finalmente 120x60x60


dominik1994

Recommended Posts

ola

 

bem depois de muito tempo de convencer o pessoal de ca de casa consegui vou montar um aquario de 120x60x60

ja sei qual é o aquario filtro e movel nesta parte na tenho duvidas.

 

tenho duvidas em relaçao as especies

vou dizer algumas que me agradam

 

Cyrtocara moorii gosto desta por ser grande e acho que se iria destacar no meio dos restantes

Protomelas sp. "Steveni Taiwan" gosto desta para tentar fugir um pouco aos mbunas

agora vai complicar sei que a alimentaçao das seguintes é diferente das assima mas mesmo assim...

 

Cynotilapia afra "Cobwe"

Metriaclima estherae "Minos Reef"

Pseudotropheus demasoni "Pombo Rocks"

Pseudotropheus elongatus "Neon Spot"

Pseudotropheus Kingsizei "Maingano"

- Pseudotropheus saulosi

- Pseudotropheus socolofi

Pseudotropheus sp. Acei "Msuli"

 

tambem gostava que me dessem sugestoes de especies eu ando sempre a ver no ciclideos.com mas la nao ha assim tanta coisa.

Editado por dominik1994
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Domink

 

Primeiro de tudo bem vindo ao fabuloso mundo dos Ciclideos. Tens ai um excelente tanque para iniciares, tem as dimensões do meu. Eu já vou avançar para uma nova montagem de 180x60x60. O vício é tão grande que depois vais querer mais, mas é um excelente aquário para começar.

 

Quanto às especies eu escolhia 5 trios (1M+2F).

 

Juntar Haps com Mbunas não é assim tão linear, ainda para mais com 120cm de frente. Precisas de colocar territorios diferenciados e a alimentação como referiste é diferenciada. A dieta dos Haps é mais proteica e os Mbunas Vegetariana.

 

Quanto à tua Shortlist de Especies vou deixar alguns comentários e sugestões, estou claro a falar pela minha experiência que já é alguma:

 

Primeiro de tudo para mim faltam ai uns Labeotropheus que pelas suas características e beleza para mim é indispensável num Aquário Malawi. Eu no Meu tenho um trio de Labeotrpheus Fuelleborni, tens ainda os Labeotropheus trewavasae, qualquer um deles com várias populações diferentes. Como vão ficar grandes vais ter um excelente Pai para o aquário visto que é uma especie pacífica mas que impõe respeito. O meu macho é este:

71-1107.jpg

 

Pseudotropheus sp. Acei "Msuli": Aprovadíssimo! Além de ser um peixe super pacífico e de rara beleza, é um peixe que ocupa bastante o topo do aquário ao contrario da maior parte dos Mbunas que andam mais pela zona de Rocha. Outra característica excelente é que vive bem em comunidade com os da mesma espécie, o que não é de todo normal. Nesta espécie se a conseguires procriar vais ver pais e filhos todos juntos nadando ao longo do Aquário.

 

Cynotilapia afra "Cobwe" e Pseudotropheus socolofi: Duas espécies muito territoriais e agressivas para outras espécies. Eu colocava apenas uma delas e colocava juvenis para se irem desde o ínicio se habituando à convivência com os outros. Das duas eu colocava os Cynotilapia por duas razões, a primeira é que são mais pequenos, a segunda é que tens ai muitos Pseudotropheus.

 

Metriaclima estherae "Minos Reef" e Pseudotropheus Saulosi: São especies identicas a nível de cores e só escolheria uma. Não é por uma questão de gosto mas sim devido a agressividade e problemas com hibridação. Adoro os Minos Reef e apesar de serem ligeiramente mais agressivos mas é das espécies de Metriaclima menos agressivas.

 

Pseudotropheus elongatus "Neon Spot:

Na especie é das menos territoriais e agressivas intra/inter espécie. A considerar dependendo das outras escolhas. Tenta não escolher espécies de cores semelhantes.

 

 

Pseudotropheus Kingsizei "Maingano"

Não tendo experiencia com a espécie, a opinião generalizada dos amigos que os criam é que é um peixe bastante calmo. Uma alternativa aos Cobwe.

 

Pseudotropheus demasoni "Pombo Rocks":

Dos peixes mais agressivos que ai tens apesar do tamanho enganador. Como já tens peixes na lista dentro do mesmo padrão de cores eu não colocaria

 

Conclusão tenta só colocar um trio de cada uma dos grupos de Especies. Além dos Labeotropheus também existem especies excelententes de Labidochromis que são na generalidade bastante pacíficas

 

Vai fazendo as tuas escolhas que depois vou dando outras ideias ;)

 

 

Espero ter ajudado

João

 

PS: Achei piada a parte do Ciclideos.com ter pouca coisa. Sendo um dos fornecedores de conteudos do site internacional bem como da maioria das fotos ;)

Editado por nemo

[url="http://www.ciclideos.com/forum/"][img]http://www.ciclideos.com/forum/barbatana/banner_forum1.png[/img][/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

lol

 

ok nova lista

Cyrtocara moorii a minha especie favorita tenciono comprar pequenos tipo 6cm e deixando crescer segundo o que li demoram muito a atingir a maturlidade e adoro o peixe simplesmente. tambem sei da alimentaçao deles. vejam a minha ideia

ja que serao os maiores do aquario provavelmente serao os primeiros a alimentarem se entao dava por exemplo camarao aos gajos e depois dava comida aos outros.

 

- Cynotilapia afra "Cobwe" aqui ainda tou dividido com os Pseudotropheus Kingsizei "Maingano" qual dos dois é mais facil de arranjar? gosto mais do kingseizei por acaso do que o cobwe

 

Labeotropheus fuelleborni "Yelow Sided" por acaso sao loucos

Metriaclima estherae os red nao posso juntar com os salousi ou os OB?

 

Pseudotropheus elongatus "Neon Spot

 

Pseudotropheus demasoni "Pombo Rocks esta para mim tem que tar la na dispenso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu já mantive Kingsizei e já vendi muitos, actualmente não mantenho CA's, mas a opinião dos meus kingsizei é que... são piores que as C. Afra...

Tinha um casal de Kingsizei e Afras no aqua e adivinha quem mandava!!! pois era o kingsizei, quanto a arranjar, podes recorrer ás importações que o amigo gil costuma fazer, ficas com um trio praí por 20€, se comprares em alguma loja, provavelmente o trio fica mais caro, alem de que incorres no erro de te arranjarem 3 machos ou 3 femeas..

Dos meus 3 chegaram 2 vivos(5/6 cm), ao fim de dois meses estavam a criar, ao fim de 5, tinha peixes que nunca mais acabavam no aquario de crescimento...

 

Outra coisa, se queres mbunas, tem cuidado com a alimentação, na minha opinião um exclusivo de mbunas seria o ideal, mas obviamente é só a minha opinião.

 

Os Demasoni e os Kingsizei no mesmo aqua vai dar trolha e da grossa...

 

Abraço e boa sorte.

 

Nuno Dinis.

ForumDiscus.com
User Nuno Dinis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva novamente

 

Como já te tinha dito e o Nuno também manter Haps com Mbunas nesse aquário não recomendo sinceramente de todo.

 

No caso de optares por Mbunas e seguires o nosso conselho podes sempre dar uma olhada nesta lista abaixo, mais equilibrada.

 

 

Labeotropheus trewavasae "Thumbi West"

Metriaclima Estherae "Minus reef"

Labidochromis sp. Mbamba

Pseudotropheus elongatus - escolhe a população que mais gostares...

Metriaclima sp. Msobo Magunga

Cynotilapia sp."hara"

 

(Metriclima talvez optasse apenas pela que gostasses mais)

 

Vai dizendo coisas

 

Abraço

João

[url="http://www.ciclideos.com/forum/"][img]http://www.ciclideos.com/forum/barbatana/banner_forum1.png[/img][/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Labeotropheus trewavasae "Thumbi West" porque nao o fuelleborni?

Metriaclima Estherae "Minus reef"

Labidochromis sp. Mbamba

Pseudotropheus elongatus - escolhe a população que mais gostares... neon spot

Cynotilapia sp."hara"

Pseudotropheus sp. Acei "Black Tanzania”

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Labeotropheus trewavasae "Thumbi West" porque nao o fuelleborni?

Metriaclima Estherae "Minus reef"

Labidochromis sp. Mbamba

Pseudotropheus elongatus - escolhe a população que mais gostares... neon spot

Cynotilapia sp."hara"

Pseudotropheus sp. Acei "Black Tanzania”

ola,

se fosse a ti escolhia os cobwe sao peixes magnificos comprei 5 juvenis em setembro do ano passado, ver a evoluçao deles e espectacular e as cores com que agora tao sao lindas infelismente hoje morreu me o macho dominante com bloat aprecebi me tarde demais e mesmo com tratamento ja tava num estado muito avançado,pelo menos deixou descendecia, a serio sao espectaculares,mas tu e que sabes escolhe o mais bonito

felicidades

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Labeotropheus trewavasae "Thumbi West" porque nao o fuelleborni?

 

Era só mais algumas alternativas para escolheres os que gostas mais :D

Por exemplo não referiste nas tuas escolhas os Acei e são peixes muito bonitos e muito pacificos. Qualquer uma destas populações "Msuli" ou "Black Tanzania", são muito bonitas.

 

Tenta escolher um de cada grupo:)

 

 

Abraço

João

[url="http://www.ciclideos.com/forum/"][img]http://www.ciclideos.com/forum/barbatana/banner_forum1.png[/img][/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Novidades deste projecto Dominic?

 

Vamos lá fazer escolhas eu sei que não é fácil.

 

Depois fazes como eu e partes para os 600L e ai já temos outras alternativas;)

 

Abraço

[url="http://www.ciclideos.com/forum/"][img]http://www.ciclideos.com/forum/barbatana/banner_forum1.png[/img][/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Novidades deste projecto Dominic?

 

Vamos lá fazer escolhas eu sei que não é fácil.

 

Depois fazes como eu e partes para os 600L e ai já temos outras alternativas;)

 

Abraço

 

 

 

ja so me falta mesmo vender os severus para dar o aquario a minha avo para ter espaço para este no quarto. queria ja o ter antes das ferias mas nao sei se vai dar.

 

600litros nao ha espaço daqui a uns anos talvez hehe

 

430 litros ja é uma boa banheira pa mim

 

 

ainda vou montar o aquario a minha avo e ainda um de 200litros a um amigo depois das ferias assim vou logo ao guincho buscar uns 100kilos de areia e depois a ericeira para buscar as pedras a duvida é que nao sei qual é a praia das pedras na ericeira daquelas redondas pretas. Se alguem souber diga me!

Editado por dominik1994
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ja so me falta mesmo vender os severus para dar o aquario a minha avo para ter espaço para este no quarto. queria ja o ter antes das ferias mas nao sei se vai dar.

 

600litros nao ha espaço daqui a uns anos talvez hehe

 

430 litros ja é uma boa banheira pa mim

 

 

ainda vou montar o aquario a minha avo e ainda um de 200litros a um amigo depois das ferias assim vou logo ao guincho buscar uns 100kilos de areia e depois a ericeira para buscar as pedras a duvida é que nao sei qual é a praia das pedras na ericeira daquelas redondas pretas. Se alguem souber diga me!

 

 

Não vais precisar de 100Kg de Areia, se meteres 100kg ficas com 14 cm de altura, 50kg já deve chegar.

 

E quanto às espécies e Filtragem que estás a pensar colocar ai no Aqua?

[url="http://www.ciclideos.com/forum/"][img]http://www.ciclideos.com/forum/barbatana/banner_forum1.png[/img][/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Não vais precisar de 100Kg de Areia, se meteres 100kg ficas com 14 cm de altura, 50kg já deve chegar.

 

E quanto às espécies e Filtragem que estás a pensar colocar ai no Aqua?

 

Profissional 3e 2076

 

os 100kilos é para subrar para os outros aquarios :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Viva novamente

 

Como já te tinha dito e o Nuno também manter Haps com Mbunas nesse aquário não recomendo sinceramente de todo.

 

No caso de optares por Mbunas e seguires o nosso conselho podes sempre dar uma olhada nesta lista abaixo, mais equilibrada.

 

 

Labeotropheus trewavasae "Thumbi West"

Metriaclima Estherae "Minus reef"

Labidochromis sp. Mbamba

Pseudotropheus elongatus - escolhe a população que mais gostares...

Metriaclima sp. Msobo Magunga

Cynotilapia sp."hara"

 

(Metriclima talvez optasse apenas pela que gostasses mais)

 

Vai dizendo coisas

 

Abraço

João

 

Boa tarde!

Cá esta uma lista bem original bigsmile

http://www.ciclideos.com/forum/malawiseu-a...0-t9909-15.html

 

Até a população de Elongatus sugerida é a mesma!!!

cheers

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

- Tropheops sp. "Chilumba Orange o meu favorito

Cynotilapia sp."hara" o meu segundo favorito

Pseudotropheus elongatus neon spot ou o Pseudotropheus elongatus "Mpanga"

Pseudotropheus sp. ACEI "Black Tanzanie"ou- Pseudotropheus sp. ACEI "Msuli"

Labidochromis caeruleus "Nkhata Bay" ja os tenho em casa de um amigo mas ainda tou a pensar se vou colocalos ou nao neste aquario

Labeotropheus fuelleborni

Metriaclima estherae "Minos Reef"

 

e ainda fiquei a pensar nos

 

Cynotilapia afra "Cobwe"

Metriaclima greshakei

 

espero que esteja tudo bem com a nova lista

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

a lateral do aquario

IMG_5765.jpg

uma epecie que nao consigo identificar foi me oferecido se alguem souber diga por favor

IMG_5795.jpg

Metriaclima greshakei macho

IMG_5780.jpg

 

 

e o suposto Labidochromis caeruleus "Nkhata Bay"

IMG_5771.jpg

 

 

este aquario é o provisorio de 100litros tenho ca 3 caeruleus 4 metriaclimas 1 desconhecido casal de astotilapias, dois machos e duas femeas tumbi west e 7 acei msuli com 1,5cm

 

sei que é muito peixe mas é provisorio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aquario de 100litros é para ficar

1 Pseudotropheus lanisticola (M) muito pacifico

2 Labeotropheus trewavasae "Thumbi West"(M+F)juvenis

A sua agressividade é regra geral dirigida a individuos da mesma especie (inclusivamente às femeas) pelo que o ideal é manter apenas um macho por aquario e de preferencia várias femeas.

Vou tentar arranjar mais fêmeas.

3 Labidochromis caeruleus (M+F+F)ou (F+F+F)ainda nao sei

Comportamento:

É dos mbunas mais pacificos tendo uma boa relação com todos os outros tipos de mbunas.

Ainda estou a pensar meter um trio juvenil de Pseudotropheus sp. Acei "Msuli" para dar mais cor ao aquario e visto ser um peixe pacific penso que nao havera problemas.

 

O único problema deste aquário é o tamanho mas quanto a isso não posso fazer nada.

 

Aquário 120x60x60

8 Tropheops sp. "Chilumba Orange-Mphanga Rocks" juvenis

4 Metriaclima greshakei(M+F+F+ M juvenil)

2 Labeotropheus trewavasae "Thumbi West"(M+F)juvenis ainda por acrescentar uma fêmea

2 Astatotilapia calliptera casal (M+F) para sair

4 Pseudotropheus sp. Acei "Msuli" juvenis este numero pretendo aumentar.preciso de peixes para ocupar a parte de cima do aquário visto ser muito alto.

Ainda por arranjar depois quando tiver o aquário montado:

Protomelas sp. "Steveni Taiwan"

Cynotilapia sp."hara"

Labeotropheus fuelleborni posso juntar com os Labeotropheus trewavasae "Thumbi West?

Não haveria mesmo a possibilidade de colocar os - Pseudotropheus demasoni "Pombo Rocks" o aquario é grande ,acho que se os coloca se em ultimo lugar sendo também os mais pequenos do aquário não haveria grande problema.E todos os outros peixes são bastante diferentes deles.

Editado por dominik1994
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ainda estou a pensar trocar os Cynotilapia sp."hara" por Metriaclima zebra "Chilumba Luwino Reef"ou Metriaclima zebra "Chilumba Maison Reef" o que acham da ideia ?

 

outra coisa

 

 

os Labeotropheus fuelleborni posso juntar com os Labeotropheus trewavasae "Thumbi West?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.. a especie que dizes nao conhecer é um Pseudotropheus lanisticola e parece-me ser um macho pela imagem... Eu ja tive um casal...

 

Cumpts

 

 

ja tinha descoberto! :(

 

tou me a tentar desfazer dele mas niguem quer.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...
  • 3 semanas depois...

as fotos

 

o aquario vazio quando chegou

IMG_7413.jpg

 

IMG_7412.jpg

o macho metriaclima greshakei

IMG_7498.jpg

alevins de C.moori , P. salousi e metriaclima greshakei

IMG_7496.jpg

juvenis de P. acei msuli

IMG_7491.jpg

 

IMG_7489.jpg

casal L. tumbi west

IMG_7487.jpg

macho em inicio de transformaçao metriaclima greshakei

IMG_7486.jpg

 

IMG_7483.jpg

 

IMG_7482.jpg

metriaclima greshakei , L. caruleus e C. afra cowbe

IMG_7477.jpg

tudo ao molhe (aquario de 70 litros de crescimento )

IMG_7476.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nova lista para o aquario

 

o que ja tenho:

Cynotilapia afra "Cobwe" 5juvenis

Metriaclima greshakei casal e vou deixar crescer duas femea para aumentar o racio de femeas devido á agrevissidade do macho.

Pseudotropheus sp. ACEI "Msuli" 4 juvenis

Pseudotropheus saulosi 4 juvenis

Labeotropheus fuelleborni 2 casais juvenis

- Cyrtocara moorii 4 juvenis

 

falta:

Tropheops sp. "Chilumba Orange-Mphanga Rocks"

ou

Pseudotropheus demasoni

Link to comment
Partilhar nas redes sociais