Meu 1º Reef 360Lt


luis.nunes

Recommended Posts

Ola Caro Amigos

 

Finalmente após muita leitura e de dúvidas postas e tiradas com amigos e pessoal das lojas, iniciei-me nos salgados.

Deixo aqui o setup para ouvir a vossa opinião.

 

Setup

 

Aquário - 1.20 x 0.50 x 0.60 coluna seca 3 furos

Sump - 0.80 x 0.40 x 0.40 ( 3 divisórias)

Escumador - TMC 1200 skimV2

Bomba de retorno - Aquabee 3000 l/h 40W

Bombas circulação - 2x Sun Sun 6000 l/h

Termostato - Eheim 250w

Areia Viva - 30kg

RM - +/- 10kg

RV - +/- 10kg

Calha luz - HFL 1200 4x 39w (T5)

Testes - NH4 - NO3 - NO2 - KH

Sensor de PH

Refratometero Salinidade

Osmose Inversa - 3 estágios (não sei a marca)

 

46e299762f.jpg

 

7629399390.jpg

 

Ainda a aguardar a chegada de alguns materiais para efectuar a montagem.

 

Dia 5 Março

 

Chegada do Material e o começo da aventura.

Portanto coloquei a Areia, rocha e agua.

Água essa que se não fosse um amigo ter uns ricos bidons e fazer-me o favor de a trazer, não seria possível a aquisição de água do mar (Sesimbra).

1941062d1e.jpg

f7edd8ba14.jpg

377f28547c.jpg

20432fbe3f.jpg

 

Aqui já pronto e luz ligada, mas so para ver como estava a ficar, porque agora só se liga daqui por 1 mês.

5ad068cf17.jpg

 

Já Escumava e bem.:D)

f6bd19d676.jpg

 

Dia 10 Março

 

Após alguns testes á água.

 

Temp - 25º

PH - 8.15

KH - 7 dKH

NO2 - 0,0 mg/l

NO3 - 0 mg/l

Dens - 1.024

NH4 - 0,02 +/- ( Tenho aquele disco que se coloca na sump dentro de agua, não sei se é muito preciso mas o meu primo usa e dá-se bem,ehehe.)

 

E após este dias, o inesperado , um habitante que apareceu.Para ja vou deixo-lo, mas acho que vou ter de o retirar mais tarde e colocá-lo na sump.

7e75590616.jpg

da1b3e3498.jpg

 

Espero que me ajudem nesta aventura, logo que possa colocarei mais evoluções do aquário.

Editado por luis.nunes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ja agora tb gostaria de saber a opinião de alguns membros do forum.

vou deixar a luz desligada durante 1 mês de ciclo, depois devo ligar as luzes durante quantas horas?, devo ir aumentando de quanto em quantas horas ou minutos.

Há pessoal que vai aumentando diáriamente 30 minutos, será a melhor e mais correcta forma de iniciar??

Editado por luis.nunes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aquário - 1.20 x 0.50 x 0.60 coluna seca 3 furos

Sump - 0.80 x 0.40 x 0.40 ( 3 divisórias)

Escumador - TMC 1200 skimV2

Bomba de retorno - Aquabee 3000 l/h 40W

Bombas circulação - 2x Sun Sun 6000 l/h

Termostato - Eheim 250w

Areia Viva - 30kg

RM - +/- 10kg

RV - +/- 10kg

Calha luz - HFL 1200 4x 39w (T5)

Testes - NH4 - NO3 - NO2 - KH

Sensor de PH

Refratometero Salinidade

Osmose Inversa - 3 estágios (não sei a marca)[/color]

 

Ola Luís, Bem vindo ao mundo REEF.

No teu reef, só falta aumentares a iluminação para 6X54W ao 8X54W. A nível do resto esta óptimo.

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ja agora tb gostaria de saber a opinião de alguns membros do forum.

vou deixar a luz desligada durante 1 mês de ciclo, depois devo ligar as luzes durante quantas horas e devo ir aumentando de quanto em quantas horas ou minutos.

Ha pessoal que vai aumentando diariamente 30 minutos, será a melhor e mais correcta forma de iniciar??

 

Isso depende, podes por 2x39W por semana ate o ciclo acabar, que deve ser 1 mês de espera.

Claro depende dos resultados dos testes.

Depois disso podes por umas 8 ao 10 horas diárias de iluminação.

O aquário vai ser só de peixes??? ao com corais??

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Ro

Vou querer fazer um aquário de peixes e corais.

Em relação ás luzes, esta calha é temporária porque futuramente vou querer adquirir luzes leds, mais precisamente as HD1000 Aquaray,

mas ainda estão a valores altissimos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais uma foto.

Água muito mais limpa e como poderão ver necessito de mais rocha.

Também queria deixar aqui outra novidade, não sei se boa ou má, mas apareceu-me outro caranguejo.

 

c1e414bbee.jpg

Editado por luis.nunes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Após uma dúvida tirada com o Pedro Conceição, devo deixar as luzes apagadas até perfazer um mês de ciclo.

 

Ontem fui buscar água ao Cabo Raso, fiz testes á mesma e aparentemente estava óptima, gostaria de saber outra informação...

será que devo fazer uma TPA de 10%???

 

 

 

Ja agora so para quem tiver interessado queria partilhar outra informação. Afinal pensava eu que tinha 2 caranguejos pequenos, mas ontem verifiquei que

tenho um enorme, pelo menos com uns 3 ou 4 cm.... é normal ter assim tantos no inicio do ciclo??? :yahoo:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui vai mais uns testes.

amanha irei buscar mais rocha viva a ver se finalizo o layout enquanto ainda faço o ciclo.

 

assim que tiver fotos do novo layout logo as colocarei e gostaria de ouvir as vossas opiniões.

obrigado

 

1197_1163.png

Editado por luis.nunes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Embora tenha recebido pouco feedback nos meus posts, se eventualmente... alguém

tiver interessado em ver o desenvolvimento do meu pequeno, grande projecto.

 

Aqui vai mais uma foto após a compra de umas rochazinhas.

traziam algumas aiptasias, que eu espero ter eliminado todas.

Acho que o layout ficou porreirinho.Agora é só esperar mais umas 2 semanas e faço testes. Se tiverem bom vou introduzir alguns vivos.

 

th.23a507ac51.jpg

 

 

1197_1163.png

Editado por luis.nunes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, o layout está muito porreiro para propagação de corais. :P

 

Para melhorar esse layout geral só mesmo uma vortech MP40W, não gosto muito de ver maquinaria dentro do aqua, mas claro isso é o meu gosto.

 

Estás no bom caminho, também sou iniciado, e confirmo, é preciso mesmo muuuuuita calma.

 

Isso dos poucos post´s, também acontece no meu... :)

 

Cumps.

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Após uma dúvida tirada com o Pedro Conceição, devo deixar as luzes apagadas até perfazer um mês de ciclo.

 

Ontem fui buscar água ao Cabo Raso, fiz testes á mesma e aparentemente estava óptima, gostaria de saber outra informação...

será que devo fazer uma TPA de 10%???

 

 

 

Ja agora so para quem tiver interessado queria partilhar outra informação. Afinal pensava eu que tinha 2 caranguejos pequenos, mas ontem verifiquei que

tenho um enorme, pelo menos com uns 3 ou 4 cm.... é normal ter assim tantos no inicio do ciclo??? :D

Deves fazer TPAs semanais de 10%, se fizeres uma a mais para aproveitar a água acabada de recolher, não tem problema.

Em relação aos carangueijos, infelizmente costumam vir na rocha viva, e por mais que as lojas tentem erradicar, eles andam sempre lá. :(

 

Embora tenha recebido pouco feedback nos meus posts, se eventualmente... alguém

tiver interessado em ver o desenvolvimento do meu pequeno, grande projecto.

 

Aqui vai mais uma foto após a compra de umas rochazinhas.

traziam algumas aiptasias, que eu espero ter eliminado todas.

Acho que o layout ficou porreirinho.Agora é só esperar mais umas 2 semanas e faço testes. Se tiverem bom vou introduzir alguns vivos.

 

th.23a507ac51.jpg

O layout não está mau, mas aos poucos vais melhorando com a entrada de corais que vêm sempre com rocha.

Também tenho a mesma opinião do Vodka7, colocares uma bomba mais discreta ajudava e no caso das Vortech...5*

 

Já agora, no que toca à iluminação, para esse aquário eu colocava 3 para ter uma boa iluminação, mas os custos iniciais são altos. Como tens dá para o gasto, mas um dia mais tarde ou avanças para os leds ou oipta por uma calha T5 mais potente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deves fazer TPAs semanais de 10%, se fizeres uma a mais para aproveitar a água acabada de recolher, não tem problema.

Em relação aos carangueijos, infelizmente costumam vir na rocha viva, e por mais que as lojas tentem erradicar, eles andam sempre lá. :multi:

 

 

O layout não está mau, mas aos poucos vais melhorando com a entrada de corais que vêm sempre com rocha.

Também tenho a mesma opinião do Vodka7, colocares uma bomba mais discreta ajudava e no caso das Vortech...5*

 

Já agora, no que toca à iluminação, para esse aquário eu colocava 3 para ter uma boa iluminação, mas os custos iniciais são altos. Como tens dá para o gasto, mas um dia mais tarde ou avanças para os leds ou oipta por uma calha T5 mais potente.

 

Ola Pedro

Obrigado pela tua opinião, sim sei que tenho que abrir os cordões á bolsa em relação á calha, mas como tu dizes da para desenrascar enquanto não tenho grandes corais.

Ja estou a pensar em mandar fazer um a um amigo que trabalha no ramo, vou fazer o desenho em 3D e logo o colocarei aqui para ouvir opiniões.

Obrigado novamente e espero um dia uma visita tua.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Dia 16 Julho 2010

 

Aqui vai uma Actualização ao meu Setup

 

Setup

 

Aquário - 1.20 x 0.50 x 0.60 coluna seca 3 furos

Sump - 0.80 x 0.40 x 0.40 ( 3 divisórias)

Escumador - TMC 1200 skimV2

Bomba de retorno - Aquabee 3000 l/h 40W

Bombas circulação - 2x Sun Sun 6000 l/h

Termostato - Eheim 250w

Areia Viva - 30kg

RM - +/- 10kg

RV - +/- 25kg

Calha luz - Ilu+ 1200 8x 54w (T5)

Testes - NH4 - NO3 - NO2 - KH - Ca - Ph

Sensor de PH

Refratometero Salinidade

Osmose Inversa - 3 estágios (não sei a marca)

Repositor Automático Aqua Medic SP3000

Reactor de Kalk (DIY)

 

 

Após este tempo desde de o inicio alguns erros pelo caminho e 3 baixas.

Aqui a algumas fotos para o pessoal ver, ainda não é grande coisa mas como ja me disse um amigo

recente, um aquario de agua salgada é o melhor amigo do pobre... tem de fazer tudo com calma. :?

 

dscn0102d.jpg

 

ImageShack.us

dscn0104.jpg

 

ImageShack.us

dscn0107i.jpg

 

ImageShack.us

dscn0109d.jpg

 

ImageShack.us

dscn0110kr.jpg

 

ImageShack.us

dscn0111.jpg

 

ImageShack.us

dscn0112y.jpg

ImageShack.us

Editado por luis.nunes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais umas fotos.

 

dscn0113j.jpg

 

ImageShack.us

dscn0114gz.jpg

 

ImageShack.us

dscn0115w.jpg

 

ImageShack.us

dscn0116m.jpg

 

ImageShack.us

dscn0118vo.jpg

 

ImageShack.us

dscn0119s.jpg

 

ImageShack.us

dscn0120.jpg

 

ImageShack.us

dscn0124a.jpg

 

ImageShack.us

dscn0126a.jpg

 

ImageShack.us

dscn0127pa.jpg

 

ImageShack.us

dscn0131j.jpg

 

ImageShack.us

dscn0141g.jpg

 

ImageShack.us

dscn0140g.jpg

 

ImageShack.us

dscn0139q.jpg

 

ImageShack.us

dscn0132k.jpg

 

ImageShack.us

 

Obrigado pessoal e espero receber algumas criticas e opiniões. :?

 

 

 

1197_1163.png

Editado por luis.nunes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Luis

 

gosto do layout. Tá simples, não carregado e com bastante espaço para meter duros, como queres.

 

os corais e peixes parecem estar todos de boa saude, portanto, parabens.

 

quanto as fotos, se a tua maquina permitir, ajusta o White balance de forma a não ficarem tão azuladas.

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigo Luís, aos poucos o aquário chega ao ponto que queres, tens que ter calma e paciência, nada que já não te tenham dito, e tens conseguido. Temos de combinar um dia para ir ver isso, senão vens sempre a ter com o pessoal e nós não vemos isso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esta aberto sim, mas tem uns tampos, estavam retirados porque andei la a verificar a casa das maquinas.

Em relação a corais, pois é, falta uns SPS no topo daqueles pratos. Mas tem de ser com calma porque isto doi na carteira.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.