morte de pleco...


siclpema

Recommended Posts

boas amigos,

 

tenho andado a investigar aqui no forum e na net mas não consigo arranjar explicação para o que se passa no meu aquario.

 

estes sao os dados:

tamanho 54lt

PH 6,8

TPA cerca de 40% semanalmente

habitante actuais: cerca de 8/10 guppies, 2 coridoras, 1 limpa vidros, 3 barbos tigre(estes estão temporarios)

flora e acessórios: valisnerias, cabomba e 1 tronco

 

agora o meu problema:

tive um pleco comum no meu aquario durante bastante tempo (adquiri bem pequeno e morreu ja com cerca de 7cm). de um dia para o outro apareceu morto, sem nenhum sintoma de doença...não houve nenhuma mudança fora do habitual, nenhum novo habitante, nada que fizesse prever essa morte... medimos o ph, estava normal, e a ultima tpa tinha sido à cerca de 3/4 dias... não houve mais nenhuma baixa no aquario, nenhum sinal de doença.

 

cerca de 3 semanas depois decidi adquirir um novo. durou 3 dias no aquario.... optei por fazer uma limpeza radical no aquario, lavar areão, etc....

na ultima semana (entretanto passados cerca de 5/6 meses desde a ultima tentativa) decidi voltar a tentar, com 1 ancistrus (de acordo com o vendedor, ja que não crescem tanto).... infelizmente tambem so durou 3 dias...

 

não sei o que se passa...o ph sempre se manteve nos 6.8, as tpas sao constantes. os habitantes sao os mesmos desde o inicio (excepto os barbos, e a quantidade de guppies que vai variando).

 

gosto imenso destes peixes, mas se não arranjar solução terei de desistir...

 

alguem ja teve um problema identico, ou repara em alguma irregularidade que eu não detecte e que possa provocar estas mortes?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é um limpa vidros comum, creio que será um otto... é igual ao deste membro:

gallery_30014_1004_34737.jpg

(retirei esta imagem de outo topico da aquariofilia, se não a puder colocar pf apagem ou digam que eu apago, obrigado)

 

ele tem neste momento cerca de 5cm

 

tambem não uso sal, por causa das coridoras.

tenho andado à procura de possiveis problemas que pudessem provocar isto, mas não encontro nada :music_singguitar:

 

ps - esqueci-me de referenciar que eles morreram todos da mesma forma, sem nenhum sinal de doença, num dia está tudo bem, no outro aparecem mortos....

Editado por siclpema
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

dou comida para peixes de fundo, mas não sao pastilhas, sao em graos, sao dos que dão tambem para as coridoras. e nunca faltou algas no aquario, controladas, mas como tenho peixe que se alimenta tambem de algas nunca me preocupei a limpar a 100% isso... o primeiro pleco que tive inicialmente viveu imenso tempo, cresceu muito bem e era sempre mexido, nunca apresentou sinais de doença ou inadaptação... não alterei a forma de alimentação, nem de manutenção do aquario (excepto a limpeza a fundo que fiz na 2ª tentativa)....

 

como não tenho mais ideias, ate ja me lembrei se não teria algum tipo de alga no aquario que me matasse o peixe, mas acho que se assim fosse, o limpa vidros tambem sofreria, mas não. tambem pensei no PH, mas ele sempre esteve a 6,8, nunca mudou, e o primeiro pleco vivia bem nesse ph...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sei que já é tarde, mas li direito o que disseste, lavagem de material e morte ao fim de tres dias.

 

cerca de 3 semanas depois decidi adquirir um novo. durou 3 dias no aquario.... optei por fazer uma limpeza radical no aquario, lavar areão, etc....

na ultima semana (entretanto passados cerca de 5/6 meses desde a ultima tentativa) decidi voltar a tentar, com 1 ancistrus (de acordo com o vendedor, ja que não crescem tanto).... infelizmente tambem so durou 3 dias...

 

estas limpezas radicais é coisa que nunca se deve fazer. Mataste as colonias de bacterias do ciclo, e os peixes morreram devido a elevados indices de amonia.

 

fica o alerta para outros não fazerem esta grande asneira, que é basica...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...
Sei que já é tarde, mas li direito o que disseste, lavagem de material e morte ao fim de tres dias.

 

 

 

estas limpezas radicais é coisa que nunca se deve fazer. Mataste as colonias de bacterias do ciclo, e os peixes morreram devido a elevados indices de amonia.

 

fica o alerta para outros não fazerem esta grande asneira, que é basica...

 

 

E só morrem plecos e ancistrus?? Se fosse isso os outros peixes tambem se tinham ressentido, ha aí qualquer coisa na água que não se dá bem com peixes sem escamas, se ele não acrescenta sal na água, então tambem não sei......

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 anos depois...