Pequeno esclarecimento sobre reprodução


nasha

Recommended Posts

Bom dia!

 

Tenho um aquario comunitário (tenho os escalares, um cardume de peristelias, corys, otos e 2 SAE) onde tenho 5 escalares. O aquario tem como medidas 100*60*60 já tenho o aquário a funcionar à alguns meses e até agora estava tudo a correr normalmente e não achava sequer que tinha casais formados pois nunca tinha notado algum comportamento que indicasse isso mas, tudo mudou à cerca de 15 dias (faz esta sexta) quando reparei que tinha dois escalares a guardar uma postura de ovos numa folha de echinodorus. Como era fim -de-semana e estava mesmo de saida não me foi possível fazer mais nada e no domingo quando cheguei já não vi nenhum ovo.

 

Após ler o que indicam por ai decedi arranjar um outro aquario para maternidade e esta-se a apróximar o dia em que supostamente deverão ter outra postura. Este novo aquario que tenho é de 50 cm (não sei largura nem altura mas deve ser tipo 50*30*40) o aquário esta só em vidro com o termostato, criei uma zona de postura com um pedaço de material verde e tenho umas folhas de echinodorus também. tenho daquelas bombas oxigenadoras e a agua que usei veio do aquário onde grande.

 

A dúvida é: o filtro deve ser obrigatoriamente de esponja? ou posso adaptar um filtro interno Eheim que tenho.

 

É seguro mudar o casal para este aquário hoje ou é preferível aguardar que eles coloquem a postura no aquário onde estão?

 

Caso obte por colocar o casal neste aquario maternidade devo retirá-los após a postura feita?

 

 

Obrigada e peço desculpa pelo longo texto.

Editado por nasha
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Calma!

A malta não vive só do forum... (eehehehe às vezes parece...)

 

O filtro interno pode ser usado, mas o minis quando nascem são mesmo muito pequenos e normalmente são sugados pelo filtro se não tiver esponja na entrada (o que acontece na maior parte dos filtros internos - nalguns externos pode adaptar-se uma esponja).

 

Quanto a mudanças, coloca outro escalar (ou outro peixe que não te importes de perder....) lá durante 1 dia ou 2 para assegurar que está tudo 100%. Se não estiver e colocares lá o casal....

 

Testa bem a àgua pois por vezes num aquario nú ou quase os parametros alteram-se um pouco (ou muito....).

 

PauloA :medieval_mace:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ehehehe

 

Pois eu sei que nem sempre se pode ter as respostas imediatas mas....

 

O filtro interno que eu tenho é bastante potente por isso talvez dê uma volta para ver os preços dos filtros com esponja.

 

Vou entao colocar um outro peixe e fazer os testes para ver como estao as coisas.

 

obrigada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os filtros de esponja da JBL ou da Azoo custam entre 10 e 20 euros.

 

Quanto ao filtro potente... o problema é mesmo esse, ser potente!

 

Tens de o desligar se não os alevins são sugados.

 

PauloA :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

podes meter uma meia de senhora a entrada

mas os filtros de esponja sao baratos (relativamente aos outros)

Cumprimentos

João Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia!

 

Depois de ter feito os testes à agua os resultados foram os seguintes:

 

No2 - 0

PH - 7,5 um pouco alto?

Nh3/Nh4 - 0

NO3 - 0

 

 

Estes resultados sao bons? Ainda nao consegui perceber muito bem.

 

Já tenho os dois escalares no aquario de reprodução mas eles estão sempre num cantinho, tipo com medo mas estão a comer.

 

Algum conselho?

 

Obrigada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto ao filtro, para já tenho o interno da eihm com uma meia de senhora mas ainda n\ao tenho ovos. Conto até ao final da semana conseguir comprar um filtro de esponja para substituir.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Bom dia!

 

Após duas semanas neste aquário sem qualquer decoração e mesmo apesar de ter colocado algumas plantas os escalares estavam completamente assustados e quando eu entrava no quarto para os alimentar até deitados no aquário estavam. Achei que estavam sob demasiado stress por terem sido retirados do seu habit normal por isso pensei que era preferivel voltar a colocá-los de novo no aquario grande.

O seu comportamente alterou-se logo e voltaram a ser os escalares que eram.

Passou-se mais uma semana sem haver novidades quanto a posturas mas ontem lá estavam os ovos novamente numa folha de echinodorus.

Com uma rede o que fiz foi separar o aquario a meio e deixei uma luz acessa durante toda a noite para ver o que acontece. Hoje ainda lá estavam mas notei que a maioria dos ovos são transparentes e que outros sao brancos.

O que quer isto dizer?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, os transparentes estão bons e fertilizados, os brancos estão fungados e não vão eclodir; para além de que podem fungar os ovos que estão perto desses. Se os teus escalares forem bons reprodutores, irão retirar os ovos fungados. Se não fizerem isso, podes por um pouco de azul de metileno para evitar que os fungos se propaguem aos ovos "bons".

Cumps.

Editado por Nuno Fontela
quote desnecessário
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada pela resposta!

 

O que aconteceu é que como os escalares são ainda pouco experientes com posturas acabaram por deixar os ovos fungar e depois acabaram por comer os ovos.

Já comprei azul de metileno para que na próxima postura possa evitar que isto aconteça novamente.

 

Obrigada

Editado por Nuno Fontela
quote desnecessário
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boa noite!

 

Assim que alguem puder, pfv responda-me pq estou naquela fase entre o delirio e decadencia... passo a explicar.

Cheguei a pouco a casa e, como sempre vou ver os meus bichinhos e notei um comportamento diferente entre dois escalares... estarao apenas a medir forças ou terá algo a ver com o acasalamento... encontrei um video no youtube de alguem cujos bichos estao a ter esactamente o mesmo comportamento... como nao tive tempo para filmar, deixo o link do video, tem 2 minutos e voces dizem me algo,okey? :smile2:

 

cumps a todos

 

 

http://www.youtube.com/watch?v=rp_v1KXd8RM

Editado por rik_pt
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá boa noite,

se foi este o comportamento que observaste nos teus Escalares, digo-te que se trata de uma luta territorial, entre 2 machos. no caso de um casal, o comportamento é exatamente o contrário: toleram a proximidade, e claro, mostram outra atitude na altura de acasalamento... o primeiro sinal é a preocupaçao de escolher uma folha de uma planta (ou no vidro) e limpam a superficie onde + tarde a fêmea vai depositar os ovos. Depois verás que os orgãos sexuais dos 2 estarão bem visíveis por alturas da desova, depois olha, é tratar de vingar a postura!

 

Abraço, Francisco.

Editado por Nuno Fontela
quote desnecessário
Link to comment
Partilhar nas redes sociais