Reprodução de Arco-Iris Anão - Melanotaenia praecox


Quo

Recommended Posts

gostaria de saber se alguém já tentou e se conseguiu. Tenho um problema. Tenho 3 machos e 1 fêmea. No entanto, queria um cardume de pelo menos 10. Como são caros e nem os encontro à venda, tenho que tentar reproduzir. Estão num comunitário e encardumam com buenos aires. Li tambem que esta especie tem tendencia a criar hibridos e que isso deve ser evitado, como é logico. Tenho um aquario de 40L mas está ocupado. Será que o melhor é pegar no macho que persegue a femea, e por os dois nesse aquario? Qual a garantia de sucesso? Já li algures que deixavam no aquario e depois retiravam os ovos de lá. No entanto, não sei que aspecto têm os ovos.

 

umas experiencias em ingles

A breeding tank should be set up with soft acidic water, a sponge filer, and most importantly either many fine leaved plants or a spawning mop. A group of Dwarf Rainbowfish, in a two female to three male ratio should be introduced into the breeding tank. They should be conditioned with live foods and plant based foods. Remember, you are trying to emulate the bounty of the flood season so feed more and higher quality food than you normally would.

After the females have produced eggs, the males will display and direct the female to the spawning site, spawn, and then rest. They will repeat this daily for a few days, with steadily decreasing numbers of eggs produced. The parents should be removed when eggs numbers fall or if the females show signs of fatigue. The fry will hatch after a few days and should be fed infusoria or a liquid fry food until they are able to eat microworms or baby brine shrimp. The fry are something of a challenge to raise until they are about two months old.

 

My brood stock consisted of two males and four females. Another good ratio would be one male and three females. I constructed a basket, which hung to the sides of a 33-gallon tank. The basket should be at least 15 inches long and 10 inches deep, with the width just fitting inside the main tank. These fish like their space. I siliconed a plastic grating to the bottom of the basket; holes should be 5 or 6 mm in diameter. I then stuck some old plastic plants to the grating, just to give them some spawning media. I had a pH of 6.9 to 7 and my hardness was 2 – 3 degrees. The water temperature moved between 78 and 80f.

 

I introduced my breeders to the basket and started on a feeding regime. I always fed in small amounts to avoid food falling past the grates. Their diet consisted of bloodworms, adult brine shrimp, finely chopped beef heart and spirulina flakes.

 

Within a few days the females became swollen with eggs. The dominant male then enticed the female around the spawning media. Each female would only release 20 – 35 eggs, but continued to do so every two to four days. The eggs are sticky and sometimes attached by a tiny thread.

The fry appeared within eight to ten days, free swimming at the surface. At this point they were ready to be fed. They were very tiny at first and were too small to accept baby brine shrimp. They also stayed at the surface and that’s where they liked to eat. A.P.R. by O.S.I. seemed to work the best, and “E” type baby fish food by Tetra Min also worked. Once the fry were two weeks old, they would take microworms and the following week would accept baby brine shrimp.

 

The fry are slow to start, but once they reach the one-month mark, look out!!! You should be able to sex your fish at about 2½ months. Using this method you will be able to harvest 20 – 30 fry every three days. Move the fry to a smaller tank and keep no more than two weeks’ worth of fry together in the same tank. If the parents are well fed, they will ignore their young.

 

temperaturas 26 a 27C.

 

o meu cardume: 3 m e 1 f

ciclideobocadefogo1.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas eu ja tive a um ano e tal num aquario plantado

 

tinha uns 10 e mais ou menos o mesmo numero de machos e femeas.

 

nunca vi ovos nem nada so mesmo os alevins minusculos consegui apanhar uns 5 e meter numa maternidade os restantes devem ter sido comidos pelos tetras que tinha com eles e este 5 so estavam vivos devido a ter muitas plantas flutuantes e eles escondiam se entre elas. Na maeternidade nao obtive sucesso sao um pouco dificeis de alimentar.

 

Mas pelos vistos obter posturas nao é assim tao dificil, agora fazer que os alevins crescam´ja é outra coisa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só tenho 3 machos, foram me oferecidos pelo José Mendonça, e na altura quando falei com ele, tinha imensa reprodução destes meninos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado ppl. tou a pensar comprar uma maternidade, aterar a temperatura, comprar coração de boi, por bola de musgo e egeria naja, colocaria apenas um macho e a femea, mas nao sei se a maternidade grande o suficiente. é que tive a ler melhor o texto em ingles e lá diz uma maternidade de 30 de largura por 25 de profundidade... se calhar para o cardume completo. Outra alternativa é fazer uma maternidade, visto que as maternidades existentes devem ser orientadas para viviparos.

 

ovos com os meus peixes nao durariam muito...

 

mesmo que de só 5 para mim ja era muito bom, uns 20, era bom.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Outra alternativa é fazer uma maternidade, visto que as maternidades existentes devem ser orientadas para viviparos.

