(Re)Iniciação


Acanthurus

Recommended Posts

Olá amigos,

Estou a reiniciar-me na aquariofilia de água salgada depois de um grande interregno.

Como as coisas mudaram bastante desde a ultima vez que andei nisto, venho assim pedir ajuda a quem se disponibilizar a tal, visto que agora numa cidade vizinha (Vila Real) abriu uma nova loja e já há e vai haver mais disponibilidade de material para água salgada, coisa que faltava aqui na região.

Para um aquário de 300 e tal litros, comprei cerca de 50kg de rocha viva, tenho uma sump onde está instalado um escumador, tenho isto tudo a “rodar” à umas semanas os valores de amónia, nitritos, fosfatos e mesmo nitratos estão a zero e o escumador já não tira praticamente mais nada, os valoras de cálcio é que ainda estão um pouco baixos e tem sido difícil estabeliza-los. As algas calcárias e normais estavam e ainda estão a “florescer” e têm despontado outros organismos inclusivamente esponjas. Mas ultimamente têm-me aparecido nas rochas umas algas tipo filamentosas e nas rochas e no vido umas que parecem lodo. Isto parece-me muito estranho com os compostos azotados e os fosfatos a zero.

Alguém pode ajudar nestes aspectos?

Precisava igualmente de ajuda na Iluminação, neste momento só tenho daquelas lâmpadas florescentes normais de aquários, pois não quis investir em mais nada sem ouvir a opinião de outras pessoas entendidas, antes de entrar em despesas loucas. Já ouvi falar em actinicas (que eu já usei em tempos), iodetos metálicos, HQI, compactas, etc.. Gostaria muito de saber qual a melhor solução para mim e a mais barata para ter uns invertebrados e muito poucos peixes.

Quais são os parâmetros de luz que devem ser respeitados e como posso fazer para atingir as condições óptimas?

Quem me puder ajudar em outras coisas que achem fundamental sou todo ouvidos (ou seja neste caso todo olhos :):roll: ), agradecia apoio e ajuda.

Grato pela atenção.

Os melhores cumprimentos

Pic_3442_1.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola rapaz,

 

Antes de mais, bem vindo :(

 

Estas no bom caminho, a deixar as coisas ciclarem e esperares, tomando com calma e paciencia.

 

Quanto à iluminação, depende apenas de duas coisas : a altura do teu aquario e que animais queres manter. Bom, vendo bem, o comprimento tambem influencia o numero de luzes. Adiante.

 

Se o teu aquario tiver até 40cms de altura, consegues manter quase tudo exceptuando SPS com florescentes : PC / T8's. Com T5's as opções vão ser , em termos animais que poderás por no aquario ,visto a intensidade será maior.

 

Mais que 40cms ( ou inclusivé ) , HQi's tornam-se quase imperativas. Até 50cms de altura, 150ws de potencia parecem-me adquadods, desde que mantenhas os SPS no terço superior, perto das lampadas.

 

Mais que isso, 250w's ou 400w's, dependendo da altura do aquario, ou da versatilidade das especies que se queira manter : o meu aquario tem 50cms de altura e uso HQI's de 250w, para permitir um bom crescimento dos corais mas tambem para poder por os corais mais exigentes de luz onde quero e não exclusivamente no topo.

 

Devido à tua litragem ( 300 ) , calculo que o teu aquario seja de 1,20 ou 1,50 quanto muito.

 

Assim, diz-nos que corais queres manter ( moles, duros ) e as dimensões do teu aquario, para que possamos dar um conselho mais exacto.

 

Abraço

Gonçalo Proença

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais, bem vindo biggrin

 

Obrigado. Falaram-me deste fórum na loja e eu vim logo ver como era agradou-me e inscrevi-me

 

Assim, diz-nos que corais queres manter (moles, duros) e as dimensões do teu aquario, para que possamos dar um conselho mais exacto.

 

Gostaria de manter de ambos os tipos de corais e quanto à altura da água é de 40cm. É sempre possível manter os invertebrados mais exigentes perto do cimo ou não? (pelo menos estou a pensar comprar mais rocha para me ajudar).

Lembrem-se que pretendia, se possível claro, obter a melhor iluminação aliada à menor despesa. Senão a melhor iluminação apenas, pois não quero ter problemas com os meus animais, só gostaria de evitar gastar fortunas e gastar demasiado no supérfluo ou numa coisa que podia ser substituída por outra igualmente eficiente e mais barata.

 

O que significa SPS?

 

Existem vantagens nas lâmpadas compactas?

 

Que mistura de lâmpadas devo ter?

 

Deve existir algum tipo de iluminação à noite?

 

Quanto a corrente, devo colocar muitas cabeças motorizadas?

 

Tenho um bom escumador na sump, alguma rocha viva no aquário, mas praticamente nenhuma matéria filtrante na sump (esta só está praticamente a servir para aumentar o volume de água disponível), aconselham a colocar lá mais alguma coisa? E um reactor de Kalkwasser é muito importante? Devo adquirir um?

 

Mais uma vez obrigado e desculpem tantas perguntas.

Com os melhores cumprimentos

Pic_3442_1.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Acanthurus, junto-me ao Gonçalo nos votos de boas vindas!

 

Quanto às tuas questões aqui vai :D

 

O que significa SPS?
É a abreviatura para small polyped stony, que são os denominados de corais duros, alguns deles verdadeiramente fantásticos na minha opinião como sendo as Montiporas, Acroporas, Pocillopora, Seriatopora, Porites etc.

 

Existem vantagens nas lâmpadas compactas?

 

As vantagens das power compacts são o baixo aquecimento e a potência aliada a um baixo consumo. Porém dificilmente se mantêm SPS com este tipo de iluminação sozinha (eu estou a tentar eheheheh) geralmente aparecem conjugadas com HQI's (iodetos metálicos).

 

Deve existir algum tipo de iluminação à noite?
Existem opiniões contrárias nesta matéria. Mas é um facto que pelo menos do ponto de vista estético fica muito bonito. Faz uma pesquisa por moonlight aqui no fórum.

 

Quanto a corrente, devo colocar muitas cabeças motorizadas?

 

Juntamente com a iluminação e o escumador as cabeças motorizadas são dos elementos mais importantes num aquário de recife. Deves tentar ter uma circulação/hora na ordem de 20 a 30x o volume do aquário. Verifica o consumo das bombas que prentedes utilizar dado que este também contribuirá para o aquecimento da água.

 

Tenho um bom escumador na sump, alguma rocha viva no aquário, mas praticamente nenhuma matéria filtrante na sump (esta só está praticamente a servir para aumentar o volume de água disponível), aconselham a colocar lá mais alguma coisa? E um reactor de Kalkwasser é muito importante? Devo adquirir um?

 

Na opinião da grande maioria dos reefers do fórum, a qual segui, não se deve colocar nenhuma matéria filtrante de ordem biológica no aquário sem ser rocha viva. Ao colocares p.ex esponja ou bioballs na sump estarias a criar uma "fábrica de nitratos".

 

Quanto ao Kalk, é importar para elevar e manter os níveis de dureza no aquário, principalmente se não tiveres um reactor de cálcio (existe um tópico recente Kalkwasser sim ou não mt interessante). Não precisas de comprar um...podes fazer um simples com um garrafão ou então um como o que vem na aquário magazine deste mês.

 

Espero ter conseguido ajudar!

 

Boa Sorte e depois vai colocando umas fotos do teu sistema!

 

Cumps

Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Vamos lá mais uma vez.

Acho que já atingi a maturidade do meu aquário, quanto ao ciclo do azoto. Os valores da Amónia e Nitritos estão a zero à bastante tempo (aliás quase desde o início) e os Nitratos desprezíveis. Crescem bastantes algas calcárias (aliás estas em boa quantidade e coloridas) e normais (macroalgas) sobre a rocha viva. Existem uma grande quantidade de pequenos crustáceos a povoar o aquário por todo o lado e têm aparecido alguns pequenos moluscos, bem como sobre a rocha se têm desenvolvido também algumas esponjas. O escumador já não tira praticamente nada.

Perante isto tenho ainda alguns problemas a resolver para os quais precisava da vossa ajuda:

 

- A ILUMINAÇÃO,

Que lâmpadas utilizar, ou seja que tipo de iluminação utilizar para ter sucesso, mas sem me tornar um dos melhores “amigos” da EDP.:?

Que combinação de lâmpadas utilizar? Que me aconselham?

 

- Quanto a um reactor de Kalkwasser percebi muito bem todo o esquema de construção da Aquário Magazine. Só não percebi como pô-lo a funcionar?? Percebi que a ideia era a água que sai do reactor ser utilizada para substituir a que se perde por evaporação, mas… Como se controla a entrada de água no reactor e como se controla a sua saída para a sump??? É que isso não aparece explicado… E quem não sabe é como quem não vê.

 

Mais alguma coisa que me possa ser dita para ajudar a por o aquário a funcionar bem, digam à vontade. :(

 

Muito obrigado pela atenção.

Com os melhores cumprimentos

Pic_3442_1.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando me inscrevi neste fórum, fi-lo porque me disseram que aqui era um ambiente espectacular e as pessoas respondiam às nossas duvidas de maneiras a ajudar-nos sem problemas, só que já coloquei a anterior pergunta à algum tempo e até agora nada de respostas…

Mas continuamos a aguardar, né????…

:?::):?::?::o:?

Pic_3442_1.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Desculpa não teres ainda uma resposta, mas como poderás compreender esta nesta época o tempo não abunda!

 

A ILUMINAÇÃO,

Que lâmpadas utilizar, ou seja que tipo de iluminação utilizar para ter sucesso, mas sem me tornar um dos melhores “amigos” da EDP.:?:  

Que combinação de lâmpadas utilizar? Que me aconselham?

 

Partindo do pressuposto que queres montar um aquário com SPS´s e LPS´s e que a altura de água não ultrapassará do 40 cm, penso que poderá optar por Florescentes Compactas (PC´s) ou Florescentes T5. Em ambos os caos deverás combinar lampadas de espectro branco com lampadas de espectro azul (actinícas) - na minha opinião as brancas deverão ser em maior número. Sem ficares como dizes "amigo" da EDp penso que se colocares um foco de HQI de 150W, ficarás concertezas melhor apetrechado para a manutenção saudável de todos os tipos de corais.

 

- Quanto a um reactor de Kalkwasser percebi muito bem todo o esquema de construção da Aquário Magazine. Só não percebi como pô-lo a funcionar?? Percebi que a ideia era a água que sai do reactor ser utilizada para substituir a que se perde por evaporação, mas… Como se controla a entrada de água no reactor e como se controla a sua saída para a sump??? É que isso não aparece explicado… E quem não sabe é como quem não vê.

 

O controle de entrada e saída da água é feita por um osmoregulador. Isto não é mais do que um sensor de nível ligado a uma bomba de baixo caudal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa não teres ainda uma resposta, mas como poderás compreender esta nesta época o tempo não abunda!

Pois eu compreendo… E foi isso que eu pensei que estava a acontecer… Mas como a determinada altura vi que o fórum continuava a movimentar-se e as pessoas mais entendidas no assunto continuavam a responder e a participar, resolvi dar o Alerta :):)

Apenas muita ansiedade… :oops::oops:

 

Partindo do pressuposto que queres montar um aquário com SPS´s e LPS´s e que a altura de água não ultrapassará do 40 cm,

Gostaria de saber se em caso de necessidade se posso optar por pôr os animais mais exigentes em luz nas partes “superiores do aquário”??? ou isso fica muito “brega”???

penso que poderá optar por Florescentes Compactas (PC´s) ou Florescentes T5.

Onde poderei adquirir as PC e que características deverão ter?

Existem PC’s actínicas?

Em ambos os casos deverás combinar lampadas de espectro branco com lampadas de espectro azul (actinícas) - na minha opinião as brancas deverão ser em maior número.

Num aquário com 125cm de comprimento e 50cm de largura, qual é a combinação que me aconselham de:

- PC’s?

- E de T5?

Sem ficares como dizes "amigo" da EDP penso que se colocares um foco de HQI de 150W, ficarás concertezas melhor apetrechado para a manutenção saudável de todos os tipos de corais.

No caso de optar pela HQI, que outras lâmpadas devo colocar e que combinação devo fazer para o aquário com o comprimento e largura já descritos em cima?

 

Já agora as lâmpadas de iluminação nocturna, são as actínicas ou são outras?

Como pretendo ter um refúgio na Sump com macroalgas, neste caso a iluminação pode ser feita por plantas normais de aquário, não pode?

 

O controle de entrada e saída da água é feita por um osmoregulador. Isto não é mais do que um sensor de nível ligado a uma bomba de baixo caudal.

Ora vamos lá ver se eu percebi… O osmoregulador (ou seja o sensor de nível) controla a saída de água de reposição que sai do reactor de Kalkwasser, mas como controlo a entrada de água de RO que vem do depósito para dentro do reactor???

 

Desculpem mais uma vez tantas perguntas.

Com os melhores cumprimentos,

Manuel

Pic_3442_1.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vamos lá então...

 

Gostaria de saber se em caso de necessidade se posso optar por pôr os animais mais exigentes em luz nas partes “superiores do aquário”??? ou isso fica muito “brega”???

 

É o que a maior parte das pessoas faz - os SPS´s ficam mais acima e problema está resolvido.

 

Onde poderei adquirir as PC e que características deverão ter?

Existem PC’s actínicas?

A maior parte das lojas de aquariofilia já vende este tipo de lampadas. Existem actinicas e deverás comprar lâmpadas de 10000 K e actinicas ou ainda tens outra opção que são as 50/50 (metade actinicas, metade daylight)

 

Num aquário com 125cm de comprimento e 50cm de largura, qual é a combinação que me aconselham de:

- PC’s?

- E de T5?

 

Não sei exactamente as relações entre potência e comprimento mas não estarei concerteza muito longe se te disser que podes usar:

 

PC´s - 2 x 55W 10000K + 2 x 55W Actinicas

T5 - poderás colocar duas calhas da Aquaconnect com 2 lampadas cada uma penso que seram para esse comprimento lampadas de 39W

 

Com as PC´s consegues ter mais potência de luz

 

No caso de optar pela HQI, que outras lâmpadas devo colocar e que combinação devo fazer para o aquário com o comprimento e largura já descritos em cima?
Neste caso aconselho-te a colocares pelo menos 2 HQI´s de 150W de 10000K e depois colocas mais 2 actinicas (ou T5 ou PC´s de acordo com o que descrevi em cima)

 

Já agora as lâmpadas de iluminação nocturna, são as actínicas ou são outras?

 

As lâmpadas de iluminação nocturna têm potências muito reduzidas e nada têm a ver com as actinicas - são normalmente leds.

 

Como pretendo ter um refúgio na Sump com macroalgas, neste caso a iluminação pode ser feita por plantas normais de aquário, não pode?
Deves querer dizer com lâmpadas para plantas normais! Sim podes colocar uma T8 normal do tipo nature ou outra semelhante.

 

Quanto à iluminação aconcelho-te a contactares o membro Ramirezzi que te pode ajudar a poupar uns euros! :)

 

O osmoregulador (ou seja o sensor de nível) controla a saída de água de reposição que sai do reactor de Kalkwasser, mas como controlo a entrada de água de RO que vem do depósito para dentro do reactor???

 

O osmoregulador controla o nível de água dentro do aquário ou sump (se for o caso). Quando accionado vai fazer entrar água dentro de reactor e esta por pressão ou extravazão cai para o aquário. A bomba que está associada ao reactor serve normalmente para circulação interna, para evitar a deposição do hidróxido de cálcio.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Claro que as coisas não são fáceis, mas escusavam de ser tão complicadas também… banana rock

Então não é que quando eu fazia umas pesquisas na net à procura de informação à cerca de lâmpadas compactas de 55W, não é que descubro isto:

Pic_3442_3.jpg

Existem também lâmpadas de 96w!!!!!

Pelo que percebi no site as indicadas para os reefs são as de 10000k (tal como o Diogo já havia dito) e as Bright Blue e/ou as Deep Blue 03, com especial atenção nesta ultima. Existem também as Combo que o Diogo já havia referido também: as 10000K/Deep Blue 03 Combo, em que na mesma lâmpada há um tubo de Daylight 10000k e outro de Actínica (Deep Blue 03).

Então em que ficamos??? É melhor as de 55W ou de 96W??? E se a escolha recair sobre as de 96W, qual será a mistura mais aconselhada?

Desde já obrigado pela ajuda.

Com os melhores cumprimentos,

Manuel

Pic_3442_1.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Não tenho a certeza que consigas encontrar por cá lâmpadas de 96W - eu pelo menos nunca vi. Como é óbvio se conseguires colocar de 96W é sempre melhor.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas neste caso, se conseguir a de 96W deverei fazer também uma combinação diferente de lampadas ou não?

Em vez de 2x10000k + 2xActínicas, não deverá ser com as de 96W algo do tipo tipo 1x10000k + 1xActínica ou 2x10000K + 1xActínica????

Aguardo a vossa opinião.

Com os melhores cumprimentos,

Manuel

Pic_3442_1.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se arranjares eu faria 2 x 10000K e 1 x Actinica - fica mais equilibrado!

Obrigado :wink:

Pareceu-me também a combinação mais lógica.

E já agora estou a lembrar-me de uma coisa... e se fosse algo do género:

1x10000K + 1xCombo + 1xActinica

???

Que acham?

Pic_3442_1.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 6 meses depois...

Tal como disse da ultima vez que falei neste tópico que dava notícias à cerca das PC de 96W, já tenho instaladas no aquário as duas lâmpadas PC 96W Daylight 10000k e uma lâmpada PC 96W Actínica (Deep Blue 03). :)

Atenciosamente,

Manuel

Pic_3442_1.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!!

 

Ó Acanthurus, e que tal postares umas fotos do teu aqua??? Para vermos a evolução desde Novembro do ano passado, para aqueles que andam a pensar nisso e continuam com muitas dúvidas. Até porque queria ver como é que o teu aquário se anda a safar sem HQI, que (pelo custo inicial) ainda é um bicho um bocado papão.

 

Obrigado.

 

Cumprimentos,

 

RJL.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais