CPO ovada


0ri0nte

Recommended Posts

Boas pessoal,

 

acabei de reparar que tenho uma CPO ovada :)

O problema é que está num comunitario, e assim não me parece que os filhotes vão sobreviver. Tenho um nano de 25L já pronto para a colacar, a questão é se, com a mudança não será que a mãe vai largar os ovos? com o stress?

 

Quem quiser as condições da agua de reprodução aqui vai:

Temp: 28ºC

pH: entre 6.5 e 7 (os testes da sera trocam-me os olhos todos XD)

Amonia: 0

NO2: Não testei mas deve de ser 0 também, pois é um comunitario já com uns meses valentes

NO3: 10mg/L

GH: 5

KH: 2

 

Cumps.

Editado por 0ri0nte
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou meter agua do comunitario no nano e rezar pelo melhor, deve de ter mais hipoteses sozinhos que no comunitario de certeza.

 

Vamos a ver se ajudo a espalhar esta bela especie :)

Editado por 0ri0nte
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tens tempo suficiente para o nano ciclar...mas convem meteres os CPO's num aquario so para eles com bastantes esconderijos, tipo tubos etc.

Se eles ficam no comunitario os discos vão agradecer pelas crias :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O nano ja esta ciclado, tem um filtro de esponja, era pra reproduzir galaxys, mas como ainda nao arranjei femeas (tenho 2 machos XD) tá de vago.

Pois no comunitario não vai ter grande sorte, acho que é melhor tentar a minha sorte no nano.

 

Tenho medo é com a areação do filtro de esponja a pH comece a subir muito rapidamente.

Vou deixar hoje, ja meti agua do comunitario, amanha vejo como esta o pH do nano e se meto la a CPO.

 

Vamos a ver se os safo eheheh.

 

Sabem se é preciso um ambiente salobro pras crias nascerem? Acho que já li algures que sim, mas como vêm de um lago, não deve de ter grande logica.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Carlos, já tive a ler o teu topico e é-me util pra tirar algumas informações.

 

Logo à noite vou fazer o teste de pH ao nano a ver se tá bom pra retirar a femea do comunitario e meter la ate largar os pequenitos. Ela tá sempre escondida debaixo de uma casca de coco, vou tirar a casca e tudo pra ela nao sentir tanto a diferença de mudar de local.

 

Espero conseguir safar alguns pequenotes, mas ja vi no teu topico que não é facil. Vamos a ver. No comunitario é que nao iam ter sorte de certeza.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já passei a CPO para o nano. Ela passa o dia lá metida escondida, por isso, o problema de ser um nano de 25L não deve de ser problema. Ela durante o dia está sempre escondida dentro da casca do coco, mudei-a do comunitario directamente dentro do coco. agora vou subindo os minerais gradualmente, a ver se as crias têm todos os minerais que precisam pra se desenvolverem.

 

Vou metendo novidades.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas pessoal,

 

A femea aqui à 2 dias já só tinha uns 3 ovos, hoje reparei que já não tinha nenhuns. Não sei se foi por ser a primeira postura e ainda ser inesperiente que tenha perdido os ovos. Fica pra uma proxima.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Novidades quentinhas.

 

Compri mais um casal. Agora tenho num nano, 2 CPOs femeas e 1 macho.

 

Resultado no primeiro dia: 22/03/10

 

O macho chegou, começou logo a dar calor na femea que ja tinha ficado ovada à uns tempos, a femea nova ainda é pequena

22032010490.jpg

 

22032010508.jpg

 

Tiveram quase 1h nisto, o macho nao a largava...

 

Hoje 25/03/10

 

25032010509.jpg

 

:medieval_mace:

 

Vamos a ver se desta a femea consegue aguentar os ovos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas,

 

E novidades dessa CPO?

 

Espero q esteja tudo a correr de feição!

 

Cumprimentos

 

 

Ricardo

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A femea continua ovada, demora cerca de 4 semanas (30dias) pelo que andei a pesquisar ate os pequenos andarem sozinhos.

Já perdeu alguns ovos, mas pouca coisa até à data.

 

A primeira vez que teve ovada ao fim de 10 dias já nao tinha ovos, para ja está a ir bem. Vamos a ver se desta vez se safa alguns.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Temperatura 25ºC

pH 7.5

Amonia e nitritos a 0

Nitratos a 10mg/L

gH: 5

kH: 4

 

O filtro é de esponja, que funciona a ar. O nano tem cerca de 30L, só com 3 CPOs e um oto

 

Espero que ajude

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

quanto mais rapido melhor. Se calhar com temperaturas mais baixas de 22ºC é que demora 4 semanas, mas ha pouca informação na net sobre a reprodução desta especie. O que eu li foi de 4 semanas, mas no topico do Carlos Couceiro já vi que pode ser mais rapido.

 

Para já passaram cerca de 10 dias, vamos a ver se para a semana que vem já há melhores novidades :thumbup3:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É prejudicial ter dois trios (2xmachos+4fêmeas) juntos no mesmo aqua?

 

A nível de agressões posso garantir-vos q estão mesmo muito calmos - brigas muito esporádicas porque tem bastantes esconderijos.

 

Mas se existe alguma outra razão p não ter uma colónia mto grande p reprodução.

 

Obrigado

 

 

Ricardo

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não percebi a sua ultima resposta Ricardo.Fonseca. A que se estava a referir?

 

A femea anda sempre metida dentro do coco escondida, é dificil apanha-la ca fora neste dias que têm passado.

Se a apanhar tiro foto ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É prejudicial ter dois trios (2xmachos+4fêmeas) juntos no mesmo aqua?

 

A nível de agressões posso garantir-vos q estão mesmo muito calmos - brigas muito esporádicas porque tem bastantes esconderijos.

 

Mas se existe alguma outra razão p não ter uma colónia mto grande p reprodução.

 

Obrigado

 

 

Ricardo

 

Não é uma resposta mas sim uma pergunta banana rock

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que se tiverem espaço sufeciente não tem problema em juntar 2 trios. Eu tenho um trio num aqua 34*27*27 (comprimento, largura, altura) com um coco, buracos, musgo de java. Um deles ja mudou a pele e não houve mortes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

testum

 

jaobtiveste reproduçao bem sucedida?

 

Sim, não me perguntes quantos, porque é impossivel conta-los. O maximo que já vi ao mesmo tempo foram 5, tenho imensos esconderijos. E ainda não chegam a 1cm.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais