1ª criação de betas


sandra sophia

Recommended Posts

Bem depois de 2 ou 3 tentavivas com o macho e a fêmea lá consegui que eles se entendessem... :D

 

Os ovos estavam no ninho, ele tratava deles até ao 2º dia, passadas 48horas digo hoje demanha e chego lá não vejo ninho nem peixes pequeninos, fui mecher na água e vi 3 ou 4 a rabiar quando realmente fui ver com olhos de ver, tavam dezenas deles no fundo,

e quando mexia na água eles vinha a cima para apanhar oxigenio, penso eu, tirei logo o macho de lá.

Coloquei artemia à hora de almoço.

Agora á noite está tudo na mesma, todos no fundo ou pendurados nas paredes do cubo ou na planta, e a artemia continua lá viva sem ser comida, mecho na água e alguns veem a cima e caem novamente em baixo, eles teem a barriga branca ainda como se tivessem no ovinho, mas ve-se que é um peixinho pequenino, com olhos e rabito, não entendo o que se passa.

Tenho temometro, pedra difusora e luz no aqua.

 

Se alguem me poder ajudar a perceber agradeço.

Editado por sandra sophia
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

Não te preocupes, Está tudo bem. Eles começam alimentar-se +- ao 2º dias. Até lá "alimentam-se" dessa "barriga branca". A natureza fez assim para dar-lhes tempo de "aprenderem" a coordenar-se (é por isso é que vês aqueles movimentos...) e poderem ir atrás de presas vivas...neste caso as tuas artémias e alguns micro organismos existentes no aquario. Não vale apenas colocares agora mais artémia, porque eles não comer.Essa pedra difusora mete ne minimo.

Uma dica: multiplica por 2 ou 3 o nº de bettas que vês e são +- o nº que tens neste momento.

Cumpr.

António

Editado por António Lourenço
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

Não te preocupes, Está tudo bem. Eles começam alimentar-se +- ao 2º dias. Até lá "alimentam-se" dessa "barriga branca". A natureza fez assim para dar-lhes tempo de "aprenderem" a coordenar-se (é por isso é que vês aqueles movimentos...) e poderem ir atrás de presas vivas...neste caso as tuas artémias e alguns micro organismos existentes no aquario. Não vale apenas colocares agora mais artémia, porque eles não comer.Essa pedra difusora mete ne minimo.

Uma dica: multiplica por 2 ou 3 o nº de bettas que vês e são +- o nº que tens neste momento.

Cumpr.

António

 

 

Hummmmmmmmm

Caramba assim até fico mais contente, porque eu quando vi o macho demanha quando mechi a agua ele apanhou um e parece me que o comeu, por isso é que o tirei, porque li que ele ainda lá poderia estar mais 1 dia ou 2,

mas como me pareceu que tava era a come-los tireio.

Mas tava mesmo triste porque parecem todos mortos e são tanto que até dá dó :D

Obrigada e vamos ver no que isto dá :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hummmmmmmmm

Caramba assim até fico mais contente, porque eu quando vi o macho demanha quando mechi a agua ele apanhou um e parece me que o comeu, por isso é que o tirei, porque li que ele ainda lá poderia estar mais 1 dia ou 2,

mas como me pareceu que tava era a come-los tireio.

Mas tava mesmo triste porque parecem todos mortos e são tanto que até dá dó :smile2:

Obrigada e vamos ver no que isto dá :priere:

 

 

ola boa noite nao devias tirar o macho antes de passar 2 dias dos alvinos nascerem e nao deves mexer na agua pois eles tao a criar o seu proprio labirinto e se vires que nao comem a artemia tenta deixar apoderecer uma folha de alface e depois mete la dentro mas so deves alimentalos depois de passar 3 dias de eles nascerem pois ate la nao e necessario

gallery_45033_2168_57.jpg

 

Bruno Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!!!

Por acaso alguem sabe onde posso comprar comida liquida para alevins?

É que já li sobre isso e não encontro para comprar.

 

Boas!

 

Deves encontrar nas lojas de animais, embora nem todas devam ter. A comida liquida da JBL à base de artémia deves encontrar com alguma facilidade nas lojas.

 

Atenção não deves abusar na comida liquida, polui bastante a água. O ideal é que eles comecem a comer a artémia o mais rápido possível. Pela experiência que tenho a maioria dos alevins betta ao fim de 3 dias de terem nascido, já comem a artémia recém eclodida. As barrigas deles vão começar a ficar laranja é a melhor forma de comprovares que estão mesmo a comer. Eu uso apenas pequenas quantidades de comida liquida apenas para os mais fracos. Só nos primeiros dias, até completarem 7 dias.

 

Boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Deves encontrar nas lojas de animais, embora nem todas devam ter. A comida liquida da JBL à base de artémia deves encontrar com alguma facilidade nas lojas.

 

Atenção não deves abusar na comida liquida, polui bastante a água. O ideal é que eles comecem a comer a artémia o mais rápido possível. Pela experiência que tenho a maioria dos alevins betta ao fim de 3 dias de terem nascido, já comem a artémia recém eclodida. As barrigas deles vão começar a ficar laranja é a melhor forma de comprovares que estão mesmo a comer. Eu uso apenas pequenas quantidades de comida liquida apenas para os mais fracos. Só nos primeiros dias, até completarem 7 dias.

 

Boa sorte.

 

 

Obrigada pela informação :chores009:

 

Mas eu hoje (3º dia) já tentei colocar artemia viva, mas acho que ainda não a comeram, alguns já nadam na horizontal mas tenho ainda alguns na vertical, vamos ver se se safam alguns para contar história :music_singguitar:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Olá!!!

 

Bem aqui deixo umas fotos dos meus (cerca de 50) betas pequeninos :P

morreram uns 15 ao principio, as fotos não tão muito boas mas para já deve dar para ter uma ideia :talk027:

DSCN0609.jpg

DSCN0605.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabens , o teu aquaio é de que tamanho ? tinhas a agua a que temperatura?

 

 

Obgda :smile2:

 

estão num cubo de 5lts,

a 27,5º,

TPA todos os dias para aí quase 1 litro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

TPa quero eu dizer

 

 

São as trocas parciais de água, que normalmente é aconselhado em qualquer aquario tirar 20% e voltar a colocar água nova, 1xpor semana.

Editado por sandra sophia
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

São as trocas parciais de água, que normalmente é aconselhado em qualquer aquario tirar 20% e voltar a colocar água nova, 1xpor semana.

 

PARABENS!!

 

Pareçe-me ke estas a fazer as coisas bem para a 1ª criaçao nao estas nada mal vao sobreviver mtos vais ver XDD

 

se fossem CT encomendava-te ja uns XD

assinaturacpb.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

Penso o que a Sandra queria dizer com 20% era em termos genéricos.

Neste caso em concreto, qualquer que seja o tamanho do aquario, uma TPA de 20%, é um risco muito grande.

Só se for feita num sistema muito, muito lento de gota a gota.Mas mesmo assim o tempo qúe passa da retirada da agua e da entrada é muito.Hum.. :discuss_gathering: penso que não seja boa ideia.

Cumpr.

antónio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, vamos lá ver se me faço entender:

 

Num aqua de 5litros fazer um TPA de 20% é só fazer as contas e acho que é facil, utilizando uma mangeira ou um copo;

 

Quanto ao ninho e fazer TPA tem que se ter muito cuidado, deixar cair a água muito devagarinho, eu tinha esferovite e plantas a segurar o ninho, o que ajuda a que este não se desfaça;

 

Fazer TPA de 20% em qualquer aqua é o que qualquer aquriofilista faz por semana, ou 30%, depende da escolha de cada um,

eu no meu de 240litros faço TPA de 50 litros 1x por semana.

 

Bjcs :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa sorte pros bettinhas! :D ..e vai pensando em arranjar recipientes para separar todos os machos :smile2:

 

 

obrigada :)

 

bem já estou a juntar uns cubos eheheh :smile2:

o ideal era fazer um betario como alguns fazem, mas eu sou gaja e não percebo nada de canalizações, e o meu gajo diz que não tenho espaço em casa...gajos... :chair:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Para resolver o problema da alocação dos machos eu utilizei criadeiras que tinha comprado para reprodução de Guppys.

 

As vantagens: unem umas nas outras, podemos definir o espaço (+/-) e deixam os macho à vista uns dos outros, facilitando o desenvolvimento das barbatanas. Além disso, a filtragem, mudança de água etc, fazem-se em comum, do que andar com 10 ou 20 sítios diferentes.

 

Não deve ser difícil encontrar e existem vários modelos.

 

No Oriente os Betas Macho utilizados para combates eram guardados em frascos de vidro. :D

 

 

Cumprimentos,

 

PS: parabéns pelos alevins

Editado por bpimenta

---------------

 

http://bpimenta.co.nr

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No Oriente os Betas Macho utilizados para combates eram guardados em frascos de vidro. :thumbup3:

 

Mas por amor aos peixes nao se vai fazer isso obviamente... :D

 

epa 1 cubo vodafone da para meter la 4 bettas... é só fazeres divisórias em cruz... :D

 

metes a espessura e cortas com a medida a meio depois é so encaixar os 2 separadores :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas por amor aos peixes nao se vai fazer isso obviamente... :transport027:

 

epa 1 cubo vodafone da para meter la 4 bettas... é só fazeres divisórias em cruz... :tongue:

 

metes a espessura e cortas com a medida a meio depois é so encaixar os 2 separadores :drool3:

 

 

Eu até estava a pensar em só colocar 2 betas po cada cubo, falo nos machos,

as femeas ainda tenho de ver quantas por cada cubo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

Dois machos em desenvolvimento num cubo de telemóvel ? ....Não acho muito boa ideia, cubos só se for uma situação provisória.

Não sabes "quantas por cada cubo"....? ....se calhar uma, não ? Porque não arranjas um aquario para elas se desenvolverem com/e em condições.

antónio lourenço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sabes "quantas por cada cubo"....? ....se calhar uma, não ?

 

Ya sofia estiveste um pouquinho mal nessa ai :tongue:

 

2 femeas separadas i i :transport027: separadas pq apesar de ser femea, so juntar diz adeus as barbatanas

 

ps: bettario em acçao ;D

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais