Manutenção das matérias filtrantes


Recommended Posts

Boas a todos.

 

Adquiri um filtro Eheim ecco pro 300 (2036) recentemente e tenho-o a filtrar há 19 dias sem qualquer manutenção (estou a ciclar o aquario, de 200l brutos).

 

Sou novato nisto portanto estou a fazer um plano de manutenção do filtro/água.

Pretendo fazer tpa's de 20% de água aspirando o fundo, de duas em duas semanas.

 

O meu filtro traz 3 matérias filtrantes mais uma esponja "pré-filtro" e outra branca mais fina no fim da filtragem.

 

As matérias são EHEIM Mech Pro, Eheim Bio Mech e Eheim Substract Pro (no sentido da passagem da água).

 

A minha principal dúvida é a frequência com que se mudam as matérias.

Tinha pensado em mudar apenas 50% de uma matéria de cada vez.

 

Do tipo:

mudar a esponja de pré-filtro de 2 em 2 meses

mudar 50% de Mech Pro de 6 em 6 meses ;

mudar 50% de Bio Mech de 3 em 3 meses ;

mudar 50% de Substract Pro de 2,5 em 2,5 meses

mudar a esponja fina branca de 6 em 6 semanas

 

tudo isto, mudando no máximo uma matéria/esponja de cada vez.

 

Talvez para muitos isto pareça planeamento a mais, mas, gostaria de saber a opinião de várias pessoas.

Estarei a pensar mudar as matérias com pouca frequência?

Opiniões? Críticas? Conselhos?

Como fazem os utilizadores dos filtro EHEIM?

"Só se nos detivermos a pensar nas pequenas coisas chegaremos a compreender as grandes."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, quanto as lavagens estava a pensar em lavar metade com a água das tpa's,e outra metade com água da torneira.

 

Mas dizes que não devo trocar as matérias filtrantes?

Algum dia terei que as substituir não? A minha dúvida é quanto à periodicidade das trocas...

"Só se nos detivermos a pensar nas pequenas coisas chegaremos a compreender as grandes."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agua da torneira nem pensar, só com agua das tpas.

As matérias filtrantes sofrem desgaste unicamente por causa da agua senão duravam a vida toda, mesmo assim duram muitos anos garantidamente

 

Pensava que tinha que haver uma troca periódica das matérias... assim parece que a manutenção do filtro vai ficar bem mais em conta!!!

 

Obrigado Isménio.

"Só se nos detivermos a pensar nas pequenas coisas chegaremos a compreender as grandes."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se forem como as minhas........... são azuis e quando começarem a mudar de côr (ficam arrochadas), trocas, isto claro está, nas esponjas. Quanto á "lã", essa sim tem de ser trocada quando estiver mesmo imprópria , ou seja , quando ao lavar , já fica a desfazer-se. As cerâmicas e bolinhas, duram muitos anos. A agua da torneira não faz mal nenhum, mas se puderes mesmo só passá-las por agua (+,- á temperatura do aqua) para só retirar o excesso.... é o ideal para não retirares muito das defesas lá "nascidas".

Tenho aquarios á mais de 15 anos e fui aprendendo com estas situações. Hoje em dia tratam dos aquarios com muita preocupação e depois esquecem-se do "natural" das coisas. Quanto mais "tratamento" levam , mais artificial fica o lar dos nossos queridos, e depois se por acaso falta qualquer coisinha..... vão todos, pois não se defendem naturalmente.

Mas deve-se ter atenção há manutenção, logicamente. Nada é de exageros, tipo, vou de férias, com vai ser ??? Não estou cá para trocar parcialmente a agua, limpar os filtros .... Desde que tenhas um bom filtro, peixes adequados, pouca sugidade provocada por demasiada comida por exemplo, dura-te até se fôr preciso 3 meses só com a circulação normal e .... vais ver .

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto mais "tratamento" levam , mais artificial fica o lar dos nossos queridos, e depois se por acaso falta qualquer coisinha..... vão todos, pois não se defendem naturalmente.

 

é um pouco como as crianças hoje em dia. crescem em ambientes simultaneamente esterilizados ao máximo e cheios de novos químicos em tudo quanto é lugar/comida/ar.

 

as minhas principais preocupações vão para a) a saude dos peixes e das plantas, e b) o aspecto geral do aqua.

 

Se todos os cuidados que têm hoje em dia com as crianças fossem essenciais, metade da minha geração nao estava cá para montar aquários.

 

Obrigado pelo teu comentário naidugo.

Editado por PioM

"Só se nos detivermos a pensar nas pequenas coisas chegaremos a compreender as grandes."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora, e aproveitando o tópico.

 

De quanto em quanto tempo lavar o filtro e as matérias filtrantes?

 

TPA's vou fazer de 20% de duas em duas semanas, mas será o indicado lavar as matérias e os filtro em cada TPA??

"Só se nos detivermos a pensar nas pequenas coisas chegaremos a compreender as grandes."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem eu não tenho esses materiais, mas sim um Fluval 205 e uso carvão activo, JBL Clearmec plus, JBL cermec e removedor de amónia da fluval.

 

Normalmente tenho nesta ordem:

 

|| S | E ||

-------------

|| E | JBL Cermec ||

|| S | ||

|| P | JBL Clearmec plus ||

|| O | ||

|| N | Amónia ||

|| J | ||

|| A | Carvão ||

 

S-> Saida,

E-> Entrada

 

e normalmente custumo mesmo mudar as massas filtrantes:

 

carvão normalmente a 1 mês e meio

Amónia: 3 meses

JBL Clearmec plus: 3 meses

JBL cermec: sem prazo.. quando vejo que estão mesmo gastas....

 

As esponjas custumo lava-las.

 

e nunca se deve lavar com água da torneira?

 

PS: TPA's de 20/25% todas as semanas.

PS2: Aqua plantado de 1m (cerca de 135l?), com injecção de co2, 2x30W T8 Aqua-GLO

 

Estou a fazer algo errado?

Editado por ocirebla
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho dois eheim e utilizo as matérias filtrantes da seguinte forma (de baixo para cima) : Esponja azul (mecânica) -> Lã (camada muito fininha) -> Eheim Substrat Pro (biológica) -> Lã (mecânica).

 

O que eu troco com mais frequência é a lã, o resto aguenta muito tempo.

 

Quanto à lavagem depende muito do que tens no aquário. Mas atenção lava sempre as matérias filtrantes com água das TPA's senão vais matar as bactérias já existentes.

Cumprimentos,

 

Francisco P.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.