Como lidar com a agressividade dos Discus


J_Rosado

Recommended Posts

Boas,

 

Gostava de lançar aqui um tópico para discussão e partilha de experiências sobre a agressividade dos discus, nomeadamente em que termos a quantidade e a introdução de discus no aquário está relacionada com esse aspecto, embora como todos sabemos os discus são ciclídeos e tem necessidade de estabelecer a sua própria hierarquia.

 

Assim, começando pela quantidade mínima de discus, pela minha experiência com esta espécie, que não é muita mas já é de 4 ou 5 anos, a minha opinião é a seguinte:

 

- Dois Discus - apenas se for um casal ou se se derem muito bem, pois normalmente serão macho e fêmea que tenderão a formar um casal.

- Três Discus - A evitar pois será inevitável haver disputas constantes, existirá um dominante (normal) e mais grave um dominado, que apanha dos outros dois

- Quatro Discus - Quantidade mínima a ter num aquário comunitário, pois começa a gerar-se algum equilíbrio, mesmo assim se o dominante adoecer, vão existir episódios de disputa de liderança (normal) e outros semelhantes aos do fenómeno descrito no ponto anterior.

- Cinco, 6, 7,.... - será o ideal, desde que tenhamos aquário para eles, pois estamos a falar de um peixe de cardume e não nos podemos esquecer disso.

 

Por isto tudo, considero impensável ter discus em aquários com capacidades inferiores a 180L (admitindo os 40 a 50L por cada discu adulto), pois os problemas irão mesmo aparecer. Atenção também aos filtros e TPA's, mas isso ficará para outro tópico.

 

Outro aspecto que na minha opinião, devemos ter em conta quanto adicionamos discus a um aquário já com outros discus, é o de que normalmente temos de lidar com o problema da aceitação e/ou rejeição dos que já existiam no aquário em relação ao novo ocupante, para minimizar essa situação não devemos introduzir um discus isoladamente que se insira (naturalmente pela sua dimensão) no meio da cadeia hierárquica já estabelecida, pois isso irá perturbar toda a hierarquia existente e poderá originar uma "aliança" contra o novo ocupante, dificultando a sua aceitação e ambientação.

 

Então o que poderemos fazer? Temos duas alternativas, ou seja, se introduzirmos apenas um discu devemos procurar escolher um exemplar que se enquadre num dos extremos da cadeia já estabelecida, i.e., maior que o maior que possuíamos, ou menor que o mais pequeno do grupo existente. Alternativamente se introduzirmos 2 ou 3 discus em simultâneo, pois assim o fenómeno será atenuado pela dispersão de atenções.

 

Não esquecer ainda que devemos, sempre que possível, fazer a quarentena aos novos habitantes e reduzir a iluminação aquando da introdução do(s) peixe(s) no aquário durante pelo menos 1 hora, pois reduz imenso a agressividade e/ou actividade dos peixes.

 

Espero estão pelo vosso contributo.

 

Abraços

Editado por J_Rosado

A aquariofilia não é uma ciência exacta, mas tem alguma ciência ...

Nem toda a informação é sinónimo de conhecimento, cabe-nos fazer a sua selecção!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Afinal parece que o tema não tem assim grande interesse para a maioria....

 

Nem um comentáriozito... enfim... pelos vistos pensei mal...

 

Mesmo assim, um abraço para todos

A aquariofilia não é uma ciência exacta, mas tem alguma ciência ...

Nem toda a informação é sinónimo de conhecimento, cabe-nos fazer a sua selecção!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

concordo completamente.

 

Na introdução de novos discus em aquários com discus, acho sempre preferível ser sempre mais que um.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O tópico é deveras interessante.

 

Então para mim que estou no inicio desta etapa é mesmo oportuno.

 

Bem, sendo assim parece que vou ter problemas em breve. É que tenho 2 Discus com 8 e 12 cm e estou para recebar um terceiro de 10 cm, a conselho de alguém que entende infinitamente mais do que eu, na óptica de distribuir os maus feitios por mais um.

Vou introduzir um 3º peixe e ainda por cima de tamanho intermédio... Vai contra tudo o que foi dito no inicio para discussão.

 

É certo que irei introduzi-lo quando as luzes estiverem apagadas, mas no caso de agressões, o que aconselham? Separação? Não é possivel porque não há autorização para mais aquas em casa :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

 

Iniciei-me há semanas na criação(manutenção!) de Discus. Comprei um e achei o só. Depois comprei um segundo. Nos dias seguintes, reparei que o mais velho e mais adaptado ao aquário, ajudou o outro a começar a comer. Porém, passados uns dias, o mais novo ( e um pouco maior) começou a perseguir o mais antigo ( e mais pequeno). Agora tem momentos em que andam juntos e outros em que o mais agressivo faz fugir o menos agressivo. O meu aqua tem 120 L e não queria colocar mais Discus.

Fui o meu curto contributo para esta discussão que me parece muito pertinente. Pois o comportamento dos peixes parece-me das vertentes mais interessantes deste hobby.

 

Inté!

Este planeta não é nosso, foi-nos emprestado pelos nossos filhos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

ha uns anos fiz criação de discus mas acabar por da-los todos e agora como tnh arranjei um aqua grandinho 120cm*50cm*50cm e tou a pensar comprar 2/4 discus mas tenho 8 escalares no aqua! eles são bastante amistosos entre eles mas tnh medo se ao introduzir os discus, estes possam ser 'atacados'. Será k faço bem em compra-los?

 

peço desculpa um pouco pelo off-topic mas se alguem me souber responder agradecia

 

Obrigado e abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais