1º aqua de agua salgada


natx

Recommended Posts

Boas, meu nome é Natacha, inicialmente transformei um dos meus aquas num de agua salobra por causa da recente aquisição de 5 puffers.

Depois comprei 3 monos e 1 arqueiro.

Tudo em agua salobra, depois matutei, e porque não iniciar agua salgada, até porque uma amiga minha queria livrar-se do aqua de agua salgada dela. Então deu-me a rocha toda que tinha e os peixes.

O aqua da minha amiga era de 60cm com 2 peixes palhaço e rocha viva, e apenas tinha bomba de circulação.

Eu tenho aqua de 1 metro, com esta peixada toda, a rocha viva dela, que é pouca para o meu aqua e uma bomba fortissima de 1400L/h de 24w.

Conclusão tive que acrescentar à bomba um bocado de mangueira, a esta fiz buracos e fechei a ponta de maneira a sair agua por esta mas em pouca quantidade. Se tirasse a mangueira os peixes pareciam que estavam a ser descarregados pela sanita, é que faz mesmo remoinho.

 

Então eu tenho 3 monos, um arqueiro (pretendo vender), 4 puffers ( um deles saltou do aqua e secou :discuss_gathering: ), 2 peixe palhaço ( são os mausões do aqua), uma ophiocoma e um coral, xénia ( que se pegou muito bem ás rochas e está muito bonita). Numa das rochas consegue-se ver a formar sabbelastrea indica, não se se é este o nome, mas são uns vermes dentro de tubos brancos pequeninos.

 

Tenho a tal bomba fortíssima, termostato e meto o filtro a funcionar de vez em quanto, o de cascata que já estava no aqua quando este era de agua doce.

Ainda não tenho escumador, como a minha amiga não tinha no aqua ela de 2 anos ainda não achei urgente em comprar um. Vi um na naturline, que é perto da minha casa, a 45euros, tou a pensar ir buscar esse.

De momento o unico problema que tennho no aqua é estar a formar algas castenhas, principalmente nas rochas. Umas das rochas tem umas manchas rosas que já vinham assim do aqua da minha amiga, mas as castenhas já estavam por cima dessas. Está por toda a parte essas algas, principialmente nos vidros e numa das pedra abundantemente. Poderá ser a falta do escumador, ou pouca luz?

 

vi isto

# Cianobactérias ( algas viscosas, vermelhas acastanhadas , verdes ou negras que fazem uma espécie de lençol sobre o substrato e a rocha viva);

e também que eram fosfatos a mais, que hei de fazer para que desapareçam?

 

 

As fotos sem algas castanhas, no inicio.

 

DSCF1556.jpg

DSCF1551.jpg

 

Fotos de hoje com as tais algas.

 

DSCF1597.jpg

DSCF1598.jpg

DSCF1599.jpg

 

Agradecia opiniões, são sempre bem vindas.

Editado por natx
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Natacha...

 

O aparecimento de cianobactérias poderá ser devido à existência de fosfatos na água (sendo esta a causa mais comum, mas algum Guru dos salgados poderá dizer melhor do que eu...), ou falta de circulação da mesma.

 

Quanto às manchas rosa na rocha trata-se de coralina uma espécie de alga que é bastante bom haver no aquário, quando a coralina cresce significa que tens bons parâmetros de cálcio na agua ideal para os corais...

 

Já agora porque desligas o filtro???

 

O escumador não é obrigatório para alga salgada podes optar por um filtro externo de boa qualidade (ex: eheim).

 

 

Os 2 peixe palhaço que são os mausões do teu aquário são provavelmente um casal...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá, ainda sou muito novo nos salgados para opinar sobre as algas, mas cá vai: pode ser falta de luz

 

quanto ao escumador, acho que é essencial num salgado, nem que seja um desses baratos (o meu é)

 

acho que se metesses um fundo de cartolina preta no aquário iria ficar mais bonito. sugeriram-me isso, eu fiz, e acho que resultou muito bem, podes ver aqui imagens com e sem fundo: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=145284

Editado por placas
0dc32bd23a542830c84e269d6d375790u1a1.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já tinha visto teu aqua. Sim eu sei, tens razão tenho que meter um fundo, aqueles azulejos da cozinha são horríveis.

Tenho que ir ao chines comprar uma calha de 90 cm. Estao esgotadas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Natacha...

 

O aparecimento de cianobactérias poderá ser devido à existência de fosfatos na água (sendo esta a causa mais comum, mas algum Guru dos salgados poderá dizer melhor do que eu...), ou falta de circulação da mesma.

 

Quanto às manchas rosa na rocha trata-se de coralina uma espécie de alga que é bastante bom haver no aquário, quando a coralina cresce significa que tens bons parâmetros de cálcio na agua ideal para os corais...

 

Já agora porque desligas o filtro???

 

O escumador não é obrigatório para alga salgada podes optar por um filtro externo de boa qualidade (ex: eheim).

 

 

Os 2 peixe palhaço que são os mausões do teu aquário são provavelmente um casal...

 

Eu sei que as algas rosa são benéficas, mas as que eu tenho são castanhas, AS ROSAS já vinham com a rocha do aqua da minha amiga.

Sim são um casal à 2 anos, eram da minha amiga, sempre estiveram sozinhos, agora parecem não gostar muito de companhia.

O filtro está ligado, mas já li que este retira "coisas boas" dos corais.

Sim é fosfato a mais, mas como o retiro da agua? As xénias absorvem-no, mas são poucas.

Falta de circulação não tenho, como refiro acima, tive que inserir uma mangueira e fazer furos para diminuir a pressão, mas desisti disso, estava com pouca circulaçao por isso tirei a mangueira, levei descasca de um senhor da naturline :music_singguitar: .

 

Acho que é essencial ter um escumador, principalmente com a quantidade de peixes que tenho.

Que acham?

 

Ajudem-me!!

Editado por natx
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Desculpa a sinceridade mas tens muita coisa errada para que esse aquário possa dar certo.

 

Pelo que percebi, simplesmente encheste o aquário de água e meteste lá para dentro a rocha e os peixes, muito mau e errado.

 

Quanto tempo tem o aquário como "agua salgada"?

O inicio de um aquário de agua salgada é o mais importante para o sucesso do mesmo, tens que iniciar o aquário com um período de ciclagem e maturação sem vivos, deixar a natureza fazer o seu trabalho, podes ir ás FAQ e começares a ler desde o inicio e vais verificar/aprender os passos que deves percorrer até teres um aquário minimamente estável e com condições para poder receber os vivos.

Efectuar TPA's regulares e adicionar a agua evaporada preferencialmente com agua de osmose + kalk.

Quanto á circulação da água "Eu tenho aqua de 1 metro, com esta peixada toda, a rocha viva dela, que é pouca para o meu aqua e uma bomba fortissima de 1400L/h de 24w" quando dizes aquário de 1 metro, imaginando que seja de 100x40x40 terás +/- 160 lts brutos, deverias ter uma circulação de 4000 a 4500 lts/h, 1400 lts não é uma circulação fortíssima para um aquário de 1 metro de agua salgada.

Que iluminação tens no aquário?

As algas que te estão a aparecer são normais em aquários novos, não tem nada a ver com falta de iluminação, pelo contrario no inicio a iluminação só potencia mais o crescimento e desenvolvimento das algas.

Escumador - a peça mais importante de um aquário e nunca um filtro seja ele qual for substitui o escumador nas suas funções, não tem nada a ver uma coisa com a outra, se colocares um filtro exterior podes sempre aproveita-lo para colocar lá carvão activado e umas resinas anti-fosfatos nada mais que isso.

 

Resumindo, Se tiveres alguém que te possa "guardar" os peixes num aquário era o ideal, dizes que tens pouca rocha viva, ideal introduzir já mais alguma misturada com rocha morta para que possa ser colonizada, deves (se poderes) comprar um escumador, aumentar a circulação da agua (existem no mercado umas bombas baratas que te resolvem o problema), efectuar TPA's regulares de +/- 10 a 20% do volume total de agua do teu aquário pelo menos uma vez por semana nesta fase inicial, acrescentar a quantidade de agua evaporada com agua de osmose+Kalk e esperares uns 2 meses no mínimo até que o aquário possa fazer o ciclo e a maturação sem sobressaltos, para que depois possas ir introduzindo alguns vivos com calma para que tudo corra bem.

Quanto à iluminação vai depender do que queres manter no teu aquário, só peixes, peixes e corais moles, peixes corais moles e sps, mas aconselho-te a ires vendo umas calhas com lâmpadas T5 de 39W seriam o ideal para ti.

 

Qualquer duvida dispõe, que certamente irá sempre alguém ajudar-te a esclarece-las.

 

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado, simplesmente fiz aqua de agua salgada apor duas razões.

A minha amiga mudou de casa e não queria mais o aqua, então deu-me tudo do aqua dela. (peixes e rocha viva), e a minha recente compra foram puffers, mas pensava que eram os de agua doce, afinal era de agua salobra, o que não fez mal passa-los para salgada.

Eu deixei alguma agua doce que estava e acrescentei sal e mais agua. O aqua tem 3semanas como salgado.

A bomba é forte para o meu aqua porque em metade do aqua não tenho areia, devido à bomba, e os peixes são empurrados por esta, parece um oceano com ondas à superficie.

O meu aqua é de 120 litros brutos.

Sim preciso de um escumador, já levei descasca dum vendedor da loja naturline. Não meti ainda porque gastei dinheiro na bomba, areia, luz azul, um coral, estrela..

Para este mês já compro em principio. A minha amiga tinha os peixes palhaço mais a rocha viva num aqua de 60 litros e nunca usou escumador, dai ela me dizer que se calhar eu tb não precisava. Mas sim preciso devido à quantidade de peixes e para melhorar as condições.

Não tenho mesmo onde meter os peixes, mas por agora parecem saudáveis e bem, os palhaços parecem que andam a fazer "ninho", não deixam outros peixes nem eu com a mão tocar nas rochas.

Excepto a estrela do mar, agradeço a tua ajuda e que continues a ajudar-me Nuno.

Podes ver este tópico?

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=149751

 

Estou muito preocupada.

Obrigada por tudo

Editado por Jorge Gonçalves
Retirar quote desnecessário. Utilizem o botão "ADIC. RESPOSTA" e não o botão "RESPONDER". JG
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

"Eu deixei alguma agua doce que estava e acrescentei sal e mais agua." Desculpa mas não percebi, esta água doce estava onde no aquario (de peixes agua doce)?

Acrescentaste mais agua e sal????!!!!!! Como fizeste? Meteste agua para dentro do aquario + sal + peixes??????

" e a minha recente compra foram puffers, mas pensava que eram os de agua doce, afinal era de agua salobra, o que não fez mal passa-los para salgada"

????? Não te informaste do que estávas a comprar????

"A bomba é forte para o meu aqua" Acredita que não, pode estar mal direcionada mas é insuficiente.

"...bomba, areia, luz azul, um coral, estrela.." Não compres mais nada sem teres o aquario estabilizado e com o ciclo feito.

"A minha amiga tinha os peixes palhaço mais a rocha viva num aqua de 60 litros e nunca usou escumador, dai ela me dizer que se calhar eu tb não precisava." Podes não usar, mas deves, um bom escumador faz toda a diferença para um aquario saudavel.

"O aqua tem 3 semanas como salgado...mas por agora parecem saudáveis e bem" acredita que infelismente o senario não augura nada de bom.

 

 

Desculpa e espero que não me leves a mal, mas os seres vivos merecem um pouco mais de respeito "Devemos antes de mais nada praticar uma aquariofilia ética e responsável com respeito pela natureza e pelos animais que queremos manter.", peço-te que leias mesmo isto http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=92568 porque neste momento estás com todos os principios errados na manutenção do aquário, não te digo isto por mal, mas ao fazeres as coisas inconscientemente estás a matar seres vivos, a gastares dinheiro e não vês o retorno de teres uma aquario saudavel para poderes usufruir, que certamente é isso que queres.

 

 

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá natasha,

 

o teu aquário não ciclou como manda a lei :) porque também não tiveste alternativa, agora o que interessa é resolver

o uso da rocha viva da tua amiga vai fazer com que o ciclo seja mais rápido.

se tiveres oportunidade de ir buscar água ao mar para fazeres as TPAs também vais benificiar muito com isso (escolhe uma zona sem poluição)

usaste sal marinho não foi do de cozinha pois não?

convém medires a densidade da água, fizeste-o? há uns densimetros muito baratos +/- 5€, não muito precisos, mas é melhor que nada

não sei se será melhor acrescentar aí malta da limpeza 1 ou 2 turbo snails ... vamos ver o que dizem os especialistas

0dc32bd23a542830c84e269d6d375790u1a1.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a minha amiga deu-me o sal marinho dela. um "balde" cheio. Sim tenho um densimetro, ta agua salgada. Sem isso não saberia a quantidade de sal a meter.

Não pensei em ir buscar agua ao mar porque as nossas zonas daqui de lisboa e da linha são muito poluidas. Que praia me aconselhas?

pois também acho que era melhor um aquipa de limpeza, mas para isso tenho que vender monos ou entao passo-os para agua doce.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu sou do norte "carago", mas tenho ouvido falar no cabo raso (seja lá isso onde for ...eheheh)

se te "livrares" de alguns peixes, ainda que temporáriamente, vai ser melhor para passares esta fase inicial

vai pensando no escumador, nem que seja um baratinho

0dc32bd23a542830c84e269d6d375790u1a1.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

"Eu deixei alguma agua doce que estava e acrescentei sal e mais agua." Desculpa mas não percebi, esta água doce estava onde no aquario (de peixes agua doce)?

Acrescentaste mais agua e sal????!!!!!! Como fizeste? Meteste agua para dentro do aquario + sal + peixes??????

" e a minha recente compra foram puffers, mas pensava que eram os de agua doce, afinal era de agua salobra, o que não fez mal passa-los para salgada"

????? Não te informaste do que estávas a comprar????

"A bomba é forte para o meu aqua" Acredita que não, pode estar mal direcionada mas é insuficiente.

"...bomba, areia, luz azul, um coral, estrela.." Não compres mais nada sem teres o aquario estabilizado e com o ciclo feito.

"A minha amiga tinha os peixes palhaço mais a rocha viva num aqua de 60 litros e nunca usou escumador, dai ela me dizer que se calhar eu tb não precisava." Podes não usar, mas deves, um bom escumador faz toda a diferença para um aquario saudavel.

"O aqua tem 3 semanas como salgado...mas por agora parecem saudáveis e bem" acredita que infelismente o senario não augura nada de bom.

 

 

Desculpa e espero que não me leves a mal, mas os seres vivos merecem um pouco mais de respeito "Devemos antes de mais nada praticar uma aquariofilia ética e responsável com respeito pela natureza e pelos animais que queremos manter.", peço-te que leias mesmo isto http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=92568 porque neste momento estás com todos os principios errados na manutenção do aquário, não te digo isto por mal, mas ao fazeres as coisas inconscientemente estás a matar seres vivos, a gastares dinheiro e não vês o retorno de teres uma aquario saudavel para poderes usufruir, que certamente é isso que queres.

 

 

Nuno

 

 

Pelas respostas que me deste e pelas exclamações estas a fazer de mim uma ignorante com seres vivos. para já não fazemos nada bem ao estar a fecha-los numa caixa de vidro quando eles tinham o oceano todo.. Depois é claro que não fiz assim, aproveitei a agua doce do aquário e acrescentei o sal. Claro que retirei a agua e misturei-a com o sal previamente antes de inserir no aqua. Alias, antes de tudo a agua já estava como salobra. Só tive que retirar agua para misturar mais algum sal e o acrescentar.

Não foi directamente de agua doce para salgada, foi de agua salobra para salgada. Ou seja de 1010 para 1023, não sei ao certo de momento, pois estou a escrever do trabalho.

A minha bomba esta a fazer tudo andar à roda naquele aqua, já tenho uma parte do aqua a ver-se o vidro do chão, mas dizes que é insuficiente, vou acreditar.

Quanto ao escumador vou comprar o recomendado para o aqua.

Os peixes já disse que estavam em risco no aqua dela e ela mudou de casa.

Quando tinha agua salobra estavam os 4 puffers e os 3 monos.

Agora estão os puffers, monos e palhaços.

Para passa-lo para agua salgada apenas acrescentei mais sal e tive que comprar bomba e luz azul.

Agora vou comprar o escumador e buscar pedras à praia. E não compro peixe nenhum, vou até vender alguns monos.

Quanto ao respeito pelo bem estar dos seres vivos, nao existe pessoa que mais tenha que eu, com os cães que já resgatei (inclusive a minha), com os guppys que nunca deixei que fossem alimento vivo, entre outros.

FOi uma emergência a situação da minha amiga, agora ha que resolver para tudo ficar estável.

Não entendo essa obsessão e alar-mação, o placas esta a lidar melhor com esta situação, não esta a alarmar tanto. O que esta feito ta feito, agora tem que se melhorar.

E acredita, os peixes aparentam estar bem , comportamentos normais, palhaços territoriais a escolher "ninho", puffers comilões...

 

É preciso é calma e felizmente eu tenho muita, não me exalto por outras pessoas o fazerem.

Obrigada pela ajuda, mas na minha opinião exageras-te e claro que não levo a mal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelas respostas que me deste e pelas exclamações estas a fazer de mim uma ignorante com seres vivos. para já não fazemos nada bem ao estar a fecha-los numa caixa de vidro quando eles tinham o oceano todo.. Depois é claro que não fiz assim, aproveitei a agua doce do aquário e acrescentei o sal. Claro que retirei a agua e misturei-a com o sal previamente antes de inserir no aqua. Alias, antes de tudo a agua já estava como salobra. Só tive que retirar agua para misturar mais algum sal e o acrescentar.

Não foi directamente de agua doce para salgada, foi de agua salobra para salgada. Ou seja de 1010 para 1023, não sei ao certo de momento, pois estou a escrever do trabalho.

A minha bomba esta a fazer tudo andar à roda naquele aqua, já tenho uma parte do aqua a ver-se o vidro do chão, mas dizes que é insuficiente, vou acreditar.

Quanto ao escumador vou comprar o recomendado para o aqua.

Os peixes já disse que estavam em risco no aqua dela e ela mudou de casa.

Quando tinha agua salobra estavam os 4 puffers e os 3 monos.

Agora estão os puffers, monos e palhaços.

Para passa-lo para agua salgada apenas acrescentei mais sal e tive que comprar bomba e luz azul.

Agora vou comprar o escumador e buscar pedras à praia. E não compro peixe nenhum, vou até vender alguns monos.

Quanto ao respeito pelo bem estar dos seres vivos, nao existe pessoa que mais tenha que eu, com os cães que já resgatei (inclusive a minha), com os guppys que nunca deixei que fossem alimento vivo, entre outros.

FOi uma emergência a situação da minha amiga, agora ha que resolver para tudo ficar estável.

Não entendo essa obsessão e alar-mação, o placas esta a lidar melhor com esta situação, não esta a alarmar tanto. O que esta feito ta feito, agora tem que se melhorar.

E acredita, os peixes aparentam estar bem , comportamentos normais, palhaços territoriais a escolher "ninho", puffers comilões...

 

É preciso é calma e felizmente eu tenho muita, não me exalto por outras pessoas o fazerem.

Obrigada pela ajuda, mas na minha opinião exageras-te e claro que não levo a mal.

 

Não estou, nem foi minha intenção fazer de ti ignorante, eu não estou a alarmar estou so a informar e a tentar explicar os procedimentos que deves ter para que os animais possam ter um minimo de condições, só os aceitas se quiseres claro, agora acredita que o teu aquario com 3 semanas está longe de estar pronto para receber vivos, e continuo a achar que deverias ler mais as informações que existem aqui no forum e a experiencia de muitos que mantem aquarios e como tu e eu passaram pelo inicio com muitas duvidas e asneiras, mas temos que saber aceitar uma "critica" construtiva quando pedimos a opinião dos outros.

 

Se quiseres aceitar mais um conselho "e buscar pedras à praia" não faças isto, as rochas da nossa costa não são compativeis com um aquario marinho como estas a começar a montar (reef corais e peixes tropicais) se fosse para montar um aquario da nossa costa não haveria problemas.

Visto já teres esses peixes acho que deverias fazer testes à agua para ires vendo se tens necessidade de fazer correcções.

 

Nuno

Editado por nuno rogerio
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não estou, nem foi minha intenção fazer de ti ignorante, eu não estou a alarmar estou so a informar e a tentar explicar os procedimentos que deves ter para que os animais possam ter um minimo de condições, só os aceitas se quiseres claro, agora acredita que o teu aquario com 3 semanas está longe de estar pronto para receber vivos, e continuo a achar que deverias ler mais as informações que existem aqui no forum e a experiencia de muitos que mantem aquarios e como tu e eu passaram pelo inicio com muitas duvidas e asneiras, mas temos que saber aceitar uma "critica" construtiva quando pedimos a opinião dos outros.

 

Se quiseres aceitar mais um conselho "e buscar pedras à praia" não faças isto, as rochas da nossa costa não são compativeis com um aquario marinho como estas a começar a montar (reef corais e peixes tropicais) se fosse para montar um aquario da nossa costa não haveria problemas.

Visto já teres esses peixes acho que deverias fazer testes à agua para ires vendo se tens necessidade de fazer correcções.

 

Nuno

 

olá nuno,

 

sendo eu um caloiro nestas andanças, eu não diria que a rocha da nossa costa é incompatível, diria sim, que a maioria da rocha na nossa costa é pouco porosa e daí não trazer grandes benefíciso para um aquário de recife.

mas também já li aqui alguns posts que diziam que na zona de lisboa havia rocha mais porosa.

por outro lado, ao meter a rocha da nossa costa em água quente, provavelmente a maioria da vida também iria morrer.

será assim?

 

cumprimentos,

paulo

0dc32bd23a542830c84e269d6d375790u1a1.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá natx boa tarde,

estou a ver que a conversa tem andado animada :puppydogeyes:

 

nao querendo entrar em pormenores, so te queria alertar para o que disseste de ir buscar pedras á praia. Pode nao ser muito boa escolha, era preferivel se pudesses passar por uma loja de aquariofilia e comprasses umas pedritas de rocha viva, ou entao comprares a alguem do forum que é mais barata.

 

Cumprimentos

 

Paulo Conceição

O meu Aquario:

 

Visita o meu Aquario

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A rocha viva que compramos proveniente dos recifes é essencialmente o suporte para a vida bacteriológica indispensável à saúde de um sistema como aquele que tentamos recriar de reef nos nossos aquarios, a propria constituição fisica e química são em tudo diferentes da rocha na nossa costa. Na nossa costa podemos encontrar predominantemente rocha à base de granito, xisto, basalto entre outros... além de não terem as mesma propriedades fisicas nem químicas nunca vai funcionar da mesma forma do que a que compramos dos recifes. É certo que esta rocha que compramos é a um preço exorbitante, mas como a Natacha já disse ela tem alguma rocha viva que transitou de outro aquario com 2 anos, a esta rocha ela pode juntar mais alguma rocha morta e deixar maturar/colonizar pela outra enquanto faz o ciclo, sendo assim uma opcção muito mais barata e igualmente viável.

 

Nuno

Editado por nuno rogerio
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Natacha

Somos Vizinhos,eu moro no bairro S.miguel das encostas, vou agora iniciar um aquário marinho e também ja li muito aqui no forum,

realmente devias ter o aquário pelo menos 1 mês so com rochas, areia e agua, depois lentamente dependendo dos parâmetros da agua introduzir alguns vivos, mas só para limpeza,

tendo em conta que ja tinhas algumas coisas, o melhor é fazer como estas a fazer remediar e da melhor maneira.

Eu vou começar a ir buscar agua ao cabo raso e talvez ao portinho da arrabida(ainda não sei bem o local ), em relação á rocha, poderás comprar rocha morta bem barata em Setúbal, poderei te dizer onde mas por email, para não estragar o negocio a algumas pessoas aqui do forum.

Gostei de ver os teus Palhacinhos, também vou querer ter um casal ou mais, eheheh.

Boa Sorte aqui esta o meu mail se quisers saber algumas coisitas não são grande expert mas tenho alguns experts na familia. :puppydogeyes:

 

 

luis_miguelnunes@hotmail.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não estou, nem foi minha intenção fazer de ti ignorante, eu não estou a alarmar estou so a informar e a tentar explicar os procedimentos que deves ter para que os animais possam ter um minimo de condições, só os aceitas se quiseres claro, agora acredita que o teu aquario com 3 semanas está longe de estar pronto para receber vivos, e continuo a achar que deverias ler mais as informações que existem aqui no forum e a experiencia de muitos que mantem aquarios e como tu e eu passaram pelo inicio com muitas duvidas e asneiras, mas temos que saber aceitar uma "critica" construtiva quando pedimos a opinião dos outros.

 

Se quiseres aceitar mais um conselho "e buscar pedras à praia" não faças isto, as rochas da nossa costa não são compativeis com um aquario marinho como estas a começar a montar (reef corais e peixes tropicais) se fosse para montar um aquario da nossa costa não haveria problemas.

Visto já teres esses peixes acho que deverias fazer testes à agua para ires vendo se tens necessidade de fazer correcções.

 

Nuno

 

 

É claro que aceito as tuas criticas Nuno, qualquer critica é considerada como construtiva, inseri aqui este tópico para isso mesmo, para me ajudarem a resolver os problemas e minha duvidas.

"

Acrescentaste mais agua e sal????!!!!!! Como fizeste? Meteste agua para dentro do aquario + sal + peixes??????

" e a minha recente compra foram puffers, mas pensava que eram os de agua doce, afinal era de agua salobra, o que não fez mal passa-los para salgada"

????? Não te informaste do que estávas a comprar????"

 

Desclpa mas ao afirmares frases com estas estas a chamar-me ignorante sem necessidade nenhuma.

Já expliquei a minha situação, que os peixes não tinham para onde ir, que os puffers não tinham nome a não ser puffers na loja, que pensei que era uma das especies que gostava de agua doce e afinal são tetraodon nigroviridis que toleram agua salobra e salgada.

Agradecia que continuasses a dar informações e a ajudar na evolução sem dar estes comentários desnecessários. E aprecio imenso toda a ajuda que já me deste e que muita gente continua a dar obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agradeço imenso ao paulo, nuno e luis a ajuda que estão a dar. Sim para o próximo mês vou comprar rocha morta ou viva dependendo do preço. E estou a pensar ir buscar agua ao cabo da roca.

Os peixes precisão de mais esconderijos. Já referi que numa das rochas estão muitos a nascer muitos vermes de tubo. E são todos vermelhos.

hehe

Link to comment
Partilhar nas redes sociais