ciclideos a coçarem-se nas pedras


carvalhor

Recommended Posts

Ultimamente tenho visto os meus ciclideos a coçarem-se mais do que o normal nas pedras e na areia de coral .

 

Ha cerca de 2 semanas mudei de areia da praia para areia de coral , sera que isto pode ter influencia ????

 

Alguem tem alguma receita para este tipo de comportamento ??? , penso que nao sejam parasitas porque sempre o fizeram , mas penso que agora sera

 

mais constante do que o normal comportamento

 

Espero uma opiniao de alguem que ja tenha passado pelo mesmo e um possivel tratameto se houver :animal_fish:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

OS Meus faziam isso quando não colocava anti-cloro na água, pode ser por isso?

 

Abraço,

Nuno Dinis.

 

 

Pois , realmente nao ponho anti cloro, mas esta agua ja tem 1 semana .

Ainda nao fiz a tpa semanal :(

Esta agua ja nao deve ter cloro :animal_fish:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois , realmente nao ponho anti cloro, mas esta agua ja tem 1 semana .

Ainda nao fiz a tpa semanal :(

Esta agua ja nao deve ter cloro :animal_fish:

 

Sao parasitas quase de certeza, pesquisa aqui no forum por "peixes a rocarem se no areao" e deves encontrar alguma coisa! Em relacao aos efeitos do cloro, ocorrem normalmente logo a seguir a uma tpa e depois passam!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sao parasitas quase de certeza, pesquisa aqui no forum por "peixes a rocarem se no areao" e deves encontrar alguma coisa! Em relacao aos efeitos do cloro, ocorrem normalmente logo a seguir a uma tpa e depois passam!

 

Sim penso que possa ser , no entanto eles sempre o fizeram , no entanto fazem agora com mais frequencia na areia de coral .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

 

Coloca 5ml de água oxigenada para cada 100lt de água... Atenção que a água oxigenada diminui um pouco a carga de bactérias nitrificantes, sendo recomendável que no final do tratamento reforces o filtro com um pouco de Sera Nitrivec (mero exemplo).

 

 

Um abraço,

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

 

Coloca 5ml de água oxigenada para cada 100lt de água... Atenção que a água oxigenada diminui um pouco a carga de bactérias nitrificantes, sendo recomendável que no final do tratamento reforces o filtro com um pouco de Sera Nitrivec (mero exemplo).

 

 

Um abraço,

Olá Marco, uma pergunta, qual o efeito da agua oxigenada? serve para quê?

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

 

Coloca 5ml de água oxigenada para cada 100lt de água... Atenção que a água oxigenada diminui um pouco a carga de bactérias nitrificantes, sendo recomendável que no final do tratamento reforces o filtro com um pouco de Sera Nitrivec (mero exemplo).

 

 

Um abraço,

 

 

Ola Marco ,

 

Obrigado pela dica , mas existe alguma explicação para o que esta a acontecer ????

 

Penso que nao sejam bacterias , e o que esta a acontecer coincide com a mudança de areia da praia para areia de coral ......

 

tens alguma teoria ???

 

A agua oxigenada mata algum tipo de bacterias ??

 

 

um abraço e obrigado

 

Rogério Carvalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Marco ,

 

Obrigado pela dica , mas existe alguma explicação para o que esta a acontecer ????

 

Penso que nao sejam bacterias , e o que esta a acontecer coincide com a mudança de areia da praia para areia de coral ......

 

tens alguma teoria ???

 

A agua oxigenada mata algum tipo de bacterias ??

 

 

um abraço e obrigado

 

Rogério Carvalho

 

Em princípio tratam-se de parasitas externos.

 

Convém igualmente relembrar que o facto de não acondicionares a água pode originar também uma reacção do género, pois infelizmente muitas pessoas esquecem-se que para além do cloro existem outras substâncias perigosas (tens o caso das cloraminas que são utilizadas em algumas redes canalizadas e que não se dissipam na atmosfera tão rapidamente como o cloro) e ainda alguns metais pesados que podem provocar reacções menos desejadas.

 

A água oxigenada se for utilizada excessivamente pode matar algumas bactérias nitrificantes, daí o cuidado que devemos ter na sua administração.

 

António, a água oxigenada funciona como um desinfectante geral da água, eliminando inclusive algumas bactérias nocivas.

 

 

Um abraço,

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se usaste areia de coral pode ter a ver com a subida da dureza da água GH e KH.

 

Mede lá isso a ver se os valores não estão muito altos e se tiveres historico verifica se subiram de repente.

 

A mim aconteceu-me os peixes coçarem-se quando tive que aumentar esses valores. Cometi o erro de não os aumentar de forma faseada... Crescendo e aprendendo :)

 

De vez em quando lá o fazem após uma TPA mas passa.

Editado por RomKnight
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se usaste areia de coral pode ter a ver com a subida da dureza da água GH e KH.

 

Mede lá isso a ver se os valores não estão muito altos e se tiveres historico verifica se subiram de repente.

 

A mim aconteceu-me os peixes coçarem-se quando tive que aumentar esses valores. Cometi o erro de não os aumentar de forma faseada... Crescendo e aprendendo :thumbup3:

 

De vez em quando lá o fazem após uma TPA mas passa.

 

 

Ola Tiago

 

De facto ontem fiz uma tpa e resultou .

 

Ja o fazem esporadicamente como sempre o fizeram :)

 

obrigado pela dica

 

Rogerio Carvalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De nada... ou quase.

 

Este fds não dá mas no outro a ver se pagas uma visita guiada ai ao aqua cabecadura

 

Eu dou-te uma apitadela.

 

 

 

Ok fica combinado :tapfoot: diz qq coisa quando puderes .

 

ja começei o tratamento ......

 

Deixa ver se resulta ;) alem do que estava a acontecer estavam com um comportamento que nao era natural .

 

Vamos ver como corre .

 

O tratamento foi 2 comprimidos de fluvermal ...... parece que começou a resultar, mas logo a noite verifico com mais atençao .

 

um abraço

 

Rogério Carvalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

António, a água oxigenada funciona como um desinfectante geral da água, eliminando inclusive algumas bactérias nocivas.

 

 

Um abraço,

Obrigado pela dica Marco, a gente está sempre aprender ! :music_singguitar:

 

Já agora, sabes dizer que quantidades se deita.

 

Abraço

Editado por António Ferreira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigo António:

 

Boas,

 

 

Coloca 5ml de água oxigenada para cada 100lt de água... Atenção que a água oxigenada diminui um pouco a carga de bactérias nitrificantes, sendo recomendável que no final do tratamento reforces o filtro com um pouco de Sera Nitrivec (mero exemplo).

 

 

Um abraço,

 

 

 

Sempre........................ aquele abraço! :D helpcheers

Abraço,

 

LUIS ALMEIDA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ultimamente tenho visto os meus ciclideos a coçarem-se mais do que o normal nas pedras e na areia de coral .

 

Ha cerca de 2 semanas mudei de areia da praia para areia de coral , sera que isto pode ter influencia ????

 

Alguem tem alguma receita para este tipo de comportamento ??? , penso que nao sejam parasitas porque sempre o fizeram , mas penso que agora sera

 

mais constante do que o normal comportamento

 

Espero uma opiniao de alguem que ja tenha passado pelo mesmo e um possivel tratameto se houver :)

 

 

Para finalizar o topico :

 

Fiz um tratamento com Fluvermal e o funcionou muito bem .

Foram diluidos 2 comprimidos e meio no aquario de 200 litros , passados 2 dias 1 tpa de 50% com agua acondicionada, repeti o procedimento pela 2 x passados 2 dias .

Os peixes ja tinham pequenas feridas , no entanto todas elas estao a recuperar bem . o acasalamento entre eles / elas voltou e estao com um comportamento normal.

Nunca mais se coçaram nas pedras , como o faziam , apenas uma vez ou outra muito esporadicamente.

Nao tive baixas .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais