Montagem aquário 100x30x40


Jferreira

Recommended Posts

Conforme vou tendo tempo, e os equipamentos para a montagem do meu aquário, irei postar o assemblamento do equipamento no aquário até ao final.

 

Neste momento comprei os tampos de vidro do meu velhinho aquário, que já os tinha partido, comprei também o substrato fértil para as plantas, e parte do areão, que acabei por esgotá-lo onde o comprei mas já pedi para me reservarem mais uns 6 sacos.

 

1. Coloquei os substratos no fundo do aquário.

gallery_2346_2037_170116.jpg

1.1 Substratos colocados.

gallery_2346_2037_1872447.jpg

gallery_2346_2037_2447175.jpg

 

2. Coloquei o areão por cima do substrato, mas ainda tenho falta de areão quando chegar mais vou comprar o resto.

gallery_2346_2037_968614.jpg

gallery_2346_2037_884824.jpg

 

Por enquanto apenas tenho isto montado, já encomendei uma calha de 2 lampadas de 30W que há-de chegar.

Depois continuarei a postar as alterações assim que tenha mais material.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Até agora está porreiro :unsure:

 

Com o substrato não dá para ver muita coisa a não ser que terá fundo escuro e para mim já vale apena estar atento ao que vai sair dai.

 

Boa sorte

 

Venham mais fotos e podes sempre explicar o que vai fazer.

Cumprimentos

Pedro Pinto

 

Água Natural

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não posso para já investir mais em iluminação. Mas realmente queria por umas riccias, existe alguma planta que necessite de menos luz e que faça o efeito da riccia??? Pretendia plantas que façam tipo tapete mas que necessitem de pouca luz, irei alimentar as plantas com Co2.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não posso para já investir mais em iluminação. Mas realmente queria por umas riccias, existe alguma planta que necessite de menos luz e que faça o efeito da riccia??? Pretendia plantas que façam tipo tapete mas que necessitem de pouca luz, irei alimentar as plantas com Co2.

 

A nivel de luz não sei, mas como ja deve ter ouvido falar, existe a "cuba" que faz um bellisimo tapete, a ricia apena tem um problema....flutua o que é um pouco constrangedor.

 

Estou a gostar da montagem e o areao preto promete algo!!

Vou ficar a espreita

Cumps, RenatoCabrita

Vejam o meu feedback http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=117707

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A nivel de luz não sei, mas como ja deve ter ouvido falar, existe a "cuba" que faz um bellisimo tapete, a ricia apena tem um problema....flutua o que é um pouco constrangedor.

 

Estou a gostar da montagem e o areao preto promete algo!!

Vou ficar a espreita

 

Estás a falar desta?? Cuban broad leaf chain, achei-a muito interessante.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não, estou a falar deste

 

http://i252.photobucket.com/albums/hh14/Le.../IMGP0097-1.jpg

 

fica aqui o link para veres, e dessa que falastes eu nunca ouvi falar na minha vida

Cumps, RenatoCabrita

Vejam o meu feedback http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=117707

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Direi que cuba com esse substrato e com apenas 60W num tanque com essa altura é algo pouco. Já pensaste em outros tapetes? Por exemplo Lilaeopsis, tenelus, Hemianthus micranthemoides(se tiveres muita paciencia), ou então a sempre boa e resistente eleocharis.

 

Uso um substrato "fertil" igual ao teu, excepto a parte do fundo vivo, e estou muito arrependido... Se fosse hoje tinha montado com algo melhorzito.... Tenho sempre que andar a dar "smarties" no areao ás plantas.

Editado por gervas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

atençao o substrato fertil nao deve ficar a mostra.

se vires videos de como plantar eles deixam 1 ou 2cm de distancia entre o substrato fertil e o vidro da frente!

essa parte e pra ser preenchida so por areao! para nao se ver outra camada por baixo como acontece na foto

corrige isso.

de resto a ficar giro;) vou continuar a ver

e se queres ter um plantado a serio, so essas 2 lampadas podem ser 1 pouco insufientes...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Direi que cuba com esse substrato e com apenas 60W num tanque com essa altura é algo pouco. Já pensaste em outros tapetes? Por exemplo Lilaeopsis, tenelus, Hemianthus micranthemoides(se tiveres muita paciencia), ou então a sempre boa e resistente eleocharis.

 

Uso um substrato "fertil" igual ao teu, excepto a parte do fundo vivo, e estou muito arrependido... Se fosse hoje tinha montado com algo melhorzito.... Tenho sempre que andar a dar "smarties" no areao ás plantas.

 

 

Ajuda-me com o nome completo das plantas por favor. Vou tentar colocar mais uma lampada..

tenelus???

Lilaeopsis brasiliensis?, carolinensis, novae-zelandiae

eleocharis acicularis, montevidensis, vivipara??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

atençao o substrato fertil nao deve ficar a mostra.

se vires videos de como plantar eles deixam 1 ou 2cm de distancia entre o substrato fertil e o vidro da frente!

essa parte e pra ser preenchida so por areao! para nao se ver outra camada por baixo como acontece na foto

corrige isso.

de resto a ficar giro;) vou continuar a ver

e se queres ter um plantado a serio, so essas 2 lampadas podem ser 1 pouco insufientes...

 

Se eu colocar mais uma de 30W achas?? ou se tentar 3 lampadas T5??

Editado por Jferreira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se eu colocar mais uma de 30W achas?? ou se tentar 3 lampadas T5??

sim mais 1 de 30w deve dar. o problema mesmo e a calha... nunca usei lampadas T5 e delas ainda sei pouco para poder aconcelhar algo.

deves de ter 1 media de 1w por litro de agua!

para consultar plantas usa este site

http://www.aquahobby.com/b_plantas_aquaticas_em_aquarios.php

 

atençao: 1w por litro e a condiçao ideal para ter qualquer tipo de planta, mesmo as mais exigentes! como tens optimo substrato e tavas a fazer tudo bem desde raiz acho que vale a pena, mas isso e 1 decisao tua. a minha media e de 0.333 w por litro, e chega pra plantas menos exigentes como anubias valisnerias e fetos de java! mas depois tenciono fazer outro aqua com as condiçoes perfeitas.

 

nao te esqueças de fazer akilo que te disse sobre o substrato fertil. desencosta o um pouco do vidro da frente e preenche apenas essa pequena parte com o areao negro;)

 

força nisso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epah 0.5W por litro é perfeito para um plantado, e considerando que ele tem 60W para um tanque de 120 litros brutos, e muito menos funcionais, e que as lampadas que ele tem abarquem todo o tanque e não deixem zonas de sombra, é bastante bom para inicio.

 

Podes fazer um plantado bastante bonito só com 0.5W, mas ficas limitado no tipo de plantas que podes por lá dentro.

 

A regra do 1W por litro não é rígida zelito, olha para os trabalhos do Oliver Knott que faz maravilhas com valores menores que 1 W/litro, até o ti amano diz que a regra não é linear.

 

Agora se queres um tapete de cuba ou de outra planta mais exigente, ai tens que lhe dar luz com fartura. Agora para o resto das plantas? Nem por isso. Desde que ele se mantenha afastado de espécies que precisem de muita luz, 0.5W chega perfeitamente.

 

Optimo substrato é discutivel, não é dos piores, mas não é exactamente um dos substratos que facilitam muito mais a vida e mais caros. O substrato funciona, mas é preciso saber "campinar" bem nele. Eu com um igual tenho que dar Smarties ás minhas plantas de raiz mais comilonas para elas não entrarem em carencias.

Editado por gervas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

entao por isso mesmo e que disse que o ideal e cerca de 1w por litro.

eu so tenho 0.33 e ja da pra alguma coisinha bem fixe ;)

eu ainda tenho q aprender sobre substratos, mas com o tempo isto vai la bem:)

Olha afinal vou manter o material de iluminação. Depois passado uns tempos logo se vê. De qualquer forma como se faz as contas dos watts por litro??? Para saber quantos watts eu deveria por para plantas muito exigentes em luz???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje já fui comprar mais material...

 

Um conjunto de manutenção de plantas: Sera Co2 start, sera florena, sera florenette A, sera floreplus.

gallery_2346_2037_2132934.jpg

 

Turfa granulada da Fluval para por no filtro externo, para baixar o Ph e escurecer um pouco a àgua.

gallery_2346_2037_1134140.jpg

 

O areão ainda não chegou à loja, nunca mais acabo de montar o aquário, estou desesperado....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabens, acabas-te de gastar 20 e tal euros em algo que é ineficaz para o teu tanque=P

 

Se puderes, devolve o kit de CO2 e faz antes CO2 caseiro. Já usei esse kit da Sera no meu tanque de 60litros e digo-te que mesmo para ele não me servia de nada. Valeu o guito, a o reactor verde que mantive para dissolver o CO2 caseiro mais tarde enquanto não arranjei um difusor como deve ser.....

 

E andar a meter "aspirinas" para dentro do tanque todos os dias, ou dia sim dia não...Haja carteira....

Editado por gervas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabens, acabas-te de gastar 20 e tal euros em algo que é ineficaz para o teu tanque=P

 

Se puderes, devolve o kit de CO2 e faz antes CO2 caseiro. Já usei esse kit da Sera no meu tanque de 60litros e digo-te que mesmo para ele não me servia de nada. Valeu o guito, a o reactor verde que mantive para dissolver o CO2 caseiro mais tarde enquanto não arranjei um difusor como deve ser.....

 

E andar a meter "aspirinas" para dentro do tanque todos os dias, ou dia sim dia não...Haja carteira....

 

Dizes isso porque ainda não tiveste problemas com algas, mas assim que venhas a ter problemas com algas depois logo vês se as pastilhas não compensam. Assim é mais dispendioso, mas tenho menos trabalho, e quando tiver mais guito, irei comprar Co2 em botija, que fica mais prático e tudo monitorizado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ferreira o CO2 caseiro é melhor que isso para manter o CO2 a níveis aceitáveis.... Com o CO2 caseiro tens uma curva positiva a partir do momento em que inicias, com o pastilhas é uma negativa, e a quantidade vai por aí a baixo rapidamente. A única coisa que as aspirinas de CO2 podem ter melhor que o caseiro é o doseamento de nutrientes, mas é para isso que servem as fertilizações liquidas.

 

Trabalho? Que trabalho achas que o caseiro dá? Furar a tampa de uma garrafa de coca cola, ligar a difusor, meter açúcar e fermento lá para dentro, de 2 em 2 semanas é trabalho?

 

E deixa que te diga que é questionável se CO2 de botija é rentável para um tanque de 120 litros (a menos que tenhas dinheiro com fartura para gastar claro). Se fosse um tanque maior, concordava com a botija, mas por 120 litros? Não compensa os 300 a 500 euros que gastas para arranjar um sistema bonzito.

Editado por gervas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois ... é verdade em tempos de crise nao se compram pastilhas da sera!!! biggrin.gif' class='bbc_emoticon' alt=':biggn:' />

 

eu acho que um sistema de co2 caseiro é suficiente, os resultados são notáveis e não se gasta um ordenado mínimo a compra-lo por isso se fosse eu a ti acalmava a carteira e investia noutra coisa para o aquário em vez da botija de co2

 

 

abraço

Green Island

 

10za4ae.jpg

Visite meu site

João Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas uma garrafa por aqui, estéticamente falando vai ficar mal. E teria que ficar a 1 metro abaixo do aquário não sei se isso ia resultar. Enquanto que seu eu meter uma pastilha todos os dias talvez resulte. Já tive em tempos a história da garrafa e tive montes de problemas com algas pretas no meu aquário, bem sei que não fazia os testes todos e as tpas por vezes eram feitas de 2 em 2 semanas, ouve um certo desleixo da minha parte que originou as algas pretas. Mas se afirmarem que consigo ter a garrafa por baixo do aquário a funcionar, eu trato de a esconder e passo a utilizá-la. Obrigado pelas vossas críticas, com alguém a abrir a pestana de um tipo a coisa corre melhor. Andei a procurar por pedras e troncos e não achei nada de jeito. Troncos lá terei que ir procurando em lojas, agora em relação às pedras, onde poderei encontrar calhaus perto de Torres Vedras??? Queria por uns xistos e uns granitos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha afinal vou manter o material de iluminação. Depois passado uns tempos logo se vê. De qualquer forma como se faz as contas dos watts por litro??? Para saber quantos watts eu deveria por para plantas muito exigentes em luz???

entao facil. o teu aqua tem 120l ne? tencionas por 2 lampadas de 30w (ou seja tens 60w de luz) ne?

entao dividindo 60w por 120l da 0.5w por litro, certo? e essa a media que tens.

ja de pra bons plantados mas para plantas muitro exigentes e melhor esqueceres.

mas e tudo 1 questao de veres que plantas queres colocar.

podes perfeitamente fazer lindos plantados com plantas menos exigentes em termos de luz.

 

boa sorte.

(e mal empregue o dinheiro no CO2, eu fiz caseiro e e bem bom! e necessario mas e arranjar um difusor de jeito! sim co2 de botija e o melhor acho eu, e preciso mas e dinheiro pra ele)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas tardes, caro membro nazo :sign_welcome:

 

Então o meu amigo anda a gastar montes de € por ai, como já foi dito esse Kit de co2, é lixo em relação a ele não vale apena falar muito mais. O co2 caseiro pode ficar na boa por baixo do nivel de água, basta para isso montares uma valvula anti retorno.

Quanto a história de substratos, etc, etc, é tudo uma questão de control da água. Tenho três aquários plantados em casa, posso te dizer que o unico que tem substrato, é o que tem pior plantas. Digo isto sem tapete e sem plantas muito complicadas de manter.

O mais pequeno de 60 litros, só tem camrões lá dentro a montes, posso te dizer que não ves uma alga nem uma planta a morrer. Só tem os ditos camarões, água uma Pll de 6500K de 36W e limpo o filtro quando faz barulho, TPA só adiciono 5lt uma vez por mes...

Agora no de 200L, posso te dizer que tenho tido ultimamente alguns problemas com algas, mas nada que não se resolva com calma. Vou investir para o mesmo numa botija e redutor, mas vou gastar muito menos do que foi dito por ai.

O 3º aquario tenho 160Lt de água, somente com akadama no fundo e tenho neste momento um plantado perfeito sem algas. Sabes que te digo, uns bons camarões resolvem muitas dores de cabeça, acredita naquilo que te digo.

Em caso de duvida podes vir cá ver, quem sabe se não dá para te oferecer uns pés de plantas.

Se alguém tiver duvidas, posso mostrar fotos noutro fórum. O link é o de baixo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como ainda não tenho mais material para começar a ciclar o aquário, e estou impaciente, resolvi inventar e fazer testes à àgua que sai da torneira. Utilizei as tiras da Sera que nos dão logo vários teste numa tira só.

 

Teste: resultado

NO3: 15mg/l

NO2: 1 mg/l

gH: 10ºdgH

kH: 10ºdkH

PH: 8.0

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.