NanoMiniMicro...


paulojbsilva

Recommended Posts

Boas,

vou fazer aqui um pequeno post sobre a minha primeira experiência em salgados.

Depois de uns anitos com discus e uns ciclideos africanos, decidi mudar de águas...eheh.

 

Então tenho:

 

Aquário: 80cm x 45cm x 35cm (133 litros)

 

Iluminação: 4 x T5 24w (2x 10000K + 2x Actinias)

 

Circulação: 1 bomba SEIO Wave Marea 2400 l/h

 

Aquecimento: Termostato da idade da pedra (nem faço ideia da potência, as letras desapareceram)

 

Fitro: AquaClear Hang on Back 30 com Chemi Pure Elite

 

Rocha: 20 Kg's

 

Areão: 18 Kg's

 

Densidade: 1023/1025

 

Temperatura: 25º

 

Amónia: 0

 

Nitritos: 0

 

Nitratos: 0

 

 

 

Xénia

IMG_1858.jpg

 

 

Sarcophyton

IMG_1861-1.jpg

 

 

O preguiçoso do peppermint shrimp, só come camarão...

IMG_1862.jpg

 

 

Um nassarius a sair debaixo do areão

IMG_1865.jpg

 

 

Os "nemos"...eheh

IMG_1869-1.jpg

 

 

Euphylia

IMG_1876-1.jpg

 

 

Ricordea

IMG_1878.jpg

 

 

Clibanarius a assaltar uma casca de um turbo...

IMG_1879.jpg

 

 

Caulastrea Furcata

IMG_1881.jpg

 

 

Actinodiscus sp

IMG_1884.jpg

 

 

Caulastrea Furcata by night

IMG_1892.jpg

 

 

Isto não sei o que é mas gostava que alguém desse palpite...eheh.

IMG_1898.jpg

 

 

Euphylia (close)

IMG_1901.jpg

 

 

Clibanarius tricolor

IMG_1910.jpg

 

 

Caulastrea Furcata

IMG_1914.jpg

 

 

Sarcophyton

IMG_1934.jpg

 

 

O minimicronano reef

IMG_1946.jpg

Editado por paulojbsilva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Paulo

 

Aquilo que não sabes o que è :) e pedes palpites...sem palpites...são perninhas de ofiuros :D

Fica bem

 

Cjorgene

Editado por cjorgene
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Paulo

 

Aquilo que não sabes o que è :) e pedes palpites...sem palpites...são perninhas de ofiuros :D

Fica bem

 

Cjorgene

 

 

Boas,

obrigado pela identificação...creio que não são maus. E ontem contei 5 conjuntos...ou seja 5 ofiuros.

Gracias...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou com uma dúvida existencial que espero que me ajudem a decidir. Como se pode ver na configuração do meu aquário, tenho como filtro toda a rocha e areão e um filtro hang on back. Esse filtro funciona muito bem, mas já não me está a servir de muito, pois usava-o para remover silicatos e fosfatos quando usava água da torneira. Visto que deixei de o fazer e passei a usar osmose, creio que não me traz grandes vantagens tê-lo, a não ser pelo facto de só ter uma bomba e esse filtro quebra a superfície da água, ajudando às trocas gasosas...

Agora a minha questão é: e escumador?

Nunca senti necessidade de ter um, visto que só tenho dois ocellaris. Mas tenho algumas dúvidas se o crescimento lento dos corais se deve à baixa pureza da água, se terei um elevado nível de TDS, etc etc.

O que acham?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Paulo, o aqua está muito giro.

 

Não terás falta de corrente na superficie? Parece que tens várias particulas no nivel de água.

 

Cumps.

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Paulo, o aqua está muito giro.

 

Não terás falta de corrente na superficie? Parece que tens várias particulas no nivel de água.

 

Cumps.

 

Eu tinha acabado de por uns flocos para os peixes aparecerem mais para as fotos e os nassarius sairem cá para fora, por isso a água estava um pouco mais esquisita. Mas também acho que sim...essa é outra coisa que espero resolver com um escumador...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tinha acabado de por uns flocos para os peixes aparecerem mais para as fotos e os nassarius sairem cá para fora, por isso a água estava um pouco mais esquisita. Mas também acho que sim...essa é outra coisa que espero resolver com um escumador...

 

olá Paulo

o aquario está giro :eusathink:

se puderes limpar o vidro traseiro era melhor, dava um aspecto mais clean ao aquario biggrin.png' alt=':biggn:'>

a bomba de circulação se puderes puxá-la mais para cima e apontar para a superficie vai ajudar nas trocas gasosas.

em relação ás particulas que tens em suspensão podem ser da bomba estar perto do areão e estar a espalha-lo pela agua toda.

eu durante uns meses tambem não usei escumador no meu nano, mas desde que meti o escumador a qualidade da água melhorou bastante, tambem tinha particulas no cimo do aquario e deixei de ter por isso aconselho-te a colocares um escumador no teu aqua.

cumprimentos

Paulo Rocha

Editado por pjorgerocha
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Paulo,

obrigado pelos conselhos. Vou experimentar hoje mesmo depois da troca de água.

Em relação ao escumador, ando de olho num TMC v200 ou 300...o que achas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Paulo,

obrigado pelos conselhos. Vou experimentar hoje mesmo depois da troca de água.

Em relação ao escumador, ando de olho num TMC v200 ou 300...o que achas?

 

sempre ás ordens :D

eu comprei um TMC v2 skim 400 aqui no forum para o novo aquario que vou montar mas ainda não o utilizei por isso não te sei dizer se é bom ou mau, mas no meu nano tenho um Escumador TMC V2 120 Nano Skimmer e estou satisfeito com ele.

entre os dois que mencionas eu ia para o 300, tambem tens o deltec MCE300 que dá para pendurar da parte de fora do teu aquario.

cumprimentos

Paulo Rocha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, eu pessoalmente aconselho um Deltec APF600, dá para trabalhar exteriormente sem sump, e fica como investimento para um água maior, e claro, muitos melhores resultados para esse nano.

 

image00023a.jpg

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, vocês deixaram-me a pensar...creio que vou mesmo optar por comprar um escumador. Os TMC parecem-me muito bem, um pouco mais em conta...eheh.

Alguém sabe dizer se são muito barulhentos? Como o aquário está na sala não queria uma coisa a fazer muito barulho...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, vocês deixaram-me a pensar...creio que vou mesmo optar por comprar um escumador. Os TMC parecem-me muito bem, um pouco mais em conta...eheh.

Alguém sabe dizer se são muito barulhentos? Como o aquário está na sala não queria uma coisa a fazer muito barulho...

 

Pelo que ouvi dizer são silenciosos mas não te posso dar a certeza, tenta perguntar ao membro sinover que ele tinha um.

cump

Paulo Rocha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Paulo, vou perguntar.

Já agora, limpei o vidro traseiro como sugeriste, realmente...eheh. Mas como este aquário é novo (a parte de vidro só), e morreram 2 turbos de fome, creio eu, estava com medo que o turbo que restou fosse pelo mesmo caminho. Agora que o aquário já está de novo estabelecido, creio que posso limpar um bocadinho mais..

Gracias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Paulo, vou perguntar.

Já agora, limpei o vidro traseiro como sugeriste, realmente...eheh. Mas como este aquário é novo (a parte de vidro só), e morreram 2 turbos de fome, creio eu, estava com medo que o turbo que restou fosse pelo mesmo caminho. Agora que o aquário já está de novo estabelecido, creio que posso limpar um bocadinho mais..

Gracias.

 

Boas, esqueci-me de referenciar que o APF600 precisa de duas bombas para funcionar fora da sump, por isso seria mais um custo e mais um barulho...

Outra hipotese é usares o ATB Hang-on que também é uma grande máquina de escumação.

http://reefquest.vstore.ca/product_info.ph...e41c311a5166463

 

Cumps.

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Bruno,

o deltec parece-me muito bem, mas já está um pouco fora do meu orçamento. Já começo a ponderar a hipótese de construir eu o escumador...acho que o difícil é entender bem como funciona e ver um de perto para tirar umas ideias...o resto é simples, creio eu.

Que achas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, a ciencia daquilo acho que é um pouco básica, podes escolher escumador pela net e fazeres copia dele. biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

Cumps.

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem o inicio do projecto está muito fixe...

 

Eu também andava com ideias de construir um mas os meus projectos são mais folha e lápis :eusathink:

 

Tens ideia de que materiais vais utilizar para o disco perfurado? e estrutura do escumador?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem o inicio do projecto está muito fixe...

 

Eu também andava com ideias de construir um mas os meus projectos são mais folha e lápis ;)

 

Tens ideia de que materiais vais utilizar para o disco perfurado? e estrutura do escumador?

 

Boas,

estou a pensar usar pvc ou acrilico para o corpo e para o disco creio que qualquer material que me vendam neste formato deve servir, desde que seja plástico...

Vou tentar passar na Eurotubos e investigar um pouco mais.

Se alguém tiver mais ideias, força...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Entretanto, e depois de ver o moonlight do vodka7, decidi que o meu aquário também merecia uma moonlight.

Encontrei numa loja de um indiano cá do bairro, uma fita de uns 40cm de led's azuis autocolantes que funciona a 12V.

Então e não é que colada dentro da calha e ligada a um transformador de um aspirador que já não existe a debitar 6V fica brutal???? Eheh. E só custou 6€...

Em breve ponho as fotos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deixo aqui um link para um video manhoso que fiz do projecto do meu escumador...

 

http://s826.photobucket.com/albums/zz186/p...current=1-1.flv

 

acham que vai funcionar?

Editado por paulojbsilva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Acho que não está bem pensado o escumador...

 

Então se a água entra directamente acima da placa perfurada, e a água sai em baixo, qual é a ideia da placa ??

 

A placa perfurada tem uma função especifica de pressurizar a água/ar que vem da bomba.

 

Mais, conseguires fazer um escumador, acredito que sim, mas que bomba pensas usar ??

Abraço,

 

João Judicibus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Acho que não está bem pensado o escumador...

 

Então se a água entra directamente acima da placa perfurada, e a água sai em baixo, qual é a ideia da placa ??

 

A placa perfurada tem uma função especifica de pressurizar a água/ar que vem da bomba.

 

Mais, conseguires fazer um escumador, acredito que sim, mas que bomba pensas usar ??

 

 

Boas,

é muito provavel que tenha vários erros, daí querer a vossa opinião. Realmente a placa deveria ser só perfurada a volta do cone interior. Isto baseando-me num modelo da Deltec. Se acharem que existe modelos mais simples de "copiar" por favor sugira-mos.

Quanto à bomba ainda não escolhi, mas creio que essa não deve ser a parte dificil.

Obrigado e continuem a mandar mais dicas.

Editado por paulojbsilva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais