Diminuir a Evaporação


Recommended Posts

Boas pessoal!

 

Alguém me pode dar umas dicas de como diminuir a evaporação do meu aqua? Perco cerca de 15L por semana.. será que posso tapar pelo menos a Sump? Ou vou prejudicar o meu sistema? As paredes ao pé do aqua estão sempre encharcadas..

 

Obrigado!! :music_singguitar:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola vewinhah,

 

No meu caso, tenho um aquario de 500L e tambem eu tenho cerca de 30L - 35L de evaporação por semana. As quantidades de evaporação teem que ver com diversos factores e que podem não ser iguais para toda a gente, dependendo, das temperaturas ambientes, humidades relativas do ar, diferentes zonas do país etc.

Também há diferenças nas quantidades de evaporação consoante as épocas do ano, e ao contrario do que possa parecer, tenho muito mais evaporação de inverno do que no verão.

 

No que toca depois á reposição, deves repor a agua que evapora com agua de osmose + kalk (de preferencia). Contudo, e ja testei este resultado, ao fim de 2 semanas a adicionar apenas reposição com osmose, os meus valores de salinidade começam a sofrer alterações. Penso que começa a ser adicionada agua doce a mais e assim o que vou fazendo é compensar com um pouco de agua do mar ate os valores ficarem de novo correctos.

Não quero com isto dizer que este processo aconteça com toda a gente, mas sim, que no meu caso foi a solução que encontrei para equilibrar os valores de salinidade do meu aquario.

 

Espero ter ajudado,

 

Cumprimentos

Paulo Conceição

Editado por paulo_chinak

O meu Aquario:

 

Visita o meu Aquario

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
O ar injectado pelo skimmer não é suficiente para compensar a limitação das trocas gasosas de um aquário tapado?

 

Antonio Almeida

 

resolves parte dessa evaporação tapando a parte de cima do aquaáio. Como o meu aquario tb evaporava cerca de 30 lt semana, resolvi parte dessa evaporação cobrindo a parte de cima com uma pelica transparente que é utilizada para cobrir os alimentos quando são metidos no frigorifico. Baixa a evaporação assim como mantém mais tempo a temperatura.

Até sempre

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
No que toca depois á reposição, deves repor a agua que evapora com agua de osmose + kalk (de preferencia). Contudo, e ja testei este resultado, ao fim de 2 semanas a adicionar apenas reposição com osmose, os meus valores de salinidade começam a sofrer alterações. Penso que começa a ser adicionada agua doce a mais e assim o que vou fazendo é compensar com um pouco de agua do mar ate os valores ficarem de novo correctos.

Não quero com isto dizer que este processo aconteça com toda a gente, mas sim, que no meu caso foi a solução que encontrei para equilibrar os valores de salinidade do meu aquario.

Olá Paulo. Esse problema deve ser por adicionares mais água que a que devias. Eu tenho um osmorregulador no meu sistema e não tenho esse problema.

 

O ar injectado pelo skimmer não é suficiente para compensar a limitação das trocas gasosas de um aquário tapado?

 

Antonio Almeida

Olá António.

O ar injectado pelo escumador não é suficiente dado que o a superficie das bolhas são pequenas e o tempo de contacto com a água é pouco, pouco faz.

 

resolves parte dessa evaporação tapando a parte de cima do aquaáio. Como o meu aquario tb evaporava cerca de 30 lt semana, resolvi parte dessa evaporação cobrindo a parte de cima com uma pelica transparente que é utilizada para cobrir os alimentos quando são metidos no frigorifico. Baixa a evaporação assim como mantém mais tempo a temperatura.

Até sempre

Rui

Olá Rui. A ideia é boa para evitar evaporação, mas quando falamos em água salgada com iluminações fortes, essa película tem tendencia a perder elasticidade e a ir em direcção à água, podendo até começar a derreter, sem falar no problema das trocas gasosas e a possibilidade de aquecer demais a água.

 

Neste caso eu nada faço, coloco mais osmose para repor, e o meu sistema evapora cerca de 40lts por semana no inverno e no verão vai para o dobro, fruto do aquecimento provocado pela iluminação e a necessidade de aumentar a circulação de ar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho pensado em forçar a condensação do ar húmido na zona superior do aquário através da passagem forçada do ar por um sistema de tubos que percorram a parte posterior do aquário, várias vezes criando uma espécie de radiador, e depois esperar que essa condensação pingue sobre o sump.

A humidade, mais do que a necessidade de reposição, preocupa-me muito e gostava, por isso, de manter o aquário tapado.

 

Antonio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais