Tanga 60x40x30


pmatt

Recommended Posts

Olá a todos.

 

Andei durante algum tempo no mundo dos plantados. No entanto, derivado à falta de tempo e de alguma paciencia para a poda e devidas preocupações que os plantados dão, acabei por "desligar" o aqua.

 

Como saberão, este vicio da aquariofilia não nos deixa e gostava agora de me aventurar novamente por este mundo. Não querendo voltar aos plantados pelos motivos que mencionei, andei a pesquisar e o lago Tanganyika chamou-me a atenção.

 

Depois de pesquisar aqui pelo burgo reparei que tenho um aqua mto curto (60x30x30). No entanto gostava de saber algumas opiniões no caso de colocar uma pequena colónia de Neolamprologus similis.

 

Outra questão, assim numa de evitar entrar em trabalhos é o filtro. Apenas tenho um filtro interno que bombeia 340 L/h. Chega?

 

Bem...são as minhas questões fulcrais. Se não der mesmo, acabem-me com o sofrimento.

 

Obrigado.

Editado por pmatt
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

De facto o aqua é muito pequeno para Tangas, mas essa colónia de similis ou multies seria uma opção muito viável, o problema é mesmo o filtro, se poderes apostar num filtro melhorzinho era importante! Acho que com esse é muito arriscado!

Abraço!

Abraço,

Bruno Silva.

O meu Tangany

barbatana_userbar.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

De facto o aqua é muito pequeno para Tangas, mas essa colónia de similis ou multies seria uma opção muito viável, o problema é mesmo o filtro, se poderes apostar num filtro melhorzinho era importante! Acho que com esse é muito arriscado!

Abraço!

 

Olá.

 

Obrigado pela resposta.

 

Para já o investimento num filtro é-me complicado. Achas que TPA's mais frequentes poderão ajudar o facto de o filtro ser "curto"?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Obrigado pela resposta.

 

Para já o investimento num filtro é-me complicado. Achas que TPA's mais frequentes poderão ajudar o facto de o filtro ser "curto"?

 

boas, nao querendo ser chato mas sendo, filtro interno e africanos nao combinam muito bem... aposto que so tem esponja ora bem, como penso que sabes os ciclideos africanos, neste caso do lago tanganiyka vivem em phs extremamente altos (a rondar os 8,5/9) ora bem, com estas condicoes de alcalinidade, qualquer que seja a concentracao de amonia, é extremamente toxica, pelo que um filtro muitissimo bem ciclado e que possa conter ceramicas/substractos ou afins é essencial! Penso ter sido claro, qualquer duvida apita! :medieval_mace:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, nao querendo ser chato mas sendo, filtro interno e africanos nao combinam muito bem... aposto que so tem esponja ora bem, como penso que sabes os ciclideos africanos, neste caso do lago tanganiyka vivem em phs extremamente altos (a rondar os 8,5/9) ora bem, com estas condicoes de alcalinidade, qualquer que seja a concentracao de amonia, é extremamente toxica, pelo que um filtro muitissimo bem ciclado e que possa conter ceramicas/substractos ou afins é essencial! Penso ter sido claro, qualquer duvida apita! ;)

 

 

Olá de novo.

 

Bem, na realidade no meu filtro interno tem esponja na mecânica e cerâmicas na biológica. Mas compreendo que o caudal n seja o mais indicado. Li que se deveria multiplicar por 7 a capacidade do aqua para se saber o caudal necessário. É verdade ou mito?

 

Obrigado pelas respostas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

Bem, na realidade no meu filtro interno tem esponja na mecânica e cerâmicas na biológica. Mas compreendo que o caudal n seja o mais indicado. Li que se deveria multiplicar por 7 a capacidade do aqua para se saber o caudal necessário. É verdade ou mito?

 

Obrigado pelas respostas.

 

 

7 a 10 vezes é o aconselhado, em relacao ao filtro... nem e tanto pelo caudal, e mesmo pela capacidade para acomodar materias filtrantes biologicas, qual a quanridade de ceramicas que tem?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

7 a 10 vezes é o aconselhado, em relacao ao filtro... nem e tanto pelo caudal, e mesmo pela capacidade para acomodar materias filtrantes biologicas, qual a quanridade de ceramicas que tem?

 

Tem poucas. Onde tinha esponja coloquei cerâmicas, deve ter cerca de 40/50 cerâmicas.

 

Já andei a estudar. Que me dizem um Eheim 2211 ou 2213 ? O preço deles não é assim tão elevado e se me permitir construir este aqua, vale a pena.

 

Outra questão, estou farto de procurar areia de sílica e não encontro. Podem dar-me uma dica?

 

Para a decoração estou a pensar usar seixos rolados, penso que faça sentido.

 

As conchas são outro problema para arranjar, normalmente utilizam conchas de que?

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tem poucas. Onde tinha esponja coloquei cerâmicas, deve ter cerca de 40/50 cerâmicas.

 

Já andei a estudar. Que me dizem um Eheim 2211 ou 2213 ? O preço deles não é assim tão elevado e se me permitir construir este aqua, vale a pena.

 

Outra questão, estou farto de procurar areia de sílica e não encontro. Podem dar-me uma dica?

 

Para a decoração estou a pensar usar seixos rolados, penso que faça sentido.

 

As conchas são outro problema para arranjar, normalmente utilizam conchas de que?

 

Obrigado.

 

Em relacao ao filtro, o 2211 parece me que chega perfeitamente, mas se puderes por um 2213 tambem nao e muito mau, porque lea consideravelmente mais materias filtrantes, se a fiderenca nao fosse muita em relacao ao preco eu nao exitava (nao sei ao certo a que precos se encontram! :) )

Uma dica em relacao a areia, nada mais facil (barato) de encontrar do que areia de praia, e preciso lava la convinientemente, mas é uma boa aposta, uma vez que ja tendo conchas moidas ajude a elevar e manter o ph!

 

Em relacao a seixos, os multis/similis nao necessitam de qualquer decoracao alem de conchas (ja falo delas) portanto calhaus é a gosto tendo sempre atencao para os deixar apoiados no vidro do aquario (primeiro colocam se as pedras apoiadas no vidro, ou com esferovite por baixo e so depois se coloca areia) porque os similis sao escavadoras de 5 cm! xD eles vao cavar buracos enormes e se as pedras estiverem mal apoiadas poderao ceder e partir o vidro!

 

Em relacao a conchas, existem varias possibilidades, comecando pelas naturais do lago, conchas de Neothauma que custam em media 1€ por conchas, no entanto nos supermercados na zona de congelados consegues encontrar tambem escargot para fins culinarios, é so preparar o escargot, apreciar o petisco e depois lavar bastante bem as conchas e coloca las no aqua, alem de sair mais barato ainda se ganha um petisco! xD

 

 

Espero ter ajudado, mais alguma coisa e so dizer! :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só para acrescentar que a série classic da e-heim, seja ele o 2211, 13, 15, ou 17, são do melhor que podes encontrar em fiabilidade, preço, etc, etc, são de facto fantásticos! Já tive 2213, agora tenho um 2217 e penso comprar mais 1!

No teu caso em concreto um 2213, já seria bom, o 2211 julgo ser curto em circulação! Costumam arranjar-se bons preços aqui na secção de vendas do fórum!

Abraço!

Abraço,

Bruno Silva.

O meu Tangany

barbatana_userbar.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos.

 

Andei durante algum tempo no mundo dos plantados. No entanto, derivado à falta de tempo e de alguma paciencia para a poda e devidas preocupações que os plantados dão, acabei por "desligar" o aqua.

 

Como saberão, este vicio da aquariofilia não nos deixa e gostava agora de me aventurar novamente por este mundo. Não querendo voltar aos plantados pelos motivos que mencionei, andei a pesquisar e o lago Tanganyika chamou-me a atenção.

 

Depois de pesquisar aqui pelo burgo reparei que tenho um aqua mto curto (60x30x30). No entanto gostava de saber algumas opiniões no caso de colocar uma pequena colónia de Neolamprologus similis.

 

Outra questão, assim numa de evitar entrar em trabalhos é o filtro. Apenas tenho um filtro interno que bombeia 340 L/h. Chega?

 

Bem...são as minhas questões fulcrais. Se não der mesmo, acabem-me com o sofrimento.

 

Obrigado.

 

 

Boas!

 

Pois realmente é curto, acabei de montar um "TWIN AQUAS" que podes ver aqui no forum.

Tem cerca de 300 lts e é para tangas, e mesmo assim estou a acha-lo um pouco curto.... no entanto se poderes duplicar o comprimento do teu de 60 para 120 já era bem bom!

 

relativamente ao filtro, de momento tenho um fluval 405 que faz-me cerca de 3x o vol do aquário por hora e é manifestamente muito pouco o que vou fazer ainda este mês é complementa-lo com um eheim que me faça umas 7 a 8 x o vol do aquário para que no fina obtenha cerca de 10 x (em conjunto com o fluval) ... isto porque o ciclideos são realmente muito porquinhos....

 

 

um braço!!

Saudações!

 

[ Twin Aquas - FASE II ]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais