Primeiro aquario


peskitas

Recommended Posts

Olá a todos

 

Sou novo neste ramo e tenho o meu aquario desde Agosto montado, mas só agora ganhei coragem para por aqui fotos dele. Nao sou muito creativo, pois o meu orçamento também nao o permite! :eusathink:

O aquário mede 100 cm comprimento, 40 cm largura e 45 de altura. Leva cerca de 180 litros.

Tem um Filtro externo da eheim, ecco 2236.

Para agora ficam estas informações depois acrescento o resto!

 

DSC03043n.jpg

DSC03042n.jpg

DSC03041n.jpg

DSC03040n.jpg

DSC03039n.jpg

DSC03035n.jpg

DSC03034n.jpg

DSC03033n.jpg

DSC03018n.jpg

DSC03016n.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens uns escalares bacanos sao casal?

 

o aquario podia estar melhor mas compreendo é dificil arranjar dinheiro para melhorar com o tempo vai os upgrades

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

Desde já agradeço o comentário.

Os escalares estão muito lindos mas o problema foi que na loja onde os comprei disseram-me que era dificil de distiguir o macho da femea e entao eu trouxe esses 2 e parece que tive azar! São dois machos porque de vez em quando anda um atras do outro, mas nao fazem estragos!

Editado por peskitas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse aquario parece-me igual ao meu.

 

Tenho um filtro igual ao teu tambem.

 

Por acaso não o compraste em segunda mão?

 

Li que não és muito criativo porque o orçamento não permite.

 

Olha que pedras podes apanhar na natureza, troncos podes ser tu a tratar. Vais ver que não é pelo dinheiro que não dás azo á tua criatividade .

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, é verdade, eu comprei em segunda mão e foi á mesma pessoa a quem tu o compraste :evilbat:.

Em relação as pedras, as que eu tenho, já foram apanhadas na Natureza!

Neste momento estou a pensar em mudar o areão mas nao sei qual escolher! Se me pudessem ajudar pfv!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OLha, eu se fosse a ti fazia o seguinte.

 

Retirava tudo o que não é natural, vasos e adornos.

 

A bomba de ar é inútil, basta o filtro criar corrente á superfície para oxigenar a água.

 

E depois para o fundo, eu colocava akadama.

 

Arranjava mais pedras (todas do mesmo tipo se não fica foleiro) e uns troncos.

 

De seguida organizava a coisa de forma a ficar natural, metia umas plantas e esperava que crescessem :evilbat:

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olha...

 

aí perto de ti tens a lagoa da Pateira em Fermentelos... sei disso porque fiquei uma noite na estalagem e parece-me que podes encontrar mais umas pedras e talvez uns troncos engraçados... se precisares trata-los podes pedir dicas aqui no forum que a malta ajuda na boa... o Tugz sabe fazer isso bem e ajuda na boa mm... é um bacano :D

 

quanto ao areão aconselho o fundo vivo pois cria bactérias que ajudam o aqua, não é muito pesado e como é poroso é bom para o enraizamento das plantas e segura-as bem tb... isto se não quiseres usar substracto fértil, claro!! é uma questão de procurares... não é difícil encontrar...

 

cumps e boa sorte com o aqua

 

sabes que a malta gosta é de fotos e novidades :evilbat:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OS troncos é fácil de tratar.

 

Se tiveres um poço, ou uma piscina então ainda é mais fácil.

 

Se não tens de arranjar uns alguidares :evilbat:

 

Raspas bem, para tirar a casca que é o que te vai pintar a agua.

 

Em seguida deixas de molho bastante tempo(uns 15 dias), se for no alguidar acrescentas sal.

 

Depois deixas secar ao sol, muito bem(uns bons dias) e depois metes mais uns tempos de molho.

 

Se for um tronco pequeno, metes no microondas para esterilizar, se for de maiores dimensões metes um panelao a ferver agua, e tentas meter o tronco a ferver, (metade duma vez a outra metade fica de fora, depois rodas).

 

Depois é meteres no aquário.

 

Plantas eu posso-tas arranjar, pagas, os portes :D

 

Abraço

 

PS: tu é que és um bacano, ainda vou de férias para ai mas é oh freezer :D

Editado por Tugz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado, de facto, tenho uns meninos mesmo muito lindos!

Agora a duvida que tenho é qual o tipo de cor da cartolina que devo de meter para o fundo do aquario... o que ele tem actualmente tira um pouco de cor ás plantas se é que me compreendem! :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma ajudita PFV! Não sei bem o cor que devo por na cartolina, já me disseram para por ou branco, ou azul, ou preto! Qual aconselham?

 

 

eu metia preto

 

 

quanto aos troncos eu tenho por aqui uns de videira... que já tiveram em agua bastante tempo e tao à chuva agora...tens é de raspá-los,tirar a casca etc...dá trabalho...eu tb já o tive num tronco mas para é para quem quer... biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

como disse tenho uns...não sei de onde é mas posso te arranjar um se fores de perto...Manda Mensagem Pessoal se quiseres...

 

Quanto ao aqua..realmente tudo o que não for natural eu retirava...

 

e colocava aí um tronco e umas plantas que isso ficava bem mais bonito... biggrin

És do distrito de Aveiro? Queres vir para o nosso grupo?
Clica na imagem...

gallery_26293_1342_184.jpg
viviparos.pt.vu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma ajudita PFV! Não sei bem o cor que devo por na cartolina, já me disseram para por ou branco, ou azul, ou preto! Qual aconselham?

 

Boas povo,

 

Bem começo por dizer que esses escalares sim senhor estão lindos parabéns biggrin

 

Sim concordo em tirares esses trambolhos artificiais principalmente essa bomba de ar que fica tão mal, basta subires a flauta do filtro até à superfície para fazer circular a água e também te vai fazer tantas ou mais bolhas de que essa bomba

 

Quanto ao substrato sem sombra de dúvida que akadama é dos melhores que andam aí mas também são dos mais caros :D e encher um aqua de 1metro de cumprimento ainda sai carote biggrin.png' alt=':biggn:'> se realmente puderes investir na akadama força mas se não existem substratos pretos e castanhos por ai que são BEM mais em conta e dão um aspecto bonito ao aqua, não terás a mesma qualidade que a akadama é um facto mas como não tens ideias de fazer disso um grande plantado mas sim um aquário com plantas não necessitas de um substrato tão poroso como akadama mas isso já és tu que decides :D

 

Quanto aos troncos acho que não há necessidade de arriscares em tratares tu do tronco já sabes que se ficar mal tratado aparecem aqueles fungos indesejados por vezes não perceptíveis e tornam a água tóxica para os peixes depois morre 1 peixe e tu sem saberes de onde vem o mal, quando tiras o tronco para veres o que se passa lá está os fungos que por vezes são encontrados um bocado tarde e xau fauna tão adorada e tu com esses escalares não deves arriscar afinal os troncos não são assim tão caros e basta uma fervidela para tirar as bactérias que ganham enquanto estão nas lojas a apanhar pó e está pronto a por no aqua nem te chateias mas lá está são opiniões eu não arriscava aliás até muito raramente mas é um facto às vezes os que são tratados com químicos por outras palavras os que estão nas lojas ganham fungos quanto mais um tratado por ti sem experiência nesse campo. Pensa muito bem nisso se vale a pena meter esses euros ao bolso...

 

Quanto à cartolina pah eu pessoalmente não metia cartolina isso com a humidade começa a perder a cor e a ficar toda húmida a longo prazo não é fiável, eu no teu lugar optava por vinil agora a cor já é mais do gosto pessoal, eu sou apologista do preto mas existem outras cores porreiras...

 

Desejo-te boa sorte e espero ter ajudado dentro do possível,

 

cumpz

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelos comentários! Agradeço imenso e vou ver o que se pode fazer então! Daqui a uns diazitos posto umas fotos já com o tronco e talvez com um novo substrato!

 

Cmpz, e mais uma vez obrigado pela ajuda! :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Boas,

Este sábado arranjei um tempito livre e com alguma paciêcia e dedicação mudei o layout do aquario (os peixitos já mereciam!) . Sugestões são sempre bem vindas! :P

DSC03956.jpg

DSC03954.jpg

DSC03953.jpg

DSC03952.jpg

DSC03946.jpg

DSC03945.jpg

DSC03944.jpg

DSC03943.jpg

DSC03942.jpg

DSC03941.jpg

DSC03940.jpg

DSC03939.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Critiquem por favor! :P.... Sem criticas nao posso melhorar! Agradeço toda a ajuda que me derem e ideias também!

 

Boas

O aquário está muito nu de plantas,gosto da forma como está o subestrato

com essa enclinação,mas fáz falta ai talvês um tronco,e mais plantas,este

e a minha opinião, força com isso.

Cump: A.S :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

sugestão: arranja mais plantas, plantas de diferentes tipos e com folhas diferentes, experimenta várias plantas só assim vais descobrir as que gostas mais, pesquisa sobre layouts e sobre as plantas.

Tens montes de plantas simples e de crescimento lento que são faceis de manter, e tenta colocar pedras todas do mesmo tipo e cor, assim fica com um ar mais natural.

 

De resto é a teu gosto, só depois de começares a montar um layout definido é podemos começar a opinar a sério, podes por exemplo experimentar colocar o fundo cheio de vallisnerias, uns troncos e umas pedras ao meio com uns fetos e anubias agarrados, e uma planta de tapete á frente, ficas com um layout simples e facil de manter.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fazes-me lembrar o meu inicio, também foi assim.

 

Primeiro uma mistura de calhaus, depois fui inventando, e fiz um cume de areao e um monte de pedras, e depois fui percebendo melhor as coisas vendo outras montagens e usando a imaginação.

 

Primeiro conselho, arranja mais plantas, e muda as lâmpadas da calha, deves ter uma marine glo aí, e ela não te serve de nada. De resto, continua que com insistência isso fica um brinco :)

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas, no dia 10 de junho tive uma grande surpresa!! :transport027:

Por sorte, esses dois escalares que podem ver nas fotos formaram um casal (são os unicos escalares que tinha no aquario). E, no dia 10 tive posturas! Já estive a pesquisar pelo forum e encontrei alguns topicos sobre a reproduçao dos escalares e estou a seguir tudo à risca. Em breve ponho uma foto dos piquenos help para poderem ver. :puppydogeyes:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Tiraste tudo o que não era natural e viste como o aquário ficou mais bonito?

 

Falta-te um tronco? sim...falta-te umas plantas? sim... falta-te t€€mpo? sim e a todos nós também por isso não há nada como fazermos nós as nossas coisas...como já te explicaram, podes ter um tronco de videira lindo, basta algum trabalho, pesquisa e imaginação e chegas lá...

 

Os escalares help são lindos mesmo espero conseguir encontrar desses cá quando montar o meu novo aquário...

 

Eu punha a cartolina preta porque vai realçar o verde das plantas como as restantes cores dos peixes...

 

Abraço,

 

Diogo Amaral

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.