Ajuda urgente não sei mais o que fazer


leandromoreira

Recommended Posts

Boas Pessoal

precisava da vossa ajuda no seguinte: tenho algumas algas nas pontas das folhas de uma acorus (pretas e um pouco filamnetosas) também me aparecem tipo green spots nos vidros (limpo com um raspador e passado 1 semana começa o crescimento das mesmas) e o aqua não recebe luz solar directa.

 

aqui esta o meu setup do aqua para facilitar a ajuda.

- aquario - aquadream 60 aqua atlantis (54 litros)

- filtro - biobox

- termo - 100 W

- iluminação - 1 aquarelle Phillips 15W 10000Kelvins

- injecção de Co2 Caseiro - (segundo testes está a funcionar na perfeição)

 

FAUNA

4 Corys Pandas

3 Ottos Affinis

5 Tetra Neon

6 Sawbwa Resplendes

1 Casal apistogramma Cacuatoides

 

FLORA

Acorus Gramineus

Anubias Barteri

Elodeas

Bacopa Amplexicaulis

Eleocharis parvulus

 

FERTILIZAÇÃO

10 ml por semana Sera florena

2 pastilhas de 15 em 15 dias de Sera flora plus

 

TESTES

PH - 6.7 / 7

KH - 6

GH - 9

NO2 - 0

NO3 - 10

AMÓNIA - 0

PO4 - 0.25 A 0.3

FERRO - 0.25

 

TPA´S de 1 a 2 vezes por semana ( conforme a disponibilidade ) de 10 litros

substituição semanal da lã de vidro

 

Penso que será o suficiente de informação para a vossa ajuda.

Tenho o aqua montado á 4 meses sendo o 1º mês só parafazer o ciclo

Agradeço a vossa ajuda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Leandro boas,

ve o meu post e ve se as filamentosas são iguais as tuas.

 

Tambem tenho o mesmo prob com os green spots, pensei em tempos k era do local onde estava o aqua, mudei-o e continua a fazer.

 

Kd tiveres novidades apita!

 

boa noite

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Penso que já li aqui no forum que as green spots aparecem quando há niveis baixos de fosfatos. Experimenta aumentar um pouco os teus niveis.

Excesso de Ferro...

 

Mas atenção, as greenspot, se aparecerem só estas, são um bom indicador de níveis óptimos de nutrientes para as plantas.

Infelizmente, são das algas que dificilmente não se conseguem remover apenas por controlo de nutrientes. O melhor é introduzir uns animais que as reduzam, tipo neritinas natalensis ou mesmo os otocinclus.

Nas manutenções também ajuda raspar as que aparecem nos vidros com um cartão plástico ou outra coisa equivalente. É raro estas algas proliferarem nas folhas de das plantas. Só se as mesmas forem de crescimento lento ou os níveis de ferro e micronutrientes forem superiores ao necessário.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

 

Excesso de Ferro...

 

Mas atenção, as greenspot, se aparecerem só estas, são um bom indicador de níveis óptimos de nutrientes para as plantas.

 

 

Não são só greenspots e dessas eu dou conta do recado. O problema são algas verdes tipo (penugem) nas plantas de crescimento lento (eleocaridis parvula "acho que é assim que se escreve") e anubias e uma acorus

Fertilizo semanalmente 10ml Florena da sera

Quinzenalmente 2 pastilhas de flora plus da sera

As plantas de crescimento rápido estão impecaveis as lentas têm essas algas verdes por exemplo uma anubia que de 3/4 em 3/4 semanas nascem duas folhas novas e as mais adultas ficam com algas verdes como descrevi e umas pintas pretas.

 

eu sei que tenho um desiquilibrio nos fosfatos 0.25 / 0.35ppm em relação a nitratos 10ppm mas é devido a uma materia filtrante chamada PhoEx da JBL que me aconselharam a introduzir no filtro quando tinha os fosfatos elevados 5ppm, mas isso já retirei devido aos conselhos acerca dos fosfatos baixos e agora terei de esperar para ver no que dá.

agradeço a vossa ajuda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Na minha opinião, tens pouca luz, o que leva à não absorção (ou pouca) dos fertilizantes por parte das plantas, originando assim o excesso de ferro/micronutrientes que o luis falava.

 

cumprimentos

 

BB

Link to comment
Partilhar nas redes sociais