Criar betas...


LATINO39

Recommended Posts

Ola a todos! por falarem em betas eu gostava que algem me podece ajudar se for possivel, eu tanho um beta com duas femias num acuario (30/20/20) com +/- uns cm de água e o macho já esta a fazer o ninho áh uns dias, agora o que eu nao sei e nao ancontro em lado nenhum a se tanho que mudar a agua ou se deixo ficar assim ate a femia deseovar...

Agradecia que algem me podesse responder se for possivel, já agora passo desculpas se nao estou a colocar a mensagem no citio certo e obrigados desde já.

Abraços....

Sempre gustei de ajudar e de ser ajudado, e assim todos seguimos em frente...

 

Comprimentos Kilifilistas...

 

Telm: 919281019

 

Moreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia.

Não sou um criadro de bettas mas a minha filha tem um casal e já não sei o que fazer a tanto "bettinha".

Nós fazemos assim:

Num aquario pequeno(20/30 Lt) com + - 4 dedos de agua, tenho um bocado de cortiça a boiar (+- 20 Cm/10 Cm) a um canto, um bocado bom de musgo de java perto do sitio onde penso que vai haver ninho, + - menos a meio do aqua ponho uma "rede" (Efhi fix da Eheim) que moldo ate fazer uma separação (1/3 da caixa de Efhi Fix + -) de forma a que a femea possa fugir facilmente e o macho não a possa perseguir tão facilmente.

Alimentar bem de preferencia comida viva ou congelada.

Quando estiver a chegar o momento a femea fica mais escura, apresenta no corpo umas riscas verticais e o ovopositor parece uma pintinha branca.

Se te aperceberes da desova separa a fêmea se não quando ocorrer a desova os ovinhos vêm-se perfeitamente no ninho.

Quando os alevins nascem ficam 1/3 dias "pendurados" no ninho.

Quando vemos que os alevins já nadam em posição horizontal devemos retirar o macho.

Nos primeiros dias os infusorios criados no musgo de java alimentam a prole 1/2 dias depois começo a adicionar vermes do vinagre e 3/4 dias depois artemia recem-nascida.

NESTA FASE devemos começar a acrescentar água nova + - 1 dedo por dia.

Quando os peixitos nos derem garantias de não ser aspirados podemos começar a tentar tirar alguma agua velha.

Se juntarmos o casal em 1 semana começa tudo de novo.

Espero ter sido util.

Um abraço.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ajudou muito, espero q eles se entandao e eu va ter o prazer de ver esse misteri.

 

Muito obrigado "João Machado"

 

Um abraço

Sempre gustei de ajudar e de ser ajudado, e assim todos seguimos em frente...

 

Comprimentos Kilifilistas...

 

Telm: 919281019

 

Moreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais