1º Experiencia c/ Fertilizantes Seachem


Ivo Gabriel

Recommended Posts

Boa Noite,

 

vou montar um novo plantado e ja encomendei os Fertilizantes de Potassio , Fosfato , Ferro e Nitratos da marca Seachem, esta é a minha 1º experiencia com esta marca de fertilizantes, queria saber se alguem usa e se tem obtido bons resultados.

Os fertilizantes sao todos de 250 ml, quanto tempo acham que duram fertilizando regularmente?

 

Cumprimentos

Editado por Ivo Gabriel
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

eu não percebo muito disto mas já vi que ninguém se chega à frente... Parece que é um hábito aqui desta secção do fórum :D

 

À tua pergunta é fácil responder: vais ao site da Seachem e procuras a diluição recomendada (exemplo: 5ml por cada 50l de água) e depois vês para quantas utilizações te dá cada frasco consoante o volume do teu aquário. Depois é só dividires pelo número de vezes por semana e já está.

João Moreira

"Imagination is more important than knowledge" A. Einstein

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

eu não percebo muito disto mas já vi que ninguém se chega à frente... Parece que é um hábito aqui desta secção do fórum :mrgreen:

 

À tua pergunta é fácil responder: vais ao site da Seachem e procuras a diluição recomendada (exemplo: 5ml por cada 50l de água) e depois vês para quantas utilizações te dá cada frasco consoante o volume do teu aquário. Depois é só dividires pelo número de vezes por semana e já está.

 

Sim isso eu ja fiz. Mas queria mesmo saber se os fertilizantes eram bons ou não. Mas o PIRANHA disse que obtem bons resultados com esta marca por isso vou confiar nele. Pena ninguem mais dar a sua opiniao.

 

Muito obrigado por responderes

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece que sim, que esses da Seachem são acima da média. Melhor acho que só os da Tropica, pelo menos é o que usam os "cromos" dos plantados.

 

E não precisas de agradecer a resposta, é suposto ser para isso que o forum serve: troca de experiências entre todos.

Editado por MoreiraMan

João Moreira

"Imagination is more important than knowledge" A. Einstein

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu também estou a usar os fertilizantes da Seachem. Tenho andado a fazer mais ou menos o que diz na garrafa. No entanto penso que terei necessidade de usar doses superiores de alguns fertilizantes. Tenho niveis baixos de Ferro e Fosfatos, como tal as dosagens serão superiores.

 

Até ver as plantas têm-se desenvolvido muito bem. Tenho só algumas folhas com pequenos furos com aurélolas amarelas, penso que seja fosfatos. Mas o aquário tb é novo e tem pouca população, logo implica pouca alimentação.

 

Em resumo, estou satisfeito. Daqui para a frente é equilibrar as coisas e ver onde terei mais consumo.

 

Comparativamente a outros fertilizantes, não te poderei ajudar pois só recentemente comecei a fazer plantados e iniciei as fertilizações apenas com os produtos da Seachem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu também estou a usar os fertilizantes da Seachem. Tenho andado a fazer mais ou menos o que diz na garrafa. No entanto penso que terei necessidade de usar doses superiores de alguns fertilizantes. Tenho niveis baixos de Ferro e Fosfatos, como tal as dosagens serão superiores.

 

Até ver as plantas têm-se desenvolvido muito bem. Tenho só algumas folhas com pequenos furos com aurélolas amarelas, penso que seja fosfatos. Mas o aquário tb é novo e tem pouca população, logo implica pouca alimentação.

 

Em resumo, estou satisfeito. Daqui para a frente é equilibrar as coisas e ver onde terei mais consumo.

 

Comparativamente a outros fertilizantes, não te poderei ajudar pois só recentemente comecei a fazer plantados e iniciei as fertilizações apenas com os produtos da Seachem.

 

Boas, em relação aos furos nas plantas é falta de potassio. Mas muito obrigado pela tua opiniao.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas,

 

uso produtos da Seachem e considero-os muito bons, realmente acima da média. Uso o Seachem Excel, Potassium e Iron e os resultados são visiveis no bom desenvolvimento das plantas, mesmo quando as mesmas não tinham CO2 injectado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Noite,

 

vou montar um novo plantado e ja encomendei os Fertilizantes de Potassio , Fosfato , Ferro e Nitratos da marca Seachem, esta é a minha 1º experiencia com esta marca de fertilizantes, queria saber se alguem usa e se tem obtido bons resultados.

Os fertilizantes sao todos de 250 ml, quanto tempo acham que duram fertilizando regularmente?

 

Cumprimentos

 

 

Olá,

 

eu não percebo muito disto mas já vi que ninguém se chega à frente... Parece que é um hábito aqui desta secção do fórum :)

 

À tua pergunta é fácil responder: vais ao site da Seachem e procuras a diluição recomendada (exemplo: 5ml por cada 50l de água) e depois vês para quantas utilizações te dá cada frasco consoante o volume do teu aquário. Depois é só dividires pelo número de vezes por semana e já está.

 

E se adicionas 5ml todos os dias quando as plantas só consomem 1/2???

Depois tens excesso e isso resulta em algas.

 

Se fosse assim tão linear era uma festa. ;)

É tudo muito relativo.

Os macros são para ser adicionados quando necessário, e nas quantidades necessárias.

 

ex. se no dia 1 fertilizas-te x ml de macros para atingir os valores de 10 no3 e 1 po4 não quer dizer que tenhas de fertilizar com a mesma quantidade de macros no dia 3.

 

Para saber aproximadamente tens de fazer uma média do que o teu aquário precisa.

 

ex. tenta manter níveis de no3 entre 5 a 10 e níveis de po4 entre 1,5 a 1

 

fertilizas para atingir os valores pretendidos no dia 1.

 

no dia 2 fazes testes e voltas a adicionar para atingires os valores pretendidos, repetes isto por uma semana e vais anotando os valores dos testes num caderno fazendo os testes sempre antes do inicio da fotossíntese.

 

No fim da semana fazes uma média do que necessitas de adicionar diariamente.

 

 

Isto tudo explicado de forma simples e rápida por quem absorveu informação postada aqui no forum.

Se estiveres mesmo interessado em dominar a técnica de fertilização pesquisa pois eu não sou nenhum pró.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

A minha impressão dos fertilizantes da seachem....

 

Os unicos que se aproveitam são os de potássio e os de ferro que vêm em concentração minimamente decentes... no entanto pelo preço dum frasco de 250ml de potássio faço 10 litros com pó.

 

O de nitratos e o de fosfatos... são ridiculamente diluídos... é mesmo ridículo.

 

Para os micros deixo-te aqui uma relação entre a concentração de micros da HA e micros da seachem:

 

mg b cu fe mn mo z

inf 4,4 200 1,25 16,9 22,2 42,85

 

Gostaste? Agora Tropica/seachem

mg b cu fe mn mo z

inf 0,44 60 0,21 3,38 2,22 2,85

 

e alem disto.. recomendam uma a duas vezes por semana 5ml por 250ml.... a tropica recomenda 5ml por 50l e Ha 5ml por 100l....

 

Visto assim parece muito mau n achas?

 

cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Recomendo Seachem para quem não quer ter muito trabalho.. São dos melhores fertilizantes pois podemos comprar em componentes separados e tem concentrações aceitáveis.

 

Mas isto para aquarios abaixo dos 100LT... pois aquarios maiores acaba por se gastar uma pequena fortuna mensalmente!!

 

Aquarios acima dos 100LT é preferivel comprarem em pó os macros e diluir em água de osmose, micros da tropica e ferro HA ou seachem!

 

Cumps

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Boas

 

Desculpem estar aqui a perguntar isto mas aconselham me os fertilizantes da wate-r-evolution?

 

Eu tenho os PO4 elevados e os NO3 :music_singguitar:

 

O meu Aquario tem poucas plantas mas vou comprar uma data de plantas para o preencher.

 

PS: Os NO3 eu sei o que é. É um feto de java que ta meio "froxo" e castanho.

Editado por joaoadias
Link to comment
Partilhar nas redes sociais