Luta entre casal de Ramirezis


JoaoDomingos

Recommended Posts

Boa tarde,

 

POssuo um casal de ramirezis num aquario comunitário e hoje observei que eles estão muito agressivos um para o outro. Passo a explicar a historia toda:

 

Possuia neste aquário três ramirezis (Um macho e duas femeas) até que belo dia foi presenteado com uma postura. Postura essa que chegou aos 6 dias (já nadavam livremente). Na ultima noite, desapareceram-me grande parte dos alevinos e quando os fui tentar separar daquele aquário, a mãe tratou de comer o resto (talves devido ao stress de eu andar lá a tentar aspira-los).

 

Eu pensei, é normal, estao num comunitário já foi bom chegarem a este ponto. Depois passado uns 5 dias, azar dos grandes, um vidro lateral do aqua rachado e os peixes todos em alquidares, resultado, nem uma morte.

 

Aquário reparado e com novo layout e peixes todos lá para dentro! Tudo se adaptou rápidamente e estão todos bem. A terceira Ramirezi, dei a um membro do forum, pois já não aguentava ve-la sofrer com as constantes perseguições da outra femea.

 

Até aqui tudo bem!! Hoje, já passado alguns dias de observação, a Ramirezi está gordinha e com o ovopositor de fora, mas, o casal anda sempre a defrontar-se!! Metem-se frente a frente e investem um contra o outro. Mais ou menos o observado neste filme:

 

Filme

 

A minha duvida é se isto é normal no(s) dia(s) antes da postura, ou se devo separa-los. Tenho alguma urgencia em saber o que fazer, visto nao querer perder nenhum especime!!

 

 

Obrigado

JoaoDomingos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

cara tambem tenho um problema, tenho um aqua 52L e eu axo que é um casal de ramirezi nao sei, mas a femea ja pos a primeira posta mas a femea acabou comendo os ovos , e eles são muito jovens ainda, por ter posto os ovos sera que são casal? ou 2 femeas podem por os ovos sem macho?

 

eu fiz um topico mas ninguem me ajuda.. ninguem responde nada...

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=150558

 

 

e de tanto ler foruns eu axo que é acasalamento nao sei a verdade, vai ter uma hora que o macho da uma encarada e a femea recua um pouco, ai ja procuram onde por os ovos , nao sei se é verdade mas foi o que eu li

 

abraços e por favor me ajudem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

BOAS

Acho que nao são 2 fêmeas e 1 macho mas sim o contrario

dai esta luta inensa analisem bem se os bichos da luta,isto é , para quem souber distinguilos

 

xau

 

 

DUas femeas não são, ja tiveram postura com alevins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

DUas femeas não são, ja tiveram postura com alevins

 

Nome vulgar: Ramirezi

Nome científico: Apistogramma ramirezi Myers e Harry

 

Origem: Venezuela

 

Temperatura ideal: 22° a 30°

 

Tamanho: 7 cm

 

Descrição: Dificilmente se encontrara um peixe de aquário que rivalize com este em beleza de colorido. Sobre um fundo geral azul-esverdeado vemos cinco ou seis bandas escuras. Uma delas passa pelo olho e pelo opérculo. A nadadeira dorsal é alaranjada sendo os três primeiros raios pretos, bem maiores no macho. Todo o corpo e nadadeiras são pintalgados de manchas azuis-elétricas. A ponta do focinho é cor de tijolo. Com a luz incindindo diretamente sobre ele, reflete uma tonalidade geral violácea.

 

Hábitos e reprodução: Peixinho bem quieto e pacífico, é ideal para o aquário comum, pecando apenas por um excesso de timidez que o faz esconder-se no meio das plantas. De resto, para vê-lo feliz, devemos tê-lo num aquário com muitas plantas, onde possa procurar refúgio caso julgue necessário. Reproduz-se seguindo as linhas gerais descritas para os ciclídeos, só que não é tão fácil de induzir à procriação.

 

"Tambem se difala que a fêmea tem a barriga rosada, mas não anda sempre assim só em época de acasalamento ou preparação para essa época"

 

Não sei grande coisa acerca dos rami mas espero ter ajudado.

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais