Oceanário ou talvez não! [NOVAS FOTOS] 21 Julho


Diogo Lopes

Recommended Posts

Viva Nuno

A ideia é fragmentar e começar a colonizar o aquário grande. Os peixes não tocam nos SPS. Os Lps carnudos é que não têm hipótese. Mas por exemplo nas Euphylias também não tocam. Tenho vindo a fazer estas experiênçias . Dedequei-me algum tempo à lagoa onde finalmente consigo ter uma Heliofungia rosa lindissima que se está a aguentar. Tenho também na lagoa 3 Gonioporas de especies diferentes e uma alveopora que estãpo lindas .

Agora é tempo de me dedicar ao aquário grande.

Em breve vou colocar fotos. Já há algumas novidades.

Esse aquario da Reeeefcentral já é meu conhecido e defacto tem algumas semelhanças. è mais curto que o meu ( 4,5 m / 3 m ) , mais alto ( 80/ 90 cm) e sobretudo mais largo ( 80 / 110 cm) . Gosto muito do aquario pelo ar natural e selvagem que tem em vez daqueles aquario todos arrumadinhos .

Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 332
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Essas experiências provam o contrário do que eu pensava (pensava que eles aniquilavam era os SPS's). Assim o caso muda de figura e então podes de facto ir colocando alguns no aquário grande! Excelente!!

É que colonizaste tão bem o reef desde o início que os corais não têm muito espaço para crescer, mas assim podes ir fragmentando e aos poucos vais enchendo o aqua grande e o reef fica sempre impecável...

 

Então quando puderes coloca umas fotos, se puderes tira umas à lagoa para ver como está a ficar... Ainda voltas acolocar lá algum balistóides? E os cavalos marinhos têm-se aguentado bem?

 

O aquário do reef central está excelente. Só agora é que comecei a ver os aquários do reef central e este tópico é tão grande que ainda vou a meio... Ou seja ainda não vi como está o aquário hoje em dia :roll:

 

P.S.: Tu tens feito algumas experiências excelentes e que permitem uma visão mais real da forma como montar um reef. Há pessoas que só querem montar o aquário e pronto, mas tu tens feito essas experiências, às vezes arriscando perder um ser ou outro mas que permitem que outras pessoas aprendam e assim possamos todos contribuir para o evoluir da aquariofilia de reef. Parabéns por tudo o que tens feito e força com isso!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, a inveja não é boa amiga... mas desculpem lá qualquer coisinha! ISTO ESTÁ BRUTAL!!!

 

Eu tenho o meu aqua de água doce de 200 "litritos" e quando comecei até pensei que era grande... :roll: . Até fiquei arrepiado quando vi este oceano!!!

 

Como diz o outro"... isto é verdade... não é só publicidade...!

 

Já me estas a fazer pensar (o que pode ou não ser bom)... a minha mulher quando souber no que estou a pensar dá-me um tiro e manda-me pela janela... dentro do aquario, claro!! :wink: Mas se lhe mostrar isto... acho que deixa o aquario e manda-me só a mim!

 

Paraben RUI!! Excelente trabalho!!

Abraços!!

Vamos ver... mas só com paciência!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que está na altura de propor este sistema para tanque do mês da AdvancedAq. ou do ReefCentral.

 

Chegou a hora de mostrar ao mundo o que de melhor se faz cá em Portugal!!!!!!

 

Fica já aqui a sugestão para se formar um grupo de pressão nesse sentido!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Aqui ficam algumas fotos do aquário do Rui e dos crescimentos absurdos!!!

 

Aqua de corais:

 

Pic_7632_1.jpg

 

...e em pormenor...

 

Pic_7632_2.jpg

 

Pic_7632_3.jpg

 

Pic_7632_4.jpg

 

Pic_7632_5.jpg

 

Pic_7632_6.jpg

 

Pic_7632_7.jpg

 

Pic_7632_8.jpg

 

Agora comparem a próxima com a foto do Rui acima há exactamente 1 mês!!! :);)

 

Pic_7632_9.jpg

 

Pic_7632_10.jpg

 

Pic_7632_11.jpg

 

E o aquário dos peixes:

 

Pic_7632_12.jpg

 

Alguns pormenores...

 

Pic_7632_13.jpg

 

Pic_7632_14.jpg

 

Pic_7632_15.jpg

 

Pic_7632_16.jpg

 

Pic_7632_17.jpg

 

Pic_7632_18.jpg

 

Pic_7632_19.jpg

 

Um par engraçado... e envergonhado!

 

Pic_7632_20.jpg

 

 

Parabéns ao Rui.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Belas fotos Diogo.

 

A comparação que sugeres para aferir crescimentos é estrondosa num espaço de um mês :shock:

 

A diferença de cores e os absurdos crescimento na eflo e na montipora!!!

 

P1000717.jpg

 

Pic_7632_9.jpg

 

Rui, apenas uma questão, que não me recordo de ter visto respondida - Utilizas carvão activado?

 

Com que frequência? Se sempre, qual a periodicidade de substituição do mesmo?

 

Diogo esta última foto é um dos momentos mais felizes que vi retratados em fotografia de recife (ainda que em aquário :lol:).

 

Pic_7632_20.jpg

 

É na heliofungia que o Rui tem na lagoa? Podes enviar-me por mail a imagem original para fazer um panito de fundo :lol: ??

 

Abraço

Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Diogo!

Excelentes fotos!

A ultima foto é duma Entacmea quadricolor que se tornou gigante no meu aquário. Tem um verde espetacular. Ameaça dividir-se a todo o momento efectuando algumas torsões. Mas são só ameaças porque como se deve sentir bem não sofre pressão nenhuma para se dividir.

Uso carvão activado permanentemente . Uso 1 Kg ( é uma dose baixa para 5 liytros ) e mudo uma vês por mês.

Mas como nem tudo é perfeito, a minha Heliofungia( tinha-me gabado há pouco tempo) mais uma vez foi-se . Desisto de ter Heliofungias. Já são 4 tentativas frustradas. Não entendo de facto porquê mas de repente sofrem "brown jelly infection" e morrrem em 48 horas.

Em contrapartiva as Gonioporas na lagoa ( 3 gonioporas e 2 alveoporas ) estão lindas e a crescer.

Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Em contrapartiva as Gonioporas na lagoa ( 3 gonioporas e 2 alveoporas ) estão lindas e a crescer.

 

É verdade, infelizmente as fotos ficaram muito escuras! Aqui ficam duas delas...

 

Pic_7632_21.jpg

 

Pic_7632_22.jpg

 

E mais uma foto do aquário dos peixes onde se pode ver bem a diversidade de espécies que coexistem!

 

Pic_7632_23.jpg

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Diogo.

 

Parabéns pelas fotos.

O aquário de peixes parece ter mais luz,ou estou a fazer confusão?

Que grandes crescimentos cheers Parabéns Rui,está cada vez melhor!

 

 

Aproveito para acrescentar às fotos do Diogo algumas fotos da parte exterior aos aquários,onde podemos ver também alguns pormenores interessantes.

 

O enorme escumador!

escumador.jpg

 

O depósito de àgua de reposição para 1000lts(se não estou errado)

agua.jpg

 

O reactor de Cálcio

reactor.jpg

 

A sump e a parte eléctrica

sump.jpg

 

A torneira para abrir/fechar, só com as duas mãos!

torneira.jpg

 

Não,a concha não é para dar sopa aos peixes ;) é para dosear o kalkwasser!

concha.jpg

 

Abraço,

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eis algumas novidades, umas boas outras más , que sucederam nestas ultimas 2 semanas:

 

- Os nudibranquios comedoresde Montipora apareceram no meu aquário. Estranhamente apareceram na minha montipora mais antiga e a mais bonita. A capricornis roxa. Em 5 dias ela perdeu a cor em mais de 40 % da sua área. Removia-a do local e acabei por fazer o tal tratamento experimental com o pranzinquantel nunca antes usado. Dei um banho de uma hora . A montipora tolerou perfeitamente o tratamento e vi muitos Nudis mortos . Estou em fasede avaliação a ver se o tratamento erradicou ou não todos os nudis desta montipora. fragmentei os bocados lesionados e titrei 2 frags são para colocá-los no aquário de duros na parede oposta à que ela estava inicialmente. A colonia mãe tratada coloquei-a no aquario grande de peixes onde posso avaliá-la eretirá-la mais facilmente. Entretanto estou vigilante à espera que os nudis surjam noutra Montipora. Introduzi uma P. hexataenia( six line wrasse) no aquário de duros e um Haliocheres crysus (yellow coris) no aquário grande. Em breve vou introduzir mais um em cada. A vida é mesmo assim e temos que encarar isto com calma e procurar aprender com estes revezes e tentar que daqui surjam experiençias uteis para o futuro.

 

A minha anemona E. quadricolor verde ( das fotos ) lá se dividiu como ameçava há algum tempo. Os palhaços frenatus estão confusos e vão saltando de uma para a outra . En fim arranjaram uma 2ª casa de fim de semana.

 

Introduzi 4 Anthis M. tuka no aquário de duros e ficam um espetaculo mesmo neste pequeno cardume de 4. Adoro Anthias!

 

A minha Heliofungia rosa também morreu. Defenitivamente desisto de ter Heliofungias. É o único coral, dos que tentei, que não consigo manter no meu aquário, nem mesmo na lagoa. Desisto.

Em contrapartida as Gonioporas e as Alveoporas estão cada vez mais bonitas e a cresceram.

 

Descobri que, que de facto, os Hepatus quando crescem não são Reefsafe. O hepatus que está no aquário de duros decidiu chatear uma das Trachyphilias e a Cynarina. Tive que mudá-las para a lagoa. Já vão sendo frequentes os relatos de estes peixes não serem reefsafe especialmente quando maiores. Andava intrigado de ver a minha Trachyphilia verde e vermelha fechada há dois dias( os corais pedem sempre a nossa ajuda e dizem que algo não está bem ) e ontem á noite vi o gajo a dar-lhe uma valentes bicadas. Agora para o apanhar é que vão ser elas.

 

O aquário grande está cada vez mais Reef com os Sps a começar a crescer e a ganhar cor. O João Ribeiro tem razão - há mais luz!Passei de 8 T5 de 80 W para 12 T5de 80 W mais 6 T5 de 39 W . A distribuição de luz é melhor e os 4 projectores de 150 W HQI complementam perfeitamente e dão aquele efeito que eu gosto.

 

 

As 3 Pocilloporas que eram verdes no aquario de duros desde que coloquei mais 2T5 de 80 W atrás ( uma actinica e uma 6500 ) mudaram as cores de verde para amarelo intenso, amarelo limão e rosa com polipos verdes. Estão de facto fantásticas.

 

Enfim, tanta coisa em tão pouco tempo. Isto é que torna este hobby fantástico e aliciante.

Seguem as fotos dentro de momentospara documentar estas alterações.

 

Cuprimentos

Rui Ferreira de Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Rui, uma(s) pergunta(s) (para já :lol: ):

 

Pelo que percebo a tua sump é o contentor, certo?!. Tens alguma espécie de divisórias na sump ou está ampla com todos os equipamentos?

 

Onde é que o teu sistema acomula maior percentagem de detritos?

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho 2 caixas de plastico compradas no Continente dentro da sump que fazem de divisorias.. Acumulavam-se mais na sump mas agora tenho filtração mecanica com 3 sacos de 200 micras instaladaos sobre um suporte de acrilico para onde cai a agua vinda dos aquarios.

Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Rui,

 

Que grande obra de arte. Magnifico, quem me dera ter um quadro vivo desses...

Quando tiveres por ai uns corais a mais, amigo, diz-me qualquer coisa que terei muito gosto em lhes dar uma casa nova.

 

Já tive hà uns 4 anos atrás um aquário de 1,50X50X50 com corais moles e peixes. Neste momento estou a pensar sériamente em voltar a este hobbie.

O bichinho está a crescer a passos largos e ao ver este teu belo aquário... bom ... vejo que terei de entregar-me de corpo e alma à criação de mais um pequeno oceano em Portugal.. :lol:;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lavo sobre pressão 2x por semana ( demora 10 minutos)

Cump.

Rui

 

Sobre pressão queres dizer com uma daquelas máquinas de pressão, é isso?

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Queria mostrar-vos a minha ultima paixão - um E. navarchus majestoso- e algumas novidades.

Reparem no Holocanthus cilliaris juvenil a limpar o E. navarchus . É um previlégio ter podido observar este comportamento em aquário.

Vejam a lagoa cheia de LPS ( tive que os passar para lá por causa de um hepatus ,mas estão muito melhor ,porque é mais fácil alimentá-las. Observem as Alveoporas e Gonioporas que estão a crescer muito bem.

 

mini-P1010579.JPG

mini-P1010600.JPG

mini-P1010599.JPG

mini-P1010683.JPG

mini-P1010644.JPG

mini-P1010717.JPG

mini-P1010642.JPG

mini-P1010673.JPG

mini-P1010701.JPG

mini-P1010695.JPG

mini-P1010715.JPG

mini-P1010706.JPG

mini-P1010714.JPG

mini-P1010821.JPG

mini-P1010823.JPG

P1010544.JPG

mini-P1010710.JPG

mini-P1010720.JPG

mini-P1010806.JPG

mini-P1010727.JPG

mini-P1010737.JPG

mini-P1010785.JPG

 

mini-P1010820.JPG

mini-P1010657.JPG

[Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Rui, posso-te insultar?? :D :twisted:

 

 

Está excelente!! Muitos parabéns! Tanto os peixes como os Corais estão em grande forma!! E-X-C-E-L-E-N-T-E!!!

 

 

 

Grande abraço,

Vitor Melo

De tudo, ficaram 3 coisas: A certeza de que estamos sempre a comecar... A certeza de que é preciso continuar... A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar... Portanto, devemos: Fazer da interrupcao, um caminho novo... Da queda, um passo de danca... Do medo, uma escada... Do sonho, uma ponte...E da procura um encontro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Muito bom!!! As fotos estão ficar bem melhor, sim senhor! Os crescimentos são impressionantes, mas eu gosta de destacar este...

 

Em Dezembro...

 

P1000884.jpg

 

Agora...

 

mini-P1010692.JPG

 

Espectacular!!! :D :twisted:

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Rui, isso é mesmo de ficar babado :evil: . Tens aí os meus peixes preferidos!

E esse corais...

Isso já está a pedir outra visita :wink:

 

Um abraço,

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Rui o teu aqua está fenomenal (enfim não tenho palavras para descrever a beleza do aqua :evil::wink: ). Já agora, só a título de curiosidade, nunca penssas-te em manter um pequeno tubarão (tipo nurse shark) no aqua só de peixes?

Continua a fazer actualizações desse fenómeno que é o teu aqua :D :wink:

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.