Início em salgados, reef


slowmottion

Recommended Posts

Bom dia.

 

Vou, após mais de 20 anos, deixar os aquas de água doce, discus e invertebrados, e entrar num mundo diferente.

 

Penso, em Abril, começar um salgado, Reef, tipo cubo, a ficar na sala, entre dois sofas, no canto.

 

Terá mais ou menos 80 X 80 X 60 - 78X78X55 = +- 300Litros

 

SUMP 65 X 40 X 50 - 63X38X30 = +- 70 Litros.

 

A encomendar na Vidromoldura.

 

A iluminação será obrigatóriamente de LED's.

 

Ando há 5 meses a ler quase exclusivamente sobre água salgada, mas...quanto mais sei...mais dúvidas, como é normal.

 

Ora bem, primeira pergunta:

 

Movel terá 70 X 70 X 80.

 

 

Faço o móvel com:

 

barrotes de madeira, tipo 5X5 e forrado a MDF hidro de 12mm?

 

Ou:

 

Mando fazer em ferro ou alumínio e forrado a MDF hidro de 12mm?

 

E onde mandar fazer a estrutura? Em Lisboa ou Vila Franca de Xira

 

 

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Heheh ... essas dúvidas são mais de arquitectura do que de aquariofilia, quando chegares ás de aquariofilia é que vai ser.. ehehe

Agora mais a sério, esse móvel ainda vai suportar uns bons 400 Kg, por isso, eu acho que optava por uma solução de metal.

O Alumínio para segurar nesse peso todo não será caríssimo? Ferro pintando talvez seja o mais barato, e qualquer serralheiro trabalha com ferro.

Tens ainda outra alternativa, talvez fosse a que eu escolhia, o aço-inox.

Quanto ao local decompra, o melhor é consultares vários e comparares os preços já com o transporte/instalação no local.

 

Paulo

0dc32bd23a542830c84e269d6d375790u1a1.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas ,

 

bem , na minha opiniao a estrutura seria melhor em ferro e pintado com tinta anti corrusao , ou em aluminio ... depois forras a mdf hidrofugo ...

 

a iluminacao em leds , isso tera um custo um bocado "puxado" mas vais notar na conta da edp ... tens os leds da tmc , e para essas medidas teras de por em reguas , pois os cubos so iluminam 50x50cm ....

 

cumprimentos ..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado.

 

Esta é só a primeira de muitas perguntas...

 

Queria mesmo era que alguem aqui da zona me dissesse onde mandou fazer a estrutura e o preço aproximado.

 

Quanto à iluminação, ainda não decidi.

 

Ou um Aquabeam 1000 HD Ultra + duas AquaRay AquaBeam 500.

 

Ou...comprar Led's CREE e fazer eu.

 

O custo não difere muito, contabilizando tudo...com tempo, mão de obra, dissipadores, lentes... talvez não compense. Se eu tivesse 25 ou 30 anos...faria DIY certamente.

 

 

 

Já agora, a coluna de água terá 55 ou 57 cm.

Os corais...vão ter que ser escolhidos de entre os pouco exigentes em termos de iluminação.

 

Recuso-me a ter 500 ou 600W ligados 10 horas por dia...é uma barbaridade para a carteira...e para o planeta.

 

Abraço.

Editado por slowmottion
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

"...

Terá mais ou menos 80 X 80 X 60 - 78X78X55 = +- 300Litros

 

....

Movel terá 70 X 70 X 80.

 

..."

 

Viva, vais fazer o movel mais estreito que o aquário ou foi só um erro a digitar? Não é muito aconselhável o móvel ser mais curto que o aquário.

 

Nuno

Editado por nuno rogerio
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Sim, o móvel será mais estreito que o aquário.

 

Sendo que, o chão e o tampo do móvel serão duas placas MDF hidro de 80 X 80 X 16mm

Editado por slowmottion
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que podes fazer isso em ferro ou alumínio. Existem algumas casas que fazem isso em alumínio e não fica muito caro.

Sobre a iluminação, para 60cm de altura acho que deves optar mais pelas T5, pois os leds não vão dar muita luz, digo por experiência próprio que tenho uns leds num refúgio, e para ele dá bem, mas para recife é pouco.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Prefiro ter uma coluna de água só com 50 cm e utilizar LED's.

 

Iluminação a LED's é ponto assente.

 

Quanto à estrutura, em alumínio seria melhor, mas depende do preço e da resistencia da estrutura.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Para teres uma boa iluminação em leds convém colocares uma boa quantidade deles.

 

Quanto à estrutura, já vi algumas em alumínio com mais de 1000kg em cima, tudo depende se é bem estruturada, como todo o tipo de estruturas de sustentação de pesos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais