O que se passa com as minhas plantas?


Apoxyomenos

Recommended Posts

Isso é uma clara carencia de nutrientes. Pela quantidade de buracos, e pela cor dos tecidos do limbo circundantes direi que é falta de potássio, ou então o estágio inicial da falta de nitratos.

 

Tens solo fértil no tanque? Estás a pastilhar as raízes das amazonenses? Das duas umas, ou não tens Solo fértil e a amazonense está a reaproveitar os nutrientes das folhas folhas velhas visto não conseguir adquirir novos da água e raízes, ou então o teu solo fértil já está totalmente exausto de substancias nutritivas.

 

Que fertilização estás a fazer?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Gervas!

Obrigado pela resposta.

 

O aquário foi montado a 7 de Novembro de 2009.

Na altura coloquei substracto fértil, o Tropica Plant Substracte. Estará esgotado em tão pouco tempo?

Actualmente fertilizo com Nutron Flora, na dose recomendada na embalagem. Antes deste fertilizei com Nutrafin Plant Gro...

 

Aqui está o setup e informação sobre o aquário, dá uma olhada por favor.

 

Obrigado

Editado por Hugo R. Silva
quote desnecessário.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Experimenta colocar pastilhas fertilizantes junto ao caule. Comigo resulta muito bem :)

Existem "n" marcas no mercado é só ver a que melhor se adapta às necessidades da planta.

Cumps. e boa aquariofilia

 

lenac

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As amazonenses são muito comilonas, caso não tenhas reparado no ritmo de crescimento e tamanho delas. Se tens substracto fertil talvez não seja suficiente, ou então as raizes delas ainda não chegaram ao solo fertil. Mete umas pastilhas nutritivas no teu areão, e certica-te que estás a usar fertilizante liquido, de preferencia com ferro, e todas as coisas que as plantas gostam. A maioria das amazonenses gostam muito de fertilizantes, e precisam de um bom suprimento de alguns nutrientes, especialmente ferro, e os macros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpem a pergunta no meio da vossa conversa mas podem só dizer o nome cientifico da planta por favor...

 

obrigado

És do distrito de Aveiro? Queres vir para o nosso grupo?
Clica na imagem...

gallery_26293_1342_184.jpg
viviparos.pt.vu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpem a pergunta no meio da vossa conversa mas podem só dizer o nome cientifico da planta por favor...

 

obrigado

Feto de java parece-me a mim.

 

Não querendo desiludir os mais experientes nesta andanças o teu feto foi mas é atacado por caracois, e juntamente com tudo o que foi dito anteriormente, eu já passei pelo mesmo.

 

 

Tui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Feto de java parece-me a mim.

 

Não querendo desiludir os mais experientes nesta andanças o teu feto foi mas é atacado por caracois, e juntamente com tudo o que foi dito anteriormente, eu já passei pelo mesmo.

 

 

também já me disseram isso... mas acho estranho... Não vejo caracois nenhuns no aqua. No inicio tive uma pequena praga, mas depois coloquei umas Helenas e os caracois foram desaparecendo. Actualmente tenho uns lá mas são minusculos...

Achas mesmo que eram capazes de devastar echinodorus todas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Custa-me a acreditar que isto sejam caracois, eu próprio tenho caracóis(planorbis e melanoides assim como neritinas) nos meus tanques e eles nunca me atacaram as folhas das plantas desta maneira, direi mesmo que nunca me atacaram as folhas de todo. E um ataque tão generalizado parece-me algo improvavel, a menos que tenhas mais caracois que água.

 

Quanto á folha, bem feto de java não é quase de certeza, pois a folha não apresenta a estrutura tipica para a especie, apresenta no entanto a forma tipica das nervuras das echinodorus, agora qual delas é, não tenho a certeza só pela foto desfocada.

Editado por gervas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Flora Actual

1 Anubia Barteri

3 Anubia Barteri nana

2 Echinodorus Bleheri

1 Echinodorus Parviflorus

1 Echinodorus Red Devil

1 crinea calamistratum

 

A da foto é uma echinodorus bleheri.

 

 

E se fossem caracois... não procurariam as outras plantas? É que só essas echinodorus é que apresentam esses sintomas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se é a Bleheri, então é provavel que seja nutrientes mesmo, é uma planta que prefere substratos ricos, de preferencia em ferros e aquelas coisas todas que as plantas gostam. Caso não haja no substrato irá tentar tirar da coluna de água, se não houver em lado algum, tens problemas=)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Flora Actual

1 Anubia Barteri

3 Anubia Barteri nana

2 Echinodorus Bleheri

1 Echinodorus Parviflorus

1 Echinodorus Red Devil

1 crinea calamistratum

 

A da foto é uma echinodorus bleheri.

 

 

E se fossem caracois... não procurariam as outras plantas? É que só essas echinodorus é que apresentam esses sintomas...

 

 

 

pois eu tb tenho daí querer verificar se era...

 

a minha tb acontece isso e as folhas depois começam a ficar castanhas até "apodrecer"...

 

e só tenho duas ampulárias e isso já acontecia antes...eu não ia pelos caracóis...

 

o que vale é que pelo menos a minha desenvolve folhas novas muito mais rápido do que elas "acabam"...cresce muito rápido...

És do distrito de Aveiro? Queres vir para o nosso grupo?
Clica na imagem...

gallery_26293_1342_184.jpg
viviparos.pt.vu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A minha também desenvolve folhas novas muito rapidamente, e as novas são folhas muito mais estreitas.

 

No entanto vou procurar um fertilizante em pastinhas para por junto das raízes. Isto apesar de fertilizar todas as semanas com liquido.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A minha também desenvolve folhas novas muito rapidamente, e as novas são folhas muito mais estreitas.

 

No entanto vou procurar um fertilizante em pastinhas para por junto das raízes. Isto apesar de fertilizar todas as semanas com liquido.

 

 

lool bem ou temos os aquas iguais ou então elas são assim :/ as minhas tb nascem mais estreitas...ainda estou à espera que "engordem"...concerteza que isso deve acontecer...ou então temos os dois o mesmo problema...o que é estranho no mínimo :D

 

eu cá mesmo que isso aconteça das folhas...ela vai sempre desenvolvendo mais e já tem perto de 40 cm...tenho que a mudar que ja ta a sair fora do aqua e tem tampa...é uma planta muito linda pra todos os efeitos...

 

já agora vê isto...eu vou experimentar cortar as minhas que estejam a ficar velhas para ver se crescem novas com mais força...

TOPICO

Editado por fjcb

És do distrito de Aveiro? Queres vir para o nosso grupo?
Clica na imagem...

gallery_26293_1342_184.jpg
viviparos.pt.vu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Li o tópico mas não percebi grande coisa.

 

Eu costumo podar cortando na base do caule, geralmente com um pequeno puxão ela sai facilmente. ISto nas folhas velhas ou todas picadas como as da foto.

Se quiser reproduzir basta espetar essa parte que arranquei no solo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Custa-me a acreditar que isto sejam caracois, eu próprio tenho caracóis(planorbis e melanoides assim como neritinas) nos meus tanques e eles nunca me atacaram as folhas das plantas desta maneira, direi mesmo que nunca me atacaram as folhas de todo. E um ataque tão generalizado parece-me algo improvavel, a menos que tenhas mais caracois que água.

 

Quanto á folha, bem feto de java não é quase de certeza, pois a folha não apresenta a estrutura tipica para a especie, apresenta no entanto a forma tipica das nervuras das echinodorus, agora qual delas é, não tenho a certeza só pela foto desfocada.

 

Tens muitas qualidade de fetos de java eu no meu aquario tenho 2 tipos e deêm-les os nomes que quiserem dar quanto aos caracois falo dos malafamados que destoem tudo folhas incluindo eu já tive o mesmo problema infelizmente e não é nada bom.

 

Temos que fazer um control muito cuidado dos nutientes sim e ver se os caracois são os bons e que valem apena ter no aquario ou os mal afamados que tudo destrem e alimentam-se de tudo.

 

eu nunca descarto possiblidades ponho-as todas em consideração e tento como a mais provável, e assim por diante os expertes nestas coisas estão ai para nos darem as dicas certas e valeram-me e bem de alguns sustos.

 

Especialmente com o meu bigodes e com o dibo (coridora e pletocosmo)

 

Um abraço

 

Tui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Malafamados não digo, incompreendidos? Totalmente. Quase todas as especies de caracois se tornam praga se não tiveres cuidado com a quantidade de matéria orgânica morta no teu aquário. E mesmo quando chegas ao ponto em que tens uma "praga" há opções naturais para os controlar naturalmente.

 

Agora que os caracois são habitualmente acusados erradamente de actos de predação sobre plantas, não tenhas duvidas! Muitas vezes as pessoas acusam os caracois porque são os bodes expiatórios mais facilmente acusados, na maioria das vezes os ditos ataques de caracois não são mais que casos de carencias nutricionais, sendo normalmente a do potássio, que faz com que surjam buracos circulares e pequenos nas folhas. Até te digo mais qualquer aquário com plantas deveria ter uma certa quantidade de caracois para ajudar o resto da equipa de limepeza a manter as algas e sujidade no lugar=P

 

Não quer dizer que não haja alturas em que os caracois não ataquem as plantas, mas tem tendencia a ser mais quando há tanto caracol no aquário que eles esgotam as algas e começam a comer plantas. Já vi isso acontecer cá em casa há coisa de 10 anos, e foi com Physias, e em quantidades gigantescas destes seres.

 

Daí que duvide que seja ataque de caracóis.

Editado por gervas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Actualização do Tópico

 

Comprei pastilhas da Sera Florenette e espetei com elas no substrato perto das raízes das plantas e arranquei/Podei as folhas das plantas afectadas.

 

Passada uma semana parece que o problema está contido. As folhas não apresentam buracos.

 

Agora tenho uma algas acastanhadas chatas de tirar como tudo e começam a aparecer greenspots... Será da pastilha + fertilização líquida?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Algas castanhas é muito provavelmente diatomáceas, sendo diatomáceas, o tempo acaba com elas normalmente, elas estão a metabolizar os silicatos em suspensão na coluna de água. Caso a coisa não entre na ordem, equipa de limpeza nisso....

 

Dá uma espreitadela em http://www.guitarfish.org/algae , é um site que tem a coisa muito bem resumida, caso queiras algo mais bem explicado e detalhado aconselho-te a pesquisar em bibliografia especializada. O site não tem todos os grupos de algas para visualização, mas já dá para ter uma noção resumida de muitas delas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais