N acasalam


AMPF

Recommended Posts

Olá a todos!

 

Tenho um macho ctr com 3 posturas de sucesso. Esta semana, coloquei-o com uma femea para reproduzir e ele fez um ninho enorme mas depois n abraça a femea e destroi o ninho. Aconteceu o mesmo trocando de femea. Alimento-os com betta novo, artemia e tubifex

ja vos aconteceu alguma vez esta situação? o que fariam?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos!

 

Tenho um macho ctr com 3 posturas de sucesso. Esta semana, coloquei-o com uma femea para reproduzir e ele fez um ninho enorme mas depois n abraça a femea e destroi o ninho. Aconteceu o mesmo trocando de femea. Alimento-os com betta novo, artemia e tubifex

ja vos aconteceu alguma vez esta situação? o que fariam?

 

 

 

Olá

A femea estava pronta ? Era visivel o ovipositor?

cumpr.

antónio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo que eu percebi 1ºcolocas a femea, 2º o macho faz o ninho ?

Deixa o macho fazer o ninho e depois "mostras" a femea.

 

 

nao coloco a femea ao 2º dia dentro do copo e kando tem o ninho bem constituido passado 1 a 2 dias retiro-a do copo e coloco c o macho e ai não se dá o abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nao coloco a femea ao 2º dia dentro do copo e kando tem o ninho bem constituido passado 1 a 2 dias retiro-a do copo e coloco c o macho e ai não se dá o abraço

 

 

Estranho

tens um macho com ninho, uma femea com ovipositor visivel e com riscas verticais, e nada acontece?....estranho

há sempre um momento de "stress" (+ para o ser humano... bowdown ) com o macho a perseguir a femea,e a femea a ser +- mal tratada. E depois há um momento fulcral que é qdo a femea"segue" o macho para debaixo do ninho. Este factor, para mim, é sinal que o abraço vai se iniciar dentro de poucos minutos.

Se ela não tiver este comportamento, nada feito, ele não irá parar de a perseguir. Até se desinteresar e destruir o ninho.Neste momento é melhor retirar a femea.

O esquisito é teres tentado com várias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos!

 

Tenho um macho ctr com 3 posturas de sucesso. Esta semana, coloquei-o com uma femea para reproduzir e ele fez um ninho enorme mas depois n abraça a femea e destroi o ninho. Aconteceu o mesmo trocando de femea. Alimento-os com betta novo, artemia e tubifex

ja vos aconteceu alguma vez esta situação? o que fariam?

 

 

Boa noite

 

 

Temperatura da água?

Obrigado

Jorge Bento

Licenciado em Biologia Marinha e biotecnologia no ramo de aquacultura

Presidente da Associação Portuguesa de Bettas splendens e selvagens

www.apbettas.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Volta a tentar, mas certifica-te que não são importunados por barulhos e movimentos bruscos, como pessoas a passar, entre outras coisas. De preferência se for possível liberta a fêmea logo pela manhã. Pelo que tenho lido a maioria tende a acasalar mais facilmente pela manhã.

 

Boa sorte!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

26-28ºC

 

Terá o macho ficado estéril... É que no período a cerca de dois meses atrás em que esteve bastante frio ele sofreu um pouco pk a zona onde o tinha não tinha aquecimento.

 

o Aquario tem termostato?

Se não tem, devia para a temperatura ser constante, não conseguiras reproduzir sem uma temperatura constante e elevada, no meu caso ás vezes apenas um a 2 graus faz a diferença.

Recomeça tudo, separa os dois e mantem-os em agua quente, alimenta durante uma semana 3 vezes ao dia, na primeira refeição dá granulado para bettas na segunda artemia congelada e terceira um mistura á base de coração de boi. Faz isto para os dois ( é importante manter durante este periodo os dois numa temperatura maior que 26 graus.).

Aconselho tambem por uma vez por dia durante 1 hora um espelho ao pé do macho para ele se exercitar

Depois disso, colocas o macho no aquario de reprodução logo pela manhã e deixas estar sozinho durante esse dia todo, só o alimentas uma vez e com granulado. No dia seguinte colocas a femea dentro do aquario de reprodução de maneira que o macho veja e não toque, tambem pela manha.

No terceiro dia se o ninho de bolhas tiver construido soltas a femea no fimda da manha / inico da tarde.

Um bom sinal de reprodução é a femea ir logo para debaixo do ninho e inspecionar, se o ninho for demasiado pequeno ela nao vai acasalar.

O aquario deverá ter musgo de java ou outra planta para a femea esconder-se do macho.

Este metodo funciona sempre comigo, normalmente uma hora depois de soltar a femea começam os abraços, as mais teimosas só aceitam o macho no dia seguinte pela manhã.

 

Isto não é ciencia exacta, mas comigo tem tido 100% de eficiencia

 

Podes dar mais informação sobre o setup que utilizas?

Editado por Jorge Bento

Obrigado

Jorge Bento

Licenciado em Biologia Marinha e biotecnologia no ramo de aquacultura

Presidente da Associação Portuguesa de Bettas splendens e selvagens

www.apbettas.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais