Caracois


paff

Recommended Posts

Boas

 

É o seguinte. Tenho o meu aqua cheio de caracois pequenos e já

tentei de tudo para acabar com eles e sem sucesso.

Tenho um botia palhaço, mas o sacana deve ser herbivoro, visto que ele passa

pelos caracois e nao os come. Tentei as "helenas" e ganhei as mesmas, experimentei

o truque da folha de alface fervida, mas nem um apanhei. Eu quase de semana a semana

tiro as decorações, os troncos, etc e limpo tudo à mão porque estão minados com "ovos" de

caracois.

Por favor ajudem-me. Será que o meu botia está em greve, as minhas alfaces não prestam...

 

 

Agradeço qualquer opinião ou conselho.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Se a botia nas os come é porque provavelmente tem outra fonte de alimento e manda os caracóis "pastar".

De qualquer parece-me que tanto as helenas como as botias só são eficazes até certo ponto. Se a tua praga for de grandes proporções eles não conseguem lidar com a caracolada toda.

Nunca experimentei a folha de alface pelo que não tenho opinião sobre isso.

 

No entanto, já vi aqui no forum bastantes pessoas a dizerem que o remédio Fluvermal é bastante eficaz. Não te esqueças é que o medicamento afecta, muito provavelmente, TODOS os caracóis e com isto entenda-se helenas e afins.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não percebo. eu introduzo caracois de proposito e não consigo nada, e até dou comida a mais. Já introduzi num aquario 6 physa propositadamente e nada. Os caracois so se expandem porque provavelmente dás comida a mais aos teus peixes. é que a helena é uma boa ideia, mas um botia?!?! esse peixe cresce bem e adicionas mais carga biologica.

 

tb há outros predadores como os kribensis. penso serem muito mais eficazes que botia para physa, visto vasculharem o fundo todo. mas so devem funcionar com physa. Mas ai estarias a introduzir mais carga biologica ao aquario, como fizeste com o botia. Quantas helenas tens?

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos

 

 

Pelo que consigo contar, devo ter aí umas 8...

Mas já que há pessol que quer caracois, tenho o problema resolvido. ;)

 

Agora a serio, não sei como hei-de dar cabo dos bichinhos. Sei que eles não

prejudicam em nada o aquario, mas nao gosto de os ver lá. Se desse para

controlar a reprodução, ainda vá lá, agora assim...

 

Vou tentar quimicos, ainda que vá dizer às helenas.

 

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos

 

 

Pelo que consigo contar, devo ter aí umas 8...

Mas já que há pessol que quer caracois, tenho o problema resolvido. ;)

 

Agora a serio, não sei como hei-de dar cabo dos bichinhos. Sei que eles não

prejudicam em nada o aquario, mas nao gosto de os ver lá. Se desse para

controlar a reprodução, ainda vá lá, agora assim...

 

Vou tentar quimicos, ainda que vá dizer às helenas.

 

 

Cumps

eu tambem tive essa praga por isso tirei tudo do meu aquario pus em cubos da vodafone e pus agua a ferver com as plantas depois disto revi cuidadosamente cada ums e ate agora nada

o areao pus num balde e começei a misturar tudo os que tivessem em baixo do areao vinham a superficie e depois tirava

p.s. faz 2 vezes nas plantas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois há gente que os quer, especialmente quem tem muitas algas.

 

tiras as helenas para um cubo da vodafone com agua do aquario. é que te poderão ser uteis. jogando pelo seguro.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Tinha um aquário ainda sem peixes onde as physas se estavam a multiplicar a grande velocidade. Tinha 4 adultos e dezenas de mais pequenos em várias fases de desenvolvimento, incluindo duas ou três bolsas de 'ovos' à vista.

 

Introduzi duas Botia Striata (muito bonitas por sinal) e passadas 24 horas nem um caracol!!

 

Até gostava das Physas... alguém mantem alguma espécie de caracol com Striatas já agora?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais