tropheus dubosi


malpertius

Recommended Posts

Boas adquiri recentemente 5 dubosis juvenis, sao o ciclideo que mais gosto estao alojados num aquario com cerca de 80 litros, com areão e silica, teem rochas vulcanicas e calcárias, como companheiro de aquario teem um casal de molly's um SAE e corydoras.

 

Queria saber quais sao as melhores condições e alimentação para eles. Teem comido Tetra Pro.

 

Notei que um deles se roça na rocha calcária pode indicar parasitas externos ? como tratar ?

 

Toda a ajuda e bem-vinda obrigado a todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas adquiri recentemente 5 dubosis juvenis, sao o ciclideo que mais gosto estao alojados num aquario com cerca de 80 litros, com areão e silica, teem rochas vulcanicas e calcárias, como companheiro de aquario teem um casal de molly's um SAE e corydoras.

 

Queria saber quais sao as melhores condições e alimentação para eles. Teem comido Tetra Pro.

 

Notei que um deles se roça na rocha calcária pode indicar parasitas externos ? como tratar ?

 

Toda a ajuda e bem-vinda obrigado a todos

Boas!!

1- Convinha colocar parametros da agua

2- Aqua demasiado pequeno

3- Poucos peixes (embora para esse aqua, num futuro prox. sejam demais) isto, presumindo que são jovens!

4- porquê comprar peixes sem antes fazer um estudo minimo das necessidades que a especie necessita?

 

Coloca todos os dados do aqua para a malta te ajudar!

Gilberto Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Já te respondi noutro fórum, mas repito aqui - acho um erro enorme o que tens neste momento. Vende os peixes e tal como o Gilberto disse atrás, investiga mais sobre as espécies. Depois coloca as tuas dúvidas.

 

Agora comprar os peixes e depois colocar as dúvidas, parece-me no mínimo um profundo desrespeito por eles! Esse aquário não faz sentido como está - 80 litros de água é muito, mas muito pouco para tropheus. Podes colocar umas pedras com um casal de Rockdwellers e quanto muito mais uma pequena colónia de conchiculas.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu posso dar-lhes um habitat melhor em horas e o simples facto de saber coisas como se gostam de agua calcaria, rochas calcarias ou preferem vulcanicas, o aqua pode ficar dedicado so a eles e sim posso breve expandir para um maior acompanhando assim o crescimento. nao mostro desrespeito algum...estao muito melhor acomodados e alimentados do que numa loja, e na zona nao e facil eles serem vendidos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, então vamos lá...

 

É importante garantires uma água com um ph (pelo menos) superior a 8 - o ideal poderá rondar os 8,4/8,5. Na minha opinião rochas demasiado afiadas são um risco para eles. Podem magoar-se com a sua fernética actividade. De qualquer forma as calcareas são mais aconselháveis que as vulcânicas. Eu uso seixos de basalto.

 

Garante-lhes uma boa filtração e movimentação de água. Quanto a alimentação, esta deverá ser essencialmente vegetal. Eu uso Sera Granugreen, Sera Discus, NLS e Spirulina.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, então vamos lá...

 

É importante garantires uma água com um ph (pelo menos) superior a 8 - o ideal poderá rondar os 8,4/8,5. Na minha opinião rochas demasiado afiadas são um risco para eles. Podem magoar-se com a sua fernética actividade. De qualquer forma as calcareas são mais aconselháveis que as vulcânicas. Eu uso seixos de basalto.

 

Garante-lhes uma boa filtração e movimentação de água. Quanto a alimentação, esta deverá ser essencialmente vegetal. Eu uso Sera Granugreen, Sera Discus, NLS e Spirulina.

 

Abraço,

Diogo

 

 

ok, amanha ja vou buscar mais rochas calcárias e remover as vulcanicas, o ph esta perto dos 8 mas eu vou comprar o produto para subir o ph, e comprar comida que indicaste, mas penso que a sera pro segundo a combinação tambem nao e má

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

...penso que a sera pro segundo a combinação tambem nao e má

 

Não conheço o Sera Pro! Nem consigo encontrar referência no site.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tetra Pro desculpa ;)

 

Não sei onde foste buscar essa ideia! As comidas da Tetra estão na minha modesta opinião, completamente ultrapassadas e o Tetra Pro não faz qualquer sentido para tropheus.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok eu vou seguir o teu conselho e comprar comida mais adequada. Pelo que pesquisei eles gostam de agua bastante dura, eu arranjo agua calcaria mesmo a volta dos 40graus achas que xega ?

 

Tenho comida para discus, granulado se aconselhares mais essa posso ja começar e dar.

Editado por malpertius
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

ok eu vou seguir o teu conselho e comprar comida mais adequada. Pelo que pesquisei eles gostam de agua bastante dura, eu arranjo agua calcaria mesmo a volta dos 40graus achas que xega ?

 

Tenho comida para discus, granulado se aconselhares mais essa posso ja começar e dar.

 

Não te preocupes demasiado com a dureza da água nem com grandes tentativas de acertar o Ph. É mais importante ter o aquário estabilizado. Preocupa-te sim com a filtração e mudas de água.

 

Se a comida que tens é a Sera Discus, podes dar sem problemas. Outra qualquer comida para Discus pode ser desaconselhada, pois apenas conheço a composição do Sera Discus (que tem muita spirulina).

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O granulado que tenho e tipo marca branca é o que dou aos escalares que tenho noutro aqua. Mas ainda hoje vou comprar sera Discus ou outra comida de base vegetal para ciclideos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ja adquiri Sera Discus Granulat e Sera Granugreen agora surge um problema, os meus dubosi teem dificuldade em comer devido ao tamanho do granulado se partir em pedaços mais pequenos nao tem problema pois nao ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ja adquiri Sera Discus Granulat e Sera Granugreen agora surge um problema, os meus dubosi teem dificuldade em comer devido ao tamanho do granulado se partir em pedaços mais pequenos nao tem problema pois nao ?

 

Esmaga ambos e mistura!

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esmaga ambos e mistura!

 

Abraço,

Diogo

 

Obrigado pelas dicas que tens tado, em relaçao a mudanças de agua normalmente mudo 10 litros por semana e 1 vez por mes limpo filtro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Obrigado pelas dicas que tens tado, em relaçao a mudanças de agua normalmente mudo 10 litros por semana e 1 vez por mes limpo filtro.

 

Muda pelo menos 25% por semana.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Relativamente ao resto acho que o Diogo já te ajudou, relativamente á "roçadeira", devem ser os paramtros da água, ou nitratos ou TPA's com cloro...

Se a água tiver cloro e metias pesados, normalmente eles sentem nas escamas. Por outro lado e para fazer um diagnóstico de parasitas, é preciso mais informação. Tipo os parametros da água.

 

Outra coisa, os Duboisi em pequenos são muito giros... deixa-os crescer e depois... dá a tua opinião.

 

Abraço e boa sorte com isso.

ForumDiscus.com
User Nuno Dinis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Outra coisa, os Duboisi em pequenos são muito giros... deixa-os crescer e depois... dá a tua opinião.

 

Os adultos têm o seu charme...

 

Picture4_edited-63.jpg

 

Desde ontem, tenho lá um macho adulto com 15 cm que é uma brutalidade (devo dizer-Vos que nunca tinha visto um tropheus tão grande - segundo o antigo dono tem pelo menos 4 anos). Ainda não lhe tirei fotos, mas em breve posto.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, eu sei que eles em adultos mudam imenso, mas e dos peixes que mais gosto, nao sou muito de peixes muito coloridos alem dos dubosi tenho um aqua dedicado a um casal de nigrofasciautus, criam imenso e hoje em dia pouca gente os tem pelo menos aqui na zona mas eu adoro nao me consigo desfazer deles.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Que eu digo não tem propriamente a ver com as cores, mas na minha opinião são dos tropheus mais agressivos que conheci (Obviamente que não tive sequer metade das especies que o Diogo manteve). Relativamente á elegância não discordo, são muito giros, são é um bocado brutos!

E esse com 15cm, então deve ser parecido com um tractor, leva tudo á frente :crazyeyes:

 

Abraço,

Nuno Dinis.

ForumDiscus.com
User Nuno Dinis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

E esse com 15cm, então deve ser parecido com um tractor, leva tudo á frente

 

Deixo-Vos uma foto da cabeça do bicho...

 

Picture1_edited-82.jpg

 

Parece que já lhe faltam uns dentes!!!

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais