Questões Betta


Tig19

Recommended Posts

Boas , antes de mais sou novo aqui no fórum por isso peço desde já desculpa se disser algo não muito correcto xD .

É o seguinte sempre me fascinou muito este tema e por isso decidi iniciar me neste meio com um peixe betta que me vai ser oferecido amanhã, já estive a ler e a ver pelo fórum e do que aprendi os bettas são peixes muitos resistentes que preferem águas mais quentes 25º e um ph 7.0.

O meu betta deverá vir num daqueles cubos de apenas 2 litros ;) ,uma treta, e como não tenho nenhum aquário cá em casa irei muda lo para uma caixa VDF para dar mais algum espaço e irá estar assim durante uma semana no máximo, acham que tem mal?

Vou comprar um aquário de 15 / 20 L um termostato ,um filtro e um termómetro ,algo de mal aqui outra vez?

Só que agora gostava saber que cuidados devo ter com peixe e aquário e quantas vezes por dia devo de dar de comida (já li pelo fórum 2/3 vezes ao dia) , quantas mudanças de agua devo fazer e se devo comprar algo para agua ?

 

 

Desculpem as inúmeras perguntas mas como e meu 1º aquário não quero cometer muitos erros e dar a melhor qualidade de vida possível ao meu betta , por isso se me poderem ajudar agradeço :)

 

 

Cumprimentos.

Editado por Tig19
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas , antes de mais sou novo aqui no fórum por isso peço desde já desculpa se disser algo não muito correcto xD .

É o seguinte sempre me fascinou muito este tema e por isso decidi iniciar me neste meio com um peixe betta que me vai ser oferecido amanhã, já estive a ler e a ver pelo fórum e do que aprendi os bettas são peixes muitos resistentes que preferem águas mais quentes 25º e um ph 7.0.

O meu betta deverá vir num daqueles cubos de apenas 2 litros :onfire: ,uma treta, e como não tenho nenhum aquário cá em casa irei muda lo para uma caixa VDF para dar mais algum espaço e irá estar assim durante uma semana no máximo, acham que tem mal?

Vou comprar um aquário de 15 / 20 L um termostato ,um filtro e um termómetro ,algo de mal aqui outra vez?

Só que agora gostava saber que cuidados devo ter com peixe e aquário e quantas vezes por dia devo de dar de comida (já li pelo fórum 2/3 vezes ao dia) , quantas mudanças de agua devo fazer e se devo comprar algo para agua ?

 

 

Desculpem as inúmeras perguntas mas como e meu 1º aquário não quero cometer muitos erros e dar a melhor qualidade de vida possível ao meu betta , por isso se me poderem ajudar agradeço ;)

 

 

Cumprimentos.

 

Viva!

 

Pareces estar no bom caminho. O equipamento que dizes que vais comprar é suficiente, deves é ter em conta que é fundamental ter plantas nesse aqua.

 

As plantas têm um importante papel na qualidade da água e sua oxigenção, e para além disso, o betta como prefere águas pouco movimentadas, vai precisar de uma planta alta onde se "encostar" e para o ajudar a vir respirar à superfície.

 

não convém de facto que o tenhas muito tempo numa caixinha tão pequena, mas também deves garantir que o aqua principal que vais comprar tenha as codições necessárias para o acomodar.

 

Quanto à alimentação, o ideal é 2/3 vezes por dia em pequenas quantidades. Tenta adaptar a alimentação dele, há grande variedade de comida para bettas, e podes e deves alternar por exemplo com artémia para que ele se mantenha saudável.

 

A água deve ser tratada, principlamente se for da torneira, deves adicionar um anti-cloro, ou seria fatal ao teu novo amiguinho. Depois disso, se mantiveres as condições da água, uma mudança parcial de cerca de 30% da água de 15 em 15 dias deverá ser suficiente.

 

Qualquer dúvida mais é só dizer e tens ainda bastante informação disponível no fórum que certamente te vai ajudar! ;)

 

Boa sorte!

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva!

 

Pareces estar no bom caminho. O equipamento que dizes que vais comprar é suficiente, deves é ter em conta que é fundamental ter plantas nesse aqua.

 

As plantas têm um importante papel na qualidade da água e sua oxigenção, e para além disso, o betta como prefere águas pouco movimentadas, vai precisar de uma planta alta onde se "encostar" e para o ajudar a vir respirar à superfície.

 

não convém de facto que o tenhas muito tempo numa caixinha tão pequena, mas também deves garantir que o aqua principal que vais comprar tenha as codições necessárias para o acomodar.

 

Quanto à alimentação, o ideal é 2/3 vezes por dia em pequenas quantidades. Tenta adaptar a alimentação dele, há grande variedade de comida para bettas, e podes e deves alternar por exemplo com artémia para que ele se mantenha saudável.

 

A água deve ser tratada, principlamente se for da torneira, deves adicionar um anti-cloro, ou seria fatal ao teu novo amiguinho. Depois disso, se mantiveres as condições da água, uma mudança parcial de cerca de 30% da água de 15 em 15 dias deverá ser suficiente.

 

Qualquer dúvida mais é só dizer e tens ainda bastante informação disponível no fórum que certamente te vai ajudar! ;)

 

Boa sorte!

 

Abraço

 

Desde já obrigada pela ajuda e pelas respostas ;)

 

A nível de plantas qual seria a espécie de planta mais indicada para o betta? Irei precisar de substrato correcto?

 

A nível da agua só irei precisar de um anti-cloro mais nada?

 

Mais uma vez peço desculpa pelas perguntas mas quero estar bem informado porque se algo de mal acontecer muito provavelmente quem ira sofre será meu betta :onfire:

 

Cumprimentos

Editado por Tig19
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde já obrigada pela ajuda e pelas respostas :P

 

A nível de plantas qual seria a espécie de planta mais indicada para o betta? Irei precisar de substrato correcto?

 

A nível da agua só irei precisar de um anti-cloro mais nada?

 

Mais uma vez peço desculpa pelas perguntas mas quero estar bem informado porque se algo de mal acontecer muito provavelmente quem ira sofre será meu betta :x

 

Cumprimentos

 

 

 

Olá

As plantas pode ser qualquer uma que chegue à superficie e de preferencia folha larga mas de baixa manutenção ax:anubia,feto de java etc.

O substrato mais indicado é um que seja escuro, preto de preferencia.

Não precisas de anti-cloro basta que esperes 24h antes de colocar dentro do aquario.

O filtro tem que causar pouco movimento na agua.

A comida tens que dar variada e pouca de cada vez. 3 vezes é demais.

Cumpr.

António

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Parece que vais no bem caminho :)

 

Alimentar uma vez ao dia deve ser suficiente... Se tiveres disponibilidade podes dividir a refeição em dois e dar em duas vezes. 3 vezes só tenho visto dar a pessoal que está a preparar os bettas para reprodução (porque nessa altura eles passam muito tempo sem comer e gastam muita energia (hehe).

 

O cubo da vodafone não é o ideal, mas já que é temporário mais vale te-lo lá mais uns dias e esperar que o outro aqua esteja operacional. Isto só para dizer que não te esqueças, por exemplo, do ciclo do azoto. Podes ler acerca disso aqui.

 

De resto acho que já te foram respondendo às perguntas que puseste :)

 

Abraço e boa sorte!

 

PS: há aqui no fórum um tópico de outro membro que também se está a iniciar. Lê-o porque pode ser que tenhas algumas dúvidas em comum com ele e assim ficam logo resolvidas... ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais