Peixes doentes AJUDA


Recommended Posts

Boa tarde,

 

Sou novo no forum e no assunto, tou com um problema. Tinha um Aquário Globo de 10l onde tinha um Telescópio Preto, um Oranga de cabeça vermelha e um Betta. Se calhar não é a melhor combinação. Tinha tido antes um outro Telescópio Preto que tinha morrido (na altura so tinha o Telescópio e o Oranga)

 

Esta Quarta-feira comprei um aquário de 38l Rectangular com filtro de água.

 

Meti os 8l que estava no globo e acrescentei com Água da torneira e meti um produto que me indicaram como antibacteriano que não me recordo o nome mas é um liquido Branco.

 

Ontem Quinta-feira morreu o Telescópio, e ofereceram-me um peixe que penso ser um Dourado.

 

O Betta desde o Globo que estava muito parado (esqueci-me de mencionar) e ficava ao pé do filtro de água.

 

Ainda ontem notei que todos (o Oranga, Dourado e o Betta) ficam quietos no fundo, mas comem, mexem-se quando toco no aquário e não têm "pintas brancas".

 

Hoje morreu o Betta... não percebo o que poderei estar a fazer de errado.

 

Nota, no aquário tenho areão escuro, areão "cor de areia" e uns tipo berlindes que me venderam como sendo para aquários. Tenho uma planta natural e uma falsa e Tenho um género de um "pote pequeno".

 

Podem-me ajudar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que não mencionas-te uma coisa importante. Por acaso deixas-te o teu aquário novo de 38L fazer o ciclo do azoto? Isso é muito importante pois assim crias bactérias essenciais...sendo que 1 mês terás de ter o aquário a trabalhar durante esse tempo todo.

 

:) Uma coisa não entendi...puseste a agua que tinhas do outro aquário no novo? Isso penso que não se faz...deverás meter água nova...tratada com um AquaStart é essencial sempre que se instalam aquários novos e nas mudanças parciais de água. Neutraliza o conteúdo de cloro da água da torneira e liga os metais pesados, tais como o zinco, cádmio, chumbo, etc. Contém colóides para proteger as brânquias e a membrana mucosa da pele dos peixes.

 

E um biostart pois aumenta a eficiência do filtro activando o ciclo natural do azoto, fornecendo milhões de bactérias e enzimas que são indispensáveis ao ecossistema do seu aquário. Diminui a concentração de amoníaco nitritos e nitratos, isto em aquários novos.

 

IMPORTANTE: uma bomba de ar também ajuda a oxigenar a água do teu aquário e os peixes agradecem... e fazer sempre os teste de PH, AMÓNIA, NITRATOS E NITRITOS

 

Espero ter ajudado

Editado por Achora
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

 

Sou novo no forum e no assunto, tou com um problema. Tinha um Aquário Globo de 10l onde tinha um Telescópio Preto, um Oranga de cabeça vermelha e um Betta. Se calhar não é a melhor combinação. Tinha tido antes um outro Telescópio Preto que tinha morrido (na altura so tinha o Telescópio e o Oranga)

 

Esta Quarta-feira comprei um aquário de 38l Rectangular com filtro de água.

 

Meti os 8l que estava no globo e acrescentei com Água da torneira e meti um produto que me indicaram como antibacteriano que não me recordo o nome mas é um liquido Branco.

 

Ontem Quinta-feira morreu o Telescópio, e ofereceram-me um peixe que penso ser um Dourado.

 

O Betta desde o Globo que estava muito parado (esqueci-me de mencionar) e ficava ao pé do filtro de água.

 

Ainda ontem notei que todos (o Oranga, Dourado e o Betta) ficam quietos no fundo, mas comem, mexem-se quando toco no aquário e não têm "pintas brancas".

 

Hoje morreu o Betta... não percebo o que poderei estar a fazer de errado.

 

Nota, no aquário tenho areão escuro, areão "cor de areia" e uns tipo berlindes que me venderam como sendo para aquários. Tenho uma planta natural e uma falsa e Tenho um género de um "pote pequeno".

 

Podem-me ajudar?

:thumbdown2: Boa noite,

 

esse aquário para peixes de água fria e muito pequeno,esses peixes

ficam muito grandes,para um aquário muito pequeno,essa e uma das

razoes por os peixes morrerem .

Isto foi só para ficares a saber.

cump. A.S :animal_fish:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite, o Oranga também morreu, só resta o Dourado... cheguei ao ponto em que já não sei mesmo o que fazer. Não vou comprar outro peixe para acontecer o mesmo. Preciso de ajuda... O que faço agora?! Desde Quarta-Feira, dia em que comprei o Aquário novo morreram 3 peixes...

 

@ Achora Obrigado pela resposta, pois de facto não deixei fazer o ciclo antes de ter colocado os peixes. Indicaram-me na loja que deveria usar a água onde eles estavam porque continha as bactérias que eles precisam... foi o que fiz. Em relação à Bomba de Ar, obrigado pela sugestão, ia logo comprar uma mas, com os peixes todos a morrer deixei para depois.

 

@ Álvaro Silva Sim, não é o tamanho mais apropriado, mas o facto é que no de 10L estavam todos bem, só no novo é que se estão a dar mal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É assim vou-te dar umas dicas que espero que sejam úteis.

 

Antes demais um aquário em maioria dos casos existem várias espécies. Ao optares por esta situação deves tomar em linha de conta o modo de vida deles. E se não são compatíveis uns com os outros, e que características devem ter a água. Por isso aconselho a iniciares a Aquariofilia com uns peixes de água fria ( peixes dourados).

1º Material de fundo

 

Se quiseres por plantas naturais tens que por uma camada de Sera floredepot, 2 cm no máximo dentro do aquário. Cobres com outra camada de 5cm de areia bem lavada de fervida escura e fina. Durante esta fase o Sera fornece nutrientes essenciais ás plantas e é bom para os peixes também. Existem outras marcas destes produtos mais baratos para quem quiser poupar euros, mas às vezes o barato sai caro.

 

2º Decoração e técnica

 

Agora instalas um filtro interno com cerâmicas para alojar as bactérias essenciais, e uma lã filtrante para reter as necessidades dos peixes e um termóstato. Quanto aos objectos tens que lavar e ferver muito bem antes de pores a decoração ( rochas, areão, etc... )

3º Acondicionamento da água

 

Colocas um prato pequeno sobre a areia do fundo de modo a evitar a areia e o que está por baixo dele. Enches cerca de dois terços com água e acondicionas com SeraAqutan pois liga os metais pesados, neutraliza o cloro e sais dissolvidos da água da torneira. De seguida usas um Biostart para acelerar o ciclo Biológico para criares bactérias essenciais durante o tempo que trabalha.

4º Plantas

 

Fazes um buraco pequeno na areia do fundo com os teus dedos e enterras as raízes ( que já cortas-te 3cm de comprimento) e cobres com areia. Deves fertilizar cada 2-3 semanas com fertilizante liquido SeraFlorena.

5ª Peixes

 

Deixas o aquário ciclar durante 1 mês para criares bactérias e deste modo usas os testes, falo a sério ( PH, AMÔNIA, NITRATOS E NITRITOS ).

Acabes de encher o aquário e adicionas Sera Nitrivec depois de tudo plantado. Com este produto precisas de um tempo de apenas 24 horas para a natureza estabelecer equilibro biológico agradável aos peixes. A introdução no aquário novo significa uma mudança radical de clima para os peixes.

 

PS: compra a bomba de ar caso não optes por plantas naturais e sim de plástico.... À medida que deixas ciclar o aqua metes todos os dias um bocadinho de comida de peixes para ajudar no ciclo de azoto. E faz uma mudança parcial da água de 25% - 30% uma vez por semana quando já tiveres os peixes ( deixa ciclar 1 mês.)

 

ESPERO TER AJUDADO

Editado por Achora
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas convém teres pedra difusora mesmo dentro do baú existem de vários tamanhos, e quanto mais fluxo de oxigénio melhor...com a pedra tens mais bolhas com menos ou mais fluxo.

 

Pois mas tens que ter um filtro melhor e existem muitos no mercado para o tamanho do teu aquário e a preços acessíveis. Vai aqui: http://www.girafaonline.com/ e verás que tens muito à escolha e mais equipados, com esponja, carvão activo...

 

Estou-te a dar alternativas para o teu aquário ficar melhor mas tu é que sabes o quanto e o que podes gastar entendes....

Editado por Achora
Link to comment
Partilhar nas redes sociais