Suspeita magnesio


HelderCC

Recommended Posts

Boas,

 

Possuo um aquário plantado, costumo fertilizar normalmente com micros da prodac, fosfatos, nitratos e potássio diy. Tenho feito os testes e tudo está nos niveis desejados, nitratos fosfatos....

 

O problema é o seguinte, assim que faço uma TPA, noto as plantas a fazer peerling, se nao fizer TPA tal não acontece, mesmo com os níveis de fosfatos nitratos tudo no sitio.

 

A minha suspeita será a minha agua ser mole, ou seja pouco magnésio e cálcio na agua.

Acham que o problema reside na falta de magnésio?

 

 

Cumprimentos

 

Hélder Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

O problema é o seguinte, assim que faço uma TPA, noto as plantas a fazer peerling, se nao fizer TPA tal não acontece, mesmo com os níveis de fosfatos nitratos tudo no sitio.

Hum... muito provavelmente, o que estás a ver não é pearling.

 

São só as folhas das plantas que ficam com bolhinhas? Reparaste se as pedras, troncos, vidros, filtros e restantes materiais inertes também ficam com bolhas? É que se ficam, o que estás a presenciar não é pearling, mas sim a acumulação de gases dissolvidos na água da TPA nesses mesmos materiais.

 

Pearling é um fenómeno que ocorre independentemente de termos feito uma TPA ou não. É facilmente visível em plantas de crescimento rápido e que tenham características particulares, como as Riccia's. De certa forma, é um jogo entre a taxa de produção de O2 por parte de uma planta, e da taxa de difusão do mesmo O2 no local onde é produzido.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Também me acontece isso. No meu caso é mesmo pearling porque formam-se fios de bolhas de ar vindas das plantas. Julgo que se deva a uma elevada concentração de co2 na água de tpa. No dia a seguir já volta ao normal.

 

Cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

Também me acontece isso. No meu caso é mesmo pearling porque formam-se fios de bolhas de ar vindas das plantas. Julgo que se deva a uma elevada concentração de co2 na água de tpa. No dia a seguir já volta ao normal.

Pois... mas isso também não é pearling. Isso são cortes em vasos de transporte de gases que existem no interior das plantas.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais