Sugestões para 1º aquário...


Mandril_21

Recommended Posts

Não tenho grandes conhecimentos na matéria, nem muito tempo para me dedicar a este "mundo" que muito admiro. Contudo, deixo aqui um pequeno plano para aferir da sua viabilidade (se não for viável o melhor é cortar o mal pela raíz e não me meter nisto...).

 

Portanto lá vai:

 

(Perante a impossibilidade de ter um aquário com 5 ou 6 Oscars Red Tiger...)

 

Estava a pensar montar um aquário (muito) pequeno, com uma capacidade máxima de 30L. Pensei, por exemplo, no kit de uma conhecida marca que se vê aí pelos hipermercados na medida 420 x210 que já vem com o material quase todo.

 

Depois, idealizei uma decoração baseada em pedras, um pequeno tronco e eventualmente uma planta pequena...

 

Num aquário destes acho que só posso manter peixes (muito) pequenos, certo?

 

Como não entendo muito do assunto (compatibilidade entre espécies etc...) gostava da vossa opinião sobre se posso ter alguns destes (de que gostei depois de uma visita ao site), e já agora, quantos de cada:

 

- Apistograma Agassizi

- Kribensis

- Tetra Neon

- Tetra Cardinal

- Gourami Anão

- Platys

 

Obrigado a todos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

30L?

 

é de facto um aqua muito pequeno por isso apistos,kribensis e Gourami estão fora.

Podes ter os neons sim e pouco mais.

 

Os aquas que se vendem em kit só é bom o aqua e o termoestato mesmo... o resto é mau/sofrivel ou mal dimensionado.

 

Sugeria que antes de fazeres gastos que depois vais ver que são maus consultes este site: http://faq.thekrib.com/pt/

Lá tens muita informação sobre o que precisas para começar.

 

Em relação ao tamanho, na aquariofilia maior apenas quer dizer mais caro quando se compra... mas quanto maior for o aqua mais fácil é a sua gestão.

Força nessas leituras.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Num aquário desse tamanho, acho que devias optar por uma única espécie. talvez um pequeno cardume de neons ou cardinais.

 

De resto, com uns pequenos troncos e umas plantinhas de fácil manutenção, como as anubias (a iluminação que vem nesses Kits é muito fraquita), podes fazer uma coisa bem bonita

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu, de momento, tenho tb um micro-aqua.

 

Estou (espero) só de passagem pelos micros, penso migrar para, no minimo, um aqua de 160L

 

Com a minha experiencia (de iniciante tb) aconselho desde já o seguinte:

 

- Gastas sensivelmente o mesmo a montar um aqua de 30L como um de 60L. Com um pouco mais de €€€s obtens uma relação preço/litro bem menor :wink:

- Em termos de decoração a equação mantem-se. Mais uma planta e umas pedras e está o problema resolvido.

- Em termos de manutenção o de 60L compensa largamente. Em tempo, em cuidados/preocupações e a longo prazo até em dinheiro, já que qt maior o aqua mais fácil se torna a sua manutenção e mais estável se torna para a vivencia das especies.

- Com 60L podes variar um pouco mais as espécies do aqua.

 

Voltando ao meu exemplo:

Já escrevi algures que para montar um aqua 40x20x20 (já tinha o aqua) já gastei em filtros, termoestato, decoração e outras niquices cerca de 75€, com peixes chego aos 100€...

Vi num hiper um Kit Aquapor com 62cm por 80€, mesmo com material um pouco mais fraco daria perfeitamente para começar e não teria os problemas que agora tenho:

- Instabilidade de PH (mete tronco baixa demais, mete concha sobe demais...) devido à exiguidade do espaço

- Problemas com excesso de capacidade do filtro... devido à pouca quantidade de agua

 

Sinceramente, inicia-te na aquarofilia que é um mundo interessante, relaxante e que proporciona muitissimo mais prazer que preocupações, mas pensa em faze-lo o melhor possível.

Por pouca diferença de dinheiro, consegues ter muito mais qualidade no hoby e, sem dúvida, proporcionar aos peixes melhor qualidade de vida ;)

 

biggrin

 

EDIT

 

tópico com o meu aqua

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=14225

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.