Algumas dúvidas de principiante :D


dr3

Recommended Posts

Olá

 

sou principiante nisto da aquariofilia e tenho diversas questões, que adorava ter esclarecidas :wink:

já tenho algumas plantas (muito poucas, o orçamento não permite ;)) e ainda nao tenho peixes. gostaria de ter as dúvidas esclarecidas antes de os adquirir, pois não quero depois vir a ter dissabores :S

 

- é necessária a compra daqueles acondicionadores da água?

 

- qual a àgua mais aconselhável? da rede, de um furo ou água proveniente mesmo de um rio?

 

- existe alguma técnica/produto que permita reduzir o tempo de ciclagem?

 

- como se processa isso das bactérias para o filtro? :/

 

btw, o meu aquário tem cerca de 96lts

Editado por dr3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá e bem vindo.

 

Para além de te recomendar a leitura de vários textos que estão por aqui como inamoviveis assim como seguir os links que estão na minha assinatura, dou-te os parabéns por ainda não teres colocado peixes num aqua recente.

 

Face às questões:

 

1 - O acondicionador da água serve para retirar o cloro da água e tornar a água adaptável para os peixes que compras na loja. Existem que use e existem quem não o use. Numa pesquisa pelo forum irás descobrir vários pontos de vista.

 

2 - A água aconselhável é aquela que dispõe, por exemplo, do PH adequado para as espécies de peixes que mantens no aqua. Recomendo-te a da torneira ou de um furo, pois de um rio poderás um dia ver-te a braços com alguma poluição que te pode matar a população toda do aqua.

 

3 - Existem produtos que são acelaradores de bactérias, ou seja, são bactérias concentradas que colocas na montagem do aqua, para que as mesmas se fixem. Reduz-se o tempo gasta-se dinheiro.

 

4 - Os filtros têm esponjas, cerâmicas que devido à circulação de água aliada à existência de bactérias que colocas-te no aqua ou que se foram formando com a maturação do aqua.

 

Boas leituras e boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá e bem vindo.

 

Para além de te recomendar a leitura de vários textos que estão por aqui como inamoviveis assim como seguir os links que estão na minha assinatura, dou-te os parabéns por ainda não teres colocado peixes num aqua recente.

 

Face às questões:

 

1 - O acondicionador da água serve para retirar o cloro da água e tornar a água adaptável para os peixes que compras na loja. Existem que use e existem quem não o use. Numa pesquisa pelo forum irás descobrir vários pontos de vista.

 

2 - A água aconselhável é aquela que dispõe, por exemplo, do PH adequado para as espécies de peixes que mantens no aqua. Recomendo-te a da torneira ou de um furo, pois de um rio poderás um dia ver-te a braços com alguma poluição que te pode matar a população toda do aqua.

 

3 - Existem produtos que são acelaradores de bactérias, ou seja, são bactérias concentradas que colocas na montagem do aqua, para que as mesmas se fixem. Reduz-se o tempo gasta-se dinheiro.

 

4 - Os filtros têm esponjas, cerâmicas que devido à circulação de água aliada à existência de bactérias que colocas-te no aqua ou que se foram formando com a maturação do aqua.

 

Boas leituras e boa sorte.

 

 

obrigado :D

realmente nesse aspecto, o fórum já me ajudou bastante, pois senão eu tinha posto lá peixes logo no primeiro dia xD

 

quanto às questões, obrigado desde já por teres respondido e ajudado :coffee:

ainda assim fiquei com algumas dúvidas:

 

1- vi num vídeo do youtube que, se deixarmos o aquário meio cheio de água e deixarmos repousar a água por 12horas, o cloro se evapora. Isto é verdade?

Sendo assim, se isto for verdade, escuso de comprar o acondicionador da água, certo?

 

3- esse produtos de bactérias são aplicados directamente na água ou no filtro? reduzem o tempo de ciclagem em quanto?

 

obrigado ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado :)

realmente nesse aspecto, o fórum já me ajudou bastante, pois senão eu tinha posto lá peixes logo no primeiro dia xD

 

quanto às questões, obrigado desde já por teres respondido e ajudado :)

ainda assim fiquei com algumas dúvidas:

 

1- vi num vídeo do youtube que, se deixarmos o aquário meio cheio de água e deixarmos repousar a água por 12horas, o cloro se evapora. Isto é verdade?

Sendo assim, se isto for verdade, escuso de comprar o acondicionador da água, certo?

 

Boas seja meio cheio ou cheio por completo o cloro evapora relativamente rápido 12/24h, o tempo de espera que te é aconselhado é o tempo de clicagem do mesmo.

 

 

3- esse produtos de bactérias são aplicados directamente na água ou no filtro? reduzem o tempo de ciclagem em quanto?

 

obrigado ;)

 

Na minha opinião esses produtos são desnecessarios, coloca um pouco de comida para os peixes no aquario mesmo sem fauna e aguarda 3 a 4 semanas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na minha opinião esses produtos são desnecessarios, coloca um pouco de comida para os peixes no aquario mesmo sem fauna e aguarda 3 a 4 semanas...

 

compreendo e obrigado pela resposta :)

 

de qualquer modo, e como qualquer iniciante com o bichinho, eu queria mesmo acelerar o ciclo.

 

como informação adicional, o filtro que tenho, não o comprei novo, já era usado. Já tinha uma esponja, que me parece já estar usada, portanto já terá as tais bactérias. Utilizar este filtro irá acelerar um pouco o ciclo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se o filtro tiver desactivado as bacterias ja morreram (espero não estar engando)... :)

 

se queres a minha opinião, não queiras ser apressado ... eu fui e não correu muito bem :)

Editado por Jorcas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

O cloro perde-se na água por evaporação e repouso da água.

Ajuda ter uma pedra difusora ligada a uma bomba de ar para agitar a água e libertar assim o cloro.

 

Existe quem faça assim, quem coloque directamente a água da torneira no aqua e há quem use acondicionadores de água. Gostos e métodos pessoais.

 

As bactérias que possam ter existido na esponja do teu filtro morreram se o mesmo não se encontrar a trabalhar dentro do aqua, uma vez que as bactérias necessitam que haja uma circulação de água/oxigenio para sobreviverem e multiplicar.

 

Os produtos para a criação de bactérias podem ser colocados na água mas recomenda-se que se coloquem dentro dos filtros para que permita uma rápida fixação das mesmas no filtro.

 

Mas isto é como tudo e a maior virtude de um aquariofilista é a paciência.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok, acho que entendi. Obrigado pelas resposta :sorry:

 

tenho mais algumas dúvidas:

 

já montei o aquário e está a funcionar. Pus uma camada de substrato (húmus de minhoca, vi algures no forum que era bom) e areao de rio apanhado na natureza, algumas pedras (xistos) também apanhadas no mesmo local e plantas (rotalas). Foi tudo devidamente lavado e fervido. Após ter colocado tudo no aquário ao meu gosto, enchi o aquário de água e tudo bem, ficou a água +/- límpida. Mas, passadas umas horas a água começou a ficar bem mais escura e, hoje quando acordei, parecia água dos esgotos (:S), muito turva mesmo!!! Será isto normal?!

 

Outra questão de principiante (sei que é estúpida, mas é favor não gozar :?): como se coloca uma bomba de ar no aquário? totalmente imersa ou apenas a saída de ar fica imersa?

 

obrigado, desde já :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok, acho que entendi. Obrigado pelas resposta :)

 

tenho mais algumas dúvidas:

 

já montei o aquário e está a funcionar. Pus uma camada de substrato (húmus de minhoca, vi algures no forum que era bom) e areao de rio apanhado na natureza, algumas pedras (xistos) também apanhadas no mesmo local e plantas (rotalas). Foi tudo devidamente lavado e fervido. Após ter colocado tudo no aquário ao meu gosto, enchi o aquário de água e tudo bem, ficou a água +/- límpida. Mas, passadas umas horas a água começou a ficar bem mais escura e, hoje quando acordei, parecia água dos esgotos (:S), muito turva mesmo!!! Será isto normal?!

 

Outra questão de principiante (sei que é estúpida, mas é favor não gozar :sorry:): como se coloca uma bomba de ar no aquário? totalmente imersa ou apenas a saída de ar fica imersa?

 

obrigado, desde já :?

 

Boas

se bem percebi a bomba de ar que falas não e para meter dentro de água,essa bomba

leva um tubo desses finos de aquário,e na ponta leva uma pedra difusora ,que por sua vez

e metida dentro do aquário,a pedra como e evidente ,depois e ligar a bomba e começa a fazer

bolinhas de ar,e movimenta a água.

espero ter ajudado. A.S :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

http://rapidshare.com/files/359866820/IMG_0146.JPG.html

http://rapidshare.com/files/359867635/IMG_0147.JPG.html

 

 

nao sei por imagens aqui, portanto pus os links.

Como podem ver, a agua está mesmo horrivel. Não sei do que pdoerá ser. Uma ajudinha era fantastico biggrin.png' alt=':biggn:'>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tive o mesmo problema por causa do substracto o que fiz foi trocar o filtro que tinha que era um filtro muito basico apenas com rede e troquei por um que tem filtr biologico e lã, troquei 10% da agua do aqua e ao fim de 3 dias estava bom, fui remexindo o chao e as plantas para libertar a sujidade que la se entranhavam e agora nao tenho mas problemas com isso^^

::link para site com fins comerciais removido. HRS::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Outra dúvida:

 

os filtros fazem todos o mesmo barulho em funcionamento ou alguns fazem mais que outros? É que tenho um filtro interno da aquapor 200lts/h e isto faz um barulho infernal :/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Outra dúvida:

 

os filtros fazem todos o mesmo barulho em funcionamento ou alguns fazem mais que outros? É que tenho um filtro interno da aquapor 200lts/h e isto faz um barulho infernal :/

 

 

Boas, nem todos os filtros fazem o mesmo baralho, essa é uma das grandes diferenças das marcas conceituadas para as "mais baratas". Mas por norma, mesmo os mais barulhentos não fazem um barulho infernal como tu te referes ao teu. Abre a cabeça do filtro e ve se a bobine não tem uma pá partida ou se não precisas de substituir. É normal sofrer desgaste com o tempo e começar a fazer mais ruido que o normal.

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.