morte de meus bettas


aquagyn

Recommended Posts

prezados amigos do forum

 

hoje estou bastante desanimado pois meus bettas praticamente morreram todos, cheguei a ter 15 machos e 30 femeas durante o ultimo ano tirei uns 20 filhotes pois começou um problema que não soube detectar qual era e matou a maioria das minhas femeas, so para esclarecer perdi 6 em uma semana e agora estão korrendo os machos.

estou usando agua passada em filtro com lampada UV meus aquarios onde ficavam os machos tem 6 litros e as femeas em aquario comunitario os aquarios de reprodução 40x20x20 e faço desinfecção mensais com permanganato de potassio (01 comprimido para 250 litros de agua pois acredito que o problema possa ser contaminação da agua.

uso sempre alimentos vivos, artemia recem eclodida, veme do vinagre, paramecios e rotiferos e larvas de besouro do amendoim isto sempre acompanhado de uma ração de otima qualidade.

controlo temperatura (28º) ph (7,2) faço troca parciais toda semana, troco 70% da agua mas não teve jeito meus bettas quase acabaram estou pensando em recomeçar comprar tudo de novo machos s femeas e tambem alguns bandeiras e colisas que são peixes que gosto muito, mas e um investimento relativamente alto para mim vamos ver.

esqueci de dizer uso agua de poço (cisterna) com ph em torno de 7,2, meus amigos do forum se voce puderem me dar uma luz eu fico muito agradecido pois adoro meus peixes e procuro trata-los da melhor maneira possivel, obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

prezados amigos do forum

 

hoje estou bastante desanimado pois meus bettas praticamente morreram todos, cheguei a ter 15 machos e 30 femeas durante o ultimo ano tirei uns 20 filhotes pois começou um problema que não soube detectar qual era e matou a maioria das minhas femeas, so para esclarecer perdi 6 em uma semana e agora estão korrendo os machos.

estou usando agua passada em filtro com lampada UV meus aquarios onde ficavam os machos tem 6 litros e as femeas em aquario comunitario os aquarios de reprodução 40x20x20 e faço desinfecção mensais com permanganato de potassio (01 comprimido para 250 litros de agua pois acredito que o problema possa ser contaminação da agua.

uso sempre alimentos vivos, artemia recem eclodida, veme do vinagre, paramecios e rotiferos e larvas de besouro do amendoim isto sempre acompanhado de uma ração de otima qualidade.

controlo temperatura (28º) ph (7,2) faço troca parciais toda semana, troco 70% da agua mas não teve jeito meus bettas quase acabaram estou pensando em recomeçar comprar tudo de novo machos s femeas e tambem alguns bandeiras e colisas que são peixes que gosto muito, mas e um investimento relativamente alto para mim vamos ver.

esqueci de dizer uso agua de poço (cisterna) com ph em torno de 7,2, meus amigos do forum se voce puderem me dar uma luz eu fico muito agradecido pois adoro meus peixes e procuro trata-los da melhor maneira possivel, obrigado

 

Olá Aquagyn

 

 

 

Em primeiro lugar lamento as percas de um número tão elevado de Bettas.

 

Sobre o que escreveste não consigo só por ai ver que acha algum problema no entanto poderás fazer outras análises a agua dos aquários experimenta ver como estão os níveis de nitratos e amónia na agua que usas e depois faz uma medição nos aquários antes da troca de agua para ver se está tudo bem.

 

Outro factor importante é a idade dos exemplares que tens (a quanto tempo os tens e já os compraste adultos?).

 

Outro ponto a ter em conta é o número de reproduções ou tentativas de reprodução que eles estiveram sujeitos.

 

Outro ponto que focaste foi a temperatura e o pH a que os manténs em relação a temperatura que presumo que seja constante uma temperatura tão elevada em permanecia acaba por diminuir a longevidade dos Bettas embora os mantenha mais activos e prontos para reprodução, em relação ao pH embora eu por norma use valores na ordem dos 6.8 não vejo ai motivo de maior preocupação pois é um valor perfeitamente tolerado pelos Bettas.

 

 

 

Abraço

 

Paulo Vedor

 

 

 

PS- completa o teu perfil.

assinaturasoficial.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Atendendo ao que escreveste duvido que a minha experiência com bettas seja maior que a tua, muito menos a essa escala e muito menos com reprodução...

 

No entanto, posso dizer-te, fruto da minha actividade profissional, que as águas de poço podem muito facilmente ser contaminadas tanto química como organicamente. Mesmo que o furo esteja aparentemente longe de fontes de poluição os lençois freáticos subterrâneos estendem-se por muitos quilómetros e é muito fácil os contaminantes da superfície serem arrastados para lá pela chuva. O mais provável, acho eu, é o teu poço ter sido infiltrado por um metal pesado ou por uma bactéria, fungo ou virus (a filtração UV é muito eficaz, mas não 100%...). Por isso é que é desaconselhavel beber água de poço e, neste caso, usa-la em aquários.

 

Em relação às mortes dos peixes... Atendendo ao filtro UV e à desinfecção que tu fazes diria (adivinhando) que anda aí um metal pesado... Experimentaste usar carvão activo nos filtros? Isso explicava também o facto de as TPA's não ajudarem... a nova água que entra é exactamente igual à que já lá esta, nesse aspecto.

 

Por fim não te esqueças de acautelar o consumo HUMANO de água! Não sabemos se o problema é este ou não, mas no teu lugar eu NÃO beberia dessa água e mandava-a analisar.

 

Boa sorte para isso,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais