

Pois é, só que 1 das Corydoras morreu logo, passadas poucas horas. Dos Tetras Cardinal 1 deles vinha muito estranho, a nadar meio de lado e muito pálido. A fim da noite já tinha morrido.

No dia seguinte mais uma Corydora e 3 Tetras!

Hoje os peixes que sobraram estão muito estranhos. A Corydora anda maluca a nadar muito rápido, para trás e para a frente, para cima e para baixo, muito agitada, mas parece que não tem força nas barbatanas! A força da corrente leva-a para trás!

Os Tetra Cardinal estão com cores muito vivas, mas andam sempre escondidos, atrás das plantas.

Será que os peixes novos vinham doentes e contaminaram os outros?

Ou será o problema do Ph? Continua a acima dos 7.6, mas a água da torneira dá a 7!

Retirei as rochas do aqua, para perceber se são elas que estão a aumentar o Ph.

Há sugestões?

Obrigada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Preenche o teu perfil para sabermos de onde és e provávelmente te podermos dar uma ajuda directa...põe fotos dessas pedras e do aquário.

A que temperatura está o aquario??

Só com essa informação não sabemos...

Só fazes testes de Ph???

Podem ser Nitritos e Aminios...pode ser uma infinidade de coisas...deitas algum produto na àgua da torneira antes de a meteres no aquário???

Até do cloro da água da torneira pode ser.

 

Desculpa brincar,mas aqui no forum não temos bolas de cristal, apenas conhecimentos em aquariofilia... :D

 

Não desanimes por causa dos bichinhos morrerem muitas vezes temos que fazer asneiras para aprender...

 

QUANTO MAIS INFORMAÇÃO COLOCARES,MELHOR PODERÃO SER AS AJUDAS... ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nao acredito nada que seja do cloro, penso que foi da Amonia e dos nitritos, meteu demasiados peixes para um aquario tao pequeno em pouco espaço de tempo. O ciclo é algo permanente, nao é por esperar um mes, que ja podes entolar isso, acabas por desiquilibrar novamente. ainda por cima num aqua desse tamanho.

 

os testes mais importantes é

1. Amonia

2. Nitritos

3. pH

 

testes de pH e naoi tens testes de amonia ou nitritos. andas a receber maus conselhos.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia, pessoal.

Vou tentar responder a todos os post anteriores.

Amónia e Nitritos e Nitratos não deve ser, porque os testes dão limpinhos (a menos que sejam os testes que t~em defeito!). Claro que antes de começar a introduzir peixes tive o cuidado de fazer todos os testes e depois de os introduzir também os tenho feito regularmente. Nunca tive amónia nem nitritos, nem nintratos. Só o Ph é que é mais elevado.

No entanto ontem resolvi fazer testes de Ph à àgua da torneira e de 7. Por isso pensei que talvez pudesse ser das pedras. Retirei-as do aqua e coloquei-as em água. Logo à noite vou fazer novamente o teste a ver o que dá.

Temperatura 27º.

Onde é que preencho o perfil?

Obrigada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho que discordar contigo, mas os testes não dão limpinho, dão resultados, nºs, quais são os nºos que dão?

Se os testes não dão qualquer valor é porque não existe qualquer cilco nesse aquário, a água está tal e qual como vem da torneira.

 

Se os peixes andam ao sabor da corrente, é porque tens um filtro demasiadamente potente para a litragem do aquário.

 

O teu perfil podes preenchê-lo carregando no teu nick.

Boa Aquariofilia para Todos!

 

Betarato

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok. Obg pela informação.

Quando chegar a casa vou fazer novamente os testes e colocar os valores exactos.

Quanto ao problema do filtro como haverá alguma maneira de o resolver sem ter que comprar um novo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok. Obg pela informação.

Quando chegar a casa vou fazer novamente os testes e colocar os valores exactos.

Quanto ao problema do filtro como haverá alguma maneira de o resolver sem ter que comprar um novo?

 

Sim tens várias soluções...mas não sabendo que filtro é não podemos aconselhar nada...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim tens várias soluções...mas não sabendo que filtro é não podemos aconselhar nada...

