cristal red aqua


labutes77

Recommended Posts

boas.

 

a uns meses atras, arranjei uns cristal red a um membro do forum. a muito que queria ver este marisco mais de perto. foram para um aquario de 100l. tinha como objectivo ter um aqua com muito espaço para criar cristal red, o que nao aconteceu... por falta de espaço para outra especie, troquei as especies a pouco mais de um mês. tinha 7 cristal red em 100l e 100 ibericos em 35l ...

vieram paea este aqua 5 adultos e 2 juvenis. logo apos a mudança uma femea ovou. nasceram a semana passada e tenho muitos cristal red bebes espalhados pelo aqua. a femea esta ovada novamente.

 

os cristal red foram mudados para este aqua :

 

local:

em cima do frigorifico na cozinha , lol.

 

aqua:

50x30x25

 

filtro de cascata:

resun - HF 2001 ( cujo cifao esta ligado a um filtro de fundo )

 

aquecimento:

eco therm 50w

 

decoraçao: ( sobras do aqua dos sulawesi )

areao preto

pedras de varios tipos e varios tamanhos

2 ramos pequenos

 

flora:

Echinodorus

musgo

clarophora

outras que nao sei o nome ...

 

fauna:

cristal red grade A

 

fica aqui alguns videos feitos ontem, pela rapida reproduçao em pouco mais de um mes, creio que a mudança de casa foi do agrado dos todos os inquilinos, ja que os ibericos tambem estao a ovar ... hehehehe.

 

 

uma vista geral ...

 

th_PICT3581.jpg

 

a femea ovada

 

th_PICT3576.jpg

 

adulto , 2 geraçoes e com a 3º geraçao a caminho

 

th_PICT3580.jpg

 

 

:)

Editado por labutes77

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

nao sei se foi determinante ... mas no aqua de 100l so tinha ovado 2 vezes em meses. so ficaram 2 crias da ultima postura.

neste aqua pequeno ... em menos de um mes e meio ovou 2 vezes , tenho varios descendentes. e ovou a segunda vez dias depois de terem nascido os camaroes da 1º postura.

a unica diferença é a area mais pequena e este aqua esta mais plantado do que o de 100l. mas nao tenho experiencia em cristal red para tirar alguma conclusao. apenas relato a minha experiencia.

talvez alguem com mais experiencia possa acrescentar algo mais concreto.

 

tenho a temperatura a 24º e o ph 7. igual como estavam no aqua de 100l.

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Na minha opinião ovaram por causa da mudança de água e pelos vistos gostaram e por isso continuam a ovar. :D

Quando o aquario é grande é bom quando se tem já uma boa colonia..

 

Boa sorte com os pequenotes

 

p.s se calhar gostam da vibração que o frigorifico faz.

:discuss_gathering:

 

cumps

Editado por sergio
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Meu grande tira duvidas luis !!

 

Para um aquario com sobras..minha nossa ..muitas sobras tens tu em casa !! Esta bue louco !! mete inveja pah..

 

tbm tenho umas CRS ovadas ^^ a ver qual de nós é que tem "filhos" primeiro lol

 

Boa Sorte com os "bichos"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ois.

 

pois ... ca em casa nao falta restos. lol. monta-se e desmonta-se e sobra sempre peças. hehehe.

os crs ovaram quase ao mesmo tempo. devem nascer tb pelos mesmos dias ... daqui a 1 mês. lol.

mas para ti é a primeira vez , para mim sera a 3º. espero que te divirtas com os crs.

sao mesmo giros !

que corra tudo bem com os teus.

abraço.

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

 

a minha cristal red perdeu os ovos.

alguem me pode dizer as razoes que levam isto a acontecer ???

 

Boas

acho que as causas podem ser Stress, ou o meio onde ela se encontra nao reunir todos os requesitos para os filhotes se aguentarem(ela ache que), ou entao ja teve os pequenos.

Corrijam-me se estiver errado.

Cumprimentos, Pedro Santos

 

Sem%20Tiacutetulo-1_zpst7od1kle.jpg

Welcome to Nassau | The Land of Kattegat

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

 

stress ? nao deve ser. esta neste aqua a mais de um mes. nao houve nenhuma alteraçao. nem fiz nenhuma tpa estes dias.

condiçoes do meio tb nao me parece, ela ja criou aqui, e ovou logo dias depois.

ela ovou a uma semana , nao nasceram de certeza.

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

boas.

 

stress ou não ... morreram quase todos.

restou 2 machos que mudei para outro aqua , os 2 juvenis que ja vinham do outro aqua e uma duzia dos juvenis da ultima postura ( tambem mudei para aqua dos heteropoda )...

a unica femea que tinha e mae de todos ... caput !

ja desmontei, desinfectei, lavei e voltei a montar o aqua.

nao sei se foi a razao, mas apareceram-me uns "bichinhos" em grande quantidade neste aqua. e so reparei neles porque os camaroes mortos estavam cobertos deles ...

 

:roflroll2:

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá Labutes77,

 

Já houve uma altura em q m morriam muios camarões e não sabia a causa, tinha muitas planárias e parece q às vezes atacavam os camarões mais lentos.

 

Depois vim a reparar noutros seres, parecidos c as planárias, mas q tinham uma das extremidades com um pontinho preto e eram muito mais avermelhadas q as planárias.

 

Qd os camarões morriam tb estavam cobertos destas - não sei q seres eram e tenho pena de não ter conseguido tirar nenhuma foto.

 

Boa sorte p o futuro.

 

Ricardo

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

desinfectei o aquario inteiro ( menos os camaroes ) com pastilhas de cloro. queimou a maioria das plantas e o musgo, lavei tudo e voltei a montar o aqua. esta agora a ciclar. até agora nunca mais vi bichinho nenhum, nem planarias, que tinha algumas, nem os outros. esses outros pareciam dáfnias, mas mais pequenos e verdes, nadam em zig-zag e andavam pelas pedras e vidro do aquario. agora tambem os encontrei noutro aquario, nos ibericos, mas meti la umas femeas endler e eles têm estado a diminuir de numero. mas de futuro vou fazer o mesmo procidimento que fiz ao aquario dos cristal red, que se lixe as plantas. nao quero bichos no aqua. é muito suspeito a morte dos cristal coincidir com o aparecimento de tais pulgas.

 

entretanto ja arranjei mais 5 cristal red. agora é esperar pelo melhor :)

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

eu também tenho nos meus aquas de invertebrados essas tais pulgas, não de onde vêm, mas ate agora não me morreu nenhum camarão, e tenho para lá reds, blacks, e yellows.

 

mas ja estive para meter lá um peixito para se banquetear.. xD

 

cump.

07-26RockyField-2.jpg

Rocky Field ++

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

 

nao sei que raio de pulgas são essas, mas apareceram quando os camaroes começaram a morrer. mesmo que nao sejam a causa ... não as quero nos meus aquas. e no meu caso era mesmo muitas ...

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que tenha sido coincidência isso das 'pulgas' e das mortes.

 

Pelo que entendi são sinal que o aquário está rico em micro-nutrientes (elemento muito importante num aquário de invertebrados).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

acabei por trocar de aquarios, lol. os cristal red ficam no aqua de 60cm e os heteropoda "wild form" ficam no aqua mais pequeeno. talvez por ser mais pequeno seja mais sustetivel de pequenas variaçoes de valores na agua afectarem os cristal. fico com pena, pois gostava muito de ver os cristal em cima do frigorifico ... os heteropoda sao muito mais resistente, creio que fiquem melhor assim, apesar de eu nao gostar muito.

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É normal aparecerem algumas muito poucas planárias mesmo se o aquário estiver bem maturado. Elas aparecem dos detritos, restos que se formam no fundo do aquário, dos quais também se alimentam. Num aquário de camarões como não temos peixes que limpem esses restos e com o pouco fluxo da água criamos um ambiente ideal para elas se desenvolverem, cabe-nos a nós tentar controlá-las com TPAs mais frequentes, aspiração de fundo entre outras. Pois o real problema não passa por serem estéticamente desagradáveis, mas sim pelo facto de serem carnívoras, para os camarões adultos não representam grande ameaça, atacam principalmente as fêmeas em fase de gestação, libertam uma substancia que as afecta, os pequenitos também são afectados daí eles desaparecerem quando da existencia das mesmas no aquário. Só atacam adultos quando em muita quantidade, normalemente agarram-se a uma das patas e o camarão salta até se cansar, depois vem o resto do grupo e formam um novelo em redor da vítima, devorando a mesma.

 

Francisco Ramalho

Editado por fjmr123
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Das planárias sabia um pouco mas essa explicação foi sucinta o suficiente -obrigado.

 

Vai dando notícias desse CRSs.

 

Cumprimentos

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

esta tudo ok com eles. os juvenis que vieram do outro aqua estao a crescer bem e ja tenho uma femea ovada ... hehehehe.

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fico feliz pelas coisas se estarem a encaminhar depois de tempos mais difíceis.

 

Eu também ando numa de estabilizações, o aqua grande está sem grandes problemas, os CRSs parecem coelhos a ovar e as crias a safarem-se bem (vou agora na 2ªgeração) - agora é a parte em q bato 3 vezes na madeira - e recentemente adquiri 6 exemplares de CPOs, a ver...

 

 

Abraço e continuação de boa sorte

 

 

Ricardo

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais