Aqua Salgado, Impossivel?


guerreiro

Recommended Posts

Viva,

 

Eu estou a planear construir um aqua salgado em minha casa, encaixado numa parede.

As dimensões do aqua são, 75X33X60(comprimentoXprofundidadeXAltura), e o espaço de manobra que tenho acima do aquário varia em altura desde 5 cms até 35 cms da direita para a esquerda (assemelha-se a uma rampa).

Devido a estes constrangimentos, parece me impossível montar uma iluminação e um escumador decentes no caso que eu queira construir um aqua salgado de invertebrados.

Também tenho uma duvida relacionada com a Rocha viva. A rocha viva trás consigo corais?

 

Abraço,

Guerreiro

Editado por guerreiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Eu estou a planear construir um aqua salgado em minha casa, encaixado numa parede.

As dimensões do aqua são, 75X33X60(comprimentoXprofundidadeXAltura), e o espaço de manobra que tenho acima do aquário varia em altura desde 5 cms até 35 cms da direita para a esquerda (assemelha-se a uma rampa).

Devido a estes constrangimentos, parece me impossível montar uma iluminação e um escumador decentes no caso que eu queira construir um aqua salgado de invertebrados.

Também tenho uma duvida relacionada com a Rocha viva. A rocha viva trás consigo corais?

 

Abraço,

Guerreiro

 

Boas,

 

Penso que se reduzires a altura do aquario terás muitas vantagens, a primeira é que a luz conseguirá mais facilmente atingir o fundo do aquario e a segunda é que ficas com um maior espaço acima do aquario que te permitirá colocar a iluminação.

 

Com as medidas que informaste tens um aquario com 148 litros, se reduzires a altura do aquario para 40 ficarás com 99 litros .

 

Pensa bem antes de decidires o que queres fazer, mas lembra-te que tens que conseguir colocar a iluminação e o restante equipamento dentro do aquario, que este necessitará de manutenção e por isso deverás conseguir chegar ao fundo do aquario e alem disso terás que colocar o escumador (alem do resto do equipamento, bombas de circulação, aquecedor, etc.) , quer este seja interno no aquario, mochila ou numa sump.

 

Quanto a rocha viva, não é normal que a mesma tenha consigo corais. mas sempre podes encontrar alguem ou alguma loja que venda a rocha viva com corais, mas certamente não será a 16 euros o kilo. será o preço do coral mais o preço da RV .

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com as medidas que informaste tens um aquario com 148 litros, se reduzires a altura do aquário para 40 ficarás com 99 litros .

 

O que dei foram as medidas externas, ou seja, o aquario é de 120 litros. Tava também a pensar em por um fundo de areâo que me iria roubar uns 10 cms de altura(ajudar no ciclo de azoto), o que significa que fico com menos 20 litros, e o aqua não vai ficar com água até á superfície....

O Aquario vai ser á base de invertebrados, não sei se isso altera a estrutura e os requisitos em comparação de um com peixes. Sei que a parte de corais tem que se ter cuidado com a exposição e intensidade de luz, e para tal, estava a pensar em fazer um estratificaçao dos corais que se fixariam na rocha viva, em relaçao com a proximidade com a superficie. Será que isto ajuda?

 

Cumprimentos,

Guerreiro

Editado por guerreiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Podes usar água natural ou mistura de sal (própria para aquariofilia) com água de osmose. Para a reposição da água evaporada, usa-se água de osmose.

 

Há quem use água da torneira, mas não é aconselhável.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também sou da opinicão que podes baixar o aqua para os 50cm, assim tens também, além do que já foi dito, mais espaço para a iluminação.

A rocha viva normalmente não tem corais, mas pode vir, raramento, um ou outro coral muito pequenino que passado uns meses cresce e fica maior, que no será contabilizado na rocha. A única rocha que tem coral é a que é vendida com o coral, que normalmente se paga apenas o coral, a rocha vai já contabilizada no seu valor.

Em relação à água, deves utilizar, como o Jorge disse, água de osmose e não destilada. Uma e outra são quase iguais, mas a desligada, normalmente contém cobre.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A Destilada pode conter Cobre? Fogo... É que não tou para comprar uma maquina de osmose que é ridiculamente cara, quando há casos em que se usa agua da torneira para o mesmo efeito...

Eu como tou a dar os primeiros passos neste campo, tou pensar começar com animais da nossa costa (a pergunta da rocha viva com corais era para tirar a teima entre eu e um amigo meu). Mas mesmo assim precisarei de todos estes conselhos, certo? Iluminaçaoo continua a ser um problema... E alimentaçao, como é que eu faço pra invertebrados?

 

Obrigado pelas respostas,

Guerreiro

Editado por guerreiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação à água, deves utilizar, como o Jorge disse, água de osmose e não destilada. Uma e outra são quase iguais, mas a desligada, normalmente contém cobre.

Pedro, que água é esta? bigsmile

 

A Destilada pode conter Cobre? Fogo... É que não tou para comprar uma maquina de osmose que é ridiculamente cara, quando há casos em que se usa agua da torneira para o mesmo efeito...

Por menos de 100€ compras uma boa osmose... não acho que seja um equipamento assim tão caro. Além disso, já fizeste as contas ao que irias gastar em água destilada?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente, se fosse usar destilada, ficava bem caro... Mas não é verdade que se pode usar água da torneira? Há osmoses a partir de que valor? eu sou um total ignorante nos preços desses aparelhos, e acho que nunca vi nenhum à venda...

Quanto à possibilidade de água natural, Aqui na Margem Sul, é impossível... Ficava me mais caro... Já que Costa da Caparica, é bem perigoso e poluido directamente pelo tejo, e Sesimbra, só a gasolina...

 

Cumprimentos,

Guerreiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A água da torneira está cheia de porcaria que mais cedo ou mais tarde te vai dar cabo do aquário. (fosfatos, etc.)

O investimento numa unidade de RO (Reverse Osmose) é capaz de ser um dos melhores que podes fazer nesta fase.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Pedro, que água é esta? :)

É uma água depois de carregar no botão para desligar. yikes

É o que dá estar a escrever à pressa no telemóvel.

 

Realmente, se fosse usar destilada, ficava bem caro... Mas não é verdade que se pode usar água da torneira? Há osmoses a partir de que valor? eu sou um total ignorante nos preços desses aparelhos, e acho que nunca vi nenhum à venda...

Quanto à possibilidade de água natural, Aqui na Margem Sul, é impossível... Ficava me mais caro... Já que Costa da Caparica, é bem perigoso e poluido directamente pelo tejo, e Sesimbra, só a gasolina...

 

Cumprimentos,

Guerreiro

Existem aparelhos de osmose por menos de €100. O mais barato que vi foi entre os €65 e €75 para osmoses de 190lts/dia, depois tens umas mais potentes, mas mais caras.

Para a recolha de água natural, nesses lados costumam ir ao Portinho da Arrábida.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais