Aquario para começar com tropheus


bruno32123

Recommended Posts

Boas,

 

depois de ter lido varias vezes os vossos posts,

decidi tentar a aventura dos tropheus...

Mudei ha 8 meses para Portugal e nao pude trazer nada cmg,

mas a febre da aquariofilia ta smp presente!!!

 

Os vossos aquarios sao magnificos!!!

 

Adorava poder ter um aquario parecido em casa...

Mas antes disso gostava que me esclarecessem algumas duvidas :unsure:

 

-Que tamanho de aquario me aconselham ? (tinha na ideia um de 300-400litros)

-Compra lo ou mandar faze lo ? (aonde,com que materias)

-Que tipo de iluminação?

-Que tipo de filtragem?

-Onde comprar os peixes? selvagens ou nao?

-Comida? produtos para os manter em boa saude?

-Ideia do desgate mensal? (para acalmar ou nao a mulher lol)

 

Ando por enquanto a ver se faço o móvel,

outra aventura lol

(falando disso, gostava de saber se alguem sabe onde Diogo Lopes arranjou akele movel magnifico que realça ainda mais o espetacular aquario que tem :smile2: )

 

Obrigado pela vossa ajuda,

e desculpem se ja repetiram mil vezes as mesmas respostas :music_singguitar:

 

abraço,

bruno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Permite-me que comece pelo fim!

 

(falando disso, gostava de saber se alguem sabe onde Diogo Lopes arranjou akele movel magnifico que realça ainda mais o espetacular aquario que tem

 

Em primeiro lugar, obrigado pela referência!!

O móvel foi feito por um carpinteiro - é feito em MDF e tapa uma estrutura feita em inox. Foi feito quando fiz a remodelação da minha casa.

 

-Que tamanho de aquario me aconselham ? (tinha na ideia um de 300-400litros)

 

O ideal é teres um mínimo de 120 cm de frente. Se possível 150 cm, mesmo que com isso tenhas que comprometer a altura e a profundidade.

 

-Compra lo ou mandar faze lo ? (aonde,com que materias)

 

Hoje em dia podes mandar fazer e fica-te em conta. Tens diversas soluções, mas morando em Viseu não te consigo ajudar. A Scalare e Aquavitro fazem entregas mas não sei os custos. Pede orçamentos e vais ver que não te arrependes. Ainda muito recentemente um amigo fez um aquário na Scalare (140x50x60 cm) e salvo erro pagou 150 euros.

 

-Que tipo de iluminação?

 

Não há grandes requesitos, até porque só vais conseguir manter plantas pouco exigentes. Num aquário de 150 cm aconselho-te a colocares uma calha com duas lâmpadas - T5 de 80W ou 2 T8 de 54W

 

-Que tipo de filtragem?

 

Quanta mais melhor - tens bons filtros no mercado. Interessa garantir, não só uma boa filtração como uma boa movimentação de água. Há filtros de marcas chinesas (Ex - SUN SUN 2800) que consegues comprar por perto de 150 euros, já com massas filtrantes. Se colocares 2 desses ficas muito, mas muito bem servido em ambas as realidades

 

-Onde comprar os peixes? selvagens ou nao?

 

Podes comprar selvagens, fazendo uma importação na Primefish ou na Fixexotic, no entanto aconselho a comprares uma colónia ou duas de peixes de cativeiro para começares. Os riscos são consideravelmente mais baixos.

 

-Comida? produtos para os manter em boa saude?

 

Comida - podes dar flocos, desde que faças uma mistura saudável - eu uso Sera Granugreen, Sera Dicus, NLS e Spirulina da Tropical.

Quanto a produtos para os manter saudáveis eu diria água!!! Não estou a brincar - uma boa qualidade de água promovida por uma boa filtração e circulação de água é o melhor que podes fazer. Podes usar buffers como o sulfato de magnésio e carbonato de cálcio mas sinceramente digo-te que não uso!

 

-Ideia do desgate mensal? (para acalmar ou nao a mulher lol)

 

A electridade que é sempre dificil de contabilizar - mas diria que não gastas mais do que 50 euros mensais já com comida que terás que comprar de vez em quando.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola,

 

Obrigado por teres respondido a todas as minhas perguntas,

fiquei muito mais esclarecido!

 

O meu problema agora é mesmo começar,

e encontrar como mandar fazer o movel/aquario ou aonde compra los...

vou continuar a pesquisar :(

 

Obrigado e continua a actualizar o teu post,

quero ver novas fotos :(

 

Bruno Rocha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola,

 

Obrigado por teres respondido a todas as minhas perguntas,

fiquei muito mais esclarecido!

 

O meu problema agora é mesmo começar,

e encontrar como mandar fazer o movel/aquario ou aonde compra los...

vou continuar a pesquisar :(

 

Obrigado e continua a actualizar o teu post,

quero ver novas fotos :(

 

Bruno Rocha

Bem vindo aqui ao forum!!

Relativamente ao teu problema "por onde começar"

sugiro que acompanhes a secção de vendas, pois aparece muita coisa interessante a preços igualmente interessantes!!

É apenas uma questão de ir acompanhando o forum

 

abraço

Gilberto Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Acho que vou mandar fazer o aquario,

mas agora tenho outra duvida quanto a filtragem,

sera que sera melhor combinar um ou dois filtros com uma sump?

se a sump for uma boa opção, tenho que manda furar o aquario?

e como é que isso funciona?

 

tentei procurar no forum, mas fiquei muito confuso e nao percebi bem o funcionamento, a montagem, os requisitos, o material necessario...

 

Ja agora,

vi que o diogo lopes tinha essa sump ligada a maternidade,

esta ultima ligada ao aquario principal por gravidade acho eu...

Sera que esta montagem ainda é melhor que uma simples sump tendo em conta que uma maternidade/aquario suplente tambem esta no meu projecto, visto que nao tenho mais nenhum para fazer frente a alguma eventualidade...

 

Obrigado,

bruno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Acho que vou mandar fazer o aquario,

mas agora tenho outra duvida quanto a filtragem,

sera que sera melhor combinar um ou dois filtros com uma sump?

se a sump for uma boa opção, tenho que manda furar o aquario?

e como é que isso funciona?

 

tentei procurar no forum, mas fiquei muito confuso e nao percebi bem o funcionamento, a montagem, os requisitos, o material necessario...

 

Ja agora,

vi que o diogo lopes tinha essa sump ligada a maternidade,

esta ultima ligada ao aquario principal por gravidade acho eu...

Sera que esta montagem ainda é melhor que uma simples sump tendo em conta que uma maternidade/aquario suplente tambem esta no meu projecto, visto que nao tenho mais nenhum para fazer frente a alguma eventualidade...

 

Se vais mandar fazer o aquário, quem te fizer o aquário sabe (espero eu!!!!) explicar-te e montar-te a sump e tudo o que é necessário. Para teres uma sump podes não furar o aquário, caso uses um Overflow. No entanto aconselho-te a furar e usar uma coluna seca. Pede para te fazerem dois furos de saída com 50 mm e um de entrada com 25 mm. Os dois furos de saída levam depois tubos de PVC ficando a entrada de um deles mais alta que o outro, funcionando assim em redundância.

 

A minha sump não está ligada à maternidade. A água que vai para a maternidade vem do aqua principal e cai para este por gravidade. Só assim posso garantir que no caso de falhar a corrente tudo está bem.

 

Eu uso uma sump e filtros externos combinados. Não que seja absolutamente necessário, mas sou apologista de uma enorme filtração.

 

Quanto à opção da maternidade como lhe chamaste eu acho uma excelente ideia. Consegues ter os peixes pequenos num ambiente igual ao aqua principal - com todas as vantagens que estão inerentes. Podes se quiseres liga-la à sump desde que a água também vá para esta por gravidade.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Enviei um mail para a scalare ontem à noite quando cheguei,

para saber se fazem entregas por todo o lado e para saber em quanto me ficava o aquario,

acho que me devem responder só la para segunda,

se poderem fazer a entrega,

Peço lhes se me podem fazer isso

e ver em quanto fica.

Vou agora tentar contactar outros...

 

Obrigado Diogo pela tua resposta,

Bruno

Editado por bruno32123
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Enviei um mail para a scalare ontem à noite quando cheguei,

para saber se fazem entregas por todo o lado e para saber em quanto me ficava o aquario,

acho que me devem responder só la para segunda,

se poderem fazer a entrega,

Peço lhes se me podem fazer isso

e ver em quanto fica.

 

A Scalare entrega de certeza, tudo depende é do custo...!

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais