Oceanário ou talvez não! [NOVAS FOTOS] 21 Julho


Diogo Lopes

Recommended Posts

Pelo que percebi das mensagens anteriores, por cima desse aqua que se vê na fotogradia (e que vai ser a lagoa), vai existir um refúgio.

As "T junctions" servirão, portanto, para distribuir a água entre os dois aquas (de peixes e reef), a lagoa e o refúgio.

Se assim não for... o autor do projecto que se pronuncie.

Abraços

Abraços
João M Monteiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 332
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

ah, entao para além deste aquario do meio que é a lagoa, ainda vai levar outro aquario em cima?? q vai ser o refugio ? mmm interessante eheheh.

 

ok, entao se for isso está explicado. O que pensei foi que talvez criásse um vazão maior de água nas tubagens em "T" devido à entrada maior de ar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Efectivamente a "Lagoa" vai levar por cima um aquário estreito com uma passagem de água suave, com duas divisões - uma para o refúgio e outra para os mangais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Yen

 

O que se pretende com os T's´é colocar uma tampa na parte superior com um furo par evitar a formação de bolhas quando a água cair para a lagoa, embora como me disse o Alexandre como o caudal deve ser baixo não terei esse problema .

A lagoa num recife é uma zona de águas mais calmas e com maior concentração de nutrientes onde crescem "sea grass" e alguns corais como Heliofungias, catalaphylias e peixes jovens . Pretendo manter aí algas do tipo sargassum ,padina e seagrass do genero, Syringodium, Zoostera ou Thalassia( se arranjar) alguns corais que prefiram zonas de menor movimentação e comuns nestas áreas e muitos detritivoros . Uma carpete com perculas ou ocellaris também serão uma hipotese .

No refugio colocarei os Mangais atrás ( o aquário tem uma divisão longitudinal para haver decantação nas raizes dos mangais) e na parte da frente cescerão algas do tipo caulerpa e eventualmente Chaetomorpha, Gracilaria e eventualmente Ulva. Considero ainda a possibilidade de colocar no refugio, cavalos marinhos.

Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

depois destas fotos só faz sentido distinguirem-se os aquarios por 2 tamanhos, o teu e os nanos :shock:

ta muito fixe!fico impressionado, cada vez que entro nas fotos de agua salgada(e é sempre por engano) encontro um projecto fascinante.

abraço

A Água está cada vez mais Viva!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Rui

 

Tenho seguido o teu projecto, está tudo muito grande, acho que qualquer um dos aquariofilistas do nosso país iam adorar ter um sistema desses em casa.

A única coisa que tenho pena é usares tantas traves e reforços, tenho quase a certeza que com o vidro que estas a usar não ias ter problemas.

De resto, tudo óptimo, os meus parabéns e espero em breve confirmar todo esse projecto ao vivo. :)

 

Abraço

Pedro Pacheco

www.coralfrags.org

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

São projectos destes que ajudam à evolução deste hobby. Com esse "brinquedo" Rui, será como ter um laboratório vivo, espero, com ansiedade, para ver a bicharada a habitar os espaços.

 

 

 

 

 

Cumprimentos,

PauloMarinheiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelos vossos incentivos pessoal. Quero desde já confessar que agora que estou perto de começar a encher ( falta a iluminação que deve chegar dia 10 ), estou a ficar um pouco acagaçado, não pela segurança do aquário mas sim se não cometi algum erro de "set up " que me venha a trazer problemas , e não há dia que não pense para mim- porra exagerei um bocado , porque é que não fiz isto um pouco mais pequeno- mas por outro lado penso nos majestosos Anjos e nos Chaetodon semilarvatus e outros peixes fantásticos e acredito que lhe vou conseguir dar boas condições ,embora só daqui a alguns meses ; claro que a sigla EDP também não me sai da cabeça, caraças.

Bem, precisava de umas sugestões vossas relativamente à decoração do aquário grandalhão dos peixes, especialmente do fundo para tapar os tubos e fazer algo que desse uma perpectiva de profundidade, além de refugio par certos peixes .

Estava a pensar forrar o fundo ( fazendo algumas grutas e plataformas )com rocha de recife seca em placas e ramificada ( tipo Tonga ) que vou mandar vir da Alemanha e a questão é:

Como segurar estas placas na parede de fundo sabendo que tenho um travamento à francesa de 10 cm?

O que melhor cola rocha ao vidro em alguns pontos da estrutura ?

epoxi?

Uma estrutura de PVC reticulada com Zip ties e furos nas rochas?

Caixas de plástico gradeadas?

Garrafeiras de plástico?

Uma mistura de várias?

Outras técnicas ou alternativas?

 

Depois estava a pensar colocar uma camada de areia fina ( 2a 3 cm ) e uns monticulos de rocha viva aleatórios como vemos quando mergulhamos um pouco afastados de uma parede de recife .

 

FELIZ ANO NOVO PARA TODOS

Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Rui Ferreira de Almeida,

 

 

 

Uma vez feita menção a instituição EDP, existe no mercado um material que talvez o posso ajudar no que diz respeito à contribuição para a valorização dos titulos do referido grupo.

 

 

Aqui fica um link onde são apresentadas algumas caracteristicas tecnicas das referidas placas:

 

 

http://crcascais.planetaclix.pt/isolamento.htm

 

 

 

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ao ver no outro dia o topico "DIY do melhor que ja vi" na secção fotos e videos agua doce, fiquei entusismado com com os tanques em madeira, e ja vi todos os posts relacionados com esses tanques no dito forum, bem como alguns que lá não estavam. fiquei até interessado em experimentar construir um 2000/3000l, ao ver o teu pensei (e chamam-me louco a mim)

Por o miguel agora tar a sugerir o esferovite para combater a factura da EDP (eu estava a pensar em iluminação e bombas tambem, mas a ideia dele é para isolamento termico), eu estive a ler com atenção e os tanques de madeira isolam melhor os aquarios, alguns até têm paredes duplas(têm barrotes de madeira a reforçar e para tapar os barrotes põem outra parede de madeira) aproveitando o espaço entre elas para colocar lã de vidro e esferovita.

Bem isto tudo para dizer que percebo que não queiras adiantar valores (inda para mais se fores casado :wink: ), pois de certeza que te iam internar, mas não queres fazer as contas ao teu tanque (basta o grande) e um com equivalente volume feito em madeira?

era um bom começo para começarmos a explorar novas formas (e quem sabe mais economicas) de construção de tanques.

 

ABRAÇO

BOM 2005 para todos vós

A Água está cada vez mais Viva!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto á EDP, outro dia em conversa com um professor disse que estava a fazer um sistema caseiro para poupança de eletricidade usando o tarifário bi-horário. O sistema baseia-se num conjunto de baterias, controlador e fontes de comutação de grande performance. Assim como é fácil imaginar...as baterias carregavam de noite e de dia a energia era usaa por um frigorifico...Tambem referiu que existiriam alguns modelos a serem comercializados parecidos.

 

Claro que para uma iluminação tão grande...é capaz de envolver demasiadas baterias e manutenção...e se calhar o melhor é mesmo usar as luzes durante o tarifário bi-horário. São elas sem dúvida a grande contribuição para a factura da EDP.

 

Sem dúvida que um bom isolamento da divisão contribuia para baixar as necessidades de aquecimento da agua, mas a presença de um bom desumidificador seria quase obrigatória.

 

Pedro Alves

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

 

 

De facto este material é usado na construcção civil para forrar paredes, tectos, etc .. eu usei-as como as usuais placas de esferovite para forrar a base, o fundo e as laterais do aquario.

 

 

Na minha opinião tem a vantagem sobre a esferovite porque:

 

- é um material mais denso e consequentemente consegue uma maior performance na retenção do calor.

 

- é azul e confere um tom natural a agua ... muitas vezes a luz ao fazer reflexo na esforovite poderá causar um certo stress aos peixes ( em aquarios sem decoração )

 

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:wink::lol::roll: Ainda não tinha dado os parabéns por este grande grande projecto ( no verdadeiro sentido da palavra)....

 

Obrigado por nos dares a conhecer todo a projecto e toda a sua construção desde o início....

 

Desejo-te toda a sorte do mundo .... :lol: :D :D

 

Um abraço

 

João Mouzinho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Bem o setup final está pronto excepto a iluminação que será montada até ao fim de semana.

O deposito branco tem 300 litros e serve para fazer a água de osmose através de uma Kent Marine Hiflow ( membrana dupla produzindo 780 lt por dia e que devido ao elevado fluxo diminui o risco de a membrana compactar seguida de resina de desionização especial para silicatos)controlada por um sistem automatico de Shut up através de válvula selenoide .

Deste deposito a água vai para um reactor de Kalkwasser da Deltec através de uma bomba Maxi jet para vencer a altura de 1,2m.

Do reactor de Kalkwasser vai para a sump( deposito cinzento ).

O Escumador Deltec AP1004 é alimentado por uma Eheim 1062 ( 3400lt/h) e atrvés de um T com redução esta bomba alimenta também o reactor de cálcio da Deltec com injecção de CO2 controlada.

O aquário de recife ( o da esquerda )é alimentado por uma Bomba Deltec de 4500lt/h .

O aquário grande dos peixes é alimntado por 2 Iwaki de 4500lt cada . O refugio é alimentado por uma Tunze de 2400 lt/h ( está dentro da Sump).

A lagoa é alimentada apenas pela queda de água do recife e dos peixes.

A circulação de água no recife é feita por mais duas bombas tunze stream de 12500lt/h e o de peixes por duas Stream de 20000lt/hora cada.

Estas 4 bombas são controladas por um multicontroler da Tunze.Ou seja temos 37x o volume de água a circular no recife e 17x no de peixes .

Talvez coloque no centro do de peixes uma outra stream de 7500 lt/hora se achar necessário .

A sump tem um esgoto directo para facilitar as mudanças de água que planeio que serão de 5% ( 300 lt )mensais .

A água será feita de um dia para o outro no reservatório branco.

O aquário grande será tapado para diminuir a evaporação e ajudar a manter a temperatura visto o aquário estar numa zona fria ( cave ).

Estou á espera de 4 termostatos de 500W em titânio da Lifetech, controlados digitalmente.

O pH e a ORP e a salinidade ( medidor da Pin point )serão monotorizados contantemente na sump.

Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já se está a compor! Ai que inveja :?

Quando é que a água começa a entrar?

O que é que tens no reactor de cálcio? Rowalith C?

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Provavelmente daqui a 2 semanas ,porque primeiro é a iluminação e a montagem da base do aquascape com rocha morta de recife em placas e em "trocos"que tem que ser "agarrada" com "zipties" a armações de PVC para o fundo.

Provavelmente começo por encher o de recife e misturar o sal com as tunze e depois passo essa água para o grande quando estiver decorado .

Sim, é Rowalit C mas tem misturado Rowaphos porque já o comprei em segunda mão a um amigo . Como só tem 3 meses vou usar 6 meses e depois removo o meio e volto a encher só com Rowalit C.

Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este é o aqua mais marado que já vi desde que estou neste mundo da aquariofilia... e eu estava há uns meses preocupado com o peso do meu aqua (200Kg).

 

Estou mais que ansioso por ver fotos do aqua cheio e com os peixes a bombar lá dentro. Deve ser um espectáculo digno de ser visto!!

 

A maior das sortes para ti e... vai enviando mais fotos que o pessoal está em pulgas :?:)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqua espétacular mas quando isso tiver peixes imagino. :)

Só gostava de saber qaunto dinheiro gastaste numa coisa dessas :roll: Hehehe tou a brincar.

 

EXCELENTE aqua vai actualizando.

 

MUITOS PARABÈNS

Só conheço 2 coisas sem limites! O Universo e a estupidez humana e quanto á 1ª tenho muitas dúvidas. ALBERT EINSTEIN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.