 

Pois tal como referis-te essas maternidades são mesmo direccionadas para a altura do nascimento dos viviparos, sendo sempre de evitar, o que te aconcelho (se tiveres possibilidade é claro :thumbup3: ) é adquirires um aqua maternidade, por ex. 30x25x25, metes um termo e um filtro..

Só assim tens hipoteses pois podes retirar os pais após a desova, eliminando assim os possiveis predadores..

 

Espero ter ajudado, boa sorte :wub:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois, mais um aquario e pequeno... nao queria, mas tenho um aquario de 52 cm com 38L que posso usar, mas o camarao que está lá Um caridina babaulti, algo semelhante aos caridinas vulgares), tem que ficar ali, senao é comido nos outros aquas. o resto penso que posso por no comunitario, enquanto tento reproduzir. mas o problema é o comportamento reprodutivo desta espécie em particular.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

claro que dá para reproduzi-los, mesmo em aquas comunitarios, desde que se verifiquem duas condições:

plantas flutuantes e companheiros que não sejam de todo incompativeis (ja o fiz em aquas de discos)

no entanto a taxa de sucesso não é muito elevada

 

para conseguires mais alevins, a reprodução de rainbows é bastante parecida com a dos killis.

precisas de umas mops que podem ser feitas muito facilmente:

compras lã acrilica verde escura, fazes um novelo numa das mãos, atas na parte superior a uma coisa flutuante, tipo uma rolha de cortiça e na parte de baixo, com uma tesoura, cortas aquilo a direito.

 

depois colocas no aqua onde tens os rainbows

aqui obviamente, quanto melhor for a alimentação, as condições da água e a qualidade dos progenitores mais ovos serão depositados nas mops

os rainbows por norma colocam os ovos de manha, ao nascer do sol. Logo se tiveres o aqua perto de uma janela, melhor, deixa entrar a luz da manha.

depois é tirar a mop e colocar numa maternidade, aquario, caixa tupperware com água do aqua dos progenitores e +/- à mesma temperatura.

eles eclodem ao fim de alguns dias e devem ser alimentados amiude (no meu caso dou-lhes artemia recem eclodida)

 

apenas um alerta:por aquilo que já li, evita juntar especies da mesma familia, pois pode haver hibridização (caso das melotaenias - acho que é assim que se escreve)

"Muito louvor mereceis, peixes, por este respeito e devoção" Discurso de Santo António aos peixes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Consegui reproduzi-los sem querer. Sobreviveram 6 alevins. Fiz passagem de agua do 120L para o de 30L e uns tempos depois reparei nums peixinhos lá. Não sabia se eram melanotaenia praecox ou se glossolepis. Depois lá vi que eram praecox.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

apareceram uns ovinhos colados ao vidro (1) e na anubia (vários). São brancos???

 

Nao sei as cores dos ovos dos arco-iris, mas o modo é deles, uns poucos ovos aqui e ali... nem chegam a 20. Alguem confirma se os ovos deles sao brancos. estao no comunitario. Estou a pensar tirar os ovos para um aqua de criação. Se forem ovos, estou incredulo. Se for melhor :) peixes tao lindos, caritos e posso te-los gratis? :alberteinstein: e aparecem num momento bom, morreram-me uns bichitos

 

conto 25 ou + nas anubias (tipo gota de tinta), 5 a 10 em pedras e 1 no vidro

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

aqui obviamente, quanto melhor for a alimentação, as condições da água e a qualidade dos progenitores mais ovos serão depositados nas mops

os rainbows por norma colocam os ovos de manha, ao nascer do sol. Logo se tiveres o aqua perto de uma janela, melhor, deixa entrar a luz da manha.

depois é tirar a mop e colocar numa maternidade, aquario, caixa tupperware com água do aqua dos progenitores e +/- à mesma temperatura.

eles eclodem ao fim de alguns dias e devem ser alimentados amiude (no meu caso dou-lhes artemia recem eclodida)

 

sim apareceram esta manha. ontem de diferente dei-lhes ervilha... ja lhes estava a dar larvas vermelhas.

 

nao tenho outras especies de arco-iris com o medo de formar hibridos e até tirei os buenos aires. Vou usar um tupperware (ou melhor num aquario), um termoestato, água deste aquario, vou por egerias e até vou deixar desenvolver algas. Isto se se confirmar que o que tenho sao ovos. Estao colados às plantas, como retiro? com uma cotonete?!

 

A comida é complicado, tenho que ver o que vendem nas lojas, estava a pensar numa liquida, Microvermes ou infusoria.

 

acho que vou por as anubias nesse aquario directas, com os ovos lá colados. estao num tronco é facilimo.

 

 

Os ovos também podem ser das Neritinas...

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Os ovos eram das neritinas, entretanto aumentei o cardume para 2 machos e 3 femeas, tal como é recomendado. Os machos bem que tentam, mas as femeas... nada... :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais