Planárias! Ajuda


Recommended Posts

Boa tarde.

 

Hoje ao fazer uma TPA e aspirar o areão do meu aquário, notei a existencia de imensos pequenos seres brancos, muito pequenos, finos e ondulantes, que penso serem planárias. O meu aquário é de agua doce e fria.

Não sei se o que fiz foi o mais correcto, mas retirei o areão e lavei-o (só com água), limpei os vidros com um raspador como habitualmente,coloquei mais água nova, adicionei o Aquatan da Sera e pronto. Depois verifiquei o aquário de novo e não encontrei mais nenhum destes invasores.

 

Como posso evitar que apareçam de novo? E em caso de reaparecerem o que devo fazer?

 

Agradeço imenso a vossa ajuda. :smile2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não me parece muito bom mexer no areão e ver os "pequenos seres" passearem-se pelo aquário inteiro...o facto de estarem no aquário incomoda-me visto que não são sinónimo de que o areão está perfeitamente limpo.

Espero ter respondido à questão....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um aquário não é susposto ser um ambiente asséptico, completamente desinfectado e apenas com alguns peixes. Possui toda uma fauna de pequenas dimensões, a começar pelas bactérias e a acabar por vezes em pequenos seres como estes que descreves.

Dizes serem planárias, mas pela descrição parecem me mais ser pequenos anelídeos, que costumam surgir em aquários com excesso de restos de alimentos no areão. Não são prejudiciais, antes pelo contrário, são benéficos pois eliminam os restos de comida e são indicadores que a pessoa que trata do aquário necessita de mudar os seus hábitos e neste caso, dar menos comida, aumentar a filtragem, aspirar o areão, etc. Experimenta fazer uma destas coisas, em vez de estar a colocar um químico na água para matar a bicharada.

Fica a sugestão. :character0050:

 

Cumprimentos e boa sorte!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agradeço a sugestão. E aproveito para dizer que elas apareceram embora eu aspire com frequência e tenha uma boa filtragem. O que tenho tentado fazer é reduzir a comida, mas também me preocupa que os peixes passem fome. ainda por cima são peixes dourados e são animais de muita substância. :)

 

Mas agradeço a sugestão e perceber que realmente são seres que podem ser benéficos até.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

boas

 

tambem tinha o meu plantado e o meu aquario de criaçao de camaroes cheio de planarias... muitas mesmo... no plantado cheguei a ver a devorarem camaroes (era a duzia em volta de 1).... sei que utilizei um medicamento humano que me foi indicado aqui no forum, e ate hoje nao vi mais nenhuma, tive foi de tirar os caracois neritina porque aqui mata-os... e nao tenho visto a praga de caracois minusculos que agora me falha o nome.... :D

 

logo ja meto aqui....

gallery_26293_1342_184.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fluvermal, um comprimido p 50lts durante dois dias.

 

Tirar camarões e invertebrados senão podem ir todos para a outra vida mais cedo juntamente c os platelmintes (planárias)

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fluvermal, um comprimido p 50lts durante dois dias.

 

Tirar camarões e invertebrados senão podem ir todos para a outra vida mais cedo juntamente c os platelmintes (planárias)

 

 

boas

 

olha foi isso mesmo, mas eu usei em liquido.... é mais facil.

 

eu so retirei as neritinas, os camaroes deixei e nao vi baixas... mas....

gallery_26293_1342_184.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais