Substrato p/ tanganica


xxl

Recommended Posts

Boa noite!

 

Somebody bang me!!

Estou a montar um tanganica de 280 lts, procurando o mais possível utilizar o DIY.

Para substrato estou a pensar utilizar por baixo uma camada de 3-4 cm de conchas da maré (5-7mm diametro), e por cima, areia da praia crivada (2 a 4mm de diametro) numa camada de 3-4 cm, que me parecia ir de encontro aos substratos utilizados (sem contar com os efeitos quimicos).Não tenho filtro de fundo mas tenho 2 filtros ext. de 1000 lts/h.

No entanto ao falar com outras pessoas c/ conhecimento de tanganicas, surgiram-me algumas dúvidas, já que na sua opinião, a areia vai compactar e provocar a podridão do fundo, uma vez, que o fundo se torna um meio anaeróbio devido á compactação.

Será???? Então os fundos de tang, mal, e de outros aquários não são de areia fina?

 

Ideias?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Tanganyika não se trata propriamente de um "RIO AFRICANO" ou "OUTRO LAGO" que não os grandes, por isso vou mover este tópico para a área correcta.

 

 

Respondendo à tua questão:

 

qualquer areia ou areão que não seja devidamente aspirada e ligeiramente revolvida, irá acumular carga orgânica prejudicial aos aquários!

 

 

De resto, um pouco de dedicação e não descurando a manutenção semanal, esse problema fica excluído...

 

 

 

Um abraço,

Editado por Marco Monteiro

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais