Questões de um iniciante


Recommended Posts

Boa noite a todos, sou iniciante e montei o meu aquário com equipamentos que me foram dando....

 

Tenho aqui algumas duvidas, e agradecia se podessem ajudar-me:

 

 

Aquário +- 38litros

Areia de Quartzo

Tetratec Easy Crystal Filter 250 (filtro)

bomba de ar

plantas e enfeites de plastico

 

1-

Estou aqui meio preocupado... No lado do aquário onde eu o coloquei, o filtro faz muita força/tipo um redemoinho, os peixes (cometas 5cm) que passam na frente do filtro têm que nadar muito até saírem da "armadilha" :D

Estive a verificar e o filtro não tem nenhum regulador... Que eu faço? fica assim mesmo, é tipo um ginásio para os peixinhos ?:discuss_gathering: eu noutro dia vi um filtro de fundo em placas...

 

2-

Coloquei um termómetro para ver a temperatura, e está sempre nos 9 - 12graus, será melhor colocar um aquecedor?

 

3-

Sempre que eu troco a água, passado 1 - 2 semanas, a água começa a esbranquiçar, coloco pouca comida e uso aquela em flocos que indica que não suja a água. Tenho o filtro a funcionar com a tal esponja de carvão... (água que eu uso é da torneira e guardo-as em garrafões de 5 litros com um pouco daquele produto próprio para preparar a água)

Que será? Ainda não tenho nenhum tipo de teste, quais os essenciais e baratos que eu devo ter?

 

4- alguma outra dica?

 

 

Muito obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas em relaçao ao problema do filtro este deve de ser de acordo com o tamanho do aquario ,visto k o teu e de 50 litros tenta usar um com menos potencia.

a temperatura tbeem esta um pouco baixa ,bom e entre os 23/26 graus um de 50w ja e o suficiente para resolveres o teu problema.

Espero ter ajudado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Deves trocar cerca de metade da água todas as semanas.

 

Penso que esse filtro é o mesmo que eu usava no meu aqua de quarentena e não é realmente lá muito bom, por isso trocas parcias de áqgua mais frequentes de cerca de 30% (pelo menos 2 vezes por semana) e com agua tratada com bom anticloro e anticloraminas (o Prime da Seachem ou o StessCoat da API são bons).

 

No entanto acho que deverias ler mais no fórume não só, aqui encontras uma fonte de informação que foi a base de muitos aquariofilistas aqui do fórum FAQ The Krib

 

Abraço e qq problema poe aqui que tentaremos ajudar

</a><a href="http://aquariofiliaaguda.wordpress.com/" target="_blank">Aquariofilia Aguda</a>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Se tens cometas lê aqui no fórum a parte das carpas e peixes de água fria.

Não sei quantos peixes tens, mas eles são uns "porquinhos" aquáticos e a água suja deve ser devido a eles :)

De resto as TPAs que te propuseram parecem-me mesmo as mais indicadas.

E cometas são peixes de água fria, mas é como te digo, vai ler a "secção" desses peixes que aprende-se muito em como manter o aqua 5*

Cumps. e boa aquariofilia

 

lenac

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

tenho 6 peixes no aquario. ;) será que é muito?

obrigado a todos,

 

boas,

 

a regra é de 1L de água por cada centímetro de peixe, portanto é questão de ver o tamanho dos teus peixes e verificar se a capacidade do teu aqua é suficiente ou não.

 

deves ainda ter em conta que os peixes crescem, portanto convém ver as fichas que já te sugeriram para saber que tamanho atingem os teus peixes no estado adulto..

 

boa sorte e boa aquariofilia.

 

Michael

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os cometas crescem muito, devem crescer por volta de 19 cm de comprimento ou mais.

 

os peixes de água fria precisam de um aquario com o minimo de 60 cm de comprimento. Nos de água fria, a regra de cm de peixe por cm de aquario não se aplica. Essa regra é para os tropicais. num Aquario de 60 cm ainda dá para manteres alguns com qualidade de vida aceitavel. Mas quanto maior o aquario melhor.

 

Durante o proximo ano esse aquario de 38 litros dá perfeitamente para manteres os peixes. podes deixar ai uns 2 durante pelo menos um ano com boas condições. 6 de água fria ai dentro é que não... é muita coisa. mas ve com calma que nao é nada serio, pois os teus ainda devem ser muito pequenos, por enquanto há umas promoções de aquarios grandes baratos, bons para pores todos os teus peixes! é questao de veres.

 

o filtro normal interno é bom, se trocares troca por um externo, isto só caso compres um aquario grande apenas. Nao metas outro genero de filtro, nao faz mal a água atira-los.

 

A sugidade na água pode ter varios motivos, nao deias comida a mais...

 

as variedades normais de peixes de água fria (cometa, goldfish normal) suportam bem temperaturas abaixo de 10C, no entanto as variedades mais elaboradas (telescopio, orandas) têm que ter sempre temperaturas acima de 10C.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

wleaobras,

 

A relação quantidade de peixes X tamanho do aquário é incorreta. Já imaginou se possuir 6 peixes que chegam a 30cm em fase adulta num pequeno aquário ?

 

Quais peixes possui ?

 

Michael_R,

 

A relação cm X litros também é errônea. Na verdade esta regra originalmente foi (mal) traduzida para o português. A base é um centimetro de peixe por 1 galão de água, ou seja 1 cm para cada 3,6L.

 

Outra, esta regra é tão furada... imagina um Oscar que chega a 30cm facilmente em 30L de água ? :discuss_gathering:

banner26b.jpg

Comece fazendo o necessário, depois faça o possível e logo estará fazendo o impossível!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a regra dos cms de peixe é apenas uma forma para nos controlarmos. penso que tem a sua utilidade.

 

eu cheguei a ter tres peixes de água fria num aquario de 38L, no entanto, os orandas começaram a perseguir o telescopio, sintoma de sobrepovoamento, felizmente, nessa altura ofereci logo o casal de orandas ao meu irmao (tinham que ir os dois porque ja me pareciam um casal e tem que ter companhia), ja tinha planeado de antemao e gosto mais do aspecto do telescopio. por isso te digo, podes manter todos por uns meses, ao fim de seis meses/um ano, so podes ter nesse aquario dois peixes de água fria. mas o stress vai acumulando novamente a medida que o espaço começa a apertar.

 

eles têm todos crescimento variavel conforme a variedade. Em aquarios normais: Os telescopio ficam-se pelos 10 cm. Os cometas pelos 19 e os shubunkin pelos 15. Isto em termos de peixes dourados que mantenho. Consegues peixes maiores, com aquarios maiores e baixo povoamento. Isto se tiveres o tamanho como objectivo.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.