Ora vamos por partes.

O filtro que tenho é interno, um Eheim 2008.

Quanto aos testes:

Ph continua a 7,6

Amónia 0,6

Nitritos completamente transparente, não chega sequer ao rosa clarinho que é o mínimo que o teste mede! Isto é normal?

Gh 60

Kh 50.

Os peixes hoje estão mais enérgicos, já nadam pelo aquário todo embora ainda não vão lá acima. Não sei se isso é normal ou se terá mesmo a ver com a corrente do filtro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora vamos por partes.

O filtro que tenho é interno, um Eheim 2008.

Quanto aos testes:

Ph continua a 7,6

Amónia 0,6

Nitritos completamente transparente, não chega sequer ao rosa clarinho que é o mínimo que o teste mede! Isto é normal?

Gh 60

Kh 50.

Os peixes hoje estão mais enérgicos, já nadam pelo aquário todo embora ainda não vão lá acima. Não sei se isso é normal ou se terá mesmo a ver com a corrente do filtro.

 

O teu filtro dá para regular, mas também podes por lã de vidro lá dentro que ajuda a limpar e vai também ajudar a reduzir o fluxo do filtro.

Que testes usas???

Tens Amónias...tem que dar 0 também...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vai fazendo uns tpas para descer o valor da amonia, agora ja sabes porque os peixes morrem.

Obg pela informação.

Só mais uma pergunta. Que quantidade de água devo mudar de cada vez?

Uma vez que o aqua é tão pequeno é preferível fazer TPA de poucos litros de cada vez, ou será melhor fazer TPA maiores? Se sim de que quantidade?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Compras 2 garrafões de 5 litros de água daqueles mais baratos e trocas 5 litros hoje e outros 5 amanha...e deve ajudar....e dps fazes TPA's entre 5 a 10 litros todas as semanas....

Já tinha pensado em fazer TPA com água engarrafada, até para baixar o Ph e evitar ter que usar anticloro. Mas devo fazer sempre só com água engarrafada?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já tinha pensado em fazer TPA com água engarrafada, até para baixar o Ph e evitar ter que usar anticloro. Mas devo fazer sempre só com água engarrafada?

 

Faz como quiseres...neste momento aconselho que o faças...se achares que não é dispendioso para ti comprares 1 ou 2 garrafões por semana para deitares no aquario...fá-lo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já tinha pensado em fazer TPA com água engarrafada, até para baixar o Ph e evitar ter que usar anticloro. Mas devo fazer sempre só com água engarrafada?

 

 

Boa noite:

Deixar de por água da torneira acho que e um abesurdo ,

ate porque a água da torneira alem de ter o cloro que

pode matar os peixes,também e verdade que tem outros

componentes que fazem falta aos peixes,e não só as plantas,

não quero dizer com isto que quando e preciso numa emergencia

não se tenha que meter água de garrafões .

devias ter uns garrafões com água da torneira a descançar para sair

todo o cloro ,para quando dos TPA,s colocares no aquário, isto e apenas

a minha opinião.

A.S :roflroll2:.gif' class='bbc_emoticon' alt=';)' />

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite:

Deixar de por água da torneira acho que e um abesurdo ,

ate porque a água da torneira alem de ter o cloro que

pode matar os peixes,também e verdade que tem outros

componentes que fazem falta aos peixes,e não só as plantas,

não quero dizer com isto que quando e preciso numa emergencia

não se tenha que meter água de garrafões .

devias ter uns garrafões com água da torneira a descançar para sair

todo o cloro ,para quando dos TPA,s colocares no aquário, isto e apenas

a minha opinião.

A.S :roflroll2:.gif' class='bbc_emoticon' alt=';)' />

 

Também já deixei água de repouso...mas depois de algumas discussões fiz testes...e se a água saída da torneira não tiver nenhum tratamento e se for deixada de repouso mais de 24h, o ph diminui e começa a apresentar aumento dos níveis de amónia e fosfatos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.