Água Fria, Água Quente... Água Fria, Água Quente...


Sereia_28

Recommended Posts

Olá, boa tarde a todos!

 

O meu nome é Carla, tenho 25 anos e sou do Porto. (O nome Sereia tem uma longa história, e neste forum, claro está que, não podia ignorar este meu "nick name" tão antigo.) :sunbathing:

 

Antes de mais, devo dizer-vos que gosto muito de ler o vosso forum. Tem muitas informações úteis, e confesso que agora sim percebo alguns erros do passado.

 

Eu, como uma menina que era na altura, sempre gostei de peixinhos. E os meus pais, como bons pais que foram, sempre me deram peixinhos. O problema é que eles não duravam mais que 1... 2 meses. A paciência dos meus pais esgotou-se, e eu desiludi-me de ter peixinhos, pois já estava mais que provado que eu não sabia cuidar deles.

 

Na altura não havia estes foruns, nem os meus pais tinham conhecimentos de aquários com filtros, e motores. então comecei com um globo de vidro (cm qualquer criança), e depois passei para um aquário rectangular, ligeiramente maior que o globo. Mas nem assim, morriam sempre... Peixes de água fria!

 

O problema é que o mundo aquático fascina-me, sempre que entro numa loja de animais fico vidrada nos aquários. O meu sonho era ter guppies, pois são peixes com umas cores fantásticas, cauda grande, corpo elegante... Muito lindos!

 

Então, este fim de semana o meu namorado resolveu dar-me de prenda um aquário!! Não muito grande (15L), mas pelo que vi já á para fazer umas coisinhas!! :discuss_gathering:

 

O aquário é da Aquapor, e tem 35cmx20cm. O Kit incluía filtro e eiluminação de 7w ou 15w (não sei ao certo, neste momento).

 

A minha primeira reacção foi de que finalmente ia poder ter peixes de água fria! Pois sempre me disseram que o meu problema era não ter um aquário com motor!

 

No entanto, e depois de várias pesquisas e de ler mt o vosso forum e manuais que disponibilizam, estou a ponderar em peixes de água quente!

 

Gostava que me pudessem aconselhar do seguinte: devo entrar na aventura de cuidar de peixes de água quente, num aquário de 15L? Se sim, que tipo de peixes posso colocar lá dentro e quais os cuidados para os mesmos? Por último, gostava de saber uma informação: na nossa ausência, como por exemplo férias de 15 dias (que é o meu caso), os peixes necessitam de cuidados especiais? Para a comida já vi que existem uns temporizadores que guardam comida até 30 dias. A minha questão é relativamente à medição dos níveis de ph, nitratos, etc...

 

Bem, esta é a minha apresentação, e as minhas questões. Espero não vos aborrecer, pois pretendo que vocês sejam os meus conselheiros para não me desiludir mais com os peixinhos quando eu quero tanto poder tê-los felizes e saudáveis!! :angelic008:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como está iniciando e visto que o aquário é pequeno, te recomendaria o peixe Betta. A tendência é que com o tempo adquira um aquário maior, a partir daí poderá pensar em criar peixes tropicais mais comuns.

banner26b.jpg

Comece fazendo o necessário, depois faça o possível e logo estará fazendo o impossível!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu nao gosto de bettas, mas é dos poucos que se adapta a um aqua tao pequeno.

relat

já que gostas de cor mete uns neons, sao naturais e pequenos. mas até para os neons o aquario é algo pequeno, segundo o fish-base precisam de aquas com 60 cm de comprimento, o teu tem quase metade disso! :twisted:

 

ampularia é um buzio, e é bem activo... é uma boa ideia na minha opiniao, tenho 3 e nao me importava de ter mais, quero que reproduzam...

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se bem que precisam de aquarios maiores (60 cm), peixes lindos, naturais e muito brincalhoes e irrequietos, recomendo os Barbos Tigre.

8583104.jpg

 

mete uns 5 no minimo e é muito giro de ver! Funcionam nesse aquario, até pensares em arranjar um maior.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa mas isso de os camarões serem fáceis de manter não é bem assim. Depende da espécie.

Tenho lido e relido o sub-fórum dedicado aos camarões (porque gostava de me aventurar nesse mundo) mas alguns têm exigências e cuidados que para mim (um simples roockie da aquariofilia) me deixam de pé atrás quanto à possibilidade de os manter não tendo qualquer experiência.

 

Logo, não creio que essa sugestão tão ampla seja a que se melhor enquadre.

 

Agora respondendo ao tópico:

 

15 litros....... É pouco, isso já sabemos.... Mas talvez dê para um cardume de neons (mesmo mesmo à tangente), o seu comportamento é bastante interessante e divertido de observar. Ou então umas rasboras. Atenção ao pH da água necessário para estas espécies - ligeiramente ácido - 6,5.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É pá, camarões tava mesmo a referir-me aos mais comuns, como os red cherry.

Comecei com 10 e agora parecem uma praga :wink: no bom sentido.

Nunca tive os meus fetos tão bonitos e limpos como tenho agora com eles a fazer limpeza.

Cumps. e boa aquariofilia

 

lenac

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se Barbos sumatras quando inseridos em aquários maiores que 60L são umas pagras... imagina confinados em 15L. Pode ocorrer uma carnificina por aí...

 

Tente um trio de Guppys. Um macho e duas fêmeas com Corydoras astatus.

Editado por EdsonRechi

banner26b.jpg

Comece fazendo o necessário, depois faça o possível e logo estará fazendo o impossível!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu percebi logo a quais te referias :wink:

Também quero adquirir uns desses, daqui a uns tempos...

 

Mas para quem está a perguntar e pedir opiniões (a autora do tópico) convém que sejamos especificos o mais possivel.

 

Ah e concordo com o Ismenio, não coloques peixes de água fria :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu percebi logo a quais te referias ;)

Também quero adquirir uns desses, daqui a uns tempos...

 

Mas para quem está a perguntar e pedir opiniões (a autora do tópico) convém que sejamos especificos o mais possivel.

 

Ah e concordo com o Ismenio, não coloques peixes de água fria :D

 

Meus senhores, obrigada pelas vossas opiniões. :tongue:

 

Acho que entre barbos, guppies ou neons, já tenho por onde escolher. ;)

 

Peixes de água fria estão fora de questão, então. Assim como camarões. Confesso que não gosto muito de apreciar a vida deste animal... :wink:

 

Quanto aos cuidados necessários na ausência, alguém me pode aconselhar?

 

Este fim de semana vou escolher o areão, a resistência, o termometro... Algum conselho sobre estes temas?

 

Obrigda pelo vosso apoio! :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

por acaso estes nao sao os primeiros barbos que tenho, e acho estranho eles nao incomodarem outros peixes. lol na verdade os neons é que "penicam" os barbos. lol. deve ser por ainda serem barbos bebés ou por nao ter ali nenhum guppy! :character0050: estao num aqua de 38L/52 cm, vao ficar ai por uns dias, e passar para um de 1 metro em breve e queria aumentar o numero de pestinhas, mas como não são ratos como os guppies, só mesmo indo às lojas comprar!

 

Sereia nao mistures barbos tigre com os guppies, porque os barbos vao fazer a vida negra aos guppies. mas entre guppies e barbos, as pestes sao os guppies!!!

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aposta nos Guppies.

 

Com jeito, tens crias e vês os minis a nascer.

Depois vais percebendo como o aqua funciona e podes comprar um maior e apostar em Escalares ou Discos, ou ciclideos africanos....

 

PauloA :character0050:

PS: pestinhas são os guppies? fogo... e eu a pensar mal dos barbos tigres.....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

usei o termo pestinhas para os barbos no sentido de brincalhao/chateia os outros peixes.

 

e o termo de peste para os guppis no sentido em que se reproduzem como ratos. se alguem tem interesse na reprodução, tipo documentário, tem que arranjar um aquario grande e comprar ciclideos.

 

Os barbos tigres apenas incomodam os peixes de caudas maiores, especialmente as artificializadas,nomeadamente os guppies e os bettas. Não devem curtir peixes frankenstein.

 

guppy.JPG

:D

 

os meus nao penicam nenhum peixe porque se entretem a guerrilhar/brincar entre eles. Não tenho guppies é verdade, por nao querer esse peixe nos meus aquarios, mas vou testar estes 5 mini-rufias com peixes maiores para ver o que fazem.

 

Os barbos tigre até dançam entre eles, e esses guppies que fazem?

:character0050:

 

prefiro pagar dinheiro para ter mais barbos tigre que ter um casal de guppies a debitar filhotes/hora no meu aquario.

No entanto, o aquario é demasiado pequeno para barbos, isso é verdade. mesmo sendo eles pequenos peixes, sao muito espevitados.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá! :character0050:

 

Antes de mais não te esqueças de, depois de montar, fazer bem o ciclo do azoto!

 

Depois, em relação aos peixes (para daqui a 15 dias ;) ) Tenho um aqua do tamanho desse e por isso já tive exactamente o mesmo problema.

 

Acho que para barbos não dá... é mesmo pequeno.

 

Peixes de cardume parece-me que o melhor devido ao seu tamanho reduzido é o boraras maculatus... :D Com outros rasboras ou com néons também dá para cumprir a regra do litro por cm de peixe, mas ficas limitada a um cardume mais pequenito.

 

Um trio de guppys também dá para cumprir mais ou menos essa regra, mas o mais certo é daqui a uns tempos teres muitos guppyzinhos e não teres onde os meter... pondera essa possibilidade. Mas não deixam de ser uma boa escolha...

 

Quanto ao que eu fiz... meti camarões :) e se não metesse camarões metia um betta :D

 

Boa sorte

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aposta nos Guppies.

 

Com jeito, tens crias e vês os minis a nascer.

Depois vais percebendo como o aqua funciona e podes comprar um maior e apostar em Escalares ou Discos, ou ciclideos africanos....

 

PauloA :oops:

PS: pestinhas são os guppies? fogo... e eu a pensar mal dos barbos tigres.....

 

alfapa, para os peixes que tu disses-te eu recomendo, pelo menos alguma experiêcia em aquariofilia. :).

 

Olá Sereia_28 , bem vinda ao fórum o que te recomendo é que adquiras o que precisas, segundo o que pretendes fazer, o aquário quanto mais filtragem tiver melhor.

 

Para plantas naturais, aconselho a pôr um substracto no fundo, se quiseres ter plantas naturais.

 

Aconselho-te a escolher os peixes em função dos parâmetros da tua àgua. PH KH e Gh depois tens também o Nh2 e Nh3/Nh4 e ainda tens mais, mas isso é outra história.

 

Falei dos 3 Iniciais, para testares a àgua que sai da tua torneira. :). Claro que depois no aquário e após o ciclo de azoto o Nh2 e o Nh3/Nh4 deverão estar a zero.

 

Antes de fazer seja, o que fôr aconselho-te a ter calma, e a pensar bastante. ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

alfapa, para os peixes que tu disses-te eu recomendo, pelo menos alguma experiêcia em aquariofilia. :busted_red:.

 

Olá Sereia_28 , bem vinda ao fórum o que te recomendo é que adquiras o que precisas, segundo o que pretendes fazer, o aquário quanto mais filtragem tiver melhor.

 

Para plantas naturais, aconselho a pôr um substracto no fundo, se quiseres ter plantas naturais.

 

Aconselho-te a escolher os peixes em função dos parâmetros da tua àgua. PH KH e Gh depois tens também o Nh2 e Nh3/Nh4 e ainda tens mais, mas isso é outra história.

 

Falei dos 3 Iniciais, para testares a àgua que sai da tua torneira. :rolleyes:. Claro que depois no aquário e após o ciclo de azoto o Nh2 e o Nh3/Nh4 deverão estar a zero.

 

Antes de fazer seja, o que fôr aconselho-te a ter calma, e a pensar bastante. :rolleyes:

 

Que tipo de substracto devo comprar para um aquário com este tamanho, algum em especial? Sim, porque eu quero colocar plantas naturais, pois assim torna-se mais real o meu mini-mundo aquático. :P

 

E o que aconselham, água da torneira? Pergunto isto porque já li alguns manuais que dizem que podemos (alguns dizem mesmo "devemos") usar água de garrafão, pois já vem tratada.

 

O que aconselham?